Fármacos - Classificação e Função Flashcards
Digoxina
Inibidor da bomba de sódio e potássio. Mantém a despolarização. Em desuso por ter elevada toxicidade.
Ubaína
Antagonista da bomba de sódio e potássio. Mantém a despolarização.
Tetrodotoxina (TTX)
Bloqueador dos canais de sódio dependentes de voltagem, impedindo a despolarização das fibras musculares (incluindo do músculo cardíaco e dos respiratórios)
Veratridina
Bloqueador da inativação dos canais de sódio dependentes da voltagem, fazendo que estes fiquem abertos por muito tempo.
Lidocaína
Anestésico local bloqueador dos canais de sódio dependentes da voltagem, bloqueando a os impulsos nervosos nocicetivos.
Carbamazepina
Antiepilético que prolonga o período refratário dos canais de sódio, e por isso previne a ativação desses canais.
Lamotrigina
Antiepilético que prolonga o período refratário dos canais de sódio, e por isso previne a ativação desses canais. Utilizado também na doença bipolar (fase depressiva). Provoca rash cutâneo como manifestação de hipersensibilidade - síndrome de Stevens-Johnson.
Retigabina
Antiepilético que ativa canais de potássio dependentes de voltagem ativados por despolarização KCNQ, promovendo a repolarização da célula. Utilizado em terapia conjugada.
Nifedipina
Bloqueador dos canais L / Cav1 de cálcio dependentes de voltagem, facilitando a repolarização. Utilizado na hipertensão, uma vez que os canais L estão presentes no coração.
Verapamil
Bloqueador dos canais L / Cav1 de cálcio dependentes de voltagem, facilitando a repolarização. Utilizado na hipertensão, uma vez que os canais L estão presentes no coração. Tem interações com a bupivicaína.
Diltiazem
Bloqueador dos canais L / Cav1 de cálcio dependentes de voltagem, facilitando a repolarização. Utilizado na hipertensão, uma vez que os canais L estão presentes no coração.
Etosuximida
Antiepilético bloqueador dos canais T / Cav3 de cálcio dependentes de voltagem, facilitando a repolarização. Utilizado nas crises de ausência, uma vez que os canais T estão presentes no tálamo.
Zonisamida
Antiepilético bloqueador dos canais T / Cav3 de cálcio dependentes de voltagem, facilitando a repolarização. Utilizado nas crises de ausência, uma vez que os canais T estão presentes no tálamo.
ω-conotoxina
Veneno de cobra que bloqueia os canais N / Cav2.2 de cálcio dependentes de voltagem.
ω-agatoxina
Veneno de tarântula que bloqueia os canais P/Q / Cav2.1 de cálcio dependentes de voltagem.
Rominabant
Antagonista dos recetores dos endocanabinoides. Era utilizado para controlar a obesidade, uma vez que existem recetores CB no hipotálamo lateral que estimulam o apetite.
Tezampanel
Antagonista não-competitivo dos recetores AMPA e do Kainato de glutamato. Era utilizado no tratamento da dor neuropática, uma vez que o seu mecanismo está centrado em desregulações da transmissão glutamatérgica. Atualmente é utilizado para enxaquecas.
Perampanel
Antiepilético antagonista não-competitivo dos recetores AMPA de glutamato. Tem poucos efeitos secundários.
Ciclotiazida
Modular positivo dos recetores AMPA que atua como enhancer cognitivo (para, por exemplo, PHDA). Descontinuado devido à sua toxicidade.
Piracetam
Modular positivo dos recetores AMPA que atua como enhancer cognitivo (para, por exemplo, PHDA). Tem efeitos psicotrópicos.
Ampaquininas
Modulador positivo dos recetores AMPA que atua como enhancer cognitivo (para, por exemplo, PHDA). Encontram-se em fase pré-clínica.
Levetiracetam
Antiepilético que induz a libertação do ácido quinurénico, este que se trata de um antagonista dos recetores NMDA e da proteína SV2A, evitando a ação excessiva do glutamato e conferindo assim neuroproteção. Utilizado nas crise focais, tónico-clónicas e mioclónicas. Tem a vantagem de não ser metabolizado pelos citocromos p450.
Espermina
Poliamina facilitadora alostérica da ativação dos recetores NMDA. Podem levar à excitotoxicidade.
Espermidina
Poliamina facilitadora alostérica da ativação dos recetores NMDA. Podem levar à excitotoxicidade por isquémia.