Erros PS3 Flashcards
Redução de escopo é definido como o cancelamento de um ou mais ensaios do escopo de credenciamento de um laboratório credenciado.CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO!
Dentre outras formas, os laboratórios credenciados serão auditados por meio de avaliação dos relatórios de participação do laboratório em ensaios de proficiência.CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO! Os laboratórios credenciados serão MONITORADOS por meio de: II - avaliação dos relatórios de participação do laboratório em ensaios de proficiência;
As amostras que se destinam às análises de contraprova, reteste ou reanálise, que ficarem sob a guarda do laboratório credenciado, serão de sua inteira responsabilidade e deverão ser mantidas conservadas em condições adequadas, lacradas e invioladas até que seja autorizado seu uso ou descarte.CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO!
Detectado foco de A.I.E., deverá ser adotadas a seguinte medida, entre outras:
marcação permanente dos equídeos portadores da A.I.E., por meio da aplicação de ferro candente na paleta do lado direito com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. Positivos para AIE devem ser marcados do lado ESQUERDO com um A contido em um círculo de 8cm
Considerando a IN nº 06/MORMO, Os testes para fins de investigação epidemiológica de suspeitas ou para a eliminação de focos serão realizados em laboratórios oficiais ou públicos credenciados pelo Serviço Veterinário Oficial. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO
A ocorrência de um caso de mormo em uma zona considerada livre, acarretará na suspensão temporária desta condição até que se cumpram, entre outros requisitos, o reforço da vigilância visando oferecer garantias da ausência de casos confirmados nos 6 meses posteriores ao saneamento dos focos, e a adoção de medidas adicionais de controle de movimentação durante esse período, incluindo a realização de testes para trânsito interestadual. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO
Considerando a IN nº 45, Quando a medida indicada for o isolamento do animal portador, este deverá ser marcado por meio da aplicação de ferro candente no lado direito da cara com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. A marcação será realizada na paleta do lado esquerdo com um “A”, contido em um círculo de 8 (oito) centímetros de diâmetro, seguido da sigla da UF. A questão tentou confundir com a marcação dos animais positivos para brucelose e tuberculose.
Considerando a IN nº 06, Qualquer caso suspeito de mormo é de notificação obrigatória ao SVO da UF onde se encontra o animal, em prazo não superior a 72 horas. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. O prazo de notificação é não superior a 24 (vinte e quatro) horas.
Considerando a IN nº 45, etectado foco de A.I.E., deverá ser realizada, entre outras medidas, investigação epidemiológica de todos os animais que reagiram ou não ao teste de diagnóstico de A.I.E., incluindo histórico do trânsito. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. a investigação epidemiológica contempla apenas os animais que reagiram ao teste de diagnóstico de A.I.E.
Considerando a IN nº 45, À propriedade declarada controlada para A.I.E. pelo Serviço de Sanidade Animal da respectiva UF será conferido certificado, por solicitação do interessado, renovado a cada 6 (seis) meses, após exame de todo o efetivo equídeo existente. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. A renovação do certificado a cada 12 (doze) meses, após exame de todo o efetivo equídeo existente.
Considerando a IN nº 06, Entre as condições para uma UF ou área ser reconhecida como zona livre de mormo encontra-se a exigência de 2 resultados negativos em provas para detecção da infecção por Burkholderia mallei, com intervalo entre 21 e 30 dias, sendo a primeira realizada em amostras colhidas no máximo 30 dias antes do embarque, para o ingresso de equídeos oriundos de zonas não livres. CORRETO OU INCORRETO?
CORRETO
Considerando a IN nº 06, Diante de foco confirmado de mormo, o Serviço Veterinário Oficial deverá realizar investigação epidemiológica, incluindo avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos 60 dias anteriores à confirmação do caso, com vistas a identificar possíveis vínculos epidemiológicos. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. A avaliação da movimentação dos equídeos do estabelecimento pelo menos nos últimos 180 dias anteriores à confirmação do caso, com vistas a identificar possíveis vínculos epidemiológicos.
De acordo com o Decreto 5.741, Entre outros integrantes, os sindicatos das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária participarão do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. ÓRGÃOS DE FISCALIZAÇÃO das categorias profissionais diretamente vinculados à sanidade agropecuária; CUIDADO!!! Órgão de fiscalização (CRMV, CFMV) não se confundem com Sindicatos…
AIE: Quando a medida indicada for o sacrifício do animal portador, este será realizado pelo serviço veterinário oficial, no prazo máximo de 30 (trinta) dias, a contar do resultado do exame de diagnóstico, preferencialmente na propriedade onde estiver o animal.
CORRETA. Na impossibilidade do sacrifício do animal portador ser realizado na propriedade, o abate sanitário poderá ocorrer em abatedouro com Serviço de Inspeção Federal e o transporte deverá ser em veículo apropriado, com lacre numerado aplicado na origem.
MORMO: Os testes para fins de trânsito de equídeos serão realizados em laboratórios oficiais.
INCORRETO. testes para fins de trânsito de equídeos serão realizados em laboratórios credenciados.
MORMO: As amostras que resultarem diferentes de negativo deverão ser encaminhadas pelo laboratório credenciado ao Lanagro correspondente em até 7 dias úteis.
INCORRETO. o prazo para o laboratório credenciado as amostras que resultarem diferentes de negativo ao Lanagro é de até 3 (três) dias úteis.
O trânsito interestadual de equídeos está condicionado à apresentação de documento oficial de trânsito animal e resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando o dia da movimentação.
