Era Vargas Flashcards
Discorra sobre o governo provisório, como surgiu, principais feitos, clonfitos e fim.
Ele surge com a negação de Washington Luis a passar a presidência para um mineiro, rompendo com a república do café com leite. Minas e RS lançam GEtúlio Vargas para presidente e ele perde pro Júlio Prestes, candidato de WL, insastisfeitos, MG e RS se unem com os tenentes e alegam fraude, derrubando WL do poder na revolução de 30 e Vargas assume o Governo Provisório.
- Nomeação dos intervencionistas estatais
- Revogação da constituição de 1881.
- Instituição de um novo código eleitoral com a Justiça Eleitoral para garantir a lisura do sistema eleitoral.
- Criação de instituições para controlar a economia do café.
- Compra e queima de 14M de sacasd de café para atenuar os prejuízos, porém com a proibição de novas safras.
Em determinado momento surge a revolta constitucionalista de SP, sob a alegação da falta de uma constituição. Também pelo longo tempo de gorveno provisório. SP queria mesmo era o poder de novo. 4 jovens MMDC são mortos na oposição a Vargas, sendo o Estopim da luta contra ele. Muita gente morre e Vargas decide fazer as pazes com SP promovendo reconstruções, eleição de seu governador e elaboração da constituição nova com um congresso nacional.
Discorra sobre o Governo Constitucional.
Depois da criação da Assembleia Nacuional Constituinte, Vargas chamar diversas pessoas para redigir a constituição, entre eles os sindicalistas e representantes do povo.
Apartir dessa constiuição o cenário político começou a esquentar mais, com novas oposiçpões a Vargas, como a Ação Integralista Brasileira (AIB), que era muito vinculada ao Fascismo, tendo os seguintes pontos significativos:
- Culto ao líder
- Contra liberdade de expressão
- Unipartidária
- Contra Democracia, Liberalismo e comunismo
- Saudação como a de nazista e raçadeiras.
- Uso de uniforme verde (tinham caráter de milícia)
- Ufanismo
A AIB tinha uma oposição muito grande de outros partidos, ma vaqle destacar a Aliança Nacional Libertadora (ANL), que era uma adversária ferrenha do Intregalismo. OBS: Vale lembrar que os dois partidos eram contra Vargas. A ANL era chefiada por um almirante que era contra o integralismo, mas nomeou Luís Carlos Prestes, o mesmo da coluna Prestes, como seu líder de honra, pela sua fama com os tententes e tal. Até esse momento não eram comunistas, porém se fundiram com o PCB e a coisa desandou. Luis Carlos Prestes tramou um golpe de estado comunista contra Vargas pensando ter o apoio total dos tenentes para tomar quarteis e tudo mais, mas antes disso ele pediu ajuda a uma instituição comunista internacional e lhe enviaram uma espiã alemã comunista, OLga Benário que se relacionou com prestes. O dia chegou e conseguiram tomar alguns quarteis em PE e Recife, além de LCP tentar tomar no RJ porém só tomu uma junta militar, tentarqam ter apoio da pop e do exército, porém os primeiros não quiseram fazer parte e os segundos eram leais a Vargas, então todos foram sofreram retaliações e foram presos, torturados e mortos, LCP foi preso, Olga deportada para a Alemanha e morta na câmara de gás, o partido comunista morreu e assim aacabou.
Discorra sobre o Estado Novo.
Começa com um auto-golpe de Vargas em 37, alegando que deveria fazer isso para impedir o plano Cohen no Brasil (suposto plano comunista de dominação nacional), só que esse plano era falso e nem mesmo era de cunho comunista e sim integralista. Desse modo Vargas conseguiu se tornar um ditador, rompendo com a constituição de 34 reunindo os poderes em si. Em 38, a AIB tenta dar um golpe e matar Vargas, chamada intentona Integralista,porém falham, morrem, são presos e torturados e a AIB deixa de existir de uma vez no BRasil. Vargas cria outra constituição, conhecida como POlaca por ser muito baseada na polônia fascista e até mesmo continha pena de morte para crimes contra o estado. Apesar dessas ondas, ele investiu massivamente na industrialização do BR, também na educação, que era muito doutrinária, quis melhorar o funcionalismo público no país com um conselho voltado a sua regulação e para acabar com o nepotismo. Seu foco industrial era substituir importações e impedir os estrangeiros de trabalharem nas industrias de mineração e metalurgia. Ele usa muito de propaganda para se manter bem visto pelo povo, fundando inclusive, em 39, o DIP (Departamento de Impresa e Propaganda) para regular as mídias e censurá-las, além de criar A HOra do Brasil, programa feito para propaganda Varguista. Seu apelo aos tabalhadores foi incesante, fazendo a consolidação das leis trabalhistas de 43 (vale lembrar que já havia leis desse tipo antes desde 31-34, só que com foco no ttrabalhador urbano), também permite a criação de sindicatos, só que todos pelegos (com intervenção forte do estado). Durante o período da segunda guerra o Brasil recebeu ajuda financeira dos EUA para financiar nossas siderurgicas, que agora poderiam beneficiar metais para as indústrias, não só, ele cria o Cnselho Nacional de Siderurgia. Também acaba por se inspirar nos EUA na questão das hidrelétricas e utilizar elas no BR, transformando a mratiz energética do país.
Durante a guerra, ele vê-se tendo que escolher entre apoiar o eixo ou os aliados, depois de alguns eventos o BRasil se alia aos aliados e envia mais de 25 mil praças para lutar após um submarino alemão atacar uma mebarcação brasileira. Os aliados saem vitoriosos e Getúlio se vê em uma situação difícil por mandar o BR lutar contra ditaduras antidemocráticas enquanto o país é uma. Então, depois de ser pressionado ele tenta fazer uma abertura política do país, permitindo novos partidos. UDN, PSD e PTB, o primeiro será o maior inimigo de Vargas e ous outros são seus filhos.
Em determinado momento o povo começa ma ir para as ruas para pedir a permanência de Vargas, faznedo o movimento Queremista. O exército e a UDN (União Democrática Nacional) ficam com medo de Vargas ficar para sempre no poder e tiram ele do catete com um golpe de estado.