Estrutura conceitual - CPC 00 Flashcards
A estrutura conceitual é uma norma propriamente dita? Como agir em caso de conflito entre a estrutura e uma norma?
a) A Estrutura Conceitual:
- Não é uma norma propriamente dita;
- Não define normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de mensuração ou divulgação;
b) Em caso de conflito, as exigências da norma, da interpretação ou do comunicado técnico específicos devem prevalecer sobre a Estrutura Conceitual.
As demonstrações contábeis possuem o propósito de atender finalidade ou necessidade específica?
Demonstrações contábeis elaboradas dentro do que prescreve a Estrutura Conceitual objetivam fornecer informações que sejam úteis na tomada de decisões econômicas e avaliações por parte dos usuários em geral, não tendo o propósito de atender finalidade ou necessidade específica de determinados grupos de usuários.
A Estrutura Conceitual segrega as características qualitativas da informação contábil-financeira em dois grupos. Quais são eles?
FUNDAMENTAIS: Subdivididas em relevância e representação fidedigna.
DE MELHORIA: Subdivididas em comparabilidade, verificabilidade, tempestividade e compreensibilidade.
A Estrutura Conceitual segrega as características qualitativas da informação contábil-financeira em Fundamentais e de Melhoria.
Quais são as características FUNDAMENTAIS?
São características fundamentais:
a) Relevância: Informação relevante é aquela capaz de fazer diferença nas decisões que possam ser tomadas pelos usuários. Para que a informação contábil-financeira seja capaz de fazer diferença nas decisões ela deve ter valor preditivo, valor confirmatório ou ambos.
b) Representação fidedigna: Para ser representação perfeitamente fidedigna, a realidade retratada precisa ter três atributos - ser completa, neutra e livre de erro. É claro, a perfeição é rara, se de fato alcançável. O objetivo é maximizar referidos atributos na extensão que seja possível.
A Estrutura Conceitual segrega as características qualitativas da informação contábil-financeira em Fundamentais e de Melhoria.
Quais são as características de MELHORIA?
São características de melhoria:
a) Comparabilidade: Permite que os usuários identifiquem e compreendam similaridades dos itens e diferenças entre eles.
b) Verificabilidade: Ajuda a assegurar aos usuários que a informação representa fidedignamente o fenômeno econômico que se propõe representar.
c) Tempestividade: Significa ter informação disponível para tomadores de decisão a tempo de poder
influenciá-los em suas decisões.
d) Compreensibilidade: Classificar, caracterizar e apresentar a informação com clareza e concisão torna-a compreensível.
Qual a premissa subjacente para a elaboração das demonstrações contábeis, de acordo com a Estrutura
Conceitual?
Premissa Subjacente = Continuidade.
As demonstrações normalmente são elaboradas tendo como premissa que a entidade está em atividade e irá manter-se em operação por um futuro previsível.
O que são receitas?
RECEITAS são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais (aporte dos proprietários da empresa não é receita).
O que são despesas?
DESPESAS são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.
Segundo a Estrutura Conceitual, a definição de despesas abrange tanto as perdas quanto as
despesas propriamente ditas que surgem no curso das atividades usuais da entidade.
Quando um ativo deve ser reconhecido no balanço patrimonial?
Um ativo deve ser reconhecido no BP quando for provável que benefícios econômicos futuros dele provenientes fluirão para a entidade e seu custo ou valor puder ser mensurado com confiabilidade.
Um ativo não deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando os gastos incorridos não
proporcionarem a expectativa provável de geração de benefícios econômicos para a entidade além do período contábil corrente. Ao invés disso, tal transação deve ser reconhecida como despesa na DRE.
Quando um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial?
Um passivo deve ser reconhecido no balanço patrimonial quando for provável que uma saída de recursos detentores de benefícios econômicos seja exigida em liquidação de obrigação presente e o valor pelo qual essa liquidação se dará puder ser mensurado com confiabilidade.
Quais são as bases de mensuração dos elementos das demonstrações contábeis?
Quais os conceitos de capital financeiro e físico e quando devem ser utilizados?
Capital financeiro (monetário): o capital é sinônimo de ativos líquidos ou patrimônio líquido da entidade.
Capital físico (operacional): o capital é considerado
como a capacidade produtiva da entidade baseada, por exemplo, nas unidades de produção diária.
A seleção do conceito de capital apropriado para a entidade deve estar baseada nas necessidades
dos usuários das demonstrações contábeis. Assim, o conceito de capital financeiro deve ser adotado se os usuários das demonstrações contábeis estiverem primariamente interessados na manutenção do capital nominal investido ou no poder de compra do capital investido. Se, contudo, a principal preocupação dos usuários for com a capacidade operacional da entidade, o conceito de capital físico deve ser adotado.
Julgue o item:
As instituições financeiras estão interessadas em informações relativas ao endividamento da empresa e à existência de liquidez suficiente para que ela honre com o pagamento dos empréstimos adquiridos.
Certo
Julgue o item:
O empregado está interessado na demanda do mercado pelo produto fabricado pela empresa e no preço necessário para que se atinja a margem de lucro esperada.
Errado.
O empregado está interessado na estabilidade e lucratividade da empresa. Se a empresa vai bem, teoricamente, seu emprego está mantido. Eles se interessam na capacidade da empresa em honrar com a sua remuneração, seus benefícios e demais oportunidades relacionadas ao seu emprego.