ET5 erros Flashcards
Decorrido o prazo de quinze dias, caso não tenha sido efetuada a reexportação, salvo demora justificada, a partida ou remessa deverá passar por tratamento específico, desde que aprovado pelo Ministério da Agricultura, ou ser destruída.
INCORRETO. NÃO HÁ PREVISÃO DE TRATAMENTO ALGUM.
Decorrido o prazo de quinze dias, caso não tenha sido efetuada a reexportação, salvo demora justificada, A PARTIDA OU REMESSA DEVERÁ SER DESTRUÍDA.
Quando os controles oficiais das importações sujeitas ao procedimento referido revelarem qualquer descumprimento deste Regulamento, as autoridades do MAPA, ampliarão as verificações e os controles, observando a gravidade do descumprimento, realizando novas análises de riscos e notificando, em prazo a ser definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, os países exportadores, segundo os acordos sanitários agropecuários.
INCORRETO. NÃO HÁ PRAZO E A NOTIFICAÇÃO DEVERÁ SER IMEDIATA!
realizando novas análises de riscos e notificando, de imediato, os países exportadores, segundo os acordos sanitários agropecuários.
Em caso de indícios de descumprimento da legislação ou de dúvidas quanto à identidade ou o destino da produção, carga ou remessa, ou à correspondência entre a produção, carga ou remessa e as respectivas garantias certificadas, a autoridade competente nos postos sanitários agropecuários poderá reter a remessa ou partida, e notificará oficialmente os responsáveis pela carga sobre a inconformidade constatada, não cabendo recurso caso a não conformidade seja evidente.
INCORRETO. poderá reter a remessa ou partida, até que sejam eliminados os indícios ou as dúvidas.
A autoridade competente notificará oficialmente os responsáveis pela carga sobre a inconformidade constatada, cabendo recurso, na forma definida em norma específica.
A autoridade competente ou o organismo de controle do país exportador assegurarão a certificação oficial de cada remessa controlada, antes ou após a entrada em território nacional, quando aplicável.
INCORRETO. ANTES DA RESPECTIVA ENTRADA EM TERRITÓRIO NACIONAL…
Sempre que uma autoridade suspeitar que existe risco sanitário ou fitossanitário, solicitará informações adicionais às outras Instâncias do Sistema Unificado de Atenção Agropecuária, que deverão transmitir imediatamente todas as informações pertinentes de que disponham
INCORRETO. DEVERÃO TRANSMITIR COM URGÊNCIA TODAS AS INFORMAÇÕES PERTINENTES DE QUE DISPONHAM.
Os Laboratórios serão organizados em rede, sem hierarquia ou regionalização, tendo, entre outros fundamentos para a sua estruturação, o nível de complexidade de suas instalações laboratoriais.
INCORRETO. Os Laboratórios serão organizados em rede, de forma hierarquizada e regionalizada, tendo como fundamento para a sua estruturação:
I - o nível de complexidade de suas instalações laboratoriais;
II - os critérios epidemiológicos, sanitários, demográficos e geográficos que orientem a delimitação de suas bases territoriais; e
III - as atividades na sua respectiva jurisdição.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento terá prazo de noventa dias, a contar do protocolo do requerimento de reconhecimento de equivalência e habilitação do serviço de inspeção devidamente instruído, para analisar a documentação entregue, realizar as auditorias técnico-administrativas de que trata o §1º e manifestar-se quanto ao deferimento do pedido.
INCORRETO. O PRAZO É DE SESSENTA DIAS.
A contratação de especialistas pela União, por tempo determinado e em situações de emergência em que ocorra risco à saúde ou ao abastecimento público, para atender os serviços de inspeção prévia e de fiscalização, será autorizada pelo Presidente da República, que fixará a remuneração dos contratados em níveis compatíveis com o mercado de trabalho e dentro dos recursos orçamentários disponíveis.
CORRETO
Entre outros integrantes, os sindicatos das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária participarão do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
INCORRETO. ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária; CUIDADO!!! Órgão de fiscalização (CRMV, CFMV) não se confundem com Sindicatos…
No caso de o adquirente, locatário ou arrendatário ter feito a comunicação de alienação, aluguel ou arrendamento por escrito ao SIF, e o alienante, locador ou arrendante não apresentar, dentro do prazo máximo de trinta dias, os documentos necessários à transferência, será cassado o registro ou o relacionamento do estabelecimento.
INCORRETO. a comunicação será realizada pelo alienante, locador ou arrendante.
presunto é o produto cárneo obtido preferencialmente do pernil suíno, curado, defumado ou não, desossado ou não, com adição ou não de ingredientes, e submetido a processo tecnológico adequado.
INCORRETO. presunto é o produto cárneo obtido exclusivamente do pernil suíno
Os ovos recebidos na unidade de beneficiamento de ovos e seus derivados devem ser provenientes de estabelecimentos avícolas registrados junto ao Serviço Inspeção Federal.
INCORRETO. os estabelecimentos avícolas devem ser registrados junto ao serviço oficial de saúde animal
queijo em pó é o produto lácteo ou produto lácteo composto obtido por meio da fusão e da desidratação, mediante um processo tecnológico específico, da mistura de uma ou mais variedades de queijo, com ou sem adição de outros produtos lácteos, de sólidos de origem láctea, de especiarias, de condimentos ou de outras substâncias alimentícias, no qual o queijo constitui o ingrediente lácteo utilizado como matéria-prima preponderante na base láctea do produto.
CORRETO
O transportador é responsável pelo controle das condições de recepção e seleção do leite destinado ao beneficiamento ou à industrialização, conforme especificações definidas RIISPOA e em normas complementares.
INCORRETO. estabelecimento industrial é responsável pelo controle das condições de recepção e seleção do leite destinado ao beneficiamento ou à industrialização.
As carcaças, os quartos ou as partes de carcaças em natureza de bovinos, de búfalos, de equídeos, de suídeos, de ovinos, de caprinos e de ratitas, destinados ao comércio varejista ou em trânsito para outros estabelecimentos recebem o carimbo do SIF diretamente em seus membros e devem possuir, além deste, etiqueta-lacre inviolável
INCORRETO. recebem o carimbo do SIF diretamente em sua SUPERFÍCIE e devem possuir, além deste, etiqueta-lacre inviolável.
O MAPA, como Instância Central e Superior, institucionalizará Planos Plurianuais de Atenção à Sanidade Agropecuária, estratégicos e normativos, articulados entre as três Instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
INCORRETO. Os planos serão ESTRATÉGICOS E EXECUTIVOS…
Serão reconhecidos no Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária, em atos complementares do MAPA, como Instância Central e Superior, ações, programas e projetos implantados com o objetivo de valorizar as atividades de controle relacionadas com o sistema APPCC
INCORRETO. em atos específicos do MAPA
A autoridade competente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, permitirá a reexportação de uma remessa, desde que, dentre outros, o novo destino tiver sido definido pelo responsável pela partida.
CORRETO
Nenhum estabelecimento industrial ou entreposto de produtos de origem animal poderá funcionar no País, sem que esteja previamente registrado na junta comercial para início da sua atividade.
INCORRETO. previamente registrado no órgão competente para a fiscalização da sua atividade
As atividades que excedem as atividades normais de controle incluem medidas preventivas e corretivas e outros controles adicionais, para verificar a dimensão e a solução do problema.
INCORRETO. incluem medidas corretivas e outros controles adicionais, para verificar a dimensão e a solução do problema.
Um dos objetivos da PNGATI no eixo de uso sustentável de recursos naturais é garantir aos povos indígenas o usufruto exclusivo das riquezas do solo, dos rios e dos lagos existentes em terras indígenas.
CORRETO. objetivo de assegurar aos povos indígenas o direito exclusivo ao uso dos recursos naturais em suas terras, como parte da estratégia de uso sustentável.
Empreendimentos localizados ou desenvolvidos em território nacional, mas sem impacto significativo de âmbito nacional ou regional, estão sob a competência do IBAMA para licenciamento ambiental.
INCORRETO. o IBAMA é responsável pelo licenciamento ambiental de empreendimentos e atividades com significativo impacto ambiental de âmbito nacional ou regional, incluindo aqueles localizados ou desenvolvidos no Brasil e em países limítrofes ou em áreas como o mar territorial e terras indígenas.
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, sem prejuízo dos seus direitos e obrigações nos foros internacionais, deverá, dentre outros, contribuir, independente da situação, para a elaboração de acordos sobre o reconhecimento da equivalência de medidas específicas relacionadas com os produtos de origem animal e vegetal, e os alimentos para animais
INCORRETO. contribuir, “sempre que relevante e adequado”, para a elaboração de acordos sobre o reconhecimento da equivalência de medidas específicas relacionadas com os produtos de origem animal e vegetal, e os alimentos para animais;
O prazo máximo para retenção de cargas ou partidas, por motivo de controle sanitário agropecuário, será de sessenta dias, podendo ser ampliado, a critério da autoridade competente, nos casos previstos em normas específicas.
INCORRETO. O prazo máximo para retenção de cargas ou partidas, por motivo de controle sanitário agropecuário, será de quinze dias, Decorrido o prazo de 15 dias, se a reexpedição não tiver sido feita, salvo demora justificada, a remessa deve ser devolvida, sacrificada ou destruída.
Entre outros integrantes, órgãos de fiscalização das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária participarão do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária.
CORRETO. Participarão do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária:
I - serviços e instituições oficiais;
II - produtores e trabalhadores rurais, suas associações e técnicos que lhes prestam assistência;
III - órgãos de fiscalização das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária; e
IV - entidades gestoras de fundos organizados pelo setor privado para complementar as ações públicas no campo da defesa agropecuária.
Entende-se como educação sanitária em defesa agropecuária o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e penalizar aqueles de descumprirem as regras pertinentes à saúde animal.
INCORRETO. educação sanitária em defesa agropecuária o processo ativo e contínuo de utilização de meios, métodos e técnicas capazes de educar e desenvolver consciência crítica no público-alvo
Fica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na forma da lei e no âmbito de sua atuação, autorizado a celebrar convênios com entes públicos e privados, para apoiar, subsidiariamente, as ações no campo da defesa agropecuária.
INCORRETO. APENAS ENTES PÚBLICOS
Fica o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, na forma da lei e no âmbito de sua atuação, autorizado a celebrar convênios com entes públicos, para apoiar, subsidiariamente, as ações no campo da defesa agropecuária.
A interdição poderá ser levantada, após o atendimento das exigências que motivaram a sanção e, caso não seja levantada decorridos doze meses, será cancelado o registro.
INCORRETO. Foi revogado esse artigo
Entende-se por estabelecimento agroindustrial de pequeno porte de produtos de origem animal aquele que, cumulativamente, dentre outros, possui área útil construída não superior a duzentos e cinquenta metros quadrados.
CORRETO
Segundo o RIISPOA, carne mecanicamente separada de pescado é o produto congelado obtido de pescado, envolvendo o descabeçamento, a evisceração, a limpeza destes e a separação mecânica da carne das demais estruturas inerentes à espécie, como espinhas, ossos, permanecendo a pele.
INCORRETO. separação mecânica da carne das demais estruturas inerentes à espécie, como espinhas, ossos e pele
A avaliação e o destino das carcaças, das partes das carcaças e dos órgãos são atribuições do Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária, ou do médico veterinário integrante da equipe do serviço de inspeção federal, que, caso identificar doenças infectocontagiosas, o destino dado aos órgãos será similar àquele dado à respectiva carcaça.
CORRETO
É permitido o aproveitamento de matéria fecal oriunda da limpeza dos currais e dos veículos de transporte, desde que o estabelecimento disponha de instalações apropriadas para essa finalidade, observada a legislação específica.
CORRETO
A inspeção e a fiscalização industrial e sanitária de produtos de origem animal são de atribuição exclusiva do Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária.
INCORRETA. atribuição do Auditor Fiscal Federal Agropecuário com formação em Medicina Veterinária, do Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal e dos demais cargos efetivos de atividades técnicas de fiscalização agropecuária, respeitadas as devidas competências.
As Instâncias Intermediárias regulamentarão e coordenarão a fiscalização agropecuária do trânsito intermunicipal e intramunicipal, com base nas normas fixadas pelas Secretarias de Agricultura dos Estados, como Instâncias Intermediárias.
INCORRETA. As Instâncias Intermediárias regulamentarão e coordenarão a fiscalização agropecuária do trânsito intermunicipal e intramunicipal, com base nas normas fixadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior
As Instâncias Locais responderão pela execução atividades de natureza estratégica, normativa, reguladora, coordenadora e operativa.
INCORRETO. AS INSTÂNCIAS INTERMEDIÁRIAS SERÃO RESPONSÁVEIS PELA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE NATUREZA ESTRATÉGICA, NORMATIVA, REGULADORA, COORDENADORA E OPERATIVA de interesse da União, e também as privativas dos Estados ou do Distrito Federal, em seus respectivos âmbitos de atuação e nos termos das regulamentações federal, estadual ou distrital pertinentes.
As Instâncias Locais responderão pela execução de ações de interesse da União, dos Estados, do Distrito Federal ou dos Municípios, no âmbito de sua atuação, nos termos das legislações federal, estadual, distrital ou municipal pertinentes.
É estabelecida a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.
INCORRETO. É estabelecida a obrigatoriedade da prévia fiscalização, sob o ponto de vista industrial e sanitário, de todos dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis, sejam ou não adicionados de produtos vegetais, preparados, transformados, manipulados, recebidos, acondicionados, depositados e em trânsito.
As Instâncias Intermediárias e Locais, em suas áreas de abrangência, revisarão e adequarão os planos de contingência e de emergência às suas condições específicas.
INCORRETA. Somente as intermediárias
As Instâncias do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária podem fixar, com base em legislação complementar, taxas diferenciadas para os serviços que prestam ou isentá-las em situações específicas.
INCORRETO. com base em legislação PRÓPRIA
A autoridade competente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento notificará, por meio de documentos previstos em normas específicas e próprias, aos serviços aduaneiros e aos importadores e indicará se as mercadorias podem ou não ser colocadas no território nacional antes de serem obtidos os resultados das análises das amostras, desde que esteja garantida a rastreabilidade das importações.
CORRETA
Deverão ser solicitadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como Instância Central e Superior, antes das auditorias gerais, informações atualizadas dos controles sanitários agropecuários elaborados pelas Instâncias Intermediárias e Locais.
INCORRETO. Poderão ser solicitadas antes das auditorias gerais e não deverão
São participantes do SUASA:
I - serviços e instituições oficiais;
II - produtores e trabalhadores rurais, suas associações e técnicos que lhes prestam assistência;
III - órgãos de fiscalização das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária; e
IV - entidades gestoras de fundos organizados pelo setor privado para complementar as ações públicas no campo da defesa agropecuária.
CORRETO
As autoridades competentes de cada Instância verificarão o cumprimento da legislação mediante controles não discriminatórios.
CORRETO
Para alcançar o objetivo geral de elevado nível de proteção à saúde animal e à sanidade vegetal, a garantia da inocuidade dos produtos de origem animal e vegetal, as medidas sanitárias e fitossanitárias serão baseadas em análise de risco, inclusive quando não for adequado às circunstâncias ou à natureza da medida.
INCORRETO. EXCETO QUANDO NÃO FOR ADEQUADO ÀS CIRCUNSTÂNCIAS OU À NATUREZA DA MEDIDA.
Os Sistemas Brasileiros de Inspeção de Produtos e Insumos Agropecuários terão a responsabilidade de assegurar que os procedimentos e a organização da inspeção de produtos de origem animal e vegetal, e dos insumos agropecuários, se façam por métodos universalizados e aplicados igualitariamente em todos os estabelecimentos inspecionados.
INCORRETO. EQUITATIVAMENTE EM TODOS OS ESTABELECIMENTOS INSPECIONADOS…
A noção de igualdade, via de regra, está relacionada com tratar todas as pessoas da mesma forma e garantir que todos os indivíduos tenham acesso às mesmas oportunidades, já equitativamente, relaciona-se em equiparar todos em uma mesma direção conforme cada peculiaridade e realidade
As multas previstas serão agravadas até o grau máximo, nos casos de artifício, ardil, simulação, desacato, embaraço ou resistência a ação fiscal, levando-se em conta, além das circunstâncias atenuantes ou agravantes, a situação econômico-financeira do infrator e os meios ao seu alcance para cumprir a Lei.
INCORRETO. Foi revogado
Sobre o Programa Nacional de Zoneamento Agrícola de Risco Climático: Os dados obtidos dos estudos de avaliação, quantificação e monitoramento de riscos agroclimáticos ficam restritos aos pesquisadores do programa e aos órgãos e entidades que estiverem custeando o projeto
INCORRETO. disponibilizar informações de avaliação, quantificação e monitoramento de riscos agroclimáticos à sociedade.
O ZARC será coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
CORRETO
Fazer a avaliação e o monitoramento de riscos agroclimáticos, difusão de resultados e informações são um dos objetivos da ZARC
CORRETO
À Instância Central e Superior do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária compete Inventário das doenças e pragas diagnosticadas
INCORRETO. Função da instância LOCAL
De acordo com o ACORDO DE PARIS, o Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em-> 37% até 2025 e 43% até 2030
De acordo com a ATUALIZAÇÃO DAS METAS ATUALIZADAS, o Brasil comprometeu-se a reduzir as emissões de gases de efeito estufa em -> 48% até 2025 e 53% até 2030
CORRETO. e é atualizado de 5 em 5 anos
Acordo de Paris: manter o aumento da temperatura média global em bem abaixo de 2ºC acima dos níveis pré-industriais e de envidar esforços para limitar o aumento da temperatura a 2,5ºC acima dos níveis pré-industriais, reconhecendo que isso reduziria significativamente os riscos e os impactos da mudança do clima.
INCORRETO. 1,5ºC acima dos níveis pré-industriais
O Acordo de Paris prevê que a responsabilidade de envidar esforços para formular e comunicar estratégias de longo prazo para um desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa, fica a cargo exclusivo dos países mais desenvolvidos, que são, potencialmente, mais poluidores.
INCORRETO. TODAS AS PARTES devem envidar esforços para formular e comunicar estratégias de longo prazo para um desenvolvimento de baixa emissão de gases de efeito estufa. Ou seja, tanto os países mais desenvolvidos quanto os menos possuem responsabilidades no âmbito do Acordo de Paris.
ZARC: os projetos e os estudos de avaliação, quantificação e monitoramento de riscos agroclimáticos:
priorizarão a identificação e a avaliação de sistemas de produção resilientes, menos suscetíveis aos impactos de adversidades meteorológicas e adequados às condições EDAFOCLIMÁTICAS brasileiras; e
poderão incluir avaliações econômicas ou ATUARIAIS, a fim de subsidiar programas ou políticas públicas de gestão de RISCOS RURAIS.
CORRETO
Acordo de Paris: Cada Parte deve preparar, comunicar e manter sucessivas contribuições nacionalmente determinadas que pretende alcançar, adotando medidas de mitigação domésticas, com o fim de alcançar os objetivos daquelas contribuições.
CORRETO. cada nação deve fazer sua parte por meio das chamadas contribuições nacionalmente determinadas (em inglês, Nationally Determined Contributions – NDCs) à resposta global à mudança do clima, isto é, esforços e metas para atingir os objetivos propostos.
compromissos firmados no Acordo de Paris envolvem ZERAR o desmatamento ilegal na Amazônia brasileira até 2030 e DIMINUIR o desmatamento
CORRETO
As carcaças dos suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos búfalos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas
INCORRETO. devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor
Sobre o desenvolvimento sustentável e gestão ambiental de atividades rurais, é correto afirmar que a competência para aprovar o manejo e a supressão de vegetação de florestas e formações sucessoras em imóveis rurais é, em regra:
Dos Estados.
Da União em conjunto com os Estados
Dos Estados em conjunto com os Municípios.
Dos Estados. É competência da União apenas quando se tratar de florestas públicas federais, terras devolutas federais ou unidades de conservação instituídas pela União (exceto APAs)
Os animais reagentes positivos a testes diagnósticos para brucelose devem ser abatidos por último.
INCORRETO. devem ser abatidos SEPARADAMENTE