ENADE Flashcards
Aperfeiçoar o conhecimento
Quem somos?
Onde estamos?
E para que?
Olá! Nos chamamos Adriana, Luzimar, Michele, Nilson e Suzane, somos estudantes de psicologia da FAPAN. Estamos na biblioteca, para elaborar Flashcards para preparar alunos com o objetivo de irem bem na realização da prova ENADE.
Senso Comum Vs Ciência
Senso comum é o conhecimento da sociedade, que vamos acumulando em nosso cotidiano.Em geral têm-se um conhecimento pequeno e superficial da ciência; está representa um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, que é sempre produzido a partir de algo já desenvolvido. Podendo ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
O que é psicologia?
Ciência que estuda as estruturas mentais, o comportamento do individuo em sua interação com ambiente social; Objetiva estudar o ser humano em sua totalidade; Diagnostica, previne e trata distúrbios emocionais; Formula teorias baseada em em investigação de fatos empíricos.
Surgimento da psicologia
O estudo da natureza humana já era realizado desde a antiguidade por pensadores filósofos. Porém somente no final do século XIX é que a psicologia se torna uma ciência, Wilhelm Wundt cria o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha. A principio surgem duas escolas: O estruturalismo e o funcionalismo.
Áreas de atuação do psicólogo
Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia. Vale ressaltar que onde houver pessoas, deve haver um psicólogo para mediar as relações para que elas deem de forma saudável.
Abordagens terapêuticas dentro da psicologia
Psicanálise, Behaviorismo, Terapia Cognitivo-Comportamental, Humanista-Existencial, Terapia Sistêmica e etc. Vale ressaltar que tem ramificações dentro dessas abordagens.
O que os psicólogos sabem sobre as pessoas?
Dispõem de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o outro em sua singularidade. Isso possibilita uma melhor visibilidade e inteligibilidade a dimensão subjetiva.
Qual a finalidade do trabalho do psicólogo?
Intervir a partir dos conhecimentos da psicologia nos aspectos da dimensão subjetiva. Na relação do sujeito com o sofrimento de um evento ou experiência traumática. Promove a saúde.
Psicologia Vs Psiquiatria
A psicologia tem seu objeto de estudo marcado pela busca da compreensão do funcionamento mental; permite realçar a existência de uma “normalidade”, compreender processos e o funcionamento psicológico.
A psiquiatria é uma especialidade médica, que busca construir e catalogar um saber sobre a loucura e a doença mental, visando seu tratamento. As duas áreas se comunicam, e hoje é sabido que para um bom tratamento é necessário a participação multidisciplinar.
Psicologia como profissão no Brasil
Psicologia é uma ciência e profissão, regulamentada no Brasil desde 1962 pela lei 4.119. A profissão utiliza métodos e técnicas da psicologia para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, tratar transtornos emocionais. Os profissionais se orientam pelo “Código de Ética Profissional do psicólogo”.
A subjetividade do sujeito
A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo ao longo da vida, por meio das experiências. É o mundo das ideias, significados e emoções, que não cessa de se modificar, por meio das novas experiências; O sujeito é único na medida em a subjetividade tem suas particularidades e estão em constante mudança.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Escolar/Educacional?
Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser; analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais; prestar serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais, como profissional autônomo, orientando programas de apoio administrativo e educacional; desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional; desenvolver programas visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas; implementar programas para desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho?
Atua em atividades relacionadas a análise e desenvolvimento organizacional, ação humana nas organizações, desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador. Desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde. Participa de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho, subsidiando os quanto a aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador. Atua como consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia de Trânsito?
Procede ao estudo no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito; realiza diagnóstico da estrutura dinâmica dos indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais; colabora na elaboração e implantação de ações de engenharia e operação de tráfego; desenvolve ações socioeducativas com pedestres, ciclistas, condutores infratores e outros usuários da via; desenvolve ações educativas com: diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores, examinadores de trânsito e professores dos diferentes níveis de ensino; realiza pesquisas científicas no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos, para elaboração e implantação de programas de saúde, educação e segurança do trânsito; realiza avaliação psicológica em condutores e candidatos à carteira de habilitação; participa de equipes multiprofissionais no planejamento e realização das políticas de segurança para o trânsito; analisa os acidentes de trânsito, considerando os diferentes fatores envolvidos para sugerir formas de evitar e/ou atenuar as suas incidências; e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Jurídica?
Planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que carecem de tal intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial, além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação das leis: Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos criminosos; atua como perito judicial nas varas cíveis, criminais, Justiça do Trabalho, da família, da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias, para serem anexados aos processos, a fim de realizar atendimento e orientação a crianças, adolescentes, detentos e seus familiares; e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia do Esporte?
A atuação do psicólogo do esporte está voltada tanto para o esporte de alto rendimento, ajudando atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar a performance, quanto para a identificação de princípios e padrões de comportamentos de adultos e crianças participantes de atividades físicas. Estuda, identifica e compreende teorias e técnicas psicológicas que podem ser aplicadas ao contexto do esporte e do exercício físico, tanto em nível individual – o atleta ou indivíduo praticante – como grupal – equipes esportivas ou de praticantes de atividade física. Sua atuação é tanto diagnóstica, desenvolvendo e aplicando instrumentos para determinação de perfil individual e coletivo, capacidade motora e cognitiva voltada para a prática esportiva, quanto interventiva atuando diretamente na transformação de padrões de comportamento que interferem na prática da atividade física regular e/ou competitiva, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Clínica?
Intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades. Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como: entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros. Desenvolve trabalho de orientação, contribuindo para reflexão sobre formas de enfrentamento das questões em jogo, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar?
Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção a saúde. Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e emocional do paciente; e, alunos e pesquisadores, quando estes estejam atuando em pesquisa e assistência. Oferece e desenvolve atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou a recuperação da saúde física e mental, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicopedagogia?
Atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto. Na relação com o aluno, o profissional estabelece uma investigação que permite levantar uma série de hipóteses indicadoras das estratégias capazes de criar a intervenção que facilite uma vinculação satisfatória ou mais adequada para a aprendizagem. Ao lado desse aspecto, o profissional também trabalha a postura, a disponibilidade e a relação com a aprendizagem, afim de que o aluno torne-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu saber, alcançando autonomia e independência para construir seu conhecimento e exercitar-se na tarefa de uma correta autovalorização, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicomotricidade?
Atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando a preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas. Por meio da participação em equipes multidisciplinares, criadas por entidades publicas ou privadas, planeja, coordena, supervisiona, implementa, executa e avalia programas, cursos nos diversos níveis, pesquisas ou eventos de qualquer natureza, direta ou indiretamente relacionadas com atividades psicomotoras, que envolvam os aspectos psíquicos, afetivos, relacionais, cognitivos, mentais, junto a atividade corporal, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Social?
O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas. Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social, e etc.
O que pode fazer um Psicólogo especialista em Neuropsicologia?
Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente. Utiliza instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas, e etc.
Considerando-se o modo como o Código de Ética do
Psicólogo trata o relacionamento com profissionais não psicólogos, pode-se dizer que, ao integrar uma equipe multiprofissional, o psicólogo deverá divulgar para os demais membros da equipe:
Somente informações que considerar relevantes para a compreensão do caso, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.
As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente forem ameaçados ou violados:
I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;
II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;
III - em razão de sua conduta.
Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao __________________da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.
Conselho Tutelar.
Quais estão corretas?
I. O laudo pericial consiste em um documento que será elaborado pelo perito ao final de um processo de avaliação. Este documento será bastante parecido com o formato de um laudo psicológico em uma avaliação clínica, diferenciando-se deste em algumas peculiaridades.
II. O laudo pericial será composto pelos dados de identificação do avaliando, pelos métodos e procedimentos utilizados pelo perito, seus achados e discussão sobre os mesmos e, por fim, por uma breve conclusão.
III. Apesar de ser considerado um meio de prova, o laudo pericial não se constitui em uma verdade absoluta e, conseqüentemente, é passível de critica e questionamento
I, II e III.
Considerando-se as relações entre a Psicologia e o Sistema Penal, é INCORRETO afirmar que:
O trabalho a ser realizado por um Psicólogo com um condenado consiste em, a partir da coleta de dados sobre a vida deste, determinar um programa de gradual tratamento, objetivando a redução dos danos a ele causados pelo cárcere.
Uma criança com 10 anos de idade dá entrada no pronto-socorro, com história de violência sexual, sendo
o agressor um vizinho da família. A criança é acompanhada de sua mãe, que alega nunca ter notado um comportamento estranho no vizinho. A equipe fica
muito mobilizada com a situação. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a postura a ser adotado pelo psicólogo solicitado para acompanhar o caso.
Imediatamente encaminhar para um psicólogo de uma unidade de referência, já que, na unidade de pronto socorro, não há tempo para trabalhar aspectos emocionais.
Com relação às formas de violência contra a mulher definidas pela Lei n.o 11.340/2006, conhecida como “Lei Maria da Penha”, é correto afirmar que:
Violência sexual é qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça,
coação ou uso da força.
A mediação é geralmente definida como a interferência
em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de decisão:
Limitado ou não autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo, mutuamente aceitável, com relação às questões em disputa.
A Síndrome de Alienação Parental consiste num processo em que:
I - A criança vive um conflito de lealdade exclusiva frente aos seus genitores.
II - Há, por parte de um ou ambos os genitores, confusão entre conjugalidade e parentalidade.
III - A criança sofre as conseqüências do sentimento de vingança do ex-cônjuge em relação ao outro.
IV - O filho reproduz com o guardião a Síndrome de Estocolmo, na qual o sequestrado se identifica com o sequestrador.
Correto ou Incorreto?
Ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante.
Incorreto.
Como atesta Gláucia Diniz, ao analisar os paradoxos das relações violentas (In: Fères-Carneiro, 2016), entre os motivos que impedem as mulheres de denunciar a violência física ou psicológica de que são vítimas nas relações conjugais, destaca-se:
A internalização das prescrições normativas que impedem a mulher de ter voz própria.
Nas Varas de Família, há um crescente esforço para que os casais resolvam seus conflitos por meio de:
Mediação.
O trabalho e a pesquisa com conflitos conjugais, conforme demonstrado na obra organizada por Fères-Carneiro (2016), têm revelado que:
A postura de ataque de um dos cônjuges de modo geral constitui um grande entrave para a negociação.
A partir das considerações de Uchôa e colaboradores (In: Minayo e Coimbra, 2011), é correto afirmar que os programas voltados para os idosos devem:
Integrar os recursos disponíveis, individuais e coletivos, em um processo que compense as perdas e promova a adaptação do idoso às condições de sua vida.
De acordo com a análise de Analicia Martins de Sousa (2010), o conceito de Síndrome da Alienação Parental:
trouxe, aos litígios sobre guarda, um ônus a mais, na medida em que os cônjuges precisam atestar sua sanidade mental.
Isabel da Silva Kahn Marin (2002), ao discutir a relação entre adolescência e violência na sociedade contemporânea, destaca o papel, nesse fenômeno,
Da dificuldade dos adultos de se mostrarem como representantes da autoridade e da lei frente à adolescência.
Sobre a avaliação psicológica, no contexto jurídico:
Após a conclusão do processo de avaliação psicológica, o psicólogo pode apresentar recomendações para as situações de conflito identificadas, entretanto não pode determinar os procedimentos jurídicos a serem adotados.
Um psicólogo é entrevistado por um telejornal para comentar uma infração cometida por uma criança menor de idade. Para não a expor, esse profissional menciona apenas as iniciais do nome e do sobrenome da criança na reportagem. Nesse caso, o psicólogo
Descumpre o que é estabelecido pelo ECA, dado que a criança foi o infrator na situação.
Entre as várias mudanças significativas das práticas
profissionais, ocorridas no campo de atuação da Psicologia Organizacional, observa-se a:
Busca de soluções psicológicas para os problemas organizacionais.
A respeito das ferramentas utilizadas na seleção de pessoas é correto afirmar que devem ser:
Embasados no desenho dos cargos, em indicadores de perfil, e também em critérios fidedignos e confiáveis estatisticamente.
A Avaliação de Desempenho por Competência deve
considerar principalmente:
A análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais alinhadas
com os objetivos organizacionais.
As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista do tipo não diretiva é:
Totalmente livre não especificando nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada.
A análise da cultura e do clima de uma organização é
importante para a implantação de qualquer estratégia de desenvolvimento de recursos humanos. Em relação a essa afirmativa, é incorreta:
O diagnóstico da cultura e do clima reduz os acidentes de trabalho.
Em uma organização, as pessoas apresentam necessidades de relacionamento que vão além daquelas ligadas à execução de tarefas. Segundo
Schein, estas necessidades extras as impulsionam no sentido de se formarem grupos denominados:
Informais.
.
Sobre a Avaliação de Desempenho por Competências, é correto afirmar:
Busca solucionar fundamentalmente a otimização do potencial das pessoas, a competência organizacional e da gestão de pessoas.
Uma das tendências atuais no campo da gestão de pessoas é a de se investir em processos de empoderamento (empowerment), visando a:
Desenvolver o autogerenciamento das equipes.
Quanto à problemática da saúde ocupacional dentro das organizações, é incorreta:
Os acidentes de trabalho são causados pelo fator humano exclusivamente.
A ergonomia é uma prática que surgiu como resposta para:
Otimizar a adaptação entre o indivíduo e suas tarefas, as máquinas que ele opera e o ambiente no qual se encontra.
No que se refere ao absenteísmo nas empresas, é correto afirmar que ele está relacionado a:
Causas sociais e psíquicas geradoras de sofrimento.
Correto ou Incorreto?
Dejours (1994) distingue dois tipos de sofrimento: o sofrimento criador e o sofrimento patogênico. Este último surge quando todas as possibilidades de transformação, aperfeiçoamento e gestão da forma de organizar o trabalho já foram tentadas, ou melhor, quando somente pressões fixas, rígidas, repetitivas e frustrantes configuram uma sensação generalizada de incapacidade.
Correto.
Correto ou Incorreto?
O trabalho não pode ser uma negatividade da vida, mas, muito pelo contrário, sua expressão, fator que o capitalismo, em suas mais variadas versões apresentadas no decorrer da história, não permitiu que ocorresse.
Correto.
Correto ou Incorreto?
As condições e as exigências do mercado de trabalho na atualidade rotinizam e amortecem o sentido da vida, deixando no corpo as marcas do sofrimento, que se manifestam nas mais variadas doenças ditas ocupacionais, além de atentar contra a saúde mental, em especial quando o psiquismo anquilosado em sua mobilidade faz com que a mente seja absorvida em formas de evitação do sofrimento.
Correto.
Correto ou Incorreto?
Quando as ações no trabalho são criativas possibilitam a modificação do sofrimento, contribuindo para uma estruturação positiva da identidade, aumentando a resistência da pessoa às várias formas de desequilíbrios psíquicos e corporais. Dessa forma, o trabalho pode ser o mediador entre a saúde e a doença; e o sofrimento criador ou patogênico.
Correto.
Uma instituição estava com o quadro de colaboradores defasado e, visando recompô-lo, instituiu processo seletivo para dois cargos. O cargo I exige nível fundamental de formação educacional, pois suas tarefas são predominantemente braçais, de pouca complexidade, realizadas por períodos curtos e de forma individualizada. O cargo II exige nível avançado de formação em áreas específicas e alta especialização para o desempenho das atividades, as quais serão desenvolvidas em equipe de alto desempenho com foco em solução de problemas.
Para que o referido processo seletivo possibilite a seleção dos melhores candidatos, indica-se a realização de?
Provas de aptidão física para os candidatos ao cargo I e prova de títulos para os candidatos ao cargo II.
A estrutura organizacional de um tribunal é formal, com organograma e hierarquia rígidos, definidos pela formação específica de seus membros, e seu funcionamento baseia-se em regulamentos e normas. Dadas essas características, a estrutura organizacional de um tribunal classifica-se como?
Burocrática.
Um gerente que pretenda promover a eficiência no trabalho de sua equipe deve priorizar?
O compartilhamento de informações.
No âmbito da qualidade, a teoria das necessidades de Maslow (1943), parte do princípio de que, uma vez satisfeita uma necessidade, emerge imediatamente outra de nível mais elevado e passa a ser motivadora. Os cinco níveis de necessidades humanas preconizadas pelo referido autor são?
Fisiológicas básicas, segurança, necessidade de pertencer a um grupo, autoestima e prestígio, e autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos.
Joseph Moses Juran define que a qualidade nas organizações é feita por meio de três processos gerenciais. Quais são esses processos?
Planejamento, controle e melhoria.
Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos é correto:
Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.
O processo de globalização na sociedade
contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, é correta:
A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas.
As representações sociais são definidas como uma ?rede? de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:
Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.
Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.
Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.
Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde − OMS (2002), o desencadeamento da violência contra idosos pode estar relacionado com alguns fatores de risco como relações familiares desgastadas, dificuldades financeiras, dependência financeira do idoso, fatores culturais e socioeconômicos, e distribuição de:
heranças e migração de alguns componentes familiares.
O surgimento dos grupos de terceira idade, universidades da terceira idade e serviços específicos para a população acima dos 60 anos tem revelado o quanto este segmento populacional tem buscado uma redefinição da velhice, sendo também valorizados os grupos compostos por idosos que permitem aos seus integrantes uma inserção social, proporcionando lhes a aquisição de um sentimento de pertença e não de exclusão. Estes são denominados de grupos de:
Convivência.
Sobre as diferentes concepções de família, é correto afirmar:
Por família convivente entende-se a configuração familiar composta por mais de um núcleo familiar, com avós e netos, que moram juntos no mesmo domicílio sem obrigatoriedade de parentesco; pode ainda ser composta somente por pai e filho-filha ou mãe filha-filho.
Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, é correto:
O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.
A respeito da história e dos fundamentos teóricos da Psicologia Social e da Psicologia Social Crítica, é correto afirmar que:
A Psicologia Social Crítica questiona a compreensão dos fenômenos sociais como sendo naturais e a-históricos; estuda as relações sociais, as relações de poder e dominação e as práticas libertárias.
Sobre a teoria das representações sociais, do psicólogo social romeno Serge Moscovici, pode se afirma que:
A teoria das representações sociais estuda o conhecimento do senso comum (consensual) com o propósito de descrever, explicar e interpretar os fenômenos sociais que ocorrem na vida cotidiana.
A objetivação como processo formador das representações sociais possibilita a criação de uma imagem como representação de uma ou mais ideias.
Ancorar é classificar um fenômeno desconhecido a fim de dar-lhe um significado e torná-lo familiar.
Sabe-se que a violência doméstica contra a mulher é um fenômeno social grave, que traz inúmeras consequências físicas e psicológicas para as vítimas e também para as crianças e adolescentes que a presenciam. A esse respeito, é verdadeiro que:
As relações de violência doméstica contra a mulher costumam alternar momentos de violência com os de sedução, afeto, arrependimento, etc., sendo permeadas, portanto, por sentimentos ambivalentes e contraditórios.
A convivência prolongada com relações de violência, a legitimação social para sua perpetuação e a formação de uma identidade de gênero depreciada formam um campo propício para a internalização da banalização da violência sofrida pela mulher.
Mesmo enfrentando condições ainda extremamente desfavoráveis, as mulheres podem construir, individual e coletivamente, estratégias de ruptura face às condições de violência, não devendo ser vista simplesmente como vítimas passivas.
A equipe de psicologia de uma determinada instituição foi solicitada a preparar um projeto de prevenção ao uso de drogas e álcool tendo como público-alvo adolescentes de 12 a 15 anos.
Sobre as estratégias de prevenção, é correto:
O trabalho de prevenção primária voltado para adolescentes, para evitar o uso de drogas, pode ser feito por meio de atividades nas escolas.
Cláudia, 36 anos, mãe solteira de Joana, 04 anos, vive há dois anos em união estável com Mário, 40 anos, divorciado, pai de Eduardo, 12 anos, que mora com o casal, e de Isabela, 08 anos, que reside com a mãe, mas sempre visita o pai. Cláudia está grávida do primeiro filho do casal. Sobre esse arranjo familiar, é correto afirmar que uma família mosaico:
É formada pelo recasamento e pelo vínculo afetivo e de convivência de Cláudia e Mário com os respectivos enteados.
No final do ano de 2005, o Hospital Psiquiátrico do Carmo, no estado do Rio de Janeiro, fechou suas portas. Muitos pacientes, porém, haviam perdido suas referências familiares após longos anos de internação.
De acordo com os princípios da luta antimanicomial e com a legislação correspondente, os pacientes nessas condições deverão ser contemplados com:
O auxílio-reabilitação psicossocial e serviços residenciais terapêuticos.
Manifestam-se em palavras, sentimentos e condutas e se institucionalizam, portanto, podem e devem ser analisadas a partir da compreensão das estruturas e dos comportamentos sociais. Na Psicologia Social, são denominadas por:
Representações sociais.
A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais, em que pressões e padrão do grupo podem ser compreendidos como argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos:
Do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.
O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA/UNICEF) do ano de 2014 revela que, entre as capitais, Fortaleza lidera no ranking nacional com 10,94 homicídios para cada grupo de mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Esse índice, considerado alarmante em Fortaleza, deve-se a muitos fatores, dentre os quais se encontra(m):
A baixa renda dos setores mais pobres da população e os baixos indicadores de qualidade da educação.
O processo de socialização corresponde a:
Incessante intercâmbio com pessoas e estímulos sociais (família, escolas demais instituições, classes, grupos étnicos, etc.) por meio do qual coletamos, processamos e fazemos julgamentos das informações, que muitas vezes pode ser feito de forma distorcida devido a certas crenças pessoas.
Para Knobel (1992) a adolescência se caracteriza por ser uma fase do desenvolvimento em que o indivíduo estabelece sua identidade adulta a partir de internalizações e identificações ocorridas na infância, principalmente na relação com seus pais, mas também levando em conta as influências da sociedade em que vive. Conforme essa vertente de concepção de adolescência, compreende-se que, para um indivíduo fazer a transição da fase de criança para a vida adulta, deve adquirir a seguinte característica:
Consolidação do seu sistema de valores pessoais.
Verdadeiro ou falso?
A velhice depois dos 80/90 anos traz consigo no vas exigências, reavaliações e dificuldades diárias. Apesar de todos os esforços para manter a força e o controle, o corpo perde autonomia, e a pessoa pode perder a esperança e ter o desespero como um companheiro mais próximo .
Verdadeiro.
Verdadeiro ou falso?
Para Erikson, o adulto que tiver resolvido as crises anteriores de forma satisfatória poderá adquirir um senso de ajuda e solidariedade e aceitar seu lugar no ciclo vital.
Verdadeiro.