Erradas BDQ Flashcards
O Vírus da Estomatite Vesicular (VSV) é estável em pH entre pH 3 e 7.
Falso. O virus da estomatite vesicular é estável em pH entre 4 e 10
As bactérias do gênero Brucella são parasitas intracelulares facultativos, com morfologia de cocobacilos Gram-positiva, imóveis; podem apresentar-se em cultivos primários com morfologia colonial lisa ou rugosa (rugosa estrita ou mucóide).
Falso. São gram-negativas
No Teste da Prega Caudal, a tuberculina (PPD) bovina será inoculada por via intradérmica na dosagem de 0,1 mL, dez a doze centímetros da base da cauda, na junção das peles pilosa e glabra, devendo a inoculação ser efetuada de um mesmo lado da prega caudal de todos os animais do estabelecimento de criação.
Falso. 6 a 10 cm da base da cauda
Toda carga de animais susceptíveis à febre aftosa, quando lacrada pelo SVO de origem ou por médico veterinário habilitado pelo SVO para a emissão de GTA, por observância a esta Instrução Normativa, somente poderá ter seu lacre rompido sob supervisão do SVO
Falso. Toda carga de animais susceptíveis à febre aftosa, quando lacrada pelo SVO de origem ou por médico veterinário habilitado pelo SVO para a emissão de GTA, por observância a esta Instrução Normativa, somente poderá ter seu lacre rompido sob supervisão do SVO ou por médico veterinário habilitado pelo SVO para emissão de GTA
As atividades de combate à raiva terão caráter nacional e as unidades da federação deverão estabelecer legislação específica baseada nas Normas Técnicas Para O Controle Da Raiva Dos Herbívoros Domésticos.
Verdadeiro
O Serviço Veterinário Oficial da UF é o órgão responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias de febre aftosa em seu território.
Falso. O MAPA é o responsável pela coordenação e gestão de emergências zoossanitárias em todo o país
A vacinação contra a febre aftosa é de encargo do responsável legal pelos animais, que deverá comprovar, ao SVO, a realização da vacinação, na forma e nos prazos estabelecidos.
Verdadeiro
EETs podem também ser diagnosticadas por inoculação em ratos (bioensaios); entretanto, o período de incubação longo (vários meses) faz essa técnica impraticável na rotina diagnóstica.
Verdadeiro
A brucelose pode manifestar-se de maneira distinta conforme o hospedeiro. Nos bovinos e bubalinos, a principal manifestação clínica é o aborto, que ocorre em torno do terceiro mês de gestação.
Falso. O aborto ocorre no sétimo mês
A Brucella abortus é subdividida em 7 biovares.
Verdadeiro
O Teste Cervical Simples deve ser realizado com inoculação intradérmica de tuberculina PPD bovina, na dosagem de 1 mL, na região cervical ou na região escapular de bovinos, devendo a inoculação ser efetuada de um mesmo lado de todos os animais do estabelecimento de criação.
Falso. A dosagem é 0,1 ml
O teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) será utilizado como teste de rotina por médico veterinário habilitado, médico veterinário oficial ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária;
Certo
O saneamento de estabelecimento de criação com foco de brucelose será obrigatório independentemente da classificação da UF.
Falso. O saneamento será obrigatório com base na classificação das UFs em relação ao grau de risco para brucelose
O capsídeo do vírus da febre aftosa (VFA) é composto por 60 unidades estruturais. Cada uma dessas unidades, denominadas protômero, é formada por uma cópia das quatro proteínas estruturais: VP1, VP2, VP3 e VP4. A proteína VP4 localiza-se internamente na partícula viral e está intimamente associada ao DNA viral.
Falso. É RNA viral
Os métodos de controle estabelecidos para EEB-L, EEB-H ou Scrapie atípico/Nor98 são os mesmo já utilizados para as formas clássicas de EEB e Scrapie.
Falso. Não há métodos de controle estabelecidos para EEB-L, EEB-H ou Scrapie atípico/Nor98, os quais podem ser doenças genéticas espontâneas.
A eutanásia é a indução da morte por meio de método que ocasione perda rápida e irreversível da consciência, com o mínimo de dor e angústia ao animal
Certo
A alergia tuberculínica indica que o organismo significa que tenha imunidade contra a tuberculose, porém não indica qual o órgão ou local da infecção ou extensão das lesões.
Falso. Na prática, a alergia tuberculínica indica que o organismo está infectado por bacilos virulentos, atenuados, inativados, vacinais ou ambientais, não significando que tenha imunidade contra a tuberculose, nem indicando o órgão ou local da infecção ou extensão das lesões.
Em relação a tuberculinização, o método preconizado é o intradérmico nas suas três modalidades, ou seja, prega caudal, cervical simples e comparativo.
Certo
Na brucelose bovina, apesar de a Fixação de Complemento (FC) detectar tanto IgG1 como IgM, o isotipo IgG1 é muito mais efetivo como fixador do complemento.
Certo
Entre as medidas que estabelecimento de criação em saneamento para brucelose deve cumprir realizar incluem-se testes de rebanho, num intervalo de trinta a noventa dias entre testes, sendo que o primeiro deverá ser realizado em até noventa dias do abate sanitário ou eutanásia do(s) positivo(s).
Certo
Brucella abortus, Brucella melitensis e Brucella suis normalmente apresentam uma morfologia de colônia do tipo rugosa.
Falso