ENADE Flashcards

Aperfeiçoar o conhecimento

1
Q

Quem somos?
Onde estamos?
E para que?

A

Olá! Nos chamamos Adriana, Luzimar, Michele, Nilson e Suzane, somos estudantes de psicologia da FAPAN. Estamos na biblioteca, para elaborar Flashcards para preparar alunos com o objetivo de irem bem na realização da prova ENADE.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

Senso Comum Vs Ciência

A

Senso comum é o conhecimento da sociedade, que vamos acumulando em nosso cotidiano.Em geral têm-se um conhecimento pequeno e superficial da ciência; está representa um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade, que é sempre produzido a partir de algo já desenvolvido. Podendo ser transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é psicologia?

A

Ciência que estuda as estruturas mentais, o comportamento do individuo em sua interação com ambiente social; Objetiva estudar o ser humano em sua totalidade; Diagnostica, previne e trata distúrbios emocionais; Formula teorias baseada em em investigação de fatos empíricos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Surgimento da psicologia

A

O estudo da natureza humana já era realizado desde a antiguidade por pensadores filósofos. Porém somente no final do século XIX é que a psicologia se torna uma ciência, Wilhelm Wundt cria o primeiro laboratório de psicologia experimental em Leipzig, Alemanha. A principio surgem duas escolas: O estruturalismo e o funcionalismo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Áreas de atuação do psicólogo

A

Psicologia Escolar/Educacional; Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicologia de Trânsito; Psicologia Jurídica; Psicologia do Esporte; Psicologia Clínica; Psicologia Hospitalar; Psicopedagogia; Psicomotricidade; Psicologia Social; Neuropsicologia. Vale ressaltar que onde houver pessoas, deve haver um psicólogo para mediar as relações para que elas deem de forma saudável.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Abordagens terapêuticas dentro da psicologia

A

Psicanálise, Behaviorismo, Terapia Cognitivo-Comportamental, Humanista-Existencial, Terapia Sistêmica e etc. Vale ressaltar que tem ramificações dentro dessas abordagens.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que os psicólogos sabem sobre as pessoas?

A

Dispõem de um conjunto de técnicas e de conhecimentos que lhe possibilitam compreender o outro em sua singularidade. Isso possibilita uma melhor visibilidade e inteligibilidade a dimensão subjetiva.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

Qual a finalidade do trabalho do psicólogo?

A

Intervir a partir dos conhecimentos da psicologia nos aspectos da dimensão subjetiva. Na relação do sujeito com o sofrimento de um evento ou experiência traumática. Promove a saúde.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

Psicologia Vs Psiquiatria

A

A psicologia tem seu objeto de estudo marcado pela busca da compreensão do funcionamento mental; permite realçar a existência de uma “normalidade”, compreender processos e o funcionamento psicológico.
A psiquiatria é uma especialidade médica, que busca construir e catalogar um saber sobre a loucura e a doença mental, visando seu tratamento. As duas áreas se comunicam, e hoje é sabido que para um bom tratamento é necessário a participação multidisciplinar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Psicologia como profissão no Brasil

A

Psicologia é uma ciência e profissão, regulamentada no Brasil desde 1962 pela lei 4.119. A profissão utiliza métodos e técnicas da psicologia para fins de diagnóstico psicológico, orientação e seleção profissional, tratar transtornos emocionais. Os profissionais se orientam pelo “Código de Ética Profissional do psicólogo”.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

A subjetividade do sujeito

A

A subjetividade é a síntese singular e individual que cada um de nós vai constituindo ao longo da vida, por meio das experiências. É o mundo das ideias, significados e emoções, que não cessa de se modificar, por meio das novas experiências; O sujeito é único na medida em a subjetividade tem suas particularidades e estão em constante mudança.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Escolar/Educacional?

A

Aplicar conhecimentos psicológicos na escola, concernentes ao processo ensino-aprendizagem, em análises e intervenções psicopedagógicas; referentes ao desenvolvimento humano, às relações interpessoais e à integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser; analisar as relações entre os diversos segmentos do sistema de ensino e sua repercussão no processo de ensino para auxiliar na elaboração de procedimentos educacionais capazes de atender às necessidades individuais; prestar serviços diretos e indiretos aos agentes educacionais, como profissional autônomo, orientando programas de apoio administrativo e educacional; desenvolver estudos e analisar as relações homem-ambiente físico, material, social e cultural quanto ao processo ensino-aprendizagem e produtividade educacional; desenvolver programas visando a qualidade de vida e cuidados indispensáveis às atividades acadêmicas; implementar programas para desenvolver habilidades básicas para aquisição de conhecimento e o desenvolvimento humano, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho?

A

Atua em atividades relacionadas a análise e desenvolvimento organizacional, ação humana nas organizações, desenvolvimento de equipes, consultoria organizacional, seleção, acompanhamento e desenvolvimento de pessoal, estudo e planejamento de condições de trabalho, estudo e intervenção dirigidos à saúde do trabalhador. Desenvolve, analisa, diagnostica e orienta casos na área da saúde do trabalhador, observando níveis de prevenção, reabilitação e promoção de saúde. Participa de programas e/ou atividades na área da saúde e segurança de trabalho, subsidiando os quanto a aspectos psicossociais para proporcionar melhores condições ao trabalhador. Atua como consultor interno/externo, participando do desenvolvimento das organizações sociais, para facilitar processos de grupo e de intervenção psicossocial nos diferentes níveis hierárquicos de organizações, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia de Trânsito?

A

Procede ao estudo no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos relacionados aos problemas de trânsito; realiza diagnóstico da estrutura dinâmica dos indivíduos e grupos nos aspectos afetivos, cognitivos e comportamentais; colabora na elaboração e implantação de ações de engenharia e operação de tráfego; desenvolve ações socioeducativas com pedestres, ciclistas, condutores infratores e outros usuários da via; desenvolve ações educativas com: diretores e instrutores dos Centros de Formação de Condutores, examinadores de trânsito e professores dos diferentes níveis de ensino; realiza pesquisas científicas no campo dos processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos, para elaboração e implantação de programas de saúde, educação e segurança do trânsito; realiza avaliação psicológica em condutores e candidatos à carteira de habilitação; participa de equipes multiprofissionais no planejamento e realização das políticas de segurança para o trânsito; analisa os acidentes de trânsito, considerando os diferentes fatores envolvidos para sugerir formas de evitar e/ou atenuar as suas incidências; e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Jurídica?

