Evolução Biológica Flashcards
Explique o modelo autogénico.
Este modelo defende que os organismos eucariontes resultam de uma evolução gradual de organismos procariontes. Invaginações especializadas da membrana celular da célula procarionte ancestral rodearam o DNA e acabaram por se isolar, formando o núcleo. Outras invaginações formaram organelos do sistema endomenbranar, como o retículo endoplasmático e o complexo de Golgi. O aparecimento das mitocôndrias e dos cloropastos, que são organelos semiautónomos com uma molécula de DNA própria, é explicado a partir de porções de DNA que abandonaram o núcleo e foram rodeadas por membranas.
Observações que apoiam o modelo autogénico.
Este modelo é apoiado pela observação de que as membranas internas das células eucarióticas mantêm a mesma assimetria que se verifica na membrana celular.
Limitações do modelo autogénico.
O modelo autogénico pressupõe uma origem comum para todo o DNA presente na célula e o DNA mitocondrial e cloropastidial apresentam diferenças significativas em relação ao DNA nuclear.
Explique o modelo endossimbiótico.
Considera que as células eucarióticas são o resultado da associação simbiótica de vários ancestrais procarióticos.
Este modelo admite que o sistema endomembranar das células eucarióticas se formou a partir de invaginações da membrana celular, mas que as mitocôndrias e os cloropastos têm origem em células procarióticas ancestrais de vida livre, que foram englobadas por endocitose por células hospedeiras de maiores dimensões com as quais estabeleceram relações de endossimbiose, passando a viver dentro delas. Possivelmente, os ancestrais das mitocôndrias e dos cloropastos terão sido presas ou parasitas de células procarióticas heterotróficas e anaeróbias, que sobreviveram dentro delas e beneficiaram de proteção. Posteriormente, a interdependência entre hospedeiro e endossimbiontes terá conduzido à formação de um único organismo.
Os ancestrais das mitocôndrias foram procariontes heterotróficos aeróbios que dotaram a célula hospedeira de uma maior capacidade de obtenção de energia, num meio ambiente em que a concentração de O2 livre estava a aumentar.
Os ancestrais dos cloropastos foram procariontes fotossintéticos que proporcionaram à célula hospedeira uma maior facilidade de obtenção de nutrientes, num meio de competição crescente pelo alimento disponível.
que observações que apoiam o modelo endossimbiótico?
1) As relações de endossimbiose são relativamente comuns e verificam-se em organismos atuais.
2) As mitocôndrias e os cloropastos têm muitas semelhanças e afinidades com os procariontes atuais, como:
- O tamanho e a forma são semelhantes aos das bactérias;
- têm o seu próprio material genético ( molécula circular de DNA não associado a histonas, semelhante ao DNA bacteriano);
…
Explique o que é o fixismo.
Defende a imutabilidade das espécies após a sua criação, e foi aceite como dogma até ao século XVIII.
Considera que as diferentes espécies de seres vivos são perfeitas, permanentes e imutáveis, e que a sua origem foi independente.
Explique o que é o evolucionismo.
Defende que as espécies evoluem e se transformam, dando origem a novas espécies.
Defende que os seres vivos atuais são o resultado da modificação de seres vivos atuais que existiram no passado e que, por isso, as espécies se alteram ao longo do tempo e estão relacionadas umas com as outras.
Quem é que defendeu o fixismo?
Lineu.
Quem é que defendeu o evolucionismo?
Lamarck e Darwin.
Quais são as teorias fixistas?
Criacionismo;
Teoria da geração espontânea;
Catastrofismo.
Explique a teoria da geração espontânea.
Os seres vivos surgiram de matéria inerte.
Explique o catastrofismo.
Catástrofes eliminam seres e outros aparecem.
Explique o criacionismo.
Baseia-se nas escrituras e defende que os seres vivos foram criados por Deus, na sua forma perfeita e definitiva, e nunca mais sofreram modificações.
Quais são as teorias evolucionistas?
Lamarckismo e Darwinismo.
Em que se baseou Lamarck na formação da sua teoria?
Lei do uso e desuso;
Lei da herança das características adquiridas.