Farmacologia Flashcards
J.M.S., 42 anos, sexo feminino, faz uso de b-bloqueador, prescrito pelo cardiologista, como uma das drogas
para controle da Pressão Arterial (PA). Porém, a mesma começa a se sentir muito depressiva e procura por um
ansiolítico natural (Hypericum perforatum, erva de são João) para amenizar seu quadro, visto que tal droga
natural é inibidora de MAO e COMT. Frente a isso, passados alguns dias, a paciente começa a sentir dor de
cabeça, náuseas e vômito além do aumento da PA. Frente a isso responda, tal interação farmacológica
desencadeou um tipo de antagonismo:
ALTERNATIVAS:
a) Farmacocinético
b) Competitivo
c) Não Competitivo
d) Químico
c) Não Competitivo
Os fármacos beta-bloqueadores (BB) tem sido utilizados em pacientes com insuficiência cardíaca desde meados dos anos 70. Inicialmente estudos clínicos com pequena série de casos apresentaram resultados favoráveis em relação a melhora da fração de ejeção. A partir dos anos 90 surgiram ensaios clínicos randomizados, multicêntricos, placebo-controlado demonstrando impacto benéfico no desempenho hemodinâmico, qualidade de vida e redução das taxas de hospitalização. Caso a tendência de aumento da sobrevida observando os mais recentes ensaios clínicos (US Carvedilol e CIBIS II) sejam confirmando nos estudos que estão em andamento (MERIT, COMET e BEST), nos próximos anos o seu emprego será indispensável em pacientes com insuficiência cardíaca. Uma recente meta-análise demonstrou que o suo de BB reduz as chances de morte em 31%, principalmente a morte não súbita, necessitamos de tratar 35 pacientes para reduzir 1 evento fatal. Em relação a esta classe de fármaco assinale a ALTERNATIVA INCORRETA. ALTERNATIVAS:
a) O uso desta classe farmacológica poderá ser prescrito para pacientes hipertenso e portadores de glaucoma.
b) O propranolol é um beta bloqueador não seletivo atuando em receptores β1 e β2 pós sináptico podendo precipitar ou agravar os quadros de asma brônquica por bloqueio dos receptores β2 na musculatura lisa bronquica.
c) O uso de betabloqueadores podem ser usados em diabéticos visto que eles melhoram a recuperação da glicemia pois bloqueiam a glicogenolise e gliconeogenese no fígado, antagonizando receptores Beta 2.
d) O Carvedilol é um beta bloqueador não seletivo de terceira geração, vasodilatador, α-bloqueador podendo ser utilizado na insuficiência cardíaca, porém pode aumentar a sensibilidade à insulina (por ação em α2)
c) O uso de betabloqueadores podem ser usados em diabéticos visto que eles melhoram a recuperação da glicemia pois bloqueiam a glicogenolise e gliconeogenese no fígado, antagonizando receptores Beta 2.
Os antidepressivos são utilizados com critérios médicos, os mais novos com tendência a ter menos efeitos adversos por serem mais seletivos. Porem as vezes é interessante alguns efeitos adversos, pois acabem auxiliando em alguns sintomas do paciente. A mirtazapina é um antidepressivo atípico, possuem ótimos resultados principalmente em um grupo de pacientes. Assinale a alternativa que fala do grupo de paciente que é mais utilizada e dos efeitos adversos que são aproveitados nesse grupo. ALTERNATIVAS: a) A mirtazapina é muito importante nos idosos, pois um dos efeitos adversos esta relacionado ao estimulo de muscarinico, prevenindo a demência.
b) A mirtazapina apresenta melhor resultado no paciente idoso, pois um de seus efeitos adversos seria o bloqueio de receptor alfa reduzindo a pressão arterial.
c) A mirtazapina apresenta efeito melhorado em pacientes idosos, melhorando a depressão e apresentando bloqueio de receptor H1 como efeito adverso, no que resulta em sonolência e aumento de apetite, efeitos muito comuns no idoso.
d) A mirtazapina se destaca muito na população jovem, regulando principalmente transtornos sexuais através do efeito adverso que é antagonizar receptores androgênicos.
c) A mirtazapina apresenta efeito melhorado em pacientes idosos, melhorando a depressão e apresentando bloqueio de receptor H1 como efeito adverso, no que resulta em sonolência e aumento de apetite, efeitos muito comuns no idoso.
Os antagonistas alfa adrenérgicos, utilizados na terapia anti hipertensiva (hoje nem tanto) e na hipertrofia prostática benigna, podem promover alguns efeitos adversos que se explica pelo seu mecanismo de ação. Analisando as alternativas abaixo assinale a que mais envolve esses efeitos adversos. ALTERNATIVAS: a) Com o bloqueio de alfa podemos ter um aumento na liberação de insulina pelo pâncreas, promovendo uma hipoglicemia grave;
b) Com o uso de fármacos bloqueadores alfa podemos desencadear uma bradicardia
c) Com o bloqueio alfa perdemos as manifestações da hipoglicemia
d) Com o bloqueio de alfa podemos apresentar hipotensão postural
d) Com o bloqueio de alfa podemos apresentar hipotensão postural
Os bloqueadores beta adrenérgicos são bastante utilizados na clínica, em varias áreas, sendo a cardiologia a principal, onde a terapia antihiperternsiva é a mais antiga no uso clinico desse grupo. Qual das alternativas abaixo explica um dos mecanismos de ação anti-hipertensivo de um bloqueador beta adrenérgico?
ALTERNATIVAS:
a) No bloqueio de beta2 da macula densa, vamos ter diminuição de síntese de noradrenalina promovendo vasodilatação;
b) No bloqueio de beta1 cardíaco, teremos uma redução da força de contratilidade, redução do volume de ejeção com redução do debito cardíaco.
c) No bloqueio de beta pré sináptico teremos aumento na liberação de oxido nítrico pelo endotélio vascular promovendo vasodilatação.
d) No bloqueio de beta1 da supra renal teremos menor liberação de adrenalina e noradrenalina, promovendo vasodilatação.
b) No bloqueio de beta1 cardíaco, teremos uma redução da força de contratilidade, redução do volume de ejeção com redução do debito cardíaco. c
Os fármacos antidepressivos demoram em média quatorze dias para seu inicio de ação, muito comum no inicio de tratamento haver uma piora nos sintomas depressivos. A população idosa muitas vezes se manifesta com depressão, apresentando insônia e inapetência. Os fármacos antidepressivos em sua maioria, tem como objetivo regular a oferta de neurotransmissor nas sinapses, através de seus receptores regulatórios. Quando o fármaco tem como mecanismo algo que difere do tradicional, falamos ser atípicos. Entre os atípicos, bastante usado na população idosa, esta a mirtazapina, por melhorar a depressão regulando a insônia e a inapetência. Qual das alternativas abaixo explica esses efeitos da mitarzapina?
ALTERNATIVAS:
a) A mirtazapina alem de sua ação agonista de alfa pré, também tem ação estimulante dos receptores da serotonina regulando o apetite e a insônia.
b) A mirtazapina alem de sua ação agonista de alfa pré, também exerce ação agonista em muscarinicos e dopaminérgicos, o que explicaria esses efeitos
c) A mirtazapina alem de sua ação agonista de alfa pré, também exerce efeito antagonista em receptores H1, promovendo sonolência e aumento de apetite.
d) A mirtazapina é um antagonista de receptores serotoninérgico, com isso promove inibição do centro da saciedade e no centro da vigília.
c) A mirtazapina alem de sua ação agonista de alfa pré, também exerce efeito antagonista em receptores H1, promovendo sonolência e aumento de apetite. d