Figuras de Linguagem Flashcards
O que são figuras de linguagem?
Figuras de Linguagem, também chamadas de “figuras de estilo” ou “figuras de retórica”, são “recursos estilísticos” usados para dar um determinado efeito na interpretação do texto, tornando mais eficiente a comunicação
Dependendo da sua função, como são classificadas as figuras de linguagem?
- Figuras de palavras ou semânticas: associadas ao significado das palavras. Ex: metáfora, comparação, metonímia, catacrese, sinestesia e perífrase.
- Figuras de pensamento: trabalham com a combinação de ideias e pensamentos. Ex: hipérbole, eufemismo, litote, ironia, personificação, antítese, paradoxo, gradação e apóstrofe.
- Figuras de sintaxe ou construção: interferem na estrutura gramatical da frase. Exemplos: elipse, zeugma, hipérbato, polissíndeto, assíndeto, anacoluto, pleonasmo, silepse e anáfora.
- Figuras de som ou harmonia: estão associadas à sonoridade das palavras. Exemplos: aliteração, paronomásia, assonância e onomatopeia.
O que é a metáfora?
É uma figura de palavras (ou semântica). Representa uma comparação de palavras com significados diferentes cujo termo comparativo fica subentendido na frase. Ex: A vida é uma nuvem que voa.
O que é a comparação?
É uma figura de palavras (ou semântica). Representa uma comparação de palavras com significados diferentes cujo termo comparativo fica explícito na frase. Ex: Seus olhos são como jabuticabas.
O que é a metonímia?
É uma figura de palavras (ou semântica). É um recurso linguístico-semântico que substitui outro termo segundo a relação de contiguidade e/ou afinidade estabelecida entre duas palavras, conceitos, ideias. Ex: Parte pelo todo: Ele possuía inúmeras cabeças de gado. (bois). Causa pelo efeito: Consegui comprar a televisão com meu suor. (trabalho). Autor pela obra: Li muitas vezes Camões. (obra literária do autor). Inventor pelo Invento: Meu pai me presenteou com um Ford. (inventor da marca Ford: Henri Ford). Marca pelo produto: Meu pai adora tomar Nescau com leite. (chocolate em pó). Matéria pelo objeto: Passou a vida atrás do vil metal. (dinheiro). Singular pelo plural: O cidadão foi às ruas lutar pelos seus direitos. (vários cidadãos). Concreto pelo abstrato: Natália, a melhor aluna da classe, tem ótima cabeça. (inteligência)
Continente pelo conteúdo: Quero um copo d’água. (copo com água). Gênero pela espécie: Os homens cometeram barbaridades. (humanidade).
O que é a catacrese?
É uma figura de palavras (ou semântica). Representa um tipo de metáfora de uso comum que, com o passar do tempo, foi desgastada e se cristalizou. Não notamos mais o sentido figurado. Ex: Árvore genealógica, fio de óleo, céu da boca, boca do túnel,
boca da garrafa, pele do tomate, braço do sofá.
O que é a sinestesia?
É uma figura de palavras (ou semântica). Está associada com a mistura de sensações relacionadas aos sentidos: tato, audição, olfato, paladar e visão.
Estabelece uma relação entre planos sensoriais diferentes. Ex: Com aquele olhos frios, disse que não gostava mais da namorada.
O que é a perífrase?
É uma figura de palavras (ou semântica). Ocorre pela substituição de uma ou mais palavras por outra expressão. Essa substituição é feita mediante uma característica ou atributo marcante sobre determinado termo (ser, objeto ou lugar). Chama-se “Antonomásia” quando se refere a uma pessoa. Ex: A terra da garoa está cada vez mais perigosa. (São Paulo). Sampa é o grande centro financeiro do país. (São Paulo). O país do futebol conquistou mais uma medalha nas olimpíadas. (Brasil). O país do carnaval celebrou mais uma conquista política. (Brasil). A cidade maravilhosa foi palco das olimpíadas 2016. (Rio de Janeiro).
O que é a hipérbole?
É uma figura de pensamento. Corresponde ao exagero intencional na expressão. Ex: quase morri de estudar.
O que é o eufemismo?
É uma figura de pensamento. É utilizado para suavizar o discurso. Ex entregou a alma a Deus.
O que é o litote?
É uma figura de pensamento. É usado para abrandar uma expressão por meio da negação do contrário. Ele permite afirmar algo por meio da negação. Ex: ela não é das mais feias.
O que é a ironia?
É uma figura de pensamento. Utiliza palavras com sentido oposto para dar ênfase ao discurso. Ex: sempre delicada, derruba tudo o que encontra pelo caminho.
O que é a personificação?
É uma figura de pensamento. A personificação ou prosopopeia é a atribuição de qualidades e sentimentos humanos aos seres irracionais. Ex: o jardim olhava as crianças sem dizer nada.
O que é a antítese?
É uma figura de pensamento. Acontece por meio da aproximação de palavras com sentidos opostos. Ex: a relação deles era de amor e ódio; o dia está frio e meu corpo está quente.
O que é o paradoxo?
É uma figura de pensamento. Baseia-se na contradição. O paradoxo ou oxímoro representa o uso de ideias que têm sentidos opostos – não apenas de termos (tal como no caso da antítese). Ex: se você quiser me prender, vai ter que saber me soltar.