Era Vargas (1930-1945) Flashcards
A criação da Comissão Econômica para o Desenvolvimento da América Latina (CEPAL) deu arcabouço teórico para qual modelo de industrialização?
O modelo de industrialização por substituição de importações.
Segundo a Tese Prebisch-Singer, há uma tendência de longo prazo de que os preços dos produtos primários ( ) aumentam ( ) diminuam, à diferença dos preços dos produtos manufaturados.
Diminuam. Por isso os países exportadores ficam muito vulneráveis aos ciclos econômicos das commodities.
Os economistas da CEPAL afirmavam que, para implementar a industrialização por substituição de importações, o estado deve: ( ) aumentar ( ) diminuir tarifas aduaneiras; ( ) valorizar ( ) desvalorizar seu câmbio, e possuir taxas múltiplas de câmbio.
Aumentar as tarifas aduaneiras; desvalorizar seu câmbio.
Os economistas da CEPAL argumentam que o processo de industrialização por substituição de importações deve começar pelos bens de consumo ( ) duráveis ( ) não duráveis, indo para os bens ( ) duráveis ( ) não duráveis, até chegar nos bens de capital.
Não duráveis - duráveis - de capital.
O Estado brasileiro teve papel preponderante no modelo de industrialização por substituição de importações?
Sim, participação direta no suprimento de infraestrutura econômica (energia e transportes) e alguns setores prioritários (siderurgia, mineração e petroquímica).
A alta proteção à indústria nacional por meio de tarifas e barreiras comerciais não tarifárias impulsionaram ou dificultaram a substituição de importações no Brasil?
Impulsionaram.
O fornecimento de crédito em condições favorecidas para a implantação de novos projetos favoreceu a substituição de importações no Brasil?
Sim.
Uma das críticas à substituição de importações é que ela acaba criando um setor industrial pouco competitivo, pela ausência de concorrência. Certo ou errado?
Certo. O protecionismo da indústria pode diminuir drasticamente a concorrência do setor.
A substituição de importações pode acabar por gerar oligopólios no setor industrial, devido à falta de competição externa. Certo ou errado?
Certo.
A substituição de importações estimula as exportações?
Não. Estimula a produção ao mercado interno.
Além da crise de 1929, a ruptura do padrão dólar-ouro (1931) e a crescente descrença nas ideias liberais na década de 1930 impulsionaram práticas de intervenção estatal na economia, inclusive no Brasil. Certo ou errado?
Certo.
O governo provisório de Vargas (1930-1934) descentralizou o câmbio da moeda brasileira, retirando o monopólio cambial do Bando do Brasil. Certo ou errado?
Errado. Fez o contrário - centralizou o câmbio e reintroduziu o monopólio ao BB.
O período de 1934-1937 viu forte crescimento econômico e uma diminuição dos níveis de inflação. Certo ou errado?
Errado. A inflação acelerou nesse período.
No período de 1934-1937, o monopólio cambial do Banco do Brasil manteve-se ou teve fim?
Teve fim. Foi feita a liberalização cambial (exceção da política cambial na década de 1930).
Em 1934 e 1935, o Brasil assinou tratados comerciais com dois países. Quais?
Alemanha (34) e EUA (35).