Exercicio De Fixacao 3 Flashcards
O que é relativismo cultural/moral e porque ele é considerado um desafio as teorias éticas?
Desafia a crença na objetividade e universalidade da verdade moral. Ele sustenta, com efeito, que não existe Algo como a verdade universal na ética o que existe são vários códigos culturais, e nada mais. Além disso, nosso próprio código não tem estatuto especial. É apenas um entre outros.
Apresente e discuta pelo -1 das três consequências indesejáveis a de levar a sério o relativismo cultural.
Não diríamos mais que os costumes das outras sociedades são moralmente inferiores aos nossos. Ou seja, deveríamos parar de condenar as outras sociedades meramente por que são diferentes. Na medida em que nós concentramos em alguns exemplos, tais com as práticas funerárias praticadas pelos gregos e pelos calatinos, esta parece ser uma atitude sofisticada e esclarecedora.
Reste os argumentos a favor de regras morais universais apresente e desculpa pelo -1 desses valores que são bons com candidatos a valores universais.
A algumas regras que todas as sociedades teriam em como porque tais regras são necessárias para a sociedade existe. Como os bebês devem ser protegidos falar a verdade, e proibição do assassinato. A regra da pra Bibi são da assassinato é um exemplo pois se as pessoas fossem livres para matar outras pessoas a vontade e que ninguém pensasse que cor que a qualquer coisa de errado nisso. Em tal sociedade ninguém se sentiria seguro. Todos estarem constantemente alertas. As pessoas que quiserem sobreviver teria de evitar as outras tanto quanto possível. Resultando assim inevitavelmente, em indivíduos que se tornaria tão altos suficientes quanto possível. Afinal, associar-se com outros poderia ser perigoso. A sociedade em uma escala maior entraria em colapso.
Apresente discuto dilema do bonde discutido em sala de aula.
O dilema do bonde fala sobre um bonde que está fora de controle em uma estrada. Em seu caminho tem cinco pessoas amarradas na pista ,felizmente é possível apertar um botão que encaminhará o bonde para um percurso diferente ,porém ali se encontra outra pessoa também atada. E a pergunta Seria se deveria apertar o botão. A maioria dos que consideram essa problema acreditam que é permitido utilizar o interruptor a maioria deste sente que não é só um ação permitida, mas também a melhor escolha moral, neste caso, sendo a outra não fazer absolutamente nada.
Ainda a respeito do dilema do bonde qual seria a melhor ação a ser tomada de Acordo com a teoria ética consequêncialista? E por que?
A teoria consequêncialista fala que o valor moral de uma ação reside na consequência das ações ,ou seja escolheria apertar o botão matando uma para salvar as cinco pessoas, tomando como motivação a escolha de ações que maximizem suas boas consequências e que reduzam ao máximo suas más consequências. Seu principal representante na filosofia moral e na ética é certamente o utilitarismo de modo a tornar-se um paradigma do consequêncialismo.
Ainda respeito do dilema do bonde qual seria a melhor ação a ser tomada de acordo com uma teoria ética de ontológica?Por que?
Para deontologia o que faz uma ação correta é a motivação do agente. agir conforme o dever ,ou seja ,escolheria não apertar o botão agindo conforme uma ordem auto imposta pela razão devido algum controle externo.
Utilizando exemplos das celebridades Instagram explique a diferença entre agir de acordo com o dever e agir em razão do dever.
Agir de acordo com dever é agir com motivação já agir em razão do dever não há uma motivação por trás ,se uma celebridade do Instagram Resolvi fazer uma boa ação sem postar por querer age em razão do dever que é ajudar. Mas se a referida posta para todos verem que ela está ajudando e favorecer sua imagem pública fica claro que ela age de acordo com o que parece ao menos intuitivamente ser é uma de ser um dever moral digamos o dever de ajudar a um dos menos favorecidos mas ela não faz isso em razão do dever mais sim de acordo com dever é que é tirar proveito disso.
Apresento explicar a primeira formulação do imperativo categórico de cante conhecida como fórmula da lei universal da natureza.
O imperativo categórico expressa o que deve ser feito e não está condicionado a fatores empíricos ou preferência. Nele a pessoa deve agir como se a máxima de situação devesse se tornar por meio da própria vontade uma lei universal da natureza. Portanto, as pessoas devem agir de acordo com os princípios que acham que são benéfico para todos.