Figuras de linguagem Flashcards
Metáfora
é a comparação implícita entre dois elementos, com base em uma relação de semelhança e proximidade. Ex: “Achamos a chave do problema”
Alegoria
é uma imagem que já está consagrada pela cultura. Ex: justiça = mulher de olhos vendados com balança nas mãos.
Catacrese
é o emprego de certa expressão metafórica, com um caráter mais coloquial, consagrado na língua para denominar algo concreto. Ex: Pé da mesa; braços da poltrona; dente de alho.
Hipérbole
quando se emprega uma expressão exagerada para traduzir uma ideia. Ex: “Por você eu bebo o mar de canudinho”.
Eufemismo
tem o intuito de abrandar uma informação, evitando a utilização de termos que possam assustar/agredir o receptor da mensagem. Ex: “Eu os vi daquele jeito, como vieram ao mundo.” (nus)
Metonímia
a utilização de um termo por outro; a parte pelo todo. Ex: “Passei a tarde escutando Beyoncé.” (as músicas de…)
Antonomásia
espécie de metonímia, pois, ao invés de empregar o nome da pessoa, utiliza-se uma expressão que a identifica. Ex: “O rei do pop faleceu em 2009.” (Michael Jackson)
Perífrase
semelhante à antonomásia, porém utiliza-se expressões que caracterizam nomes comuns. Ex: “Vi o rei da selva no zoológico.” (leão)
Antítese
emprego de termos antagônicos para reforçar a ideia de oposição. Ex: “Em contínuas tristezas, a alegria.”
Paradoxo
consiste na possibilidade de realização simultânea dos opostos. Ex: “Vou vendo o que o rio faz quando o rio não faz nada.”
Prosopopeia
atribuição de características humanas a animais e seres inanimados; também chamado de personificação. Ex: “Rios magros obrigados a trabalhar.”
Pleonasmo
onde repete´-se a mesma ideia com palavras similares. Ex: “Me sorri um sorriso pontual.”
Sinestesia
fusão de sensações, confluência dos sentidos (tato, paladar, visão, olfato, audição). Ex: “Ela estava usando um perfume doce.”
Elipse
omissão de algum termo na frase. Ex: “Veio sem pinturas, um vestido leve, sandálias coloridas.” (omissão do conectivo ‘com’.)
Gradação
é a apresentação de uma série de ideias em progressão ascendente (clímax) ou descendente (anticlímax). Ex: “O trigo nasceu, cresceu, espigou, amadureceu, colheu-se, mediu-se.”