Especialização da membrana + tipos de transportes Flashcards
Na especialização da membrana, defina:
microvilosidades
interdigitações
desmossomos
junções comunicantes
Microvilosidades: expansão do citoplasma recoberta de membrana que contém inúmeros filamentos de actina, responsável pela manutenção dos microvilos, com a finalidade de aumentar a superfície para maior absorção de subs.
Interdigitações: aumenta a adesão entre as células, saliencias ou reentrancias da membrana que se encaixam nas estruturas das células vizinhas.
Desmossomos: placas circulares entre duas células, ás quais se aderem filamentos intermediários de queratina, que mergulham no citoplasma, os desmossomos são locais de fixação dos componentes do citoesqueleto.
Junções comunicantes: tubo que permite a travessia de moléculas e íons entre células vizinhas.
Defina o transporte passivo:
difusão simples
Difusão simples: não conta com o auxilio de proteínas, se difundindo então, naturalmente, de um meio hipertonico para um meio hipotonico.
Defina o transporte passivo: difusão facilitada
Difusão facilitada: as moléculas atravessam a membrana plasmática a fvor do gradiente de concentração, com participação de proteínas de membrana.
Defina o transporte passivo: osmose
Osmose: se trata do solvente se dirigindo para o meio com maior quantidade de soluto, a fim de atingir isotonia, em certas células, devido a condição polar da água, o transporte é feito de forma facilitada através da ptroteína aquaporina.
Osmose em células animais: usando a hemácia como exemplos, se for colocada em uma solução hipotonica, ganhará água por osmose, seu volume aumentará e poderá ocorrer a ruptura da membrana, processo chamado de plasmoptise “hemácia, hemólise”. No caso de jogá-la em uma solução hipertonica, perderá água, murchando, processo chamado de crenação.
Osmose em células vegetais: não sofre lise quando colocada em solução hipotonica, apenas aumenta seu volume : TURGESCENCIA, os fenomenos osmóticos ocorrem entre o meio e o vacúolo que ocupa quase que o volume todo da célula.
Defina o transporte ativo
O transporte ativo é feito através de proteínas de membranas, isso porque é feito do meio hipotonico para o meio hipertonico, contra o gradiente de concentração, gastando energia.
Defina a bomba de sódio e potássio.
“DOIS SÓDIOS SAEM E DOIS POTÁSSIOS ENTRAM”
1. 3 sódios do citoplasma se unem na proteína de membrana.
2. ocorre a transferencia de um fosfato energético para a proteína de membrana.
3. os 3 íons de sódio são lançados para o meio extracelular.
4. 2 íons de potássio se unem na proteína de membrana.
5.o fosfato já sem energia libera-se do complexo proteico.
6. os 2 íons de potássio são lançados para o citoplasma.
O transporte por meio de vesículas se resume em endocitose e exocitose, defina os dois processos de endocitose e o de exocitose.
Endocitose->
pinocitose: invaginação da membrana para captura de partículas muito pequena ou líquida. a partícula fica aprisionada em pequenas vesículas chmadas de pinossomos.
fagocitose: captura de partículas sólidas por meio da emissão de pseudópodes.
Exocitose->
clasmocitose: ocorre quando a célula quer eliminar alguma partícula, funde-se a membrana e é jogada para o meio extracelular.