Figuras de Linguagem Flashcards

1
Q

O que são figuras de linguagem?

A

Figuras de Linguagem, também chamadas de “figuras de estilo” ou “figuras de retórica”, são “recursos estilísticos” usados para dar um determinado efeito na interpretação do texto, tornando mais eficiente a comunicação

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Dependendo da sua função, como são classificadas as figuras de linguagem?

A
  1. Figuras de palavras ou semânticas: associadas ao significado das palavras. Ex: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
  2. Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Ex: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
  3. Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.
  4. Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é a metáfora?

A

É uma figura de palavras (ou semântica). Representa uma comparação de palavras com significados diferentes cujo termo comparativo fica subentendido na frase. Ex: A vida é uma nuvem que voa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é a comparação?

A

É uma figura de palavras (ou semântica). Representa uma comparação de palavras com significados diferentes cujo termo comparativo fica explícito na frase. Ex: Seus olhos são como jabuticabas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é a metonímia?

A

É uma figura de palavras (ou semântica). É um recurso linguístico-semântico que substitui outro termo segundo a relação de contiguidade e/ou afinidade estabelecida entre duas palavras, conceitos, ideias. Ex: Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. (bois). Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. (trabalho). Autor pela obra: Li muitas vezes Camões. (obra literária do autor). Inventor pelo Invento: Meu pai me presenteou com um Ford. (inventor da marca Ford: Henri Ford). Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite. (chocolate em pó). Matéria pelo objeto: Passou a vida atrás do vil metal. (dinheiro). Singular pelo plural: O cidadão foi às ruas lutar pelos seus direitos. (vários cidadãos). Concreto pelo abstrato: Natália, a melhor aluna da classe, tem ótima cabeça. (inteligência)
Continente pelo conteúdo: Quero um copo d’água. (copo com água). Gênero pela espécie: Os homens cometeram barbaridades. (humanidade).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é a catacrese?

A

É uma figura de palavras (ou semântica). Representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou. Não notamos mais o sentido figurado. Ex: Árvore genealógica, fio de óleo, céu da boca, boca do túnel,
boca da garrafa, pele do tomate, braço do sofá.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é a sinestesia?

A

É uma figura de palavras (ou semântica). Está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão.
Estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes. Ex: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é a perífrase?

A

É uma figura de palavras (ou semântica). Ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. Essa substituição é feita mediante uma característica ou atributo marcante sobre determinado termo (ser, objeto ou lugar). Chama-se “Antonomásia” quando se refere a uma pessoa. Ex: A terra da garoa está cada vez mais perigosa. (São Paulo). Sampa é o grande centro financeiro do país. (São Paulo). O país do futebol conquistou mais uma medalha nas olimpíadas. (Brasil). O país do carnaval celebrou mais uma conquista política. (Brasil). A cidade maravilhosa foi palco das olimpíadas 2016. (Rio de Janeiro).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que é a hipérbole?

A

É uma figura de pensamento. Corresponde ao exagero intencional na expressão. Ex: quase morri de estudar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é o eufemismo?

A

É uma figura de pensamento. É utilizado para suavizar o discurso. Ex entregou a alma a Deus.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é o litote?

A

É uma figura de pensamento. É usado para abrandar uma expressão por meio da negação do contrário. Ele permite afirmar algo por meio da negação. Ex: ela não é das mais feias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que é a ironia?

A

É uma figura de pensamento. Utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. Ex: sempre delicada, derruba tudo o que encontra pelo caminho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que é a personificação?

A

É uma figura de pensamento. A personificação ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais. Ex: o jardim olhava as crianças sem dizer nada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é a antítese?

A

É uma figura de pensamento. Acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos. Ex: a relação deles era de amor e ódio; o dia está frio e meu corpo está quente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que é o paradoxo?

A

É uma figura de pensamento. Baseia-se na contradição. O paradoxo ou oxímoro representa o uso de ideias que têm sentidos opostos – não apenas de termos (tal como no caso da antítese). Ex: se você quiser me prender, vai ter que saber me soltar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que é a gradação?

