Exame Época Normal 2019 Flashcards
Que competência(s) deverá ter um farmacêutico na implementação da farmacogenómica na prática clínica?
A. Desenho de regimes terapêuticos baseados em dados farmacogenéticos
B. Comunicação de recomendações farmacogenéticas específicas aos outros profissionais de saúde
D. Comunicação dos resultados dos testes genéticos aos utentes
As sequências responsáveis pela regulação da transcrição de cada gene, nos organismos superiores:
C. Podem nalguns casos compreender elementos de estrutura nucleotídica do tipo enhancer
D. Constituem sítios de ligação para proteínas, em certos casos idênticas em todos os tecidos e existentes nos loci genéticos em geral
Onde é que se encotram a maioria das ilhas CpG nos genes eucarióticos?
C. Na região do promotor próximo
Quais das seguintes características distinguem os fatores de transcrição de outras proteinas reguladoras?
D. Os fatores de transcrição apesar de se ligarem ao DNA podem estar presentes tanto no citoplasma, como no núcleo, enquanto que as outras proteínas reguladoras não se ligam diretamente ao DNA
Quais dos seguintes métodos permitem determinar com exatidão a estrutura de um elemento de resposta de um fator de transcrição?
C. EMSA
D. Ensaio de DNase I footprinting
O que entende por níveis de expressão relativos?
A. Níveis de expressão de um gene relativamente a um controlo endógeno
C. Níveis de expressão de um gene expresso relativamente aos níveis de rRNAs
A regulação dos genes nos organismos superiores
A. Conduz à definição dos diversos fenótipos celulares durante o desenvolvimento de um organismo
Muitas proteínas de ligação ao DNA com função reguladora, comportam na sua estrutura:
B. Um domínio constituído por resíduos de AA básicos
D. Um domínio constituído por resíduos de cisteína e histidina em interação coordenada com átomos zinco
As mitocôndrias contêm o seu próprio DNA (mtDNA)
A. Nas células do mamífero, o genoma mitocondrial é uma molécula circular de cadeia dupla, designado … cadeia H (heavy) e cadeia L (light), respetivamente, devido às suas diferentes densidades num gradiente … de césio
B. Nas células de mamífero, as moléculas de mtDNA poderão apresentar todas as mesma sequência nucleotídica (homoplasmia) ou poderão existir variantes com diferentes sequências nucleotídicas mutantes (heteroplasmia)
C. O mtDNA codifica para um pequeno conjunto de proteínas, que constitui o proteoma mitodondrial
As sequências enhancer que contêm elementos reguladores cis-acting:
A. Podem localizar-se em sequências intrónicas
B. Podem localizar-se tanto a montante como a jusante de um determinado promotor
D. São frequentemente cell-type específicas, i.e funcionam especificamente apenas em determinadas células diferenciadas
O recrutamento de uma HAT, leva a modificações na estrutura da cromatina e na ligação de fatores de transcrição específicos. Escolha as consequências mais prováveis do recrutamento de uma HAT: (são 3 certas, falta 1)
B. Há o reconhecimento desse local por complexos de remodelação da cromatina que contenham proteínas com domínios do tipo bromo, um aumento da acetilação das caudas das histonas nos nucleossomas dessa região e a ligação de fatores de transcrição específicos.
C. Há um aumento da acetilação das caudas das histonas nos nucleossomas dessa região, o reconhecimento desse local por complexos de remodelação da cromatina que contenham proteínas com domínios do tipo bromo, e ligação de fatores de transcrição específicos
Quais dos seguintes repórteres são usados nos ensaios de transfecçãp-transativação?
B. Luciferase
C. Beta-galactosidase
Os pDNAs usados como vetores de clonagem deverão conter:
A. Uma região que contenha sítios de restrição únicos
B. Um gene que confira resistência a um antibiótico
C. Uma origem de replicação
No DNA genómico de uma célula, os sítios de hipersensibilidade à DNase:
A. Variam em função do gene e do fenótipo em causa
D. São frequentemente encontradas a nível das regiões promotoras dos genes ativos, num determinado tecido
A iniciação da transcrição nos eucariotas apresenta maior complexidade do que nos procariotas (são 3 certas, falta uma)
A. Nos organismos multicelulares a transcrição específica dos genes é fortemente regulada através de mecanismos de ativação e repressão
C. Nos eucariotas, cada tipo de RNA é transcrito do respetivo gene sob catálise de uma RNA polimerase específica
Com a biblioteca de cDNA construída num vetor λ, originalmente produzida a partir de mRNA derivado de fígado fetal k de murganho, espera conseguir clonar:
D. A maioria dos genes de murganho que são transcritos pela RNApol1 no fígado fetal
A existência de famílias de genes:
B. é uma característica universal comum aos procariotas e aos eucariotas
C. Está muitas vezes patente no genoma animal sob forma de genes distintos organizados em tandem ou cluster
D. Está relacionada com os nomes de evolução das espécies e é o resultado de duplicações de genes ancestrais
Quais das seguintes alternativas melhor descrevem o tipo de informação obtida a partir de um ensaio de imunoprecipitação da cromatina (ChIP)?
C. Locais no genoma que são ocupados por proteínas de ligação ao DNA
Para medir a atividade transcricional de um enhancer do gene x que combinação de elementos poderia usar no plasmídeo repórter?
A. Enhancer, promotor próximo heterólogo, gene repórter
B. Enhancer, promotor próximo do gene X, gene repórter
Quais das seguintes alternativas descrevem a informação obtida através de um ensaio de sequenciação de DNA modificado por bissulfito de sódio?
D. A sequenciação de DNA modificado por bissulfito de sódio revela a localização dos resíduos de citosina que estão metilados
Um ensaio do desvio da mobilidade eletroforética (EMSA)permite:
C. Ser usado para determinar se uma proteína se liga a uma sequência de DNA
O método de sequenciação de DNA de Sanger:
B. Requer a presença de um primer iniciador
C. Processa-se na presença de um DNA molde que é copiado pelo fragmento de Klenow da DNA polimerase I
D. Baseia-se na interrupção controlada da polimerização do DNA na presença dos dNTPS percursores e de cada um dos ddNTPs
Durante o processo de transcrição, os fatores de transcrição específicos interagem com qual dos seguintes tipos de proteínas?
A. Fatores gerais de transcrição (ex. TFIID) e RNA polimerase II
C. Enzimas modificadoras de histonas e proteínas de remodelação da cromatina
D. O complexo Mediador
A proteína p300:
B. É um co-ativador transcricional
C. É uma acetil-transferase de histonas