Erros EPI Flashcards

1
Q

Diagnóstico clínico é baseado nos sinais e sintomas clínicos, diagnóstico por imagem ou técnicas de imunodiagnóstico, merecendo restrições de maior ou menor intensidade, conforme o grau de exteriorização do quadro clínico.

A

INCORRETO. é baseado nos sinais e sintomas clínicos e constitui um diagnóstico de suspeição, merecendo restrições de maior ou menor intensidade, conforme o grau de exteriorização do quadro clínico. É mais seguro nos casos em que o indivíduo apresenta um quadro típico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

A variação ou tendência longo prazo é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano.

A

INCORRETO. Esse é o conceito de variação ou tendência cíclica. Variação ou tendência secular ou de longo prazo é uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O ensaio clínico randomizado é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.

A

INCORRETO. O Estudo ecológico é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Em relação à formulação de hipóteses, o método da concomitância consiste em observar se, para várias circunstâncias associadas com a doença em questão, existe um fator comum a todas elas.

A

INCORRETO. Com o método da concomitância procura-se detectar o fator cuja ocorrência e intensidade variam concomitantemente à frequência do agravo. Apresenta semelhança com o anterior, porém o critério é quantitativo e não dicotômico.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Considerando uma doença e um fator a ela associado, dá-se a ambos o nome de variáveis. São tipos de relação entre duas variáveis: relação simétrica, relação recíproca e relação assimétrica.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Em relação a detecção das variações temporais, o coeficiente de regressão negativo indica que há relação inversa entre as duas variáreis, ou seja, conforme o tempo passou, a ocorrência da doença aumentou.

A

INCORRETO. Coeficiente de regressão negativo indica que há relação inversa entre as duas variáreis, ou seja, conforme o tempo passou, a ocorrência da doença diminuiu.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Erro de não resposta ocorre quando as condições em que se verificam as medições não são iguais para todos, por exemplo, pesagem de bovinos em diferentes condições de alimentação recente pode levar a resultados diferentes

A

INCORRETO. A definição apresentada refere-se ao Erro de medida. Erro de não resposta refere-se ao fracasso em obter o resultado da análise em algumas das unidades incluídas na amostra. Os erros de não resposta são apreciáveis principalmente quando se trata de entrevista ou inquérito feito por meio postal.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Em relação aos indicadores de saúde, os índices medem sempre uma probabilidade, ou seja, mede o risco médio que um indivíduo da população tem de sofrer determinado evento.

A

INCORRETO. Coeficiente ou taxa: mede sempre uma probabilidade, ou seja, mede o risco médio que um indivíduo da população tem de sofrer determinado evento.

Índice: não mede probabilidade nem risco; apenas relaciona duas quantidades ou dois eventos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Amostra probabilística é aquela em que nem todas as unidades têm a mesma chance de fazerem parte da amostra.

A

INCORRETO. Amostra probabilística, também chamada aleatória, é aquela em que todas as unidades da população têm a mesma probabilidade de serem selecionadas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Entre outras, são limitações do estudo de casos-controles alto custo e inexistência de reprodutibilidade.

A

INCORRETO. O estudo de casos-controles possui baixo custo e reprodutibilidade.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Em relação à determinação do tamanho da amostra, precisão é a diferença que se admite entre o valor obtido na amostra e o valor verdadeiro populacional.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

A virulência depende da infectividade e não varia de um hospedeiro para ou entre estirpes de um mesmo agente.

A

INCORRETO. Virulência é o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro. A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Entende-se por vigilância sanitária a observação dos comunicantes pelo período máximo de incubação da doença, contado a partir do último contato com a fonte de infecção.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

Entende-se por inferência estatística o processo pelo qual seleciona-se uma amostra a partir de uma população com o objetivo de estudar alguma característica, de modo que os resultados obtidos na amostra possam ser generalizados para a população de origem.

A

INCORRETO. Inferência estatística: processo pelo qual se examina uma amostra e se obtêm informações válidas para a população da qual a amostra foi obtida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O coeficiente de incidência mede o risco que um doente correu de morrer em consequência daquela doença.

A

INCORRETO. A assertiva apresenta o conceito de coeficiente de letalidade, e não de incidência. Para o cálculo do coeficiente de incidência, leva-se em consideração o número de casos novos da doença, ou seja, aqueles que se iniciaram no período de tempo considerado, naquela população. Mede o risco que correu um indivíduo daquela população de ser atingido por aquela enfermidade, naquele período de tempo, e tem por objetivo avaliar a frequência com que estão surgindo casos novos da doença na população.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

A dificuldade de identificação da fonte de infecção constitui sério entrave para a aplicação do rifle sanitário. Ainda assim, o sacrifício seletivo de doentes típicos ou de reagentes em testes imunológicos tem sido usado como medida relevante em muitas campanhas bem-sucedidas de combate às doenças animais.

A

CORRETO

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O Coeficiente de letalidade mede o risco que um doente correu de morrer em consequência daquela doença. É uma forma de indicar a gravidade da doença, ou seja, a virulência do agente etiológico.

A

CORRETO

18
Q

A amostragem estratificada apresenta como desvantagens o aumento do tamanho da amostra para um mesmo grau de precisão e a não garantia de representação adequada na amostra de todas as partes da população.

A

INCORRETO. apresenta como vantagens a redução do tamanho da amostra para um mesmo grau de precisão e a garantia de representação adequada na amostra de todas as partes da população.

19
Q

Quando uma enfermidade altamente transmissível está em fase final de um programa de controle, trata-se de uma situação na qual o despovoamento completo da população de uma área restrita é indicado.

A

CORRETO

20
Q

A morbidade é estudada segundo 4 indicadores básicos: incidência, prevalência, taxa de ataque e distribuição proporcional

A

CORRETO

21
Q

Os estudos analíticos constituem alternativas do método epidemiológico para testar hipóteses elaboradas geralmente durante estudos descritivos. Há fundamentalmente, dois tipos de estudos analíticos: coorte e caso-controle.

A

CORRETO

22
Q

Estudo que parte da causa em busca dos efeitos; para isso, um grupo de indivíduos que seja identificado para coleta de informação sobre a exposição de interesse será acompanhado, ao longo do tempo, para se identificar se os integrantes desse grupo apresentam ou não determinada doença e se a exposição prévia guarda relação com a ocorrência dessa doença. a) caso-controle b) coorte

A

COORTE

23
Q

Entende-se por profilaxia o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de eliminar um agente etiológico antes da ocorrência de uma enfermidade em determinada população.

A

INCORRETO. é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade. As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado.

24
Q

Em relação aos estudos experimentais, no ensaio clínico randomizado, os indivíduos usados no estudo são colocados aleatoriamente em dois grupos, o grupo-teste e o grupo-controle. A alocação aleatória tem o objetivo de formar grupos com características semelhantes. Em seguida, realiza-se a “intervenção”, em apenas um dos grupos, servindo o outro para comparação dos resultados.

A

CORRETO. Um tipo de estudo em que há intervenção do investigador é o chamado ensaio clínico randomizado. Nessa modalidade de estudo, parte-se da causa em direção ao efeito.

25
Q

A amostragem por conglomerados consiste em dividir a população em estratos e depois obter amostras aleatórias dentro de cada estrato, de modo a constituir a amostra final.

A

INCORRETO. A definição apresentada refere-se a amostragem estratificada. amostragem por conglomerados consiste em adotar como unidades de amostragem esses conjuntos e analisar todos os elementos do conjunto selecionado. A escolha dos conglomerados pode ser feita por procedimento aleatório simples ou de forma sistemática.

Existe uma diferença fundamental entre estrato e conglomerado. O estrato é homogêneo internamente, mas um difere do outro. Já o conglomerado é heterogêneo internamente no que diz respeito à característica investigada, e os conglomerados não diferem muito entre si

26
Q

sensibilidade é a capacidade de um teste de fornecer um resultado negativo quando o indivíduo testado não está infectado

A

INCORRETO. Sensibilidade é a capacidade de um teste de fornecer um resultado positivo quando o indivíduo testado é infectado.

A falta de sensibilidade implica aumento de resultados falso-negativos.

27
Q

Variabilidade: é a capacidade que tem o agente etiológico de adaptar-se às condições do hospedeiro e do ambiente

A

CORRETO

28
Q

Doente é o indivíduo que mantém em seu organismo um agente etiológico, podendo ou não apresentar sintoma devido a esse agente.

A

INCORRETO. Doente apresenta os sintomas da enfermidade, devido ao agente etiológico.

29
Q

O coeficiente geral de mortalidade indica a probabilidade que terá um indivíduo daquela população de morrer durante determinado período.

A

INCORRETO. Como trata-se de um indicador com dados retrospectivos, indica a probabilidade que TEVE (no passado) um indivíduo daquela população de morrer durante aquele período de tempo.

30
Q

Distanciamento social é uma medida que visa separar as pessoas doentes das não doentes, para evitar a propagação do agente.

A

INCORRETO. Distanciamento social é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. É uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento.

Isolamento é uma medida que visa separar as pessoas doentes das não doentes, para evitar a propagação do vírus.

31
Q

Em relação as características dos agentes etiológicos biológicos, a variabilidade do agente é um mecanismo relacionado com o desenvolvimento de resistência a agentes microbianos.

A

CORRETO

32
Q

Os estudos de casos-controles são longitudinais retrospectivos. Partem de grupos de casos seguramente diagnosticados e retroagem em sua história, buscando fatores que possam ser imputados como causais.

A

CORRETO

33
Q

Repetibilidade: É a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.

Reprodutibilidade: É reprodução dos resultados em testes realizados por diferentes operadores.

A

CORRETO

34
Q

Portador são é aquele que não apresenta os sintomas da enfermidade na maior parte do processo infeccioso, devido a resistência natural ou imunidade adquirida.

A

INCORRETO. não apresenta os sintomas da enfermidade em nenhum momento do processo infeccioso devido a resistência natural ou imunidade adquirida.

35
Q

O Coeficiente geral de natalidade tem o propósito de avaliar a quantidade de animais nascidos em uma população.

A

INCORRETO. O Coeficiente geral de natalidade tem o propósito de avaliar a INTENSIDADE do crescimento populacional.

36
Q

O estudo epidemiológico observacional baseia-se essencialmente na observação dos fatos e das suas variações, e a análise das informações assim obtidas constitui o objetivo da Epidemiologia Analítica.

A

CORRETO. Os estudos observacionais também podem ser chamados de estudos não experimentais, porque os dados são obtidos de situações naturais.

37
Q

Erro de amostragem é a discrepância entre o valor obtido com uma amostra e o valor que seria obtido caso fossem examinadas todas as unidades da população.

A

CORRETO

38
Q

Erro de não resposta refere-se ao fracasso em obter o resultado da análise em algumas das unidades incluídas na amostra.

A

CORRETO. Os erros de não resposta são apreciáveis principalmente quando se trata de entrevista ou inquérito feito por meio postal

39
Q

qAs duas principais vantagens do estudo de casos são a uso de controles e o grande número de indivíduos observados.

A

INCORRETO. Trata-se de observar um ou poucos indivíduos com uma mesma doença. os dois principais inconvenientes seriam a falta de controles e o pequeno número de indivíduos observados.

40
Q

Entre outras, são vantagens do estudo de coortes a reprodutibilidade e a desnecessidade de acompanhamento dos participantes.

A

INCORRETO. As vantagens apresentadas pertencem ao estudo de casos-controles (e não ao Estudo de coortes).

41
Q

Quarentena é a restrição de atividades ou separação de indivíduos que foram presumivelmente expostas a uma doença contagiosa, mas que não estão doentes (porque não foram infectadas ou porque estão no período de incubação).

A

CORRETO