Endocrinologia Reprodutiva E Ciclo Menstrual - Quadro de Conceitos Flashcards
Glândulas Exócrinas:
Secretam substâncias na superfície epitelial, normalmente através de ductos.
Glândulas Endócrinas:
Secretam substâncias na corrente sanguínea.
Hormônios:
São mensageiros químicos produzidos por glândulas endócrinas, neurônios especializados ou células endócrinas em tecidos não endócrinos (ex.: coração, rins, tecido adiposo), que podem ou não utilizar o sangue para atingir sua célula-alvo a fim de estimular ou inibir diferentes funções celulares.
Mecanismo de sinalização química:
Envolve a secreção de um hormônio e sua ligação ao receptor na célula-alvo, desencadeando um mecanismo intracelular e promovendo o efeito específico no tecido efetor.
Regulação Autócrina:
Ocorre quando a substância secretada pela célula atua sobre a mesma célula.
Regulação Parácrina:
Verifica-se quando a substância secretada pela célula age sobre células vizinhas.
Regulação Endócrina:
É detectada quando a substância secretada pela célula é liberada na corrente sanguínea e afeta a função de outros tecidos.
Regulação Exócrina:
Acontece quando a substância secretada pela célula é liberada no meio externo.
Down-regulation:
É o processo pelo qual uma célula diminui a quantidade de um componente celular em resposta a uma variável externa. Ex.: tem-se a diminuição dos receptores de GnRH das células da hipófise na presença de concentração aumentada desse hormônio, o que reduz a sensibilidade das células à molécula.
Up-regulation:
É o processo pelo qual uma célula aumenta a quantidade de um componente celular em resposta a uma variável externa.
Retroalimentação ou Retroação ou Feedback Positivo:
É percebida quando o aumento da concentração de um hormônio estimula a secreção de um outro hormônio. Ex.: o aumento da concentração de estradiol durante o ciclo menstrual promove a secreção de LH.
Retroalimentação ou Retroação ou Feedback Negativo:
Ocorre quando o aumento da concentração de hormônio inibe a secreção de outro hormônio.
Esteroides Sexuais (Gonadais):
São hormônios produzidos pelas gônadas e suprarrenal e pela conversão de outros esteroides sexuais em um tecido (ex.: tecido adiposo) e que interagem com receptores específicos de androgênios, estrogênios e progestogênios.
Classes de Esteroides Sexuais:
Androgênios, estrogênios e progestogênios. Esses hormônios são também classificados como naturais ou sintéticos. Os hormônios naturais mais importantes são: androgênios (testosterona, androstenediona, di-hidrotestosterona e de-hidroepiandrosterona), estrogênios (estradiol, estrona e estriol) e progestogênios (progesterona e 17OH progesterona).
Menarca:
Significa primeira menstruação e traduz um importante evento no amadurecimento do eixo hipotálamo-hipófise-ovário. Acontece em média entre os 11 e os 14 anos, mas sua ocorrência é aceitável dos 9 aos 16 anos.