Epi Flashcards
Casos-controle.
Estudo de casos-controles
É o tipo de pesquisa que parte de casos já diagnosticados da doença em foco e ao mesmo tempo seleciona outro grupo de indivíduos que não apresentam aquele agravo. Da comparação desses grupos, em relação a determinados fatores ou atributos, procura-se obter as informações desejadas.
Amostragem objetivos.?
A amostragem pode ser empregada em várias situações relacionadas à sanidade animal. Um uso comum de amostragem na área de saúde animal é na determinação de parâmetros populacionais, principalmente determinação de taxas, como, por exemplo, quando se deseja conhecer a prevalência de determinada infecção em determinada população. A amostragem pode ser utilizada também para estimar médias em uma população, para detectar se uma característica está presente ou não na população, e há também procedimentos de amostragem para a realização de estudos epidemiológicos, com o propósito de verificar se existe associação entre a ocorrência de uma enfermidade e a exposição a fatores de risco.
Distanciamento social?
Distanciamento social é a diminuição de interação entre as pessoas de uma comunidade para diminuir a velocidade de transmissão do vírus. É uma estratégia importante quando há indivíduos já infectados, mas ainda assintomáticos ou oligossintomáticos, que não se sabem portadores da doença e não estão em isolamento. Esta medida deve ser aplicada especialmente em locais onde existe transmissão comunitária, como é o caso do Brasil, quando a ligação entre os casos já não pode ser rastreada e o isolamento das pessoas expostas é insuficiente para frear a transmissão.
Isolamento?
Isolamento é uma medida que visa separar as pessoas doentes (sintomáticos respiratórios, casos suspeitos ou confirmados de infecção por coronavírus) das não doentes, para evitar a propagação do vírus. O isolamento pode ocorrer em domicílio ou em ambiente hospitalar, conforme o estado clínico da pessoa
Estudo experimental?
laboratório é o local ideal para estudos experimentais. Nessa modalidade de estudo, é possível obter maior precisão em todas as etapas da investigação. O grau de subjetivismo pode ser reduzido pela adoção de controles rigorosos, os quais servem também como parâmetro para a comparação dos resultados.
Meio transmissão?
O meio exterior é geralmente desfavorável aos agentes etiológicos. Por outro lado, há casos em que a permanência no meio exterior é necessária para que se complete o ciclo vital, como, por exemplo, nas verminoses. Portanto, o fator tempo exigido pelo meio de transmissão é fundamental.
Os meios que demandam longa exposição ao meio exterior não servem para agentes que não sobrevivem por esse tempo.
Estudo de coortes?
Estudo de coortes
Limitações
- Falta de comparabilidade entre as características do grupo de expostos e as do grupo de não expostos.
- Custo elevado, especialmente nos estudos prospectivos de longa duração.
- Em muitas situações, é de longa duração.
- Acompanhamento de um grande número de indivíduos.
- Dificuldade de manter a uniformidade do trabalho.
- Perda do acompanhamento, com modificação na composição dos grupos iniciais.
- Não pode ser aplicado a estudos etiológicos de doenças raras, pois haveria necessidade de observar muitos indivíduos.
- Os dados são obtidos após o conhecimento do grau de exposição ao fator, estando sujeitos a influências subjetivas no momento da aferição.
- Mudanças de categoria de exposição podem levar a erros de classificação dos indivíduos.
- Mudanças de critérios de diagnóstico com o passar do tempo podem levar a erros.
- Dificuldades administrativas nos projetos de longa duração.
- Interpretação dificultada pela presença de fatores de confundimento.
CARACTERÍSTICAS DOS MÉTODOS QUALITATIVOS?
Relação entre sensibilidade e especificidade
Para a maioria dos testes, há uma relação inversa entre a sensibilidade e a especificidade, dependendo do valor crítico estabelecido como limite entre os positivos e os negativos. Embora os infectados possuam uma média de títulos de anticorpos superior à média dos não infectados, as duas distribuições de títulos apresentam alguma sobreposição, e isso produz uma relação inversa entre sensibilidade e especificidade, ou seja, quando uma aumenta, a outra diminui.
Fonte de infecção?
É um organismo vertebrado, no qual o agente infectante pode desenvolver-se ou multiplicar-se e do qual pode ganhar acesso ao exterior.
Amostragem sistemática?
A aplicação dessa forma de seleção exige que as unidades componentes da população estejam em uma certa ordem de posição, como filas, fichas, bovinos passando por um brete, vacas acorrentadas no estábulo, carcaças na linha de processamento em um abatedouro etc.
Para operar esse procedimento, são seguidos os seguintes passos:
- ordenar as unidades em uma lista ou em uma posição;
- determinar o tamanho da amostra (n);
- estabelecer o intervalo de seleção (N/n);
- determinar o número de arranque, que corresponde a um número sorteado aleatoriamente entre 1 e o intervalo de seleção;
- examinar a unidade com o número inicial sorteado e partir daí examinar as unidades somando o intervalo de seleção ao número anterior analisado, até completar a amostra.
Amostragem aleatória simples?
As unidades a serem examinadas são selecionadas da população por um procedimento aleatório. Vários recursos podem ser utilizados para isso, como tabela de números aleatórios, bolas de loteria, programas de computador etc. É preciso que todas as unidades tenham uma identificação.
