Específica Flashcards

1
Q

Ectoparasitos

A

Várias são as espécies de ectoparasitos de importância médica dos quais a maioria corresponde a artrópodes.

Dentre estes, ressaltamos a importância dos barbeiros, mosquitos e moscas, pulga, piolho, carrapato, sarna, chato e bicho de pé que, quer por conta de seus hábitos hematófagos ou por entrarem em contato íntimo com tecidos, acabam funcionando também como vetores de protozoários, helmintos e microrganismos patogênicos, ou podem se comportar, ainda, como vetores mecânicos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Doenças causadas por protozoários

A

Babesiose ou doença do carrapato é uma doença causada por espécies de protozoários do gênero Babesia spp.
A toxoplasmose é uma infecção causada pelo protozoárioToxoplasma Gondii.
A leishmaniose é causada pelo protozoárioLeishmania chagasi.
A neosporose é causada pelo protozoárioNeospora caninum.
A teileriose é causada pelo protozoário intracelularTheileria.
Sarcocistose é uma doença parasitária causada pelo protozoárioSarcocystis.
A besnoitiose bovina é causada protozoárioBesnoitia besnoiti.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Microrganismo e a doença que causa. Bactéria, vírus, fungo, protozoário. Exemplos

A

O botulismo é causado pela bactériaClostridium botulinum.
A febre catarral maligna é causada por um vírus,Herpesvirusdo gêneroRhadinovirus.
A candidíase é causada por fungos do gêneroCandidaalbicans.
A coccidiose é uma doença causada por um protozoário de ordemCoccidia.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Pescado lavagem:

A

Art. 208.É obrigatória a lavagemprévia do pescado utilizado como matéria-prima para consumo humano direto ou para a industrialização de forma a promover a limpeza, a remoção de sujidades e microbiota superficial.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Art. 211. Pescado fresco é aquele que atende aos seguintes parâmetros físico-químicos complementares, sem prejuízo da avaliação das características sensoriais:

A

I - pH da carne inferior a 7,00 (sete inteiros) nos peixes;

II - pH da carne inferior a 7,85 (sete inteiros e oitenta e cinco décimos) nos crustáceos;

III - pH da carne inferior a 6,85 (seis inteiros e oitenta e cinco décimos) nos moluscos; e

IV - bases voláteis total inferiores a 30 mg (trinta miligramas) de nitrogênio/100g (cem gramas) de tecido muscular.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Pescado endoparasitas transmissíveis ao homem:

A

Art. 216.Os produtos da pesca e da aquicultura infectados com endoparasitas transmissíveis ao homem não podem ser destinados ao consumo cru sem que sejam submetidos previamente ao congelamento à temperatura de -20ºC (vinte graus Celsius negativos) por vinte e quatro horas ou a -35ºC (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Endoparasitas f. Anisakidae

A

Nos casos em que o pescado tiver infestação por endoparasitas da família Anisakidae, os produtos poderão ser destinados ao consumo cru somenteapós serem submetidos ao congelamento à temperatura de -20 oC (vinte graus Celsius negativos) por sete dias ou a -35 oC (trinta e cinco graus Celsius negativos) durante quinze horas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Art. 336. Durante o transporte, o pescado congelado deve ser mantido a uma temperaturaNÃO superior a 18ºC (dezoito graus Celsius negativos)

A

Parágrafo único. É proibido o transporte de pescado congelado a granel, com exceção daquelas espécies de grande tamanho, conforme critérios definidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Distúrbios nutricionais a pasto,de Bovinos?

A

fotossensibilzação, o botulismo,
a intoxicação em pastos de tanner grass em pastos de setária e intoxicação por samambaia

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Intoxicação de bovinos por samambaias ?

A

Samambaias são plantas com substâncias tóxicas aos bovinos. Podem provocar um distúrbio chamado de hematúria enzoótica. É uma afecção do sistema urinário, cujo sintoma principal, como sugere o nome, é a presença de sangue na urina, às vezes com coágulos. Em
regiões frias, normalmente são mais numerosos os quadros de intoxicação por samambaia todas as épocas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A intoxicação ocorre de três formas clínicas: aguda, hematúria crônica ou enzoótica e tumores do trato digestivo superior.?

A

A hematúria enzoótica acomete animais acima de quatros anos, e ocorre em qualquer época do ano. A taxa de morbidade está por volta de 10% e a letalidade é de 100%.

O principal sinal clínico é a hematúria, que pode ser constante ou intermitente. O animal emagrece progressivamente, as mucosas estão pálidas. O quadro pode prolongar por vários meses até um ano, e o animal morre de caquexia.

