Fascismo Flashcards
Define fascismo.
Regime político de índole ditatorial, marcado pelo nacionalismo, corporativismo e por uma forte intervenção do Estado na sociedade, cultura e economia. Perseguia e combatia a democracia e o comunismo.
Em que ideologias se baseia o fascismo?
- totalitarismo
- antiparlamentarismo: ideia de igualdade entre os Homens, proibia o sufrágio universal;
- partido único: Partido Fascista em Itália e Partido Nazi na Alemanha;
- culto do chefe: o desdém pelo sistema democrático, a separação de poderes deixou de existir;
- superioridade: reconhecia e atribuía às suas elites que eram preparadas desde a infância pela forte propaganda levada a cabo pelo regime nas escolas e entre os jovens: controlo dos programas e dos professores, criação de associações infantis e juvenis que integravam atividades recreativas, desportivas e paramilitares, através das quais os jovens eram doutrinados na ideologia do regime. Patenteia a afirmação e aceitação da desigualdade.
- defendiam o impedimento do avanço do comunismo;
- nacionalismo: exaltação das glórias da pátria;
- militarismo: crença nas virtudes da guerra;
- imperialismo: expansionismo territorial;
Define propaganda e o seu objetivo.
Conjunto de meios utilizados para convencer as grandes massas a aceitar certas ideias, a apoiar certas personalidades ou, até mesmo, a consumir determinados produtos.
Ensinavam e educavam as elites desde pequenas.
Explica a subida de Mussolini ao poder.
Itália estava a viver uma crise económica e social. Assustados com a insegurança, com a contestação operária e com a hipótese do comunismo, industriais e proprietários passaram a apoiar o Partido Nacional Fascista, liderado por Mussolini.
Em 1922, o rei da Itália, Victor Manuel III, convidou Mussolini a formar governo. Em 1924, realizaram-se eleições que, com a ajuda de diversas fraudes, deram a maioria dos lugares no Parlamento ao Partido Nacional Fascista. Mussolini, o duce (chefe), passou a governar de forma autoritária e tornou-se senhor absoluto da Itália.
A partir de que meios é que Mussolini e o Partido Nacional Fascista controlou a população e perseguiu a oposição?
Controlou a população:
- corporações italianas
- Frente o Trabalho Nacional-Socialista
Perseguiu a oposição (sindicalistas, grevistas e membros do partido de esquerda):
- milícias armadas
- “camisas negras”
Como é que o fascismo italiano regulamentou as relações capital-trabalho e socioeconómicas?
Através do Corporativismo:
- sistema económico antiliberal e antissocialista
- corporações do Estado que são controladas por ele
- os sindicatos são substituídos por corporações mistas
- através da representação das corporações que se processa a participação do cidadão na vida política.
- aceita a propriedade privada mas nega o individualismo liberal
Define autarcia.
Princípio de organização que defende a autonomia política passa pela autossuficiência económica, Estado que se basta a si próprio.
O que levou à ascensão do fascismo?
Descontentamento com as reparações de guerra
Inflação
Agitação social (revolta de operários e camponeses)
Receio de bolchevismo (ala mais radical do comunismo)
Crise da democracia parlamentar
Fala sobre a negação dos direitos e liberdades durante o fascismo.
Os regimes fascistas incutiram uma imagem de poder, de força, de trabalho e de ordem, com apoio de propaganda política. Essa imagem assentava também no vincado cunho militarista do governo e do partido único (os chefes apareciam ao público de farda militar, impondo respeito e ordem), bem patente nos numerosos comícios e festejos oficiais que se assemelhavam a gigantescas paradas militares.
Uma vez inscritos, os cidadãos passavam a ser mais controlados pelas organizações partidárias a que eram convidados a pertencer, devendo mostrar-se militantes cumpridoras e fiéis. A inscrição de todos os trabalhadores nos sindicatos fascistas era obrigatória (devido à extinção e proibição dos sindicatos livres).
Para intimidar, perseguir e punir os opositores e vigiar a população, foram criados organismos de censura e as polícias políticas (OVRA) ou as milícias armadas do partido único, como os Camisas Negras do Partido Nacional Fascista.
O fascismo não se limitou ao controlo político e ideológico, aprovou também leis raciais que limitavam as liberdades dos estrangeiros, judeus e povos que considerava de outras raças ou etnias. Em julho de 1838 foram aprovadas leis – “O Manifesto da Raça” – que pretendiam humilhar e afastar estes grupos ou seus descendentes, tendo se tornado gradualmente mais rígidas. Casamentos mistos, frequência de escolas públicas, trabalho em organismos estatais e profissões liberais eram algumas das proibições impostas aos judeus, entre outros, em Itália em 1938 e 1945.