Erros IMUNO Flashcards
Praticamente todos os órgãos e vários tecidos de sustentação possuem agregados pouco definidos de tecido linfoide. Dessa forma, todo o antígeno que penetrar no organismo, por qualquer via, será primeiro conduzido pela via sanguínea a algum tecido linfoide, onde iniciará a interação entre o antígeno e as células do sistema imunológico. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. Dessa forma, todo o antígeno que penetrar no organismo, por qualquer via, será primeiro conduzido pela via linfática a algum tecido linfoide.
A produção de células T e B de memória ocorre tanto na imunidade adquirida ativamente quanto na imunidade passiva. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. A produção de células T e B de memória ocorre apenas quando a imunidade foi adquirida ativamente, através de uma infecção natural ou de vacinação.
A geração de uma indução a formação de células de memória constitui-se em um dos objetivos principais da vacinação e administração de soro hiperimune. CORRETO OU INCORRETO?
INCORRETO. A produção de células T e B de memória ocorre apenas quando a imunidade foi adquirida ativamente, através de uma infecção natural ou de vacinação.
contato com o antígeno estimula os linfócitos T, que se diferenciam em plasmócitos que passam a produzir imunoglobulinas (anticorpos) específicos contra o agente que os estimulou.
INCORRETO. Linfócito B
Nos órgãos secundários do Sistema Imunológico, os linfócitos são produzidos a partir de células progenitoras, se diferenciam, proliferam e sofrem maturação, tornando-se células funcionais.
INCORRETO. Os órgãos primários ou centrais
É nos órgãos primários do sistema imunológico que os linfócitos reativos contra antígenos próprios do organismo são destruídos ou inativados (seleção negativa)
CORRETO
Os macrófagos secretam moléculas, principalmente IL-1, que amplificam a resposta imune, controlam a inflamação, contribuem diretamente para o reparo de danos teciduais através da remoção de tecido morto, em processamento de morte e danificado e auxiliam no processo de cicatrização.
CORRETO
Entre outras propriedades, a resposta imunológica adquirida depende de exposição prévia ao agente
CORRETO
A imunidade, ou resistência adquirida, pode ser adquirida ativamente pela vacinação ou passivamente pela exposição ao agente.
INCORRETO. A imunidade ou resistência adquirida, pode ser adquirida ativamente (pela vacinação ou pela exposição ao agente), ou passivamente (recebida da mãe através do colostro ou pela placenta; ou ainda pela administração de soro imune específico).
O componente central do sistema complemento é uma proteína chamada C5, que é um fator crítico para as funções efetoras desse sistema.
INCORRETO. O componente central do sistema complemento é a proteína C3.
É nos tecidos linfoides que os linfócitos exercem as suas principais funções.
CORRETO. Embora possa parecer que os linfócitos são células predominantemente sanguíneas, a sua grande maioria está localizada nos tecidos linfoides. É nesses locais que eles exercem as suas funções principais.
O processo de hematopoiese inicia na fase fetal e continua por toda a vida do animal.
CORRETO
Os mecanismos desencadeados pela resposta natural têm o objetivo de controlar ou limitar a infecção, até que as defesas específicas estejam prontas, e preparar/auxiliar no desenvolvimento da resposta específica.
CORRETO. Os mecanismos desencadeados pela resposta natural tem dois objetivos: 1. Controlar ou limitar a infecção, até que as defesas específicas estejam prontas e 2. Preparar e auxiliar no desenvolvimento da resposta especifica. Em muitos casos, a resposta inespecífica consegue limitar e combater a infecção, mesmo antes da resposta imunológica adquirida estar desenvolvida totalmente.
Nas aves, os linfócitos T originam-se na Bursa de Fabricius.
INCORRETO. Nas aves, os linfócitos B originam-se na Bursa de Fabricius, daí a denominação linfócitos B. Nos mamíferos, o órgão equivalente á Bursa é a medula óssea.
Ao contrário dos linfócitos, que podem penetrar nos tecidos e recircular no sangue, os macrófagos são raramente recirculantes (exceção: células foliculares dendríticas).
CORRETO. Ao contrário dos linfócitos, que podem penetrar nos tecidos e recircular no sangue, os macrófagos são raramente recirculantes (exceção: células foliculares dendríticas). Ou seja, existe uma população de monócitos circulantes (sem atividade fagocítica) que podem eventualmente ser recrutados a locais de inflamação. Nesse processo são ativados, tornando-se fagocíticos (macrófagos).
O processo da fagocitose ocorre seguintes etapas: aderência, ingestão e digestão.
CORRETO. 1. ADERÊNCIA: a membrana celular do fagócito adere à superfície do patógeno…
- INGESTÃO: a membrana plasmática do fagócito estende projeções chamadas pseudópodos que envolvem o patógeno, que fica então dentro de uma vesícula chamada fagosoma.
- DIGESTÃO: o fagossoma agora livra-se da membrana celular e entra no citoplasma…
O contato dos eosinófilos com o agente patogênico será maior se este estiver recoberto com anticorpos do tipo IgE ou IgG, pois os eosinófilos possuem receptores para essas imunoglobulinas em sua membrana.
CORRETO. Os eosinófilos apresentam alguma capacidade de fagocitar e também podem sair da corrente sanguínea e penetrar em tecidos. A sua função principal é a destruição de agentes patogênicos que são muito grandes para serem fagocitados, como certos parasitas como os helmintos. Nesses casos, os eosinófilos liberam o conteúdo de seus grânulos que causam lesões na superfície (membrana) do agente.