Na necropsia são observadas palidez das vísceras e conteúdo e vermelho, ás vezes coagulado, na bexiga. O epitélio vesical pode estar engrossado e podem ser vistos hematomas ou pequenos nódulos na bexiga.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Fotossensibilização?

A

Fotossensibilzação é um distúrbio observado, geralmente, em pastagens de Brachiaria decumbens e em animais jovens. Ocorre pela ingestão de certos agentes que passam pelo fígado sem causar danos e vão para a corrente circulatória periférica, onde recebem luz solar, provocando a sensibilização. Provocam vermelhidão na barriga, na barbela e na região posterior das coxas, além de comportamento irrequieto do animal e lesões nos rins e fígado.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Intoxicação por C. Botulinum?

A

botulismo é definido como uma intoxicação, causada pela ingestão ou absorção, por parte da mucosa intestinal, de toxina pré-formada da bactéria Clostridium botulinum, resultando em um quadro de paralisia motora progressiva.

Essa doença, também conhecida como doença da vaca caída, tem acometido muitos rebanhos, causando grandes prejuízos devido às altas taxas de mortalidade dos animais.

As medidas de controle são recomendadas, como:

Vacinação;

Cautela com fonte de alimentos contaminados;

Realizar suplementação mineral adequada;

Corrigir o solo corretamente;

Abolir o uso da cama de frango, já proibida no país;

Controlar o acesso dos animais a fontes de água estagnada;

Retirar carcaças expostas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Intoxicação por Staria Anceps Stapf (setária)

A

a setária (Setaria anceps Stapf) é uma gramínea forrageira de origem africana que, tem apresentado uma considerável expansãoo no Brasil, notadamente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Pesquisas recentes realizadas em vários países mostraram que algumas cultivares dessa espécies contêm elevados teores de oxalatos em seus tecidos, aos quais foram atribuídos casos de intoxicação em bovinos mantidos em pastejo.

As formas de oxalatos predominantemente encontradas nessa gramínea são o ácido oxálico e oxalatos de potássio, sódio e de cálcio.

Embora existam poucos relatos de casos clínicos ou morte de bovinos mantidos em pastagem de setária, o problema tem sido observado quando os níveis de oxalatos solúveis nos tecidos das plantas são extremamente altos e animais nao adaptados ao consumo destas substâncias são introduzidos na pastagem.

Bovinos intoxicados apresentam sinais clínicos caracterizados por andar cambaleante, tetania, diarréia e corrimento nasal, sendo em alguns casos sanguinolento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Laminite?

A

Laminite, ou inflamação das lâminas é a causa da degeneração, necrose e inflamação das lâminas dérmicas e epidérmicas da parede do casco de cavalos e ruminantes.
laminite é considerada uma manifestação local de uma alteração metabólica generalizada. A integridade do mecanismo suspensório laminar depende de proteínas nas redes citoesqueléticas e junções intercelulares das células laminares epidérmicas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Sinais clínicos da laminite?

A

Sinais clínicos: claudicação, depressão, anorexia e relutância em se mover, nos estágios iniciais os animais deslocam o peso para os membros sãos, pulsações aumentadas nas artérias digitais, sensibilidade sob a sola, os membros torácicos são afetados com maior frequência e gravidade, já nos bovinos os membros pélvicos são mais afetados e os animais atingidos permanecem em decúbito.

Em casos graves poder ser vista exsudação na região coronária, e a pele pode se descolar da muralha do casco, quando isto ocorre a falange distal se deslocou da muralha e o prognóstico e grave, e sola forma uma cúpula.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Na carne o ph que inativa o vírus?

A

Ph abaixo de 6,0 inativa o vírus

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Profilaxia da febre aftosa?

A

Vacina com vírus inativado que contém um adjuvante.

• Imunidade: 6 meses depois das duas primeiras vacinações com um mês de intervalo, em função da relação antigênica entre a cepa da vacina e a cepa do foco.

Atualmente, somente é permitida a utilização de vacina inativada, bivalente, formulada com as cepas virais A24 Cruzeiro e O1 Campos, com adjuvante oleoso.

19
Q

Situação do Brasil em relação a febre aftosa!?

A

Em 2018, o Brasil foi reconhecido pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE) como país livre de febre aftosa COM VACINAÇÃO.A próxima etapa é obter o status livre da doença sem a vacina.

20
Q

Vírus da raiva características?