INCORRETO. o resultado negativo para mormo dentro do prazo de validade, contemplando todo o período da movimentação.
Área perifocal é a região geográfica na qual a A.I.E. é sabidamente endêmica e onde as condições ambientais contribuem para a manutenção e a disseminação da doença
INCORRETO. essa é a definição de Área de Alto Risco. Área perifocal: área ao redor do foco a ser estabelecida pelo serviço veterinário oficial;
Laboratório Credenciado é o laboratório pertencente ao Departamento de Defesa Animal – DDA.
INCORRETO. essa é a definição de laboratório Oficial. Laboratório Credenciado: laboratório que recebe, por delegação do Departamento de Defesa Animal - DDA, competência para realização de exames para diagnóstico da A.I.E;
AIE: O reteste será realizado no laboratório que realizou o primeiro exame, com amostra colhida pelo serviço oficial, para fins de perícia.
INCORRETO. O reteste será realizado em laboratório oficial, com amostra colhida pelo serviço oficial, para fins de perícia.
Os rótulos e as etiquetas dos produtos destinados à alimentação de não ruminantes, que contenham qualquer fonte de proteínas e gorduras de origem animal, exceto o leite e os produtos lácteos, a farinha de ossos calcinados (sem proteína e gorduras), e a gelatina e o colágeno (exclusivo de couros e peles), deverão conter no painel principal e em destaque, a seguinte expressão: “USO PROIBIDO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES”.
CORRETO
A propriedade rural é a unidade geográfica básica para a organização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e para o funcionamento dos serviços oficiais de sanidade agropecuária.
INCORRETO, A área municipal é a unidade geográfica básica para a organização do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária e para o funcionamento dos serviços oficiais de sanidade agropecuária.
O SUASA funciona de forma integrada para garantir a sanidade agropecuária, desde o local da produção primária até a indústria de transformação dos produtos de origem animal ou vegetal e seus insumos.
INCORRETO. desde o local da produção primária até a colocação do produto final no mercado interno ou a sua destinação para a exportação.
As Instâncias Intermediárias serão responsáveis pela execução das atividades de natureza estratégica, normativa, reguladora, coordenadora e operativa de interesse da União, e também as privativas dos Estados ou do Distrito Federal, em seus respectivos âmbitos de atuação e nos termos das regulamentações federal, estadual ou distrital pertinentes.
CORRETO
O Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária manterá serviço de promoção de saúde animal, prevenção, controle e erradicação de doenças que possam causar danos à produtividade animal, à economia e à sanidade agropecuária, e desenvolverá, respeitando as atribuições de cada Instância do Sistema, entre outras atividades, o planejamento, coordenação e execução de ações relacionadas às quarentenas animais e respectivos estabelecimentos quarentenários.
CORRETO
As atividades das Instâncias Locais serão exercidas, em cada unidade da Federação, pelo órgão com mandato ou com atribuição para execução de atividades relativas à defesa agropecuária.
INCORRETO. As atividades das Instâncias INTERMEDIÁRIAS serão exercidas, em cada unidade da Federação, pelo órgão com mandato ou com atribuição para execução de atividades relativas à defesa agropecuária.
Considerando a IN nº 06/2018, A desinterdição das unidades epidemiológicas onde se confirmou foco de mormo ocorrerá mediante análise técnica e epidemiológica do Serviço Veterinário Oficial e após a obtenção de 2 resultados negativos consecutivos nos testes diagnósticos em todos os equídeos existentes na unidade epidemiológica definida.
CORRETO
Considerando a IN 18/2002, Todo laboratório que realiza diagnóstico de raiva, deverá encaminhar obrigatoriamente, as amostras de material encefálico de animais investigados que tiverem idade superior a 12 meses, para os bovinos, e 6 meses, para os ovinos e caprinos, que resultaram negativas para raiva, a um dos laboratórios credenciados pelo MAPA, para a realização de diagnóstico das EET.
INCORRETO. as amostras de material encefálico são de animais investigados que tiverem idade superior a 24 meses, para os bovinos, e 12 meses, para os ovinos e caprinos.
Considerando a IN nº 06/2018, Os relatórios de análise emitidos por laboratórios oficiais poderão ser empregados com finalidade de trânsito de equídeos mediante aprovação pelo Departamento de Saúde Animal (DSA/SDA/MAPA).
CORRETO
Considerando a IN nº 06/2018, Em relação aos testes diagnósticos para mormo, a validade do teste será de 180 dias a partir da data de colheita da amostra.
INCORRETO. a validade do teste será de 60 (sessenta) dias a partir da data de colheita da amostra.
Considerando a IN nº 45/2004, A contraprova deverá ser solicitada ao Serviço de Sanidade Animal da DFA da respectiva UF, no prazo máximo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação do resultado e será efetuada em laboratório oficial, com amostra colhida pelo serviço oficial, para fins de perícia.
INCORRETO. Primeira parte está correta, são 8 dias para solicitar ao SS, no entanto a contraprova (a partir da amostra original) será efetuada no laboratório que realizou o primeiro exame. Em caso de reteste, será realizado em laboratório oficial, a partir de nova colheita de material de animal com resultado positivo.
Contraprova: exame laboratorial para diagnóstico da A.I.E. realizado a partir da amostra original, identificada, lacrada e conservada a -20ºC (vinte graus Celsius negativos), para fins de confirmação do diagnóstico.
Reteste: exame laboratorial para diagnóstico da A.I.E. realizado em laboratório oficial, a partir de nova colheita de material de animal com resultado positivo.