A

É uma figura de pensamento. Éa apresentação de ideias que progridem de forma crescente (clímax) ou decrescente (anticlímax). Ex: inicialmente calma, depois apenas controlada, até o ponto de total nervosismo.

17
Q

O que é a apóstrofe?

A

É uma figura de pensamento. É caracterizada pelas expressões que envolvem invocações, chamamentos e interpelações de um interlocutor (seres reais ou não). Exerce a função sintática de vocativo. Ex: Senhor, tende piedade de nós.

18
Q

O que á a elipse?

A

É uma figura de sintaxe. É a omissão de uma palavra que se identifica de forma fácil. Ex: tomara você me entenda (tomara que você me entenda).

19
Q

O que é a zeugma?

A

É uma figura de sintaxe. É a omissão de uma palavra pelo fato de ela já ter sido usada antes. É considerada um tipo de elipse. Quando é utilizada, o uso da vírgula torna-se necessário. Ex: fiz a introdução; ele, a conclusão.

20
Q

O que é o hipérbato?

A

É uma figura de sintaxe. É a alteração da ordem direta da oração. Ex: são como uns anjos os seus alunos (os seus alunos são como uns anjos).

21
Q

O que é o polissíndeto?

A

É uma figura de sintaxe. É o uso repetido de conectivos. Ex: as crianças falavam e cantavam e riam felizes.

22
Q

O que é o assíndeto?

A

É uma figura de sintaxe. Representa a omissão de conectivos. É o contrário do polissíndeto. No lugar dos conectivos são colocados vírgula ou ponto e vírgula, criando assim orações coordenadas assindéticas. Ex: não sopra o vento; não gemem as vagas; não murmuram os rios.

23
Q

O que é o anacoluto?

A

É uma figura de sintaxe. Ele é caracterizado por alterar a sequência lógica da estrutura da frase por meio de uma pausa no discurso. Na maioria das vezes, ele enfatiza uma ideia ou mesmo uma pessoa do discurso. Ex: Meu vizinho, soube que ele está no hospital.

24
Q

O que é o pleonasmo?

A

É uma figura de sintaxe. É a repetição da palavra ou da ideia contida nela. Há (a) o pleonasmo vicioso ou redundância (vício de linguagem) (ex: subir para cima) e (b) o pleonasmo literário (figura de linguagem), usado para intensificar o significado. Ex: a mim me parece que isso está errado (Parece-me que isto está errado).

25
Q

O que é a silepse?

A

É uma figura de sintaxe. É a concordância com a ideia e não o termo utilizado na frase. Ela é classificada em: silepse de gênero (ex: a velha São Paulo cresce a cada dia), de número (ex: o povo se uniu e gritavam muito alto nas ruas) e de pessoa (ex: todos os pesquisadores estamos ansiosos com o congresso).

26
Q

O que é anáfora?

A

É uma figura de sintaxe. É a repetição de uma ou mais palavras de forma regular. Ex: “é o pau, é a pedra, é o fim do caminho”.

27
Q

O que é a aliteração?

A

É uma figura de som. É a repetição de sons consonantais. Ex: o rato roeu a roupa do rei de Roma.

28
Q

O que é a paronomásia?

A

É uma figura de som. É a repetição de palavras cujos sons são parecidos. Usado em trava-línguas. Ex: o cavaleiro, muito cavalheiro, conquistou a donzela.

29
Q

O que é a assonância?

A

É uma figura de som. É a repetição de sons vocálicos. Oferece maior expressividade ao texto por meio da intensificação da musicalidade e do ritmo. Ex: “o que o vago e incógnito desejo de ser eu mesmo de meu ser me deu”

30
Q

O que é a onomatopeia?

A

É uma figura de som. É a inserção de palavras no discurso que imitam sons. Ex: não aguento o tic-tac desse relógio.