A

Os vírions apresentam a forma característica da família, que lembra um projétil de revólver, com cerca de 75 nm de diâmetro e comprimento entre 100 e 300 nm.A partícula apresenta-se como um denso cilindro formado pelo genoma viral, cadeia de RNA de fita simples, disposto em formato de mola e envolto em uma proteína denominada nucleoproteína (N). Este conjunto forma, junto com moléculas de outrastrês proteínas estruturais (P, M e L), o nucleocapsídeo, que apresenta simetria helicoidal. O nucleocapsídeo, por sua vez, é envolto em um envelope, que deriva das membranas celulares. Nesse envelope, estão inseridos trímeros de moléculas da glicoproteína G, que atravessa o envelope e projeta suas espículas para a parte externa do vírion.

21
Q

Variante 2 da raiva?

A

A variante 2 do vírus da raiva foi isolada em humanos e em animais silvestres terrestres

22
Q

Resistência do vírus da raiva?

A

O Vírus pode ser inativo a 80 graus celsius em dois minutos, pode também ser destruído por hipoclorito a
2% ou formol a 10%.

. O vírus mantém sua infecciosidade por períodos relativamente longos, sendo então inativado
naturalmente pelo processo de autólise. A putrefação destrói o vírus lentamente, cerca de 14 dias.

23
Q

A Coriza infecciosa é causada por Avibacterium paragallinarum, um bacilo Gram-negativo, pleomórfico
acentuado, imóvel, pertencente à família Brucellaceae, que possui pouca resistência no meio ambiente.

A

O período de incubação é de 24 a 48 horas. A transmissão ocorre pelo contato com doentes e portadores, além de aerossóis, fômites, insetos e através da água.

São sinais clínicos de coriza infecciosa: corrimento nasal com odor desagradável, sinusite, conjuntivite e edema da face (figura 27) e barbelas, dispneia, espirros, anorexia, lacrimejamento abundante e diminuição na produção de ovos.

24
Q

Homônimo responsável pelos sinais de cio?

A

Estrogénos

25
Q

Dtas Dentre os agentes etiológicos mais comuns causadores das toxinoses estão:

A

Staphylococcus aureus,Clostridium botulinume oBacillus cereus.

26
Q

Estro características?

A

estro é a fase da receptividade sexual da fêmea, seguida de ovulação. A fêmea pode aceitar a monta de um touro, que é o macho bovino não castrado, o rufião, indivíduo não castrado porém que tem o pênis amputado, que é usado para identificar fêmeas no cio. Também há relatos de fêmeas bovinas aceitarem a monta de outras fêmeas.

27
Q

Diestro características?

A

O diestro é o período do ciclo estral de maior duração (em torno de 15 dias). É durante o diestro que o corpo lúteo se torna funcional e produz a progesterona. Caso ocorra fecundação, o corpo lúteo manterá a produção sustentada de progesterona, do contrário o corpo irá se regredir, permitindo o desenvolvimento de um novo ciclo estral.

28
Q

Proestro características?

A

O período de proestro, com duração de dois a três dias, é caracterizado pela diminuição dos níveis de progesterona na sequência, pelo desenvolvimento folicular e pelo aumento dos níveis de estradiol no sangue, iniciando a fase do estro.

29
Q

Matestro características?

A

2-3 dias. Maturação, estrogenos diminui
Corpo hemorrágico CL. (LH)
Corpo luteo progesterona

30
Q

Os testes sorológicos de diagnóstico para brucelose serão realizados em animais identificados individualmente, de acordo com os seguintes critérios:

A

I - fêmeas com idade igual ou superior a vinte e quatro meses, se vacinadas com a B19;

II - fêmeas com idade igual ou superior a oito meses, se vacinadas com a RB51 ou não vacinadas; e

III - machos com idade igual ou superior a oito meses, destinados à reprodução.

§ 1 o Fêmeas submetidas a testes sorológicos de diagnóstico de brucelose no intervalo de quinze dias antes até quinze dias depois do parto ou aborto, cujos resultados sejam negativos, deverão ser retestadas entre trinta a sessenta dias após o parto ou aborto.

31
Q

O teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) será utilizado como teste de rotina, de acordo com as seguintes condições e critérios:

A

I - a amostra ser colhida por médico veterinário habilitado ou oficial;
II - ser realizado por médico veterinário habilitado, médico veterinário oficial ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária;

III - a presença de qualquer aglutinação classifica o animal como reagente ao teste;

IV - animais não reagentes são considerados negativos; e

V - animais reagentes deverão, em até trinta dias, ser submetidos a teste confirmatório ou, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais, serem destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.

