fadiga_perda_de_sangue_e_anemias_20181203131849 Flashcards
ANEMIA - Conceito
É um estado em que a concentração de hemoglobina se encontra abaixo dos limites normais, frequentemente acompanhando-se de queda do hematócrito e das hemácias.
HEMOGLOBINA - Concentração normal
12-15 g/dL nas mulheres13,5 a 18 g/dL em homens.
O que é Hematócrito?
É a porcentagem de volume ocupada pelos glóbulos vermelhos ou hemácias no volume total de sangue.
HEMATÓCRITO - Valores normais
36-44% nas mulheres 39-50% nos homens.
Razão hematócrito/hemoglobina normal?
Em geral, Hematócrito 3:1 Hemoglobina
Os valores normais representam quantos % da população?
95%. Sendo os extremos (2,5% p/ mais ou p/ menos) também normais. Isto deve ser levado em consideração para avaliar pessoas discretamente acima ou abaixo do valor normal.
Quadro clínico - Fatores que modulam o grau dos sintomas
- Concentração de hemoglobina,- Idade do paciente, - Atividade física, - Velocidade com que se estabeleceu a anemia
O que causa os sintomas?
Os sintomas refletem hipóxia não corrigida dos tecidos + mecanismos compensatórios
Sintomas anêmicos
GERAIS: - Glossite- Queilite angular- EsplenomegaliaESPECÍFICOS DA FERROPRIVA:- Perversão do apetite (PICA, PAGOFAGIA)- Coiloníquia- Disfagia (S.Plummer-Vinson)
Sintomas ocasionados pela hipóxia
- Cefaleia - Vertigens- Tonturas - Zumbidos- Fraqueza muscular- Cãibras - Claudicação intermitente e - Angina. Anemias nos primeiros anos de vida podem comprometer ou retardar o desenvolvimento somático, neuromotor e sexual.
Sintomas ocasionados pelos mecanismos compensatórios
Como resultado do aumento do débito cardíaco, da redistribuição do fluxo sanguíneo (privilegiando tecidos e órgãos mais sensíveis à hipóxia) e aumento* da resistência periférica, ocorre palidez cutaneomucosa (vasoconstrição periférica), taquicardia, aumento da pressão diferencial, sopros no precórdio, sopro arterial ou venoso no pescoço, choque da ponta impulsivo, e dispneia de esforço.
Sintomas mais graves ocasionados por mecanismos compensatórios
Quando a capacidade compensatória é excedida, seja por anemia grave ou rápida ou cardiopatia prévia, a insuficiência cardíaca é instalada; Se o paciente for cerebropata prévio ou > 80 anos, anemia moderada a grave pode induzir sonolência, torpor e, raramente, coma.
Mecanismos que amenizam hipoxia tecidual (compensatórios)
Aumento do débito cardíaco, redução da resistência vascular sistêmica global, aumento da 2,3 - difosfoglicerato na hemácia (reduzindo a afinidade desta pelo O, facilitando sua liberação para os tecidos) e redistribuição do fluxo sanguíneo privilegiando áreas mais nobres.
Anemia que se instala de forma insidiosa - sintomas
Neste caso, o paciente pode permanecer oligossintomático ou assintomático (porém, na maior parte dos casos, a capacidade física está prejudicada).
Visão geral dos sintomas
- Dispneia aos esforços- Palpitações- Taquicardia - Intolerância ao esforço - Cansaço evidente - Indisposição (astenia)- Tontura postural - Cefaleia- Descompensação de doenças cardiovasculares (IC, angina), - Descompensação de doenças cerebrovasculares- Descompensação de doenças respiratórias.
Anemia hipocrômica microcítica - O que é?
É um tipo de anemia na qual o volume corpuscular médio (VCM) e a hemoglobina corpuscular média (HCM) estão diminuídos e a microscopia mostra eritrócitos pequenos (microcíticos) e pálidos (hipocrômicos).
Anemia hipocrômica microcítica - Causas
- Deficiência de ferro ou de liberação de ferro dos macrófagos para o plasma (inflamação crônica ou doenças malignas) - Insuficiência de síntese de protoporfirina (anemia sideroblástica) e de globina (alfa ou beta- talassemia)- Intoxicação por chumbo - Anemia do hipertireoidismo.
Deficiência de Ferro (DF)
Ocorre anemia quando já há depleção completa dos depósitos reticuloendoteliais de hemossiderina e ferritina.
O que é Ferritina?
É uma proteína globular que se localiza essencialmente no fígado. A ferritina é a mais importante proteína de reserva do ferro e é encontrada em todas as células, especialmente naquelas envolvidas na síntese de compostos férricos e no metabolismo e na reserva do ferro
O que é Hemossiderina?
É um pigmento de coloração acastanhada, sendo resultante da degradação de hemácias.É composto de óxido de ferro e pode se acumular em diferentes órgãos em diversas doenças.
Causas da deficiência de ferro
- Perda crônica de sangue (urina e TGI), - Deficiência dietética (raramente é causa única)- Menorragia - Enteropatia induzida por glúten - Gastrectomia parcial ou total - Gastrite atrófica - Verminoses (ancilostomose, estrongiloidíase)- Metrorragia em mulheres jovens - Gestações repetidas - Perda de sangue pela urina (hematúria ou hemossiderinúria) - Aumento da demanda (prematuridade, crescimento, gravidez, tratamento com eritropoetina, perda de sangue crônica) - Má absorção.
Anemia ferropênica refratária ao ferro
Herança homozigótica de mutações dos genes de matriptase 2 ou DMT-1.
Anemia de doença crônica
A patogênese desta anemia parece estar relacionada à diminuição da liberação de ferro dos macrófagos ao plasma.
Causas de anemia de doença crônica
- Doenças inflamatórias crônicas infecciosas (p. ex.: tuberculose), - Não infecciosas (p. ex.: AR, LES, Crohn, sarcoidose) - Doenças malignas (carcinoma, linfoma, sarcoma)
Anemia sideroblástica - o que é?
Anemia refratária definida pela presença de muitos sideroblastos patológicos na medula óssea.
Anemia sideroblástica - causas
- Hereditárias- Adquiridas: mielodisplasia, doenças malignas da medula óssea, anemia hemolítica, anemia megaloblástica, síndromes de má-absorção, AR.
Intoxicação por chumbo
Inibe a síntese de heme e de globina em vários pontos.
Metabolismo do ferro - Fases
- Dieta e absorção de ferro- Transporte de ferro- Entrega do ferro aos tecidos- Homeostase intracelular do ferro - Excreção e perdas de ferro
Metabolismo do ferro - Dieta e absorção - quantidade absorvida depende de quais fatores?
- Necessidade- Depósito corporal de ferro- Hipóxia - Ritmo de eritropoese.
Metabolismo do ferro - Dieta e absorção - Qual tipo de maior absorção na dieta?
O ferro heme presente em carnes
Metabolismo do ferro - Dieta e absorção - Transporte pelo enterócito
O transporte pela membrana apical do enterócito é realizado pelo DMT1. Como o ferro inorgânico está oxidado (Fe³), ele precisa ser reduzido (Fe²) pela DcytB associada à membrana apical do enterócito. A expressão da DMT1 e DcytB é influenciada pela deficiência de ferro.