Erros LI1 Flashcards
Pessoas portadoras de feridas infectadas, infecções cutâneas, doença de chagas, diarreia, brucelose ou tuberculose não poderão trabalhar, sob nenhum pretexto, em qualquer área de manipulação de alimentos.
INCORRETO. CUIDADO! O BPF não cita BRUCELOSE OU TUBERCULOSE!
Cabe ao estabelecimento, realizar, pelo menos duas vezes ao dia, o monitoramento do processo de insensibilização e sangria.
INCORRETO. PELO MENOS UMA VEZ AO DIA
É de responsabilidade da Direção-Geral e do Nível Gerencial das empresas assegurar que todo o corpo funcional esteja conscientizado da importância da execução das atividades do Boas Práticas de Fabricação.
INCORRETO. pesar do BPF (Boas Práticas de Fabricação) ser um requisito básico de implantação do APPCC, conforme cobrado na literalidade da Portaria nº 46, de 10 de fevereiro de 1998, o requisito “Responsabilidade” refere-se ao APPCC.
O Plano APPCC é desenvolvido por meio de uma sequência lógica de etapas, sendo a primeira etapa a Formação da Equipe.
CORRETO.
“FIAT SEM DOCUMENTO APREENDIDO”
F formação da equipe
I identificação da empresa
A Avaliação dos Pré-Requisitos
T Programa de Capacitação TÉCNICA
S Sequência lógica de aplicação dos princípios do APPCC
D Encaminhamento da DOCUMENTAÇÃO para avaliação pelo DIPOA
A Aprovação, implantação e validação do Plano APPCC
Manejo pré-abate: é o conjunto de operações do desembarque na propriedade de recepção até a contenção para insensibilização;
INCORRETO. manejo pré-abate: é o conjunto de operações do embarque na propriedade de origem até a contenção para insensibilização;
São vedadas operações que envolvam cortes ou mutilações nos animais até que seja concluído o período mínimo de 3 minutos.
CORRETO
Segundo o regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves,
A finalidade da fase preparatória é apresentar em condições de serem eficientemente examinas as carcaças e vísceras à inspeção e preservar, sob o ponto de vista higiênico, as porções comestíveis. Essa fase é de responsabilidade dos servidores do SIF.
INCORRETO. RESPONSABILIDADE DA EMPRESA!
Segundo o regulamento Técnico da Inspeção Tecnológica e Higiênico-Sanitária de Carne de Aves,
Na seção de evisceração, poderá ser realizada a fase de pré-resfriamento
CORRETO
A depenagem deverá ser manual, executada com as aves suspensas pelos pés e processadas logo após a escaldagem, sendo proibido o seu retardamento
INCORRETTO. A depenagem deve ser feita MECANIZADA
Resfriamento é o processo de refrigeração e manutenção da temperatura entre a -2ºC a 2ºC dos produtos de aves (carcaças, corte ou recortes, miúdos e/ou derivados), com tolerância de 1ºC medidos na intimidade dos mesmos.
INCORRETO. Cuidado! Resfriamento: 0º a 4ºC!!! com tolerância de 1ºC (um grau) medidos na intimidade dos mesmos”.
A água recirculada pode ser novamente utilizada desde que tratada e mantida em condições tais que seu uso não apresente risco para a saúde. O processo de tratamento deverá manter-se sob constante vigilância. Excepcionalmente, água recirculada que não recebeu novo tratamento poderá ser utilizada naquelas condições em que seu emprego não represente risco à saúde nem contamine a matéria prima ou produto acabado.
CORRETO
Os pulmões serão, preferencialmente, retirados, através do sistema de vácuo ou mecânico, preconizando-se a instalação de sistema de higienização dos instrumentos utilizados.
INCORRETO. OBRIGATORIAMENTE, e não preferencialmente!
O período de jejum dos animais não deve exceder o total de:
I - vinte e quatro horas para bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos;
II - dezoito horas para suídeos e equídeos; e
III - doze horas para aves.
CORRETO
O período máximo de jejum das espécies de pescado de abate deverá ser estabelecido nos programas de autocontrole do estabelecimento, de acordo com as características da cadeia produtiva e espécie abatida, baseado em literatura científica.
CORRETO
Os animais que excedam o período máximo de jejum previsto no caput devem ser alimentados em quantidades moderadas e a intervalos adequados, inclusive as aves domésticas.
INCORRETO. Exceto as aves domésticas
É permitido o deslocamento cervical como método de abate de emergência para aves com menos de três quilos de peso vivo.
CORRETO
Os equipamentos de insensibilização elétricos devem possuir dispositivo sonoro que indique o período de tempo de sua aplicação, para animais de porte médio. E para animais de porte grande devem possuir dispositivo sonoro e visual que indique o período de tempo de sua aplicação
INCORRETO. possuir dispositivo sonoro e visual que indique o período de tempo de sua aplicação, no caso de equipamentos para médios e grandes animais;
O número ou espaço mínimo de bebedouros deve permitir o acesso simultâneo de no mínimo 20% dos suídeos, ovinos e caprinos ou 15% dos equídeos, bovinos e búfalos alojados.
INCORRETO. 15% menores (suídeos, ovinos e caprinos) e 20% maiores (equídeos, bovinos e búfalos)
As espécies autorizadas nos métodos mecânicos são diferentes para cada método. Sendo na pistola de dardo cativo penetrante: aves, bovídeos, caprinos, coelho, equídeos, ovinos, répteis da família Alligatoridae e suídeos. E na pistola de dardo cativo não penetrante: aves, bovinos, caprinos, coelhos, ovinos, suídeos.
CORRETO
O animal não poderá vir a óbito decorrente do método de insensibilização
INCORRETO. Os animais, após insensibilização, devem permanecer inconscientes e insensíveis até a sua morte por choque hipovolêmico consequente da sangria, sendo FACULTADA a morte do animal pelo método de insensibilização
Os estabelecimentos de abate devem dispor de programa de autocontrole desenvolvido, implantado, mantido, monitorado e verificado por empresa certificadora, contendo registros sistematizados e auditáveis que contemplem todas as etapas de manejo pré-abate e abate previstos nesta Portaria visando a proteção e o bem-estar dos animais.
INCORRETO. verificado por eles mesmos
Compete exclusivamente à entidade certificadora religiosa competente e ao Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal o atendimento aos preceitos de abate tratados no caput.
INCORRETO. Compete exclusivamente à entidade certificadora religiosa competente e ao estabelecimento de abate o atendimento aos preceitos de abate
O estabelecimento deve possuir equipamento sobressalente para insensibilização para uso em caso de avaria ou mal funcionamento do equipamento principal. Este equipamento sobressalente deverá ser idêntico ao equipamento principal
INCORRETO. O método de insensibilização sobressalente pode ser diferente do principal.
Sempre que necessário, será determinada a revisão dos programas de autocontrole do estabelecimento
CORRETO