32
Q

O Teste de Polarização Fluorescente (FPA) será utilizado como teste único ou como teste confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT ou inconclusivos ao teste do 2-ME, de acordo com as seguintes condições e critérios:

A

I - a amostra ser colhida e encaminhada ao laboratório por médico veterinário habilitado ou oficial;

33
Q

DO DIAGNÓSTICO INDIRETO DA TUBERCULOSE

A

Art. 33. Para o diagnóstico indireto da tuberculose, serão utilizados testes alérgicos de tuberculinização intradérmica em bovinos e bubalinos identificados individualmente, com idade igual ou superior a seis semanas, realizados por médico veterinário habilitado ou médico veterinário oficial.

Art. 38. O Teste Cervical Comparativo pode ser utilizado como teste de rotina ou como teste confirmatório em animais reagentes ao teste cervical simples ou ao teste da prega caudal, devendo ser utilizado observando-se as seguintes condições e critérios.

34
Q

Vírus da febre aftosa?

A

O vírus pode resistir em pH <9.0 ou >6.0 e pode persistir no meio ambiente por até um mês sob condições favoráveis (ausência de luz, frio e pH adequado).

O período de incubação da febre aftosa é de 2 a 14 dias.

35
Q

INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 5, DE 1º DE MARÇO DE 2002, sobre a raiva. Sobre a vacina.

A

Art. 8º Nas áreas de ocorrência de raiva, a vacinação será adotada sistematicamente, em bovídeos e equídeos com idade igual ou superior a 3 (três) meses, sob a supervisão do médico veterinário.

§ 1° A vacinação de bovídeos e equídeos com idade inferior a 3 (três) meses e a de outras espécies poderá ser realizada a critério do médico veterinário.

§ 2° Animais primovacinados deverão ser revacinados após 30 (trinta) dias.

Art. 10. A duração da imunidade das vacinas para uso em herbívoros, para efeito de revacinação, será de no máximo 12 (doze) meses.

Art. 7° Na profilaxia da raiva dos herbívoros, será utilizada vacina inativada, na dosagem de 2 (dois) ml, administrada pelo proprietário, através da via subcutânea ou intramuscular.

36
Q

Taeniase no hospedeiro definitivo (homem)

A

Após a contaminação, o verme adulto passa a se desenvolver no intestino delgado, provocando sintomas
como dor abdominal, alterações no apetite e perda de peso. O homem é o único hospedeiro definitivo das
duas espécies de tênia. O tratamento é feito por meio da administração de medicamentos específicos,
conhecidos popularmente como vermífugos.

37
Q

Transmissão babesiose?

A

A infecção do hospedeiro vertebrado por Babesia bovis ocorre de 2 a 3 dias após a fixação das larvas do
carrapato e evolui clinicamente em aproximadamente 7 dias.

38
Q

Influenza Aviária

A

O período de incubação de IAAP depende da dose infectante, via de exposição, espécie afetada e
capacidade de detecção de sinais, podendo variar de algumas horas até 14 dias;

39
Q

Macrominerais?

A

D. Ca, Mg, S, P e Cl.

40
Q

Microminerais?

A

ferro, zinco, selênio, cobre, iodo e manganês.

41
Q

Escherichia coli Entero-hemorrágica (EHEC); ?
Complicações?

A

colite hemorrágica (HC) e a síndrome hemolítica urêmica (HUS) são complicações

42
Q

Leite tipo A características?

A

O leite cru destinado a fabricação de leite tipo A e seus derivados deve apresentar médias geométricas
trimestrais de Contagem Padrão em Placas de no máximo 10.000 UFC/mL (dez mil unidades formadoras de
colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas de no máximo 400.000 CS/mL (quatrocentas mil
células por mililitro);

43
Q

Leite cru em tanque indivual/comunitário?

A

O leite cru refrigerado de tanque individual ou de uso comunitário deve apresentar médias geométricas
trimestrais de Contagem Padrão em Placas de no máximo 300.000 UFC/mL (trezentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) e de Contagem de Células Somáticas de no máximo 500.000 CS/mL
(quinhentas mil células por mililitro);

44
Q

Complexo tensiase/cisticercose ?

A

A cisticercose é causada pela ingestão de ovos de tênia, um representante dos PLATELMINTOS.

Ocisticercose é adquirida pela ingestão de alimentos e água contaminados COM OVOS da Taenia.

Taenia solium atinge de três a cinco metros de comprimento e apresenta como hospedeiro intermediário
o porco.Essa espécie possui a cabeça ou escólex com ventosas e rostro COM GANCHOS.