Expansão marítima portuguesa Flashcards
Quais foram as principais motivações para as Grandes Navegações?
ampliava-se a necessidade da obtenção de novas fontes de metais preciosos e de riquezas em geral, além de uma rota para as Índias que passasse pelo Mediterrâneo.
Quais foram as vantagens de Portugal em relação aos outros países europeus que justificou o pioneirismo português?
Precoce centralização política, aproximação entre o Estado centralizado e o grupo mercantil interessado no desenvolvimento do comércio (Revolução de Avis), localização geográfica do território português, país essencialmente litorâneo com a navegação como um importante meio de vida, estímulos dados pelo Estado aos empreendimentos náuticos (aprimoramento de técnicas e financiamento de expedições).
Por que a busca por uma nova rota para o acesso às especiarias?
A tomada de Constantinopla, principal entreposto onde eram obtidas as mercadorias do Oriente, pelos muçulmanos; comércio com a Europa fica comprometido. Busca por novas rotas indicava a possibilidade de obter monopólio do comércio oriental.
Quais eram os obstáculos para a atividade marítima portuguesa e a conquista dessa rota?
Desconhecimento geográfico (ideia de um mundo estático, imóvel e geocêntrico – Igreja Católica representando o predomínio ideológico contrário à difusão de novas ideias) e propagação de lendas acerca do território desconhecido.
O que justifica a renomeação do Cabo das Tormentas para Cabo da Boa Esperança?
A superação dos obstáculos enfrentados nessa passagem, uma vez que se tratava de um local de difícil navegação. Além do ponto de vista prático, é a partir desse momento em que ocorre uma quebra com os dogmas e lendas a respeito das navegações.
O que significou para Portugal a instalação de feitorias portuguesas nas Índias?
A consolidação do objetivo de obtenção das rotas comerciais, garantindo o monopólio comercial das especiarias exclusivamente para Portugal.