A

Planejamento e execução de políticas de cidadania, direitos humanos e prevenção da violência, centrando sua atuação na orientação do dado psicológico repassado não só para os juristas como também aos indivíduos que carecem de tal intervenção, para possibilitar a avaliação das características de personalidade e fornecer subsídios ao processo judicial, além de contribuir para a formulação, revisão e interpretação das leis: Avalia as condições intelectuais e emocionais de crianças, adolescentes e adultos em conexão com processos jurídicos, seja por deficiência mental e insanidade, testamentos contestados, aceitação em lares adotivos, posse e guarda de crianças, aplicando métodos e técnicas psicológicas e/ou de psicometria, para determinar a responsabilidade legal por atos criminosos; atua como perito judicial nas varas cíveis, criminais, Justiça do Trabalho, da família, da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias, para serem anexados aos processos, a fim de realizar atendimento e orientação a crianças, adolescentes, detentos e seus familiares; e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia do Esporte?

A

A atuação do psicólogo do esporte está voltada tanto para o esporte de alto rendimento, ajudando atletas, técnicos e comissões técnicas a fazerem uso de princípios psicológicos para alcançar um nível ótimo de saúde mental, maximizar rendimento e otimizar a performance, quanto para a identificação de princípios e padrões de comportamentos de adultos e crianças participantes de atividades físicas. Estuda, identifica e compreende teorias e técnicas psicológicas que podem ser aplicadas ao contexto do esporte e do exercício físico, tanto em nível individual – o atleta ou indivíduo praticante – como grupal – equipes esportivas ou de praticantes de atividade física. Sua atuação é tanto diagnóstica, desenvolvendo e aplicando instrumentos para determinação de perfil individual e coletivo, capacidade motora e cognitiva voltada para a prática esportiva, quanto interventiva atuando diretamente na transformação de padrões de comportamento que interferem na prática da atividade física regular e/ou competitiva, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Clínica?

A

Intervenções que visam reduzir o sofrimento do homem, levando em conta a complexidade do humano e sua subjetividade. Estas intervenções tanto podem ocorrer a nível individual, grupal, social ou institucional e implicam em uma variada gama de dispositivos clínicos já consagrados ou a serem desenvolvidos, tanto em perspectiva preventiva, como de diagnóstico ou curativa. Sua atuação busca contribuir para a promoção de mudanças e transformações visando o benefício de sujeitos, grupos, situações, bem como a prevenção de dificuldades. Atua no estudo, diagnóstico e prognóstico em situações de crise, em problemas do desenvolvimento ou em quadros psicopatológicos, utilizando, para tal, procedimentos de diagnóstico psicológico tais como: entrevista, utilização de técnicas de avaliação psicológica e outros. Desenvolve trabalho de orientação, contribuindo para reflexão sobre formas de enfrentamento das questões em jogo, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Hospitalar?

A

Atua em instituições de saúde, participando da prestação de serviços de nível secundário ou terciário da atenção a saúde. Atende a pacientes, familiares e/ou responsáveis pelo paciente; membros da comunidade dentro de sua área de atuação; membros da equipe multiprofissional e eventualmente administrativa, visando o bem estar físico e emocional do paciente; e, alunos e pesquisadores, quando estes estejam atuando em pesquisa e assistência. Oferece e desenvolve atividades em diferentes níveis de tratamento, tendo como sua principal tarefa a avaliação e acompanhamento de intercorrências psíquicas dos pacientes que estão ou serão submetidos a procedimentos médicos, visando basicamente a promoção e/ou a recuperação da saúde física e mental, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicopedagogia?

A

Atua na investigação e intervenção nos processos de aprendizagem de habilidades e conteúdos acadêmicos. Busca a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalha para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto. Na relação com o aluno, o profissional estabelece uma investigação que permite levantar uma série de hipóteses indicadoras das estratégias capazes de criar a intervenção que facilite uma vinculação satisfatória ou mais adequada para a aprendizagem. Ao lado desse aspecto, o profissional também trabalha a postura, a disponibilidade e a relação com a aprendizagem, afim de que o aluno torne-se o agente de seu processo, aproprie-se do seu saber, alcançando autonomia e independência para construir seu conhecimento e exercitar-se na tarefa de uma correta autovalorização, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
20
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicomotricidade?

A

Atua nas áreas de Educação, Reeducação e Terapia Psicomotora, utilizando-se de recursos para o desenvolvimento, prevenção e reabilitação do ser humano. Participa de planejamento, elaboração, programação, implementação, direção, coordenação, análise, organização, supervisão, avaliação de atividades clínicas e parecer psicomotor em clínicas de reabilitação, nos serviços de assistência escolar, escolas especiais, hospitais associações e cooperativas; presta auditoria, consultoria, assessoria; dá assistência e tratamento especializado, visando a preparação para atividades esportivas, escolares e clínicas. Por meio da participação em equipes multidisciplinares, criadas por entidades publicas ou privadas, planeja, coordena, supervisiona, implementa, executa e avalia programas, cursos nos diversos níveis, pesquisas ou eventos de qualquer natureza, direta ou indiretamente relacionadas com atividades psicomotoras, que envolvam os aspectos psíquicos, afetivos, relacionais, cognitivos, mentais, junto a atividade corporal, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
21
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Psicologia Social?

A

O psicólogo, nesse campo, desenvolve atividades em diferentes espaços institucionais e comunitários, no âmbito da Saúde, Educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social. Seu trabalho envolve proposições de políticas e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos e ações relacionadas à comunidade em geral e aos movimentos sociais de grupos étnico-raciais, religiosos, de gênero, geracionais, de orientação sexual, de classes sociais e de outros segmentos socioculturais, com vistas à realização de projetos da área social e/ou definição de políticas públicas. Realiza estudo, pesquisa e supervisão sobre temas pertinentes à relação do indivíduo com a sociedade, com o intuito de promover a problematização e a construção de proposições que qualifiquem o trabalho e a formação no campo da Psicologia Social, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
22
Q

O que pode fazer um Psicólogo especialista em Neuropsicologia?

A

Atua no diagnóstico, no acompanhamento, no tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento sob o enfoque da relação entre estes aspectos e o funcionamento cerebral. Utiliza-se para isso de conhecimentos teóricos angariados pelas neurociências e pela prática clínica, com metodologia estabelecida experimental ou clinicamente. Utiliza instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas, e etc.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
23
Q

Considerando-se o modo como o Código de Ética do
Psicólogo trata o relacionamento com profissionais não psicólogos, pode-se dizer que, ao integrar uma equipe multiprofissional, o psicólogo deverá divulgar para os demais membros da equipe:

A

Somente informações que considerar relevantes para a compreensão do caso, assinalando a responsabilidade, de quem as receber, de preservar o sigilo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
24
Q

As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente forem ameaçados ou violados:

A

I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;
II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;
III - em razão de sua conduta.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
25
Q

Os casos de suspeita ou confirmação de maus-tratos contra criança ou adolescente serão obrigatoriamente comunicados ao __________________da respectiva localidade, sem prejuízo de outras providências legais.

