Espermatogênese e Oogênese Flashcards
Explique o ciclo hormonal da espermatogênese
Hipotálamo produz GnRh, que estimula a adeno-hipófise a secretar FSH e LH. O FSH aumenta os receptores de LH nas células de laydig e estimula a produção de estrogênio e inibina. O LH irá estimular as células de laydig a produzir testosterona, desidroepiandrosterona e androstediona. A testosterona, juntamente com a inibina e o estrogênio, irá, por feedback negativo, inibir a adeno-hipófise, controlando, assim, o ciclo
Comente sobre as estruturas do espermatozoide
O espermatozoide apresenta um acrossomo (que ocupa a maior parte do citoplasma celular e apresenta vesículas com enzimas, em seu interior), um pró-núcleo masculino (responsável pela carga genética de herança paterna), uma peça intermediária (com muitas mitocôndrias, para prover a energia necessária, em forma de ATP, para que o espermatozoide possa se movimentar em direção a tuba uterina) e um flagelo, que é o responsável pela movimentação dessa célula
Comente as estruturas que formam o ovócito 2
O ovócito 2 é composto de uma coroa radiada (que é um epitélio estratificado cúbico), uma zona pelúcia (de constituição proteica e responsável por não permitir que mais de um espermatozoide fecunde o ovócito 2), grânulos corticais (apresentam enzimas responsáveis por promover o endurecimento da zona pelúcia, um núcleo em metáfase (pois o ovócito só completa a divisão celular com a fecundação) e um corpúsculo polar.
Esquematize o processo de espermatogênese
O processo em questão ocorre nos túbulos seminíferos. Ocorre em 4 etapas: Proliferação, Crescimento, Maturação e Espermiogênese.
Proliferação: Mitose das espermatogônias.
Crescimento: Duplicação semi-conservativa do DNA. No final desse processo, as espermatogônias viram os espermatócitos 1.
Maturação: Meiose dos espermatócitos 1. Na primeira divisão meiótica, os espermatócitos 1 se transformam espermatócitos 2. Na segunda divisão, os espermatócitos 2 se transformam em espermátides.
Espermiogênese: Espermátides passam por transformações que as transformam nos espermatozóides
Esquematize a oogênese
Ocorre nos ovários. Esse processo ocorre em 3 etapas: Proliferação, Crescimento e Maturação
Proliferação: Ainda com o feto no útero materno, ocorre mitose de ovogônias até um certo estágio do processo de gestação.
Crescimento: Ocorre a duplicação semi-conservativa do DNA, ainda com o feto no útero materno. As ovogônias formam os ovócitos 1
Maturação: Ocorre primeiramente, meiose 1 dessas celulas. Porém, a meiose não se completa, ficando estática na fase de prófase 1. Ao ser atingida a idade de maturação sexual da mulher, a meiose 1 se completa, formando os ovócitos 2. Esses ovócitos 2 iniciam a meiose 2, porém ficam estáticas na metáfase 2, sendo que essa meiose 2 só se completa com a fecundação.
Discuta sobre o ciclo menstrual
O ciclo menstrual é promovido por uma série de hormônios, tanto hipofisários (FSH e LH) quanto ovarianos (estrogênio e progesterona). Inicialmente, a adeno-hipófise secreta o hormônio FSH, que irá estimular a maturação de um folículo ovariano. Esse folículo ovariano primordial, se transforma em folículo primário unilaminar, depois em folículo primário multilaminar e, depois, em folículo secundário. No meio desse processo, é formada a teca, que induzirá a produção de estrogênio. O estrogênio irá aumentar a espessura do endométrio e estimulará a secreção de LH. O LH vai estimular o folículo secundário, de modo a formar o corpo lúteo. O corpo lúteo, por sua vez, induz a produção de progesterona, que irá vasodilatar o endométrio e desenvolver as glândulas uterinas. Por feedback negativo, o estrogênio e a progesterona irão inibir o FSH e o LH, respectivamente. Caso nn ocorra a fecundação, ocorre queda de progesterona, promovendo a menstruação.