Europa Nas Décadas De 1920 E 1930 Flashcards
Quando ocorreu e em que consistiu o “O Crash da Bolsa”?
O Crash da bolsa ocorreu em 24 de outubro de 1929 e o mesmo aconteceu, pois a produção de produtos, tanto industriais como agrícolas, era excessiva e com a pobreza da sociedade os produtores eram obrigados a reduzir brutalmente os preços o que, consequentemente, fazia com que os lucros não cobrissem o investimento inicial, essa redução lucrativa levou a falência de vários agricultores e que muitos investidores vendessem as suas ações, esperando a redução dos prejuízos.
Que impérios caíram com o fim da primeira guerra mundial?
Alemão, Russo, austro-húngaro e otomano.
Com a queda dos impérios, quais são alguns dos estados que surgiram?
Finlândia, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Checoslováquia, Jugoslávia e Hungria, que seguiam o regime republicano.
Quem fazia parte da extrema esquerda?
Inglaterra, França, Irlanda, Suíça, Noruega, Suécia, Finlândia, Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e Checoslováquia.
Quem fazia parte da extrema direita?
Alemanha, Itália, Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia, Roménia, Hungria, Áustria, Jugoslávia, Bulgária, Albânia, Grécia, Turquia, Espanha e Portugal.
Quais foram as principais consequências da crise económica?
As principais consequências da crise económica foram, a falência de várias empresas, que consequentemente, aumentava a taxa de desemprego, com a falta de dinheiro baixava o poder de compra o que fazia com que houvesse acumulação excessiva de produtos, e a falência dos bancos que arruinou varias pessoas que dependiam de créditos.
Porque houve um descrédito das democracias liberais?
Por estas democracias não terem conseguido solucionar problemas como a crise económica, muitas pessoas deixaram de a apoiar.
Quais foram os antecedentes da grande depressão?
Os antecedentes da grande depressão foram a especulação que consistiu na ilusão de que os EUA eram prósperos levando à venda de ações, em excesso, com um valor superior ao seu valor real e a superprodução que, graças á capacidade de compra dos consumidores ser inferior ao nível da produção, fez com que os produtores industriais e os agricultores fossem obrigados a baixar os seus preços, de maneira a escoar os “stocks”, por outras palavras, vender os seus produtos.
Que impactos sociais teve a crise?
Registaram-se cerca de 40 milhões de desempregados, os agricultores foram á miséria, os donos de fábricas perderam os seus bens, para não ficarem na miséria, registou-se um aumento da mendicidade, da prostituição, da criminalidade, do suicídio, das greves e das manifestações.
Porquê e como ocorreu a mundialização da crise?
Muitos países foram afetados com a crise económica, estando direta ou indiretamente dependentes dos Estados Unidos da América, As nações deixaram de produzir tanta matéria prima o que baixou os lucros, a Alemanha e Áustria perderam a fonte principal de “reforço económico” para recuperar as suas terras, os países industrializados não conseguiam vender produtos industrializados e as empresas europeias, que estavam dependentes de capitais estrangeiros, abriram falência por falta de lucro.