A

Conselho Tutelar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
26
Q

Quais estão corretas?
I. O laudo pericial consiste em um documento que será elaborado pelo perito ao final de um processo de avaliação. Este documento será bastante parecido com o formato de um laudo psicológico em uma avaliação clínica, diferenciando-se deste em algumas peculiaridades.
II. O laudo pericial será composto pelos dados de identificação do avaliando, pelos métodos e procedimentos utilizados pelo perito, seus achados e discussão sobre os mesmos e, por fim, por uma breve conclusão.
III. Apesar de ser considerado um meio de prova, o laudo pericial não se constitui em uma verdade absoluta e, conseqüentemente, é passível de critica e questionamento

A

I, II e III.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
27
Q

Considerando-se as relações entre a Psicologia e o Sistema Penal, é INCORRETO afirmar que:

A

O trabalho a ser realizado por um Psicólogo com um condenado consiste em, a partir da coleta de dados sobre a vida deste, determinar um programa de gradual tratamento, objetivando a redução dos danos a ele causados pelo cárcere.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
28
Q

Uma criança com 10 anos de idade dá entrada no pronto-socorro, com história de violência sexual, sendo
o agressor um vizinho da família. A criança é acompanhada de sua mãe, que alega nunca ter notado um comportamento estranho no vizinho. A equipe fica
muito mobilizada com a situação. Assinale a alternativa INCORRETA sobre a postura a ser adotado pelo psicólogo solicitado para acompanhar o caso.

A

Imediatamente encaminhar para um psicólogo de uma unidade de referência, já que, na unidade de pronto socorro, não há tempo para trabalhar aspectos emocionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
29
Q

Com relação às formas de violência contra a mulher definidas pela Lei n.o 11.340/2006, conhecida como “Lei Maria da Penha”, é correto afirmar que:

A

Violência sexual é qualquer conduta que constranja a mulher a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça,
coação ou uso da força.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
30
Q

A mediação é geralmente definida como a interferência

em uma negociação ou em um conflito de uma terceira parte aceitável, tendo um poder de decisão:

A

Limitado ou não autoritário, e que ajuda as partes envolvidas a chegarem voluntariamente a um acordo, mutuamente aceitável, com relação às questões em disputa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
31
Q

A Síndrome de Alienação Parental consiste num processo em que:

A

I - A criança vive um conflito de lealdade exclusiva frente aos seus genitores.
II - Há, por parte de um ou ambos os genitores, confusão entre conjugalidade e parentalidade.
III - A criança sofre as conseqüências do sentimento de vingança do ex-cônjuge em relação ao outro.
IV - O filho reproduz com o guardião a Síndrome de Estocolmo, na qual o sequestrado se identifica com o sequestrador.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
32
Q

Correto ou Incorreto?

Ao idoso internado ou em observação não é assegurado o direito a acompanhante.

A

Incorreto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
33
Q

Como atesta Gláucia Diniz, ao analisar os paradoxos das relações violentas (In: Fères-Carneiro, 2016), entre os motivos que impedem as mulheres de denunciar a violência física ou psicológica de que são vítimas nas relações conjugais, destaca-se:

A

A internalização das prescrições normativas que impedem a mulher de ter voz própria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
34
Q

Nas Varas de Família, há um crescente esforço para que os casais resolvam seus conflitos por meio de:

A

Mediação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
35
Q

O trabalho e a pesquisa com conflitos conjugais, conforme demonstrado na obra organizada por Fères-Carneiro (2016), têm revelado que:

A

A postura de ataque de um dos cônjuges de modo geral constitui um grande entrave para a negociação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
36
Q

A partir das considerações de Uchôa e colaboradores (In: Minayo e Coimbra, 2011), é correto afirmar que os programas voltados para os idosos devem:

A

Integrar os recursos disponíveis, individuais e coletivos, em um processo que compense as perdas e promova a adaptação do idoso às condições de sua vida.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
37
Q

De acordo com a análise de Analicia Martins de Sousa (2010), o conceito de Síndrome da Alienação Parental:

A

trouxe, aos litígios sobre guarda, um ônus a mais, na medida em que os cônjuges precisam atestar sua sanidade mental.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
38
Q

Isabel da Silva Kahn Marin (2002), ao discutir a relação entre adolescência e violência na sociedade contemporânea, destaca o papel, nesse fenômeno,

A

Da dificuldade dos adultos de se mostrarem como representantes da autoridade e da lei frente à adolescência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
39
Q

Sobre a avaliação psicológica, no contexto jurídico:

A

Após a conclusão do processo de avaliação psicológica, o psicólogo pode apresentar recomendações para as situações de conflito identificadas, entretanto não pode determinar os procedimentos jurídicos a serem adotados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
40
Q

Um psicólogo é entrevistado por um telejornal para comentar uma infração cometida por uma criança menor de idade. Para não a expor, esse profissional menciona apenas as iniciais do nome e do sobrenome da criança na reportagem. Nesse caso, o psicólogo

A

Descumpre o que é estabelecido pelo ECA, dado que a criança foi o infrator na situação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
41
Q

Entre as várias mudanças significativas das práticas

profissionais, ocorridas no campo de atuação da Psicologia Organizacional, observa-se a:

A

Busca de soluções psicológicas para os problemas organizacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
42
Q

A respeito das ferramentas utilizadas na seleção de pessoas é correto afirmar que devem ser:

A

Embasados no desenho dos cargos, em indicadores de perfil, e também em critérios fidedignos e confiáveis estatisticamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
43
Q

A Avaliação de Desempenho por Competência deve

considerar principalmente:

A

A análise dos conhecimentos, habilidades e atitudes dos profissionais alinhadas
com os objetivos organizacionais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
44
Q

As entrevistas de seleção podem ser classificadas em função do formato das questões e das respostas requeridas. A entrevista do tipo não diretiva é:

A

Totalmente livre não especificando nem as questões e nem as respostas requeridas. É também denominada entrevista exploratória, informal ou não estruturada.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
45
Q

A análise da cultura e do clima de uma organização é
importante para a implantação de qualquer estratégia de desenvolvimento de recursos humanos. Em relação a essa afirmativa, é incorreta:

A

O diagnóstico da cultura e do clima reduz os acidentes de trabalho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
46
Q

Em uma organização, as pessoas apresentam necessidades de relacionamento que vão além daquelas ligadas à execução de tarefas. Segundo
Schein, estas necessidades extras as impulsionam no sentido de se formarem grupos denominados:

A

Informais.