Trata-se de um procedimento adequado quando: a população não varia muito quanto à característica estudada; não se sabe da existência de subpopulações entre as quais há diferenças marcantes quanto à característica estudada; a população não é muito grande; é possível obter uma lista completa com todos os elementos que compõem a população.
Tipos de amostra?
Uma amostra pode ser probabilística ou não probabilística.
Amostra probabilística, também chamada aleatória, é aquela em que todas as unidades da população têm a mesma probabilidade de serem selecionadas.
Já amostra não probabilística é aquela em que nem todas as unidades têm a mesma chance de fazerem parte da amostra. Como exemplos de amostras não aleatórias podem ser citadas amostra de voluntários, amostra intencional (por exemplo, amostra apenas de adultos), amostra prontamente acessível, rebanhos de mais fácil acesso, proprietários mais receptivos etc.
Coeficiente geral de fertilidade?
Também é chamado coeficiente monógeno feminino.
Um coeficiente desse tipo é usado também em Medicina Veterinária, para avaliar o desempenho reprodutivo de um rebanho.
Os testes sorológicos podem ainda ser divididos em dois grupos?
a- Primários: são aqueles que medem diretamente a união primária do antígeno com o anticorpo, não dependendo da ocorrência de fenômenos secundários. São exemplos de métodos primários a imunofluorescência, o Elisa teste, o radioimunoensaio etc.
b- Secundários: são aqueles que se baseiam em fenômenos secundários que ocorrem após a união primária do antígeno com o anticorpo, como, por exemplo, precipitação, aglutinação e fixação de complemento.
Curva epidêmica?
Quatro fatores podem afetar a curva epidêmica:
1- período de incubação da enfermidade;
2- infectividade do agente etiológico;
3- proporção de hospedeiros susceptíveis na população;
4- distância entre os hospedeiros, ou seja, densidade demográfica.
Um agente etiológico com elevada infectividade, com um período de incubação curto, infectando uma população com grande proporção de susceptíveis e com alta densidade populacional produz uma curva com uma etapa inicial bastante inclinada, representando uma disseminação rápida do agente etiológico entre a população.
Repetibilidade × reprodutibilidade?
Repetibilidade
É a reprodução dos resultados em testes realizados pelo mesmo operador.
Reprodutibilidade
É reprodução dos resultados em testes realizados por diferentes operadores.
Reservatório?
Reservatório
É um hospedeiro vertebrado, de espécie diferente da considerada, no qual o agente etiológico se instala, multiplica-se e é eliminado para o ambiente.
Como exemplos, podem ser citados o tatu em relação aoTrypanosoma cruzi, a capivara em
relação aoT. equinume os suínos em relação ao vírus da doença de Aujeszky.
Processos epidemiológicos?
Consciência da comunidade
O nível de consciência sanitária da comunidade influi sobre programas de vigilância epidemiológica e de combate às enfermidades.
Vias de comunicação
Estão relacionadas ao trânsito de animais e veículos e também às possibilidades de rápida notificação, visitas etc.
Manejo
O manejo está intimamente relacionado aos hábitos e costumes dos animais e dos criadores, sendo, em grande parte, responsável por fatores que condicionam o aparecimento de doenças, como, por exemplo, a densidade populacional.
MEDIDAS GERAIS DE PROFILAXIA?
Profilaxia é o conjunto de medidas adotadas com a finalidade de interromper a cadeia de transmissão de uma enfermidade.
As ações profiláticas podem ser exercidas em qualquer fase da história natural da doença, tanto no período pré-patogênico quanto no período patogênico, quando o processo já está instalado.
Portador em incubação?
É aquele que ainda não apresenta os sintomas da enfermidade, que se encontra em fase de incubação, mas já elimina o agente etiológico. Após o período de incubação, o hospedeiro apresentará os sintomas da doença considerada.
Ocorrência esporádica?
Trata-se de uma situação em que a doença ocorre de maneira irregular e casual. Isso implica que circunstâncias apropriadas ocorreram localmente, produzindo surtos pequenos e localizados.
A ocorrência esporádica pode estar associada a um único caso ou a um grupo de casos.
Epidemia?
O termo epidemia foi originalmente usado para descrever um súbito e imprevisível aumento no número de casos de uma doença infecciosa em uma população. No entanto, na Epidemiologia moderna, considera-se uma epidemia a ocorrência de uma doença, transmissível ou não, em patamares acima dos limites esperados para o período em questão, isto é, acima do nível endêmico.
Portanto uma epidemia não envolve necessariamente um grande número de casos da enfermidade.
Enzootia e hiperendemia?
Quando se trata de doenças animais, pode-se usar o termo enzootia, porém o termo endemia é usado tanto para enfermidades em humanos quanto para enfermidades em animais.
No caso de uma enfermidade que ocorre continuamente com taxas de prevalência muito altas, alguns autores dão o nome de hiperendemia.
Diagnóstico clínico?
Clínico: é baseado nos sinais e sintomas clínicos e constitui um diagnóstico de suspeição, merecendo restrições de maior ou menor intensidade, conforme o grau de exteriorização do quadro clínico. É mais seguro nos casos em que o indivíduo apresenta um quadro típico.