Enterobacterias Flashcards
O que são enterobacterias?Quais são as bacterias lactose positivas ?
São bacterias pertencente a falimia enterobacteriai. São bacterias gram (-) klebisiella, Escherichia coli
Quais enterobacterias gera colonias transparentes no MacConkey ? e porque ?
Shigella, Yersinia, Salmonella. Não são lactose positivas.
Qual salmonella é responsavel pelo sorotipo Typhi e qual doença causa?
Salmonella enterica enterica causa febre tifoide
A respota inflamatoria do hospedeiro induz produção de lipocalina-2 que sequestra enterobactina. Qual mecanismo de escape da Salmonella para isso ?
salmonella produz salmoquelina que não é inibida
Salmonella não sofre ação de tissulfeto, graças aos ROS produzidos pelo neutrofilos que oxidam em tetrationato que poderão ser utilizado como aceptor final de elétrons na cadeia respiratória anaeróbia. Verdadeiro ou falso ?
Verdadeiro.
Qual a diferença da patogênese da salmonella typhi para enteritidis ?
A salmone enteritidis a infecção fica restrita ao trato gastroentestinal, invadindo a região ilieocal e se multiplicando nos foliculos linfoides. Já a Salmonella typhi é uma inscção persistente com bacteremia e lesões focais , consequgue sobreviver e se multiplicar em macrofagos se disseinando para figado, medula baço, e evetualmente pode atingir a vesicula onde toma sua forma persistente.
Bacteria movel que habita a porção terminal do intestino de animais de sangue quente, lactose positiva, transmitida por contato com animais como boi e por alimentos contaminados com fezes de animais.
Escherichia coli
Diarreia do viajante, comidas mal cozidas causam diarreia aquosa. Apresentam enterotoxinas ST e LT que atuam no desequilibrio hidrossalino
Escherichai coli enterotoxigênica ETEC
Afeta crianças <1 ano (surtos em berçarios), causa diarreia aquosa, retardo do crescimento. Friambrias tipo IV csuam achatamento das microvilosidades.
Escherichia coli enteropatogenica EPEC
Cauda diarreia agua e crônica, > 14 dias de duração. Forma biofilme e apresenta exotoxinas ST e hemolisina.
Escherichia coli enteroagregativa EAEC
Diarreia aguda e persistentes em crianças < 5 anos. Apesenta adesinas fimbrias curly que causam alongamento das microvilosidades
Escherichia coli de adesão difusa DAEC
De notificação compulsoria, só precisa de 10 bacilos para causar doença, principalmente em crinaças. Relacionada geneticamente a Shigella e apresenta sintomas semElhantes. Patogenese no colon e faz migração adjacente.
Escherichia coli enteroinvasiva EIEC
Doença severa, com principal reservatorio gado, transmissão principalmente por alimentos mal cozidos como carne. Aapresenta Toxina shiga-like. Forma trmbos e rompimento dos vasos. Evolução para SHU.
Escherichia coli enterohemorragica EHEC
Paceinte com suspeita de E. coli, feito cultura de samgue em MacConkey-sorbitol com formação de colinia translucida. Qual possivel diagnostico ?
Escherichia coli enterohemorragica O157:H7. Pois as E. coli fermentam no sorbitol menos esse sorotipo.
São imoveis e podem ter reação cruzada com E. coli, não utiliza lactose, maior incidencia em crianças de 2 a 10 anos. É uma das importantes causas de diarreia dos viajantes.
Shigella sp.