.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
47
Q

Sobre a Avaliação de Desempenho por Competências, é correto afirmar:

A

Busca solucionar fundamentalmente a otimização do potencial das pessoas, a competência organizacional e da gestão de pessoas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
48
Q

Uma das tendências atuais no campo da gestão de pessoas é a de se investir em processos de empoderamento (empowerment), visando a:

A

Desenvolver o autogerenciamento das equipes.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
49
Q

Quanto à problemática da saúde ocupacional dentro das organizações, é incorreta:

A

Os acidentes de trabalho são causados pelo fator humano exclusivamente.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
50
Q

A ergonomia é uma prática que surgiu como resposta para:

A

Otimizar a adaptação entre o indivíduo e suas tarefas, as máquinas que ele opera e o ambiente no qual se encontra.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
51
Q

No que se refere ao absenteísmo nas empresas, é correto afirmar que ele está relacionado a:

A

Causas sociais e psíquicas geradoras de sofrimento.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
52
Q

Correto ou Incorreto?
Dejours (1994) distingue dois tipos de sofrimento: o sofrimento criador e o sofrimento patogênico. Este último surge quando todas as possibilidades de transformação, aperfeiçoamento e gestão da forma de organizar o trabalho já foram tentadas, ou melhor, quando somente pressões fixas, rígidas, repetitivas e frustrantes configuram uma sensação generalizada de incapacidade.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
53
Q

Correto ou Incorreto?
O trabalho não pode ser uma negatividade da vida, mas, muito pelo contrário, sua expressão, fator que o capitalismo, em suas mais variadas versões apresentadas no decorrer da história, não permitiu que ocorresse.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
54
Q

Correto ou Incorreto?
As condições e as exigências do mercado de trabalho na atualidade rotinizam e amortecem o sentido da vida, deixando no corpo as marcas do sofrimento, que se manifestam nas mais variadas doenças ditas ocupacionais, além de atentar contra a saúde mental, em especial quando o psiquismo anquilosado em sua mobilidade faz com que a mente seja absorvida em formas de evitação do sofrimento.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
55
Q

Correto ou Incorreto?
Quando as ações no trabalho são criativas possibilitam a modificação do sofrimento, contribuindo para uma estruturação positiva da identidade, aumentando a resistência da pessoa às várias formas de desequilíbrios psíquicos e corporais. Dessa forma, o trabalho pode ser o mediador entre a saúde e a doença; e o sofrimento criador ou patogênico.

A

Correto.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
56
Q

Uma instituição estava com o quadro de colaboradores defasado e, visando recompô-lo, instituiu processo seletivo para dois cargos. O cargo I exige nível fundamental de formação educacional, pois suas tarefas são predominantemente braçais, de pouca complexidade, realizadas por períodos curtos e de forma individualizada. O cargo II exige nível avançado de formação em áreas específicas e alta especialização para o desempenho das atividades, as quais serão desenvolvidas em equipe de alto desempenho com foco em solução de problemas.

Para que o referido processo seletivo possibilite a seleção dos melhores candidatos, indica-se a realização de?

A

Provas de aptidão física para os candidatos ao cargo I e prova de títulos para os candidatos ao cargo II.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
57
Q

A estrutura organizacional de um tribunal é formal, com organograma e hierarquia rígidos, definidos pela formação específica de seus membros, e seu funcionamento baseia-se em regulamentos e normas. Dadas essas características, a estrutura organizacional de um tribunal classifica-se como?

A

Burocrática.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
58
Q

Um gerente que pretenda promover a eficiência no trabalho de sua equipe deve priorizar?

A

O compartilhamento de informações.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
59
Q

No âmbito da qualidade, a teoria das necessidades de Maslow (1943), parte do princípio de que, uma vez satisfeita uma necessidade, emerge imediatamente outra de nível mais elevado e passa a ser motivadora. Os cinco níveis de necessidades humanas preconizadas pelo referido autor são?

A

Fisiológicas básicas, segurança, necessidade de pertencer a um grupo, autoestima e prestígio, e autorrealização e sentimento de ter alcançado objetivos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
60
Q

Joseph Moses Juran define que a qualidade nas organizações é feita por meio de três processos gerenciais. Quais são esses processos?

A

Planejamento, controle e melhoria.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
61
Q

Em meados da década de 1970, a psicologia social, por parte da escola Americana, enfrentou uma crise de paradigmas. Com isso, ganhou um novo status e constituiu sua própria identidade ao demonstrar maior preocupação com as configurações e estruturas sociais, em detrimento de uma concepção do indivíduo em sociedade pautada em pesquisas com métodos experimentais, como ocorreu na América Latina e no Brasil. A referida preocupação explicita a articulação com a psicologia de grupos e com a psicologia comunitária. Em relação à interface psicologia social com a psicologia de grupos é correto:

A

Um grupo se configura pela união e reunião de pessoas com objetivo comum, compartilhado por todos os seus membros, os quais podem desempenhar diferentes papéis para a efetivação desse objetivo.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
62
Q

O processo de globalização na sociedade
contemporânea impacta a construção do conhecimento e influencia instituições e espaços sociais. Acerca desse assunto, é correta:

A

A globalização não é um fenômeno recente, mas tem se intensificado neste século, seguindo a evolução da tecnologia e da produção do conhecimento em diversas áreas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
63
Q

As representações sociais são definidas como uma ?rede? de ideias, metáforas e imagens sociais mais fluidas, são processos cognitivos e afetivos inacabados de apreensão do mundo, sendo constituídas pela comunicação com outros. Portanto, a criação das representações sociais se dá por:

A

Influência de outros ao tomarmos uma decisão no cotidiano.
Distorções de pensamento pautado no discurso de outros.
Comportamentos e emoções ancorados no cotidiano.
Processos de ancoragem e objetivação que circulam no cotidiano.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
64
Q

De acordo com a Organização Mundial de Saúde − OMS (2002), o desencadeamento da violência contra idosos pode estar relacionado com alguns fatores de risco como relações familiares desgastadas, dificuldades financeiras, dependência financeira do idoso, fatores culturais e socioeconômicos, e distribuição de:

A

heranças e migração de alguns componentes familiares.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
65
Q

O surgimento dos grupos de terceira idade, universidades da terceira idade e serviços específicos para a população acima dos 60 anos tem revelado o quanto este segmento populacional tem buscado uma redefinição da velhice, sendo também valorizados os grupos compostos por idosos que permitem aos seus integrantes uma inserção social, proporcionando lhes a aquisição de um sentimento de pertença e não de exclusão. Estes são denominados de grupos de:

A

Convivência.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
66
Q

Sobre as diferentes concepções de família, é correto afirmar:

A

Por família convivente entende-se a configuração familiar composta por mais de um núcleo familiar, com avós e netos, que moram juntos no mesmo domicílio sem obrigatoriedade de parentesco; pode ainda ser composta somente por pai e filho-filha ou mãe filha-filho.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
67
Q

Em relação à vulnerabilidade social e às intervenções realizadas pela psicologia e equipe nos Centros de Atendimento Multidisciplinar − CAM, é correto:

A

O CAM avalia vulnerabilidade social com base nas situações de fragilidade identificadas e na classificação do tipo de vulnerabilidade social em que as pessoas se encontram, de acordo com o Índice Paulista de Vulnerabilidade Social − IPVS.
A pessoa em situação de rua pode apresentar situação criminal que demande atendimento pelo Centro de Atendimento Multidisciplinar Criminal (CAMCrim), problemas de saúde que necessite de atendimento no Consultório de Rua do SUS, problemas socioassistenciais que demandem atendimento pelo SUAS.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
68
Q

A respeito da história e dos fundamentos teóricos da Psicologia Social e da Psicologia Social Crítica, é correto afirmar que:

A

A Psicologia Social Crítica questiona a compreensão dos fenômenos sociais como sendo naturais e a-históricos; estuda as relações sociais, as relações de poder e dominação e as práticas libertárias.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
69
Q

Sobre a teoria das representações sociais, do psicólogo social romeno Serge Moscovici, pode se afirma que:

A

A teoria das representações sociais estuda o conhecimento do senso comum (consensual) com o propósito de descrever, explicar e interpretar os fenômenos sociais que ocorrem na vida cotidiana.
A objetivação como processo formador das representações sociais possibilita a criação de uma imagem como representação de uma ou mais ideias.
Ancorar é classificar um fenômeno desconhecido a fim de dar-lhe um significado e torná-lo familiar.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
70
Q

Sabe-se que a violência doméstica contra a mulher é um fenômeno social grave, que traz inúmeras consequências físicas e psicológicas para as vítimas e também para as crianças e adolescentes que a presenciam. A esse respeito, é verdadeiro que:

A

As relações de violência doméstica contra a mulher costumam alternar momentos de violência com os de sedução, afeto, arrependimento, etc., sendo permeadas, portanto, por sentimentos ambivalentes e contraditórios.
A convivência prolongada com relações de violência, a legitimação social para sua perpetuação e a formação de uma identidade de gênero depreciada formam um campo propício para a internalização da banalização da violência sofrida pela mulher.
Mesmo enfrentando condições ainda extremamente desfavoráveis, as mulheres podem construir, individual e coletivamente, estratégias de ruptura face às condições de violência, não devendo ser vista simplesmente como vítimas passivas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
71
Q

A equipe de psicologia de uma determinada instituição foi solicitada a preparar um projeto de prevenção ao uso de drogas e álcool tendo como público-alvo adolescentes de 12 a 15 anos.
Sobre as estratégias de prevenção, é correto:

A

O trabalho de prevenção primária voltado para adolescentes, para evitar o uso de drogas, pode ser feito por meio de atividades nas escolas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
72
Q

Cláudia, 36 anos, mãe solteira de Joana, 04 anos, vive há dois anos em união estável com Mário, 40 anos, divorciado, pai de Eduardo, 12 anos, que mora com o casal, e de Isabela, 08 anos, que reside com a mãe, mas sempre visita o pai. Cláudia está grávida do primeiro filho do casal. Sobre esse arranjo familiar, é correto afirmar que uma família mosaico:

A

É formada pelo recasamento e pelo vínculo afetivo e de convivência de Cláudia e Mário com os respectivos enteados.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
73
Q

No final do ano de 2005, o Hospital Psiquiátrico do Carmo, no estado do Rio de Janeiro, fechou suas portas. Muitos pacientes, porém, haviam perdido suas referências familiares após longos anos de internação.
De acordo com os princípios da luta antimanicomial e com a legislação correspondente, os pacientes nessas condições deverão ser contemplados com:

A

O auxílio-reabilitação psicossocial e serviços residenciais terapêuticos.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
74
Q

Manifestam-se em palavras, sentimentos e condutas e se institucionalizam, portanto, podem e devem ser analisadas a partir da compreensão das estruturas e dos comportamentos sociais. Na Psicologia Social, são denominadas por:

A

Representações sociais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
75
Q

A Psicologia Social dedicou grande parte de seus estudos à compreensão de processos grupais, em que pressões e padrão do grupo podem ser compreendidos como argumentos reais ou imaginários, manifestos ou velados que seus membros utilizam para garantir a fidelidade dos demais aos objetivos:

A

Do grupo e ao padrão de conduta estabelecido.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
76
Q

O Índice de Homicídios na Adolescência (IHA/UNICEF) do ano de 2014 revela que, entre as capitais, Fortaleza lidera no ranking nacional com 10,94 homicídios para cada grupo de mil adolescentes entre 12 e 18 anos. Esse índice, considerado alarmante em Fortaleza, deve-se a muitos fatores, dentre os quais se encontra(m):

A

A baixa renda dos setores mais pobres da população e os baixos indicadores de qualidade da educação.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
77
Q

O processo de socialização corresponde a:

A

Incessante intercâmbio com pessoas e estímulos sociais (família, escolas demais instituições, classes, grupos étnicos, etc.) por meio do qual coletamos, processamos e fazemos julgamentos das informações, que muitas vezes pode ser feito de forma distorcida devido a certas crenças pessoas.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
78
Q
Para Knobel (1992) a adolescência se caracteriza por ser uma fase do desenvolvimento em que o indivíduo estabelece sua identidade adulta a partir de internalizações e identificações ocorridas na infância, principalmente na relação com seus pais, mas também levando em conta as influências da sociedade em que vive.
Conforme essa vertente de concepção de adolescência, compreende-se que, para um indivíduo fazer a transição da fase de criança para a vida adulta, deve adquirir a seguinte característica:
A

Consolidação do seu sistema de valores pessoais.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
79
Q

Verdadeiro ou falso?
A velhice depois dos 80/90 anos traz consigo no vas exigências, reavaliações e dificuldades diárias. Apesar de todos os esforços para manter a força e o controle, o corpo perde autonomia, e a pessoa pode perder a esperança e ter o desespero como um companheiro mais próximo .

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
80
Q

Verdadeiro ou falso?
Para Erikson, o adulto que tiver resolvido as crises anteriores de forma satisfatória poderá adquirir um senso de ajuda e solidariedade e aceitar seu lugar no ciclo vital.

A

Verdadeiro.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
81
Q

Verdadeiro ou falso?
A teoria psicossexual de Erikson defende que o desenvolvimento ocorre em etapas definidas, em termos de idade e de tarefas. A seqüência delas é independente, podendo o sujeito alternar etapas.

A

Falso.

82
Q

Verdadeiro ou falso?
Olhar para trás e sentir que a vida teve pouco valor ou significado pode levar uma pessoa, em etapas finais de sua vida, a se sentir inútil e desintegrada. Perceber o
tempo curto para experimentar rotas alternativas pode levá-la ao temor da morte e à desesperança, características do que Erikson propôs como sendo o 9° estágio.

A

Falso.

83
Q

Verdadeiro ou falso?
A pessoa que se isola e não consegue alcançar o senso de intimidade com outras pessoas, obrigatória e irreversivelmente entra em estado estéril e, incapaz de
transcender, fica estagnada.

A

Falso.

84
Q

Verdadeiro ou falso?
Erikson descreveu o desenvolvimento em 8 estágio, cada um com tarefas evolutivas próprias de uma etapa. A tarefa principal do 7º estágio é a condição de ter
relações de intimidade com outras pessoas, característica da generatividade.

A

Falso.

85
Q
Segundo Rappaport (1981), em se tratando de Psicologia do Desenvolvimento, pode-se considerar: 
I- Representa uma abordagem para a compreensão da criança e do adolescente, através da descrição e exploração das mudanças psicológicas que as crianças sofrem no decorrer do tempo. 
II- A Psicologia do Desenvolvimento é uma disciplina básica dentro da Psicologia, pois nos permite conhecer e trabalhar tanto as crianças  como com os adolescentes e adultos. 
III- O Psicólogo do desenvolvimento profilaticamente pode atuar junto às instituições da comunidade (família, escola, etc.), procurando criar condições para que as crianças possam ter um desenvolvimento saudável.
A

Alternativas I, II e III estão corretas.

86
Q

Período de desenvolvimento segundo Piaget:

I. Sensório-motor

A

Trabalho mental: estabelecer relações entre as ações e as modificações que elas provocam no ambiente físico; exercício dos reflexos; manipulação do mundo por meio da ação. Ao final, constância/permanência do objeto.

87
Q

Período de desenvolvimento segundo Piaget:

II. Pré-operatório

A

Desenvolvimento da capacidade simbólica (símbolos mentais: imagens e palavras que representam objetos ausentes); explosão linguística; características do
pensamento (egocentrismo, intuição, variância); pensamento dependente das ações externas.

88
Q

Período de desenvolvimento segundo Piaget:

III. Operatório-concreto

A

Capacidade de ação interna: operação. Características da operação: reversibilidade/invariância - conservação (quantidade, constância, peso, volume); descentração / capacidade de seriação/capacidade de classificação.

89
Q

Período de desenvolvimento segundo Piaget:

IV. Operações formais

A

A operação se realiza através da linguagem (conceitos). O raciocínio é hipotético-dedutivo (levantamento de hipóteses; realização de deduções). Essa capacidade de sair-se bem com as palavras e essa independência em relação ao recurso concreto permite: ganho de tempo; aprofundamento do conhecimento; domínio da ciência da filosofia.

90
Q

Acerca das relações entre aprendizagem e desenvolvimento.
“Para Vigotsky o aprendizado é um processo externo ao indivíduo; entretanto, para adquiri-lo, faz uso de seu próprio desenvolvimento, sem, contudo, alterar seu curso.”
Verdadeiro ou Falso?

A

Falso.

91
Q

Acerca das relações entre aprendizagem e desenvolvimento.
“Para Piaget, o processo de aprendizagem estimula e “empurra” o processo de maturação, ou seja, facilita o desenvolvimento geral do indivíduo.”
Verdadeiro ou Falso?

A

Falso.

92
Q

Acerca das relações entre aprendizagem e desenvolvimento.
“Para Vigotsky, o aprendizado adequado desperta processos internos de desenvolvimento, pondo em movimento vários processos já existentes que, de outra forma, não teriam ocorrido.”
Verdadeiro ou Falso?

A

Verdadeiro.

93
Q

Acerca das relações entre aprendizagem e desenvolvimento.
“Para Piaget, o desenvolvimento se adianta ao aprendizado, sendo,portanto, uma precondição para que este se realize.”
Verdadeiro ou Falso?

A

Verdadeiro.

94
Q

Vygotsky, em sua teoria, escreve sobre a Zona de Desenvolvimento Proximal. A respeito desse conceito, é correto afirmar:

A

Zona de Desenvolvimento Proximal é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas.
Permite-nos delinear o futuro imediato da criança e seu estado dinâmico de desenvolvimento
Propicia o acesso não somente ao que já foi atingido através do desenvolvimento, como também aquilo que está em processo de maturação.
Provê psicólogos e educadores de um instrumento através do qual se pode entender o curso interno do
desenvolvimento.

95
Q

A utilização do termo “mãe suficientemente-boa”, por Donald W. Winnicott, diz respeito à:

A

Adaptação da mãe às necessidades do bebê recém-nascido.

96
Q

São estágios da teoria psicossocial do desenvolvimento proposta por Erik E. Erickson:

A

Confiança básica versus desconfiança básica e iniciativa versus culpa

97
Q

Segundo Hamad (2002), há unanimidade entre os especialistas: a criança deve saber que é adotada. Todo o ser humano tem direito ao conhecimento de suas origens e sua história, mesmo que elas sejam dolorosas e penosas. Assinale a alternativa que apresenta a situação considerada ideal pelo autor citado quanto à revelação da adoção.

A

Os pais precisam falar com o filho sobre a realidade da adoção, ou, pelo menos, criar as condições de uma fala livre da criança sobre sua adoção. É preferível que nunca tenha havido um momento de revelação, mas, sim, respostas verdadeiras às perguntas das crianças.

98
Q

Os transtornos somatoformes giram em torno de sintomas físicos para os quais não se conseguem encontrar causas físicas. Exemplos de transtornos somatoformes são:

A

Transtorno dismórfico corporal e hipocondria.

99
Q

Os transtornos de personalidade caracterizam-se pela prevalência de comportamentos e sentimentos que não se distanciam muito dos das pessoas consideradas normais, trazendo menos sofrimento e angústia para quem os apresenta. Um desses transtornos caracteriza-se pela falta de interesse por outras pessoas ou por relacionamentos sociais, demonstrando poucas emoções, mau humor e isolamento social, não apresentando qualquer evidência de transtorno de pensamento (alucinações, delírios ou problemas de linguagem).
Com base nessas informações, é correto afirmar que se trata do transtorno de personalidade

A

Esquizoide.

100
Q

São exemplos de sintomas negativos no espectro da esquizofrenia.

A

Pobreza de fala e apatia.

101
Q

No âmbito da psicopatologia, existem alguns transtornos nomeados de transtornos de ansiedade. Um deles se caracteriza por envolver breves períodos de ansiedade espontânea excepcionalmente intensa, que vão e vêm subitamente, via de regra durando apenas alguns minutos, com ocorrência imprevisível.
Considerando a descrição clínica apresentada, corresponde à denominação do referido transtorno.

A

Transtorno de pânico.

102
Q

O Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade (TDAH) consiste num padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado nos indivíduos em nível equivalente de desenvolvimento. Alguns sintomas hiperativo-compulsivos que causam comprometimento devem ter estado presentes antes dos 7 anos, mas isso não impede que indivíduos sejam diagnosticados depois. São características fundamentais na observação de pessoas com TDAH.

A

A desatenção pode manifestar-se em situações escolares, profissionais e sociais.O fracasso em completar tarefas deve ser considerado, ao fazer o diagnóstico, apenas se for devido à desatenção em vez de outras possíveis razões.Os indivíduos com esse transtorno são facilmente distraídos por estímulos irrelevantes e, habitualmente, interrompem tarefas em andamento para dar atenção a ruídos ou eventos triviais facilmente ignorados por outros.

103
Q

Todos experimentamos ansiedade de tempos em tempos. É uma reação natural e comum a muitas dificuldades da vida. Para algumas pessoas, no entanto, a ansiedade torna-se um problema crônico. Elas experimentam altos níveis de ansiedade com regularidade perturbadora. Transtornos de ansiedade são uma classe de transtornos marcados por sentimentos de excessiva apreensão e ansiedade. São considerados os principais transtornos de ansiedade:

A

Transtorno de ansiedade generalizada.
Transtornos fóbicos e transtorno do pânico.
Transtorno do estresse pós-traumático.

104
Q

Dislexia é um distúrbio na leitura afetando a escrita, normalmente detectado a partir da alfabetização, período em que a criança inicia o processo de leitura de textos. Sobre dislexia são característica.

A

Inversão de letras e sílabas.
Pode ser hereditária.
Distúrbio que envolve percepção, memória e análise visual.

105
Q

Sobre a dependência química, tratamento e prevenção, é correto:

A

O psicólogo, no tratamento da dependência química, é essencial e precisa estar voltado para um resgate da saúde e, para tanto, ter uma atuação interacional com outros profissionais de distintas áreas do conhecimento.

106
Q

Segundo a OMS, drogas psicoativas são aquelas que afetam a nossa mente, alterando humor, comportamento, cognição, psicomotricidade e personalidade. Os psicólogos não estão autorizados a prescrever medicamentos, porém trabalham diretamente com as alterações mentais junto a uma equipe médica. A alternativa que corresponda ao fármaco e sua respectiva indicação.

A

Alprazolam (Frontal) ? ansiolítico; Sertralina (Zoloft) ? antidepressivo; Haloperidol (Haldol) ? antipsicótico; Metilfenidato (Ritalina) ? TDAH.

107
Q

Um paciente relata que, de repente, sentiu uma tremenda onda de medo por nenhuma razão aparente. Seu coração estava batendo forte, o peito doía e foi ficando mais difícil de respirar. Ele pensou que iria morrer. Com base no caso apresentado, é correto afirmar que esses são sintomas de?

A

Síndrome do pânico.

108
Q

Um cientista, 39 anos, foi encaminhado para tratamento, após seu retorno de excursão a trabalho na Antártica onde havia parado de cooperar com os outros, havia se isolado em seu quarto e começado a beber sozinho. Órfão aos 4 anos, foi criado por uma tia até os 9 anos e, na sequência, recebeu cuidados de uma governanta indiferente. Na universidade destacou-se em física; o xadrez era o único meio pelo qual mantinha contato com os colegas. Em toda sua vida subsequente, não teve amigos próximos e preferia atividades solitárias. Até antes de partir para a Antártica, havia se saído muito bem em suas pesquisas em física. Agora, alguns meses após seu regresso, estava consumindo pelo menos uma garrafa de bebida de alto teor alcoólico por dia e seu trabalho estava deteriorando. Agia de modo independente e distante e era difícil atuar de forma eficaz. Não conseguia explicar a irritação de seus colegas em razão de seu distanciamento na Antártica e parecia indiferente à opinião dos outros. Não aparentava precisar de nenhuma relação interpessoal, embora se queixasse de tédio e em um momento da entrevista ficou triste, expressou vontade de visitar seu tio na Alemanha, o único parente vivo. De acordo com o caso clínico, o diagnóstico correto é?

A

Transtorno de personalidade esquizoide.

109
Q

Fatores psicológicos e sociais desempenham papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção de alguns transtornos físicos. A psicologia da saúde é um subcampo que foca nos fatores psicológicos envolvidos na promoção da saúde e do bem-estar. A respeito da psicologia da saúde:

A

Os fatores psicológicos e sociais podem contribuir diretamente para as doenças por meio de efeitos psicológicos do estresse sobre o sistema imunológico e outras funções orgânicas. Se o sistema imunológico estiver comprometido, pode perder a capacidade para atacar e eliminar efetivamente os antígenos do corpo ou até mesmo começar a atacar os tecidos do corpo, um processo conhecido como doença autoimune. A crescente consciência das muitas conexões entre o sistema nervoso e o sistema imunológico tem resultado em um campo de estudo chamado psiconeuroimunologia. Doenças que podem estar, em parte, relacionadas com os efeitos do estresse sobre o sistema imunológico incluem a AIDS, doenças cardiovasculares e câncer.

110
Q

No DSM-5, os transtornos relacionados a substâncias e os transtornos aditivos incluem problemas com o uso de depressores (álcool, barbitúricos e benzodiazepinas), estimulantes (anfetaminas, cocaína, nicotina e cafeína), opioides (heroína, codeína e morfina) e alucinógenos (cannabis e LSD), assim como jogo patológico. Sobre algumas dessas substâncias:

A

Cafeína: substância psicoativa mais comum por ser legalizada, melhorar o estado de ânimo e diminuir a fadiga. Encontra-se facilmente em muitas bebidas. Cocaína: causa euforia, perda do apetite e estado de maior alerta. A dependência aparece após algumas experiências de uso. As mães dependentes dessa droga podem dar a luz a bebês com irritabilidade. Alucinógenos: essas drogas, incluindo o LSD, influenciam a percepção, distorcendo sentimentos, visões, sons e odores. Opioides: levam a euforia, sonolência e bradipneia. São substâncias analgésicas que aliviam a dor. Os usuários tendem a ser reservados, o que dificulta as pesquisas nessa área. Nicotina: estimula o sistema nervoso e alivia o estresse. O DSM-5 descreve sintomas da abstinência em vez de um padrão de intoxicação. Anfetaminas: dão sensação de euforia e vigor e diminuem a fadiga. São prescritas a pessoas com narcolepsia e transtornos de déficit de atenção.

111
Q

Em milhares de estudos, psicólogos acumularam evidências para ajudar a explicar os transtornos de humor e sugerir maneiras mais eficazes de tratá-los e preveni-los. O pesquisador Peter Lewinsohn e seus colegas (1985, 1998, 2003) resumiram os fatos que em qualquer teoria da depressão deve explicar; são eles:

A

Muitas mudanças comportamentais e cognitivas acompanham a depressão.
A depressão é muito difundida.
Em comparação com os homens, as mulheres são quase duas vezes mais vulneráveis à depressão maior.
A maioria dos episódios de depressão maior termina por si só.
Eventos estressantes relacionados ao trabalho, ao casamento e a relações íntimas muitas vezes precedem a depressão.
A cada nova geração, a depressão está atacando mais cedo (agora com frequência no final da adolescência) e afetando mais pessoas.

112
Q

Segundo Pagnocelli e Osório (1987), citados por Outeiral (1994), considerando a avaliação de risco de um adolescente desenvolver dependência química, qual característica ou comportamento NÃO é considerado desfavorável?

A

Fazer uso da droga pela primeira vez a convite ou na companhia de outro adolescente da mesma idade.

113
Q

Paula, uma jovem de vinte e cinco anos de idade demonstrava satisfação com seu trabalho, gostava dos colegas e descrevia o ambiente como acolhedor e as atividades que realizava como gratificantes. Foi então designada para realizar atividades de um ou dois dias em outros estados. As viagens eram aéreas e não havia tempo para transporte terrestre. Paula manteve essas viagens por seis meses, mas sentia muito medo de que o avião caísse, situação que piorava nos momentos em que havia turbulências. Durante os voos, não conseguia comer, transpirava muito e respirava com dificuldade. Após algumas viagens apresentou desinteresse pelo trabalho, chorava facilmente, mostrava irritação, referia angústia, tristeza e passou a dormir muito mais que o habitual. Considerando o relato hipotético apresentado, a opção que apresenta a caracterização da condição de Paula.

A

Fobia de avião, seguida de depressão provavelmente associada à fobia

114
Q

O transtorno do estresse pós-traumático é uma condição que surge após a exposição a eventos traumáticos, ameaçadores, e implica importantes consequências para a pessoa afetada. Assinale a opção correta a respeito dos sintomas e das condições típicos desse transtorno.

A

O esquecimento de detalhes relevantes do evento traumático pode acontecer, enquanto a lembrança de outros detalhes ocorre de modo intrusivo.

115
Q

Uma funcionária da empresa X trabalhou nos meses de janeiro a setembro com uma demanda de trabalho muito elevada. A cobrança de sua chefia era demasiada e, mesmo diante de muitos fatores estressantes, ela atingiu um ótimo desempenho nesses nove meses seguidos. No entanto, no mês seguinte, outubro, essa funcionária teve uma quebra brutal em seu desempenho, relata não ter mais energia para trabalhar, sentese esgotada, com a motivação diminuída e com atitudes, diante de si e dos outros, pessimistas. Diante deste histórico, pode-se concluir que essa funcionária…

A

Pode estar com Síndrome de burnout, que se desenvolve somente no ambiente laboral, causando despersonalização.

116
Q

Para a Psicopatologia Psicanalítica, os desejos e conflitos inconscientes dominam o ser humano. Nesse sentido, é ilusório crer na existência concreta de um homem racional, senhor de si e de seus desejos, auto controlado. Nessa perspectiva, o sintoma psicopatológico é

A

Uma forma de expressão de conflitos predominantemente inconscientes, de desejos não realizáveis e temores não acessados.

117
Q

Sobre as relações entre Psicopatologia e Psiquiatria

A

Psicopatologia visa a conhecer os fenômenos psíquicos patológicos, oferecendo à Psiquiatria as bases para a compreensão da origem, mecanismos e possíveis desenvolvimentos.

118
Q

A depressão é uma doença ou um distúrbio afetivo, que atinge a humanidade desde suas origens; diferente do que muitos pensam, ela atinge diversas áreas químicas do cérebro. No quadro clínico de depressão podem ser observadas como alterações do estado mental do paciente:

A

Inibição do pensamento.

Sentimento de desvalia ou culpa e perda de interesse ou prazer.

119
Q

A respeito da evasão, repetência e do fracasso escolar, é correto:

A

O fracasso escolar está relacionado a um sistema de avaliação educacional que privilegia os valores das classes dominantes, tomando-os como parâmetros.

120
Q

Considerando as causas relacionadas aos aspectos macrossistêmicos associados à evasão escolar, é correta:

A

A democratização do acesso à educação elevou as diferenças dos padrões de qualidade entre o ensino privado e o ensino público.

121
Q

Na perspectiva de uma atuação crítica do psicólogo frente aos desafios que promovem a permanência do aluno com sucesso no ensino superior, três dimensões precisam ser pautadas em suas ações coletivas e relacionais: gestão institucional, propostas pedagógicas e curriculares, e perfil do estudante.
No que tange a esse assunto e aos múltiplos aspectos a ele relacionados, é correta:

A

As intervenções do psicólogo possuem caráter preventivo e de apoio institucional, auxiliando na organização e sistematização de ações da equipe pedagógica.

122
Q

Em casos de agressão sofrida por professores no âmbito escolar, cabe ao psicólogo:

A

Acolher o profissional agredido e identificar o comprometimento pós-traumático, bem como apoiar a escola em processos formativos que capacitem professores e alunos.

123
Q

No que se refere à violência no contexto educacional, o psicólogo, para atuar eticamente e de acordo com suas atribuições, deve:

A

Analisar as relações interpessoais, possibilitando a compreensão do comportamento humano individual e de grupo.

124
Q

A diversidade cultural brasileira é alvo de inúmeros estudos e, cada vez mais, conceitos como diversidade, diferença, igualdade e justiça social têm-se configurado como uma preocupação e um desafio premente para aqueles que lutam por uma educação verdadeiramente cidadã e para as instâncias envolvidas nesse processo. Considerando-se a articulação desses conceitos à formação de professores, é correto afirmar que a educação continuada:

A

É um lócus privilegiado para a reflexão e discussão acerca de questões sobre a diversidade, a criação e a implementação de proposições nesse contexto.

125
Q

No contexto escolar, o fenômeno bullying é uma forma de violência que tem chamado a atenção de educadores e pais pelas sérias implicações a ele associadas. A respeito desse fenômeno, é correto afirmar que:

A

É caracterizado pelo potencial de poder causar traumas psíquicos, pelo desequilíbrio de poder entre agressor e vítima e pela intencionalidade da ação.

126
Q

No que se refere às condições que garantem o progresso dos alunos com necessidades educacionais especiais, é correto:

A

Com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem moderada, podem ser realizadas atividades práticas que correlacionem o conteúdo teórico com situações da vida real, buscando-se motivar os alunos a aprenderem tal conteúdo.

127
Q

Os estudos atuais da psicologia escolar revelam que o fracasso escolar deve ser analisado de forma multicausal, possuindo influências de diversos elementos sociais, institucionais, emocionais, entre outros. Sobre o tema, é correto afirmar que:

A

O psicólogo escolar deve estar atento ao contexto sócio-econômico e cultural em que o aluno está inserido para que possa compreender suas relações no processo ensino-aprendizagem.

128
Q

A especificidade do trabalho do psicólogo na escola está fundamentalmente relacionada ao essencial da sua formação