Farmacos antihipertensivos Flashcards
Qual a fórmula da PA?
PA = DC x RVP
Qual o mecanismo de aumento da PA no vaso?
Norepinefrina se liga a receptor alfa 1 que causa contração (aumento de RVP) - VASOCONSTRIÇÃO
Qual o mecanismo de aumento da PA no cardiomiócito?
A norepinefrina ativa beta 1 qua causa aumento da força e rapidez de contração, gerando aumento do DC
Qual o mecanismo de aumento da PA na adrenal?
na medula da adrenal, a acetilcolina ativa o receptor nicotínico (excitatório) que promove a secreção de adrenalina (E) na corrente sanguínea. A adrenalina vai pelo sangue para vasos e coração.
a adrenalina tem preferência por qual receptor?
Beta
Qual o mecanismo de aumento da PA nos rins
As células justaglomerulas são ativadas pela adrenalina que ativa Beta 1 → célula justaglomerular libera renina. A renina é uma enzima e seu substrato é o angiotensinogênio (peptídeo do fígado)
Renina + Angiotensinogênio → Angiotensina I (peptídeo) → a partir da ECA (enzima endotelial - enzima conversora de angiotensina I) forma Angiotensina II → Angiotensina II é agonista de receptores
O que a angiotensina II faz
No vaso a angiotensina II é ativada pelos receptores AT1 causando vasoconstrição - aumento de RVP
o que o excesso de vasoconstrição pode causar no vaso? e no coração? e no glomérulo
espessamento da parede - calcificação
no coração: hipertrofia
na membrana basal do glomérulo causa engrossamento o que gera diminuição da filtração glomerular
O que a angiotensina II faz no córtex da adrenal?
No córtex da adrenal: Angiotensina II se liga a AT1 secreta aldosterona. Aldosterona age no túbulo contorcido distal e tubo coletor e aumenta a volemia - age na aquaporina
quais as 5 classes de escolha para tratamento de HAS?
DIURÉTICOS
IECA
BRA ou ARA 2
BCC
BB
Diuréticos
natriuréticos. causam aumento da excreção de sódio
alvo: transportadores nos néfrons
Furosemida e Hidroclorotiazida/Clortalidona
Furosemida
atua na porção ascendente da alça de henle, bloqueando transportadores de sódio e cloreto causando aumento da excreção urinária. É um diurético forte que provoca um alto fluxo urinário - tira bastante sódio e água.
Hidroclorotiazida
funciona da mesma forma que a furosemida porém no túbulo contorcido distal. É um diurético menos forte, por conta da localização (loc. de menor reabsorção.
Hidroclorotiazida e furosemida podem ser associados?
Não, pois ambos causam hipocalemia e hiponatremia
Amilorida
A amilorida bloqueia os canais de sódio na membrana apical das células do túbulo distal e do ducto coletor, reduzindo a entrada de sódio para dentro dessas células. Como consequência, há uma menor reabsorção de sódio do filtrado renal para o sangue.
Ao inibir a reabsorção de sódio, a amilorida reduz o gradiente eletroquímico que normalmente impulsiona a secreção de potássio para o lúmen tubular. Isso leva a uma menor excreção de potássio na urina, tornando a amilorida um diurético poupador de potássio.
Espironolactona
A espironolactona é um diurético poupador de potássio e antagonista competitivo da aldosterona, que atua bloqueando os receptores de mineralocorticoides nos túbulos distais dos rins, especificamente no ducto coletor.
Redução da reabsorção de sódio (Na+): Ao bloquear a ação da aldosterona, a espironolactona impede a indução da síntese de proteínas responsáveis pela ativação dos canais de sódio (ENaC) na membrana apical das células renais. Isso reduz a reabsorção de sódio do filtrado renal para o sangue.
Diminuição da excreção de potássio (K+): O bloqueio dos canais de sódio reduz a troca de sódio por potássio, diminuindo assim a secreção de potássio para o lúmen tubular. Isso resulta em uma menor excreção de potássio na urina, prevenindo a hipocalemia.
Efeito diurético moderado: A redução da reabsorção de sódio e água leva a um efeito diurético, embora não tão potente quanto os diuréticos de alça ou tiazídicos. O principal benefício da espironolactona é a prevenção da perda de potássio, o que é importante em pacientes com condições que predispõem à hipocalemia.
Os tiazidicos agem no… (local)
túbulo contorcido distal
Quais associações de diuréticos podem ser feitas?
tiazídicos ou furosemida com poupadores de potássico (espironolactona ou amilorida)
ARA 2 ou BRA são… e indicados para casos de…
antagonistas do receptor de angiotensina II. sufixo sartana ex. losartana
Usados especialmente para população de alto risco cardiovascular ou com comorbidades
Proporcionam redução da morbimortalidade CV e renal (nefropatia diabética)
IECA são? para que são indicados
inibidores da ECA (enzima convertora de angiotensina I). PRILS - ex. enalapril
- São uteis em IC com fração de ejeção reduzida
- Anti-remodelamento cardíaco pós infarto
- Propriamente anti ateroscleróticas (pq tira a angiotensina e aldosterona que provocam aterosclerose)
- Retardam declínio do RFG em pacientes com nefropatia diabética ou de outras etiologias - IECA são nefroprotetores da barreira renal pela ação direta no rim.
Quais os efeitos adversos da IECA?
Tosse seca - por conta do acúmulo de bradicinina na árvore brônquica. Os inibidores da ECA também inibem enzimas da mesma família como a cininase que inativa a bradicinina. Sem a inativação da bradicinina ela se acumula e cause efeitos inflamatórios.
Aumento da Ureia e Creatinina - por conta da reducao da filtração glomerular. A angiotensina II promove a vasoconstricao de arteriola eferente e sem ela há vasodilatacao = vasodilatacao gera reducao na filtracao glomerular
Hipercalemia
Espironolactona é…
antagonista do receptor de aldosterona
Bloqueadores de canal de cálcio
Agem no músculo liso bloqueando os canais de cálcio. como o cálcio ativa a contração muscular, sem ele ocorre relaxamento do músculo = redução da RVP
Diidropiridínicos o que são
BCC - como anlodipino