Epidemiologia Flashcards
Os erros que provêm da amostragem são: erro de medida, erro de não resposta, erro de processamento e erro de seleção das unidades.
FALSO
Os erros que não provêm da amostragem são: erro de medida, erro de não resposta, erro de processamento e erro de seleção das unidades.
O estudo seccional também é conhecido como estudo longitudinal ou estudo de prevalência.
FALSO
Também é conhecido como estudo transversal ou estudo de prevalência. É aquele em que, sem levar em conta os acontecimentos passados ou futuros, mede-se a suposta causa e o respectivo efeito em um dado momento ou lapso de tempo. O fator em estudo e o efeito são estudados simultaneamente, em um mesmo momento histórico.
As duas principais vantagens do estudo de casos são a uso de controles e o grande número de indivíduos observados.
FALSO
O estudo de casos costuma ser a primeira abordagem de um tema. É usado para a avaliação inicial de problemas que ainda não são bem conhecidos. Trata-se de observar um ou poucos indivíduos com uma mesma doença e, a partir da descrição dos casos, traçar um perfil de suas principais características.
…
A falta de indivíduos-controles, para comparar os resultados, pode dificultar a interpretação de simples coincidências: por exemplo, em investigação de um surto de diarreia, se os casos beberam água de certo poço, a evidência é ainda frágil para incriminar a água do poço na etiologia da doença. Seria conveniente saber se os sadios também beberam ou não água do mesmo poço. Resumindo, os dois principais inconvenientes seriam a falta de controles e o pequeno número de indivíduos observados. De um modo geral, esse tipo de investigação é útil para levantar problemas, os quais podem ser investigados de maneira mais completa por meio de outros tipos de estudo
Influem sobre a susceptibilidade às enfermidades diversas características do hospedeiro, que podem ser próprias e variáveis. As características próprias são aquelas que não são influenciadas pelo agente etiológico nem pelo ambiente, como, por exemplo, espécie, raça, estado fisiológico e idade.
FALSO
Estado fisiológico é uma característica variável, ou seja, sujeita a modificação por influência do agente e/ou do meio.
Em relação ao Índice vital de Pearl, quando for maior do que 1 indica que a população está aumentando e resultado menor do que 1 indica que o tamanho da população está estacionado.
FALSO
Expressa a dinâmica populacional e é obtido pela relação entre o número de nascidos vivos e o número de óbitos observados em determinada população, em determinado período de tempo.
Resultado maior do que 1 indica que a população está aumentando; resultado igual a 1 indica que o tamanho da população está estacionado; e resultado menor do que 1 indica que a população está diminuindo. Isso sem levar em consideração outros fatores, como imigração e emigração, que também interferem na dinâmica populacional
Em relação aos estudos experimentais, variáveis causais são aquelas de caráter independente, que podem influir sobre a hipótese causal.
FALSO
Nos estudos experimentais, a variável independente é manipulável, e seus valores são escolhidos ou determinados pelo pesquisador.
Além da variável explícita na hipótese causal, existem ainda variáveis adicionais, dotadas de efeito potencial sobre a variável dependente.
Variável causal: é o fator a cuja presença se atribui a variável dependente (doença).
Variáveis adicionais: são aquelas de caráter independente, que podem influir sobre a hipótese causal.
A variável adicional pode ser controlável ou não controlável.
Entende-se por profilaxia o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de eliminar um agente etiológico antes da ocorrência de uma enfermidade em determinada população.
FALSO
Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade.
As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado
Secreções oronasais e expectorações são vias de eliminação epidemiologicamente importantes para enfermidades como Garrotilho, tuberculose, raiva, febre aftosa, brucelose suína e gripe.
FALSO
A via de transmissão epidemiologicamente importante da brucelose suína é sêmen.
O ensaio clínico randomizado é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.
FALSO
Trata-se de uma pesquisa realizada com dados estatísticos. Ao contrário dos outros tipos de delineamento, a unidade de análise não é constituída de indivíduos, mas de grupos de indivíduos.
Por essa razão, é também chamado de estudo de grupos, estudo de agregados, estudo de conglomerados, estudo estatístico ou estudo comunitário.
Uma das características desse estudo é que não se sabe se um indivíduo em particular é doente ou foi exposto ao fator; apenas as informações globais são disponíveis - por exemplo, a proporção de expostos e a proporção de doentes naquela população.
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível, podendo ser divididas em três categorias: intrínsecas, extrínsecas e socioeconômicas.
FALSO
As características básicas do agente e do hospedeiro susceptível são determinadas, em sua maior parte, geneticamente. Entretanto a conduta desses elementos depende da interação com o meio que habitam.
As características do ambiente constituem as condições fundamentais para o comportamento do agente etiológico em uma população susceptível.
As características do ambiente podem ser divididas em três categorias: físicas, biológicas e socioeconômicas.
Entende-se como população o conjunto total de unidades existentes em determinado lugar em um determinado tempo que possuem ou não características em comum as quais se deseja estudar.
FALSO
População: conjunto total de unidades existentes em determinado lugar em um determinado tempo que possuem características em comum as quais se deseja estudar. O número total de unidades que compõem a população é chamado tamanho da população e é representado por “N”.
Erro de amostragem é a discrepância entre a quantidade de indivíduos que compõem uma amostra e quantidade que seria necessária para representar todas as unidades da população.
FALSO
Erro de amostragem é a discrepância entre o valor obtido com uma amostra e o valor que seria obtido caso fossem examinadas todas as unidades da população. O uso de métodos de amostragem probabilística permite controlar o erro de amostragem de forma satisfatória, uma vez que é possível estabelecer o tamanho da amostra necessário para manter o erro dentro dos limites desejados.
Entre outros, os indicadores de medidas de ocorrência poderão ser expressos por proporcionalidade e diferença.
FALSO
Medidas de associação que poderão ser expressos por proporcionalidade e diferença.
Os indicadores de medidas de ocorrência poderão ser expressos por:
- Medidas de tendência central (média, mediana ou moda)
- Frequência (absoluta ou relativa)
- Coeficientes (incidência ou prevalência)
A variação ou tendência longo prazo é uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano.
FALSO
1.2- Variação ou tendência cíclica
É uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano. Está associada a alterações periódicas na densidade de hospedeiros susceptíveis, permitindo a transmissão do agente etiológico.
1.3- Variação ou tendência secular ou de longo prazo
É uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após LONGOS PERÍODOS DE TEMPO. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.
Um exemplo é o aumento na ocorrência das chamadas doenças da civilização no ser humano, tais como as doenças cardiovasculares. Outro exemplo é a diminuição na ocorrência da doença decorrente da melhoria das medidas profiláticas, como no caso da varíola ou da tuberculose, pelo uso de vacinas, ou a cólera, pela adoção do tratamento da água de consumo, entre tantas outras
Segundo os postulados de Evans, para o estabelecimento das relações de causalidade, após a exposição à suposta causa, a distribuição temporal da doença deve oferecer um perfil de curva normal, em consonância com o seu período de incubação.
VERDADEIRO