Estudo-pam Flashcards
Qual deverá ser a técnica para exodontia do dente 16 com carie extensa, restando apenas as raízes dentarias?
A técnica para exodontia das raízes dentarias será a odontosecção. É uma manobra cirúrgica no qual dentes com 2 ou 3 raízes são separadas, com o objetivo de facilitar a exodontia, pode ser utilizado broca cirúrgica (alta ou baixa rotação) ou até mesmo cinzel e martelo.
Qual será a técnica anestésica e quais nervos serão anestesiados na exodontia do elemento 26?
Técnica terminal infiltrativa pois é um dente só (26). Pela face vestibular (nervo alveolar posterior superior e médio) e pela face palatina (ramos terminais do palatino maior).
As intervenções cirúrgicas são realizadas em 4 tempos básicos e fundamentais. Quais são eles?
Diérese - ato pelo qual o cirurgião separa, divide os tecidos, abrindo caminho para se chegar aos planos mais profundos, e atingir, por meio desde primeiro passo, o objetivo da cirurgia.
Exérese – ato de remover parcial ou totalmente um órgão ou tecido.
Hemostasia – prevenção da perda excessiva de sangue durante a cirurgia.
Síntese - etapa final do procedimento cirúrgico, conjunto de manobras que o cirurgião emprega para aproximar (reunir) os tecidos que foram separados.
Quais são os movimentos das alavancas?
Os movimentos das alavancas são:
Cunha: inserção do material no interior do espaço periodontal
Rotação: movimentos horários e anti-horários, curtos, mas firmes
Alavanca: este movimento, sinérgico aos outros dois, é realizado sendo que o ponto de apoio é a crista óssea, e nunca os dentes vizinhos.
Analise a figura a seguir e responda para que servem os instrumentos n° 1 e 4
Fórceps - instrumento em formato de alicate, desenhado para se adaptar a cada grupo dentário e permitir assim a exodontia, diferentes formatos depende do dente
Alavancas - são instrumentos com lamina única utilizados para realizar a luxação de dentes e raízes
Curetas - com instrumentos em forma de os quais apresentam bordas cortantes e tem como objetivo raspar a superfície de um tecido
Descoladores – fazer sindesmotomia, separação romba dos tecidos por meio de um espaço anatômico virtual
Quais os cuidados pré operatórios com paciente masculino, 35 anos, portador de valvopatia em uso de acetil salicílico que necessita realizar exodontia de 37 cariado.
Deve ser realizado uma profilaxia antibiótica (amoxilicina 2g de 30 a 60min antes da exodontia) devido o paciente ser portador de valvopatia e ter um risco maior de desenvolver endocardite infecciosa.
Cuidado com o acido acetil salicílico pois causa um retardo na coagulação, aumentando o sangramento.
Qual fórceps devera ser utilizado para exodontia do dente 47?
O fórceps Nº 17 – molares inferiores ou o Nº 16 – molares inferiores “chifre de boi”
Paciente 27 anos, sexo feminino, leucoderma, refere alergia a amoxicilina e dipirona sódica, compareceu a clinica odontológica para exodontia dos terceiros molares. Qual a classificação do dente 48 de acordo com pell and Gregory e medicação pos operatória para esse paciente?
Antibiótico:
Cefalexina 500mg – 28cps
Tomar 1cp, 6/6h, durante 7 dias
Analgésico:
Paracetamol 500 ou 750mg – 12cp
Tomar 1cp, 6/6h, por 3 dias ou se dor
Anti-inflamatório:
Nimesulida 100mg – 10cps
Tomar 1cp, 12/12h, durante 5 dias
Quais são as substancias químicas mais utilizadas na antissepsia do paciente e qual o espectro de ação delas?
Primeiro faço a antissepsia intra-oral (Clorexidina 0,12%) e depois a extra-bucal (nariz até mento - Clorexidina 2% ou Iodopovidina).
A clorexidina possui um amplo espectro de ação e o iodo possui um largo espectro de ação também.
A clorexidina age sobre bactérias gram-positivas, gram-negativas, fungos, leveduras e vírus lipofílicos.
A Iodopovidona exerce uma ação bactericida, virucida, fungicida e esporicida, destruindo ao mesmo tempo os protozoários.
A lavagem das mãos é de estrema importância antes de um procedimento cirúrgico. Descrema como é a maneira correta de se lavar as mãos ate o momento de calcar as luvas cirúrgicas
O manilúvio deve ser feito com escovas macias – degermação das mãos, pia exclusiva, comando por pedal ou fotocélula, unhas – madeira ou plástico, sem acessórios – mãos e antebraço e utilizando PVPI (iodo) degermante ou clorexidina. Nas mãos devem ser lavados: Unhas Face volar da mão (palma) Face dorsal Borda ulnar da mão Dedo mínimo Espaço interdigitais (sempre no sentido do cotovelo) Antebraço Punhos Cotovelo Superfícies: volar, dorsal, ulnar e radial Manter as mãos para cima – cotovelo fletido – 90 graus Tempo mínimo de maniluvio: 5min Secagem – compressas estéreis – dedos e cotovelo
E as luvas devem ser calçadas seguindo a técnica de calçamento padronizada, onde não se contamina a parte esterilizada da luva.
Qual a conduta a ser tomada pelo aluno imediatamente após ter se envolvido em um acidente perfurocortante na cirurgia?
As condutas a serem tomadas pelo aluno imediatamente após ter se envolvido em um acidente perfurocortante deve ser:
Lavar o local de perfuração com agua e sabão
Avaliar se será necessário profilaxia pós exposição
Fazer acompanhamento clinico laboratorial
Falar com o paciente e ver se ele tem doenças transmissíveis e se sim, se ele possui exames (paciente não é obrigado a mostrar os exames
Sigilo do profissional caso o paciente possua alguma doença
Profissional deve fazer um acompanhamento, repetindo os exames após 6 meses
Paciente, 29 anos de idade, apresenta dor há 5 dias na região do dente 38 semi-erupcionado. Quais os motivos que indicam a exodotia do dente 38 e porque?
Os motivos que indicam a exodontia do dente 38 semi-erupcionado são paciente está com dor, prevenção de doença periodontal, cárie dentária, pericoronarite, reabsorção radicular, cistos e tumores odontogênicos e questão de higiene (mais fácil a higienização com a exodontia). Então devido desses motivos é sim indicada a exodontia para que não cause danos maiores ao paciente no futuro, como por exemplo uma pericoronarite grave.
Qual a técnica e os nervos anestesiados na exodotia do dente 48?
A técnica será técnica por bloqueio pterigomandibular (nervo alveolar inferior e nervo lingual) mais complemento do nervo bucal (nervo bucal).
Qual a prescrição que o aluno deverá fazer, para uma paciente de 60 anos de idade com diabetes mellitus tipo 1 e alergia as penicilinas e à clindamicina?
Antibiótico:
Azitromicina – 500mg – 5 comprimidos
Tomar 1 cp, 24/24h, por 5 dias.
1h antes de comer ou 2h após a refeição
Analgésico:
Paracetamol 750mg – 12cp
Tomar 1cp, 6/6h, por 3 dias ou se dor
Antiinflamatorios:
Diclofenaco de sódio 50mg – 15cps
Tomar 1cp, 8/8h, durante 5 dias
Qual retalho deve ser feito para exodontia de um dente supranumerário (por palatino) na região do dente 11?
Um retalho em envelope por palatina.
Qual anestésico esta indicado para paciente com doença renal crônica?
Lidocaína a 2% com Epinefrina 1:200 000
Articaína 4% com Epinefrina 1: 100 000 ou 1:200 000 (paciente descompensad
Qual a classificação receberia o dente 38 se estivesse posicionado totalmente anterior ao ramo da mandibula?
Classificação do Tipo 1.
Qual anestésico local NÃO deve ser utilizado em um paciente com alteração cardíaca congênita cianótica?
A bupivacaína é indicada em procedimentos de maior duração, porém, ela é cardiotóxica por possui atração pelas fibras cardíacas, sendo contra-indicada para pacientes cardiopatas. E devemos ter cuidado com o uso de vasoconstritores.
Qual é o medicamento e posologia na prescrição de um paciente alérgico a penicilina e lincosaminas que apresenta necessidade de profilaxia antibiótica em uma extração dentaria?
Azitromicina 500mg – 30 a 60 minutos antes do procedimento
Há necessidade de solicitar exames laboratoriais pré cirúrgicos para um paciente em uso de anticoagulante? Se sim, quais?
Sim, devemos solicitar um coagulograma - INR para verificar o tempo de coagulação, tempo de protrombinada e tempo de sangramento. Pacientes com INR acima de 3,0 apresentam um grande risco de hemorragia e complicações. Devem ser tomadas medidas hemostáticas locais combinadas para que haja menor frequência de sangramento pós-operatório.
Cite 2 complicações que podem acorrer durante a exodontia
Durante a exodontia pode acontecer hemorragia e parestesia.
No caso da exodontia de um terceiro molar, como você poderia minimizar a possibilidade de seu deslocamento para o interior da fossa infratemporal durante a remoção?
Pode-se minimizar a possibilidade o deslocamento do dente para o interior da fossa infratemporal o cirurgião-dentista deve dominar a técnica, evitando força excessiva e manuseio inadequado do instrumental.
Cite quais regiões anatômicas são contraindicadas as incisões relaxantes durante a exodontia de dentes inclusos
É contraindicado fazer incisões relaxantes em palatina/lingual por conta da vascularização e por ser mais difícil para suturar. A incisão relaxantes nunca pode cortar a papila no meio e se possível conter o suprimento axial na base.
Após a odontosecção do 48 posição 3C teve deslocamento de uma das raízes para o interior do espaço submandibular. Como deve ser tratada essa ocorrência?
É necessário a remoção dessa raiz . Isto pode ser feito na mesma cirurgia ou outra cirurgia dependendo de como o paciente está. Após a realização de um Tomografia Computadorizada de Feixe Cônico, a raíz pode ser removida por via alveolar, sem necessidade de outro acesso cirúrgico (intra oral) ou se necessário um acesso extra oral principalmente em casos em que o dente deslocado está em espaços mais profundos.