Epidemiologia Flashcards
O que é epidemiologia?
Estudo da distribuição de eventos e determinantes de eventos relacionados à saúde em populações específicas e sua aplicação para o controle de problemas de saúde. Podendo descrever o perfil da população em relação a uma doença ou problema de saúde.
Para que serve a epidemiologia?
Compreender as doenças (como se comportam e suas causas), identificar quais medicamentos/tratamentos funcionam, informar (população, profissionais e cientistas), subsidiar ações governamentais (políticas públicas), melhorar o cuidado, e salvar vidas.
Como se relaciona com estatística?
Por cada número mostrar características de uma pessoa, gerando a diversidade.
Principal objetivo da epidemiologia.
Identificar os subgrupos da população que têm maior risco de adoecer.
Por que identificar grupos de alto risco?
Para ser possível direcionar esforços preventivos, como programas de triagem para a detecção precoce de doenças e assim beneficiar a população, e para ser possível a identificação dos fatores específicos ou as características que os coloquem em alto risco, tentando modificá-los.
Saúde.
Perfeita e continua adaptação do organismo a seu ambiente.
Doença.
Desajustamento ou falha nos mecanismos de adaptação do organismo ou uma ausência de reação aos estímulos a cuja ação está exposto.
Fatores que interferem na saúde.
Emprego, educação, genética, renda, ambiente, trabalho, transporte, habitação, alimentação, acesso aos serviços, e terra.
Quais são os períodos da história natural da doença?
Pré patogênico, patogênico e desenlace (cura, invalidez ou morte).
Promoção da saúde.
Processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria da sua qualidade de vida e saúde, incluindo maior participação no controle desse processo.
Prevenção de uma doença.
Pode ser primária quando há o intuito de remover causas e fatores de risco antes que a doença ocorra, como imunização, exercícios físicos e alimentação. Pode ser secundária quando há detecção de uma doença em seu estágio inicial, facilitando o diagnóstico definitivo, sendo uma ação para impedir que a doença se agrave e o para que o indivíduo seja tratado, como rastreamento do câncer de mama, estratificação do risco cardiovascular, medicamentos, fisioterapia e outros tratamentos. Pode ser terciária quando as ações visam reduzir os prejuízos funcionais consequentes a um problema agudo ou crônico, como a reabilitação de um paciente após infarto.
Indicadores epidemiológicos.
Base matemática das medidas utilizadas na construção de indicadores epidemiológicos. Usada para descrição das condições de saúde e de vida de uma população, avaliação de intervenções ou mudanças ao longo do tempo, e investigações epidemiológicas.
Tipos de indicadores epidemiológicos.
Mortalidade, morbidade (coeficiente de incidência e prevalência), nutricionais, serviços de saúde, socioeconômicos e demográficos.
Indicador de mortalidade.
Mostra somente parte do problema, tendo coeficiente de mortalidade geral (estima o risco de morrer em uma certa área e período, podendo ser afetada pela composição etária e tem padronização), coeficiente de mortalidade específica, coeficiente de mortalidade infantil (antes de completar 1 ano de vida).
Indicadores de morbidades.
Mostram o comportamento da doença e do agravo à saúde na população. Tendo coeficiente de incidência (novos casos em mesmo lugar e período), de prevalência (número total de casos de uma doença existente em um determinado local e período), e de letalidade (sendo total de óbitos pela doença por total de casos da doença).