Espermatogénese e oogénese Flashcards
Que diferenças existem entre espermatogênese e a oogénese?
A partir da puberdade inicia-se Gametogénese, processo de produção dos gâmetas. Nos testículos, por espermatogênese, formam-se os espermatozoides, nos ovários, por oogénese formam-se os oócitos.
O que é a espermatogênese?
Os espermatozoides são produzidos de forma contínua a partir da puberdade até ao fim da vida do homem. Nos testículos encontram-se os tubos seminíferos (canais muito enovelados, onde encontramos células germinativas que são a origem dos espermatozoides e células de Sertoli ali que são responsáveis pela proteção e pela nutrição das células germinativo as) e as células de Leydig (células que se encontram entre tubos seminíferos, responsáveis pela produção de testosterona). Os espermatozoides depois de formados, passam pelos epididímos, onde terminam a sua maturação. Estes, juntamente com líquido seminal e com líquido prostático, formam o esperma que é libertado para o exterior durante a ejaculação.
O que é a oógenese?
Os homicídios, ainda numa fase imatura, fazem parte dos folículos ovários. As crianças do sexo feminino já nascem com cerca de 2 milhões de células precursoras de ou sites que se mantém em repouso até a puberdade. A partir da puberdade até a menopausa, altura em que termina a produção de oócitos, mensalmente, uma dessas células precursoras desenvolve-se dando origem ao gameta de feminino, oócito. No final deste desenvolvimento, a parede do ovário rompe-se ocorrendo a colação, isto é, a libertação do oócito que é lançado na trompa de falópio, deslocando-se em direção ao útero.