Epi Flashcards
É a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
Repetibilidade
É reprodução dos resultados em testes realizados por diferentes operadores.
Reprodutibilidade
Leva-se em consideração o número de casos novos da doença, ou seja, aqueles que se iniciaram no período de tempo considerado, naquela população. Mede o risco que correu um indivíduo daquela população de ser atingido por aquela enfermidade, naquele período de tempo, e tem por objetivo avaliar a frequência com que estão surgindo casos novos da doença na população.
Coeficiente de incidência.
Também é chamado de coeficiente de morbidade incidente.
indica que há relação inversa entre as duas variáreis, ou seja, conforme o tempo passou, a ocorrência da doença diminuiu.
Coeficiente de regressão negativo
tipo de pesquisa que parte de casos já diagnosticados da doença em foco e ao mesmo tempo seleciona outro grupo de indivíduos que não apresentam aquele agravo. Da comparação desses grupos, em relação a determinados fatores ou atributos, procura-se obter as informações desejadas.
Estudo de casos-controles
Também é conhecido como estudo transversal ou estudo de prevalência. Seleciona-se uma amostra de indivíduos de uma população e posteriormente verifica-se, para cada indivíduo, a presença ou não da doença e a presença ou não do fator, simultaneamente. No início, apenas o número total de indivíduos é conhecido.
Estudo seccional
É uma flutuação na ocorrência de doenças cuja periodicidade envolve espaços de tempo que ultrapassam o período de um ano. Está associada a alterações periódicas na densidade de hospedeiros susceptíveis, permitindo a transmissão do agente etiológico.
Variação ou tendência cíclica
É uma variação na ocorrência de determinada enfermidade observada após longos períodos de tempo. Essa tendência pode ser influenciada por diversos fatores, mas geralmente resulta de ação humana.
Variação ou tendência secular ou de longo prazo
Os testes sorológicos podem ser divididos em dois grupos:
a- Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
b- Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
é composta por agente etiológico, hospedeiro e ambiente.
tríade epidemiológica
é composta por fonte de infecção, via de eliminação, meio de transmissão e porta de entrada.
cadeia epidemiológica
Foco índice:
é o primeiro foco da enfermidade registrado.
Foco primário:
é o primeiro foco da enfermidade ocorrido.
processo pelo qual se examina uma amostra e se obtêm informações válidas para a população da qual a amostra foi obtida.
nferência estatística
É o grau de severidade da reação patológica que o agente etiológico provoca no hospedeiro
virulencia
A virulência independe da infectividade e pode variar tanto de um hospedeiro para outro como entre estirpes de um mesmo agente.
V ou F
V
A sucessão de eventos, necessária para que a enfermidade ocorra, denomina-se
processo epidêmico
estudo das relações entre o agente etiológico e os demais componentes do ecossistema denomina-se
história natural da doença.
é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus.
distanciamento social
medida que visa separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus
isolamento
relação entre o número de nascidos vivos e a população feminina em idade de reprodução, tem a finalidade de avaliar o desempenho reprodutivo de um rebanho.
Coeficiente geral de fertilidade
reflete a proporção de positivos verdadeiros mais os negativos verdadeiros, em relação ao total de indivíduos examinados, ou seja, mede a proporção de resultados verdadeiros que o teste revela
Coeficiente global do teste
Os estudos de coortes também são chamados de prospectivos, pelo fato de que, em sua maioria, partem da observação de grupos comprovadamente expostos a um fator de risco suposto como causa da doença a ser detectada no futuro.
V ou F
V
No estudo longitudinal, o fator causal e o efeito são estudados em momento…
momentos históricos sucessivos