Expressões Faciais Flashcards
Cinesia
estuda o movimento do corpo, postura, gestos, contato visual,
Paralinguagem
estuda a emoção da fala
o que avaliamos com a paralinguagem?
qualidade do som, volume, tom, ritmo, pronuncia, pausas (muitas pausas indicam dissimulação)
Gestos emblemáticos
gestos não verbais que substituem palavras ou frases
Gestos ilustradores
gestos que reforçam as mensagens verbais, ilustra o que esta sendo dito (cuidado ao apontar pois e ofensivo) (aponte com a mão estendida), apontar com dedão é desprezo, (fechar os punhos hostilidade) (colocar proteção nas partes intimas e defensivo ou vulnerável) (cruzar os dedos e fazer movimento de apertar os dedos na mão significa ansiedade, desconforto, nervosismo, tensão) quem roe unhas e ansioso.
gestos reguladores
quem levanta uma sobrancelha e desprezo, arrogante. balance a cabeça em concordância quando alguém trazer uma queixa.
levantando as sobrancelhas significa que a pessoa já conhece o assunto.
quebrando o pescoço , dando a jugular, cria empatia.
Gestos pacificadores
e um gesto de se auto confortar,
Proxemica
Estuda o uso do espaço físico na comunicação, estudo do espaço publico, social, pessoal e íntimo.
Imitação dos gestos, maneirismo e da postura corporal da pessoa. Estabelece um melhor Empatia. Consciente ou Inconsciente.
Taquésia (toque hipnótico)
Estudo do toque na comunicação não verbal.
Facilita o envio da mensagem;- Dá impacto emocional a uma mensagem;- Comunica afeto, familiaridade, simpatia e outras emoções.
É o contato que efetuamos com o outro (no máximo 3 segundos)
O toque faz com que a pessoa seja bem-vinda, conforto e segurança.
O toque seria mão, antebraço e braco e ombro (homens), na mulher não pode tocar nos ombros.
O QUE CONSIDERAR EM UMA ANÁLISE?
CORPORAL
CONTEXTO
GATILHO
LINHA DE BASE
PONTO QUENTE
EMOÇÕES PRIMÁRIAS:
TRISTEZA, SURPRESA, ALEGRIA, MEDO, RAIVA, AVERSÃO/ NOJO, DESPREZO
ESPELHAMENTO (ISOPRAXISMO)
Imitação dos gestos, maneirismo e da postura corporal da pessoa. Estabelece um melhor Empatia. Consciente ou Inconsciente.
O que revela o aperto de mãos?
Olhe a pessoa nos olhos; -
Se souber, diga o nome da pessoa;-
Não invada o seu espaço;-
Mesma pressão do aperto
PARALINGUAGEM NA MENTIRA
Erros de discurso;-
Hesitação na fala;-
Velocidade da fala;-
Mudança de tons;-
Uso de agregadores;-
Pausas;-
Mudança na latência da resposta;-
Aumento no timbre (afinação);-
Ato falho (lapso Freudiano);-
Resposta;-
Uso de pronomes;-
Afastamento verbal;-
Eufemismo;-
Redundância;-
Uso do silêncio.
IRRITAÇÃO
A emoção base desse sentimento é a raiva, aí, identificar o que desencadeou é tão importante para a administração de um comportamento. A linha entre a irritação e a agressão é muito tênue. Se não dominamos a irritação, ela assume o comando e nos leva a agir de forma irracional. Mas, há indivíduos que lim de forma passiva com a irritação, e as reprimem e somatizam no corpo
ANSIEDADE:
Há uma diferença entre momento de ansiedade e viver ansioso; o primeiro se trata de algo pontual, como uma entrevista de emprego, avaliação, etc.O segundo é quando tudo que se vivencia é visto como algo sofrido, torturante.A ansiedade não fornece ao indivíduo soluções para o problema de amanhã, ela retira os recursos do enfrentamento do hoje - paralisa a ação
Vergonha
É um sentimento que causa danos ao indivíduo, limita suas ações, mas também pode servir de peso moral para conduta.A pessoa fica com medo de ser exposta ao ridículo e vulnerável a chacota. Quando a pessoa passa por esse tipo de sentimento em doses intensas ela sente como se tivesse falhado, isso pode resultar em sentimento de culpa por ter feito algo, ou, medo de abandono
Choro
Produz alívio e descarga emocional sem o indivíduo verbalizar uma única palavra. Quando utilizado diante de qualquer situação, se torna tóxico e deixa a pessoa vulnerável. O choro é o primeiro canal de comunicação quando nascemos. No decorrer do nosso desenvolvimento ele vai diminuindo, dando lugar a novos recursos, como o verbal. Há pessoas que usam o choro como uma forma de proteção, para interromper algo que a machuca, silenciar uma conversa, comportamento, por isso, o choro não se trata de uma resposta, mas um comportamento. Não proporciona a administração de conflito, nem tem condições de resolver uma situação
ORGULHO:
Temos que delimitar a origem e destino desse sentimento. Se a origem é autoafirmação e desmerecimento do outro, el se torna um sentimento tóxico. O orgulho tem diversas facetas tóxicas, a pessoa pode não solicitar ajuda com medo de transparecer a fraqueza ou até mesmo diminuir o outro para ter a falsa “autoridade”
TÉDIO:
Quando a pessoa não se interessa por absolutamente nada quando não há um investimento emocional. O indivíduo com tédio tóxico não se sente responsável por dar a demanda e quando o faz, contamina todo o ambiente com suas reclamações, caretas, postura caída e movimentos lentos.