FIGURAS DE PALAVRA Flashcards
DENOTAÇÃO
D de Dicionário. uso da linguagem é feito de maneira comum, usual, com a significação básicas das palavras, sem dialogar com a criatividade.
CONOTAÇÃO
C de criatividade. linguagem empregada de maneira incomum, com significações geralmente no campo figurado.
COMPARAÇÃO OU SÍMILE
relação de comparação/analogia explícita entre dois termos ou mais; É marcada pela presença de conjunção ou locuções conjuntivas comparativas. EXEMPLOS DE CONJUNÇÕES OU LUCUÇÕES: COMO, TAL QUAL, ASSIM COMO, SEMELHANTE A, FEITO, QUE NEM, IGUAL A E ETC.
Metáfora
comparação implícita entre dois elementos, com base em uma relação de semelhança e proximide; sentido conotativo. Ex minha vida é um mar de rosas
Metonímia
Consiste na substituição de um termo por outro, tendo como sustentação um raciocínio de continuidade do sentido. Ex parte/todo, marca/produto/ artista/obra
CATACRESE
Emprega uma palavra no sentido figurado devido à ausência/desconhecimento de um termo na língua que consiga designar de maneira mais adequada certa coisa; Palavra imprópria para descrever uma situação. Ex Pé da mesa, asa da xícara, braço do sofá, céu da boca, batata da perna, orelha do livro, boca do fogão, maçã do rosto, embarcar no trem, tomar um ônibus, dente de alho, boca do estômago e etc.
Sinestesia
Fusão de sensações, confluência dos sentidos (audição, tato, visão, paladar, olfato);
PERÍFRASE OU ANTONOMÁSIA
Substituição de uma expressão ou nome curto por outra que a qualifique/caracterize; Com a substituição do termo por alguma coisa ou animal, teremos uma perífrase; A perífrase também pode ser chamada de circunlóquio; Substituição por uma pessoa/nome próprio, representa uma antonomásia.
EXEMPLO: O rei dos animais está em extinção; (Perífrase para leão.) O Poeta dos Escravos cantou a dor dos escravizados; (Antonomásia para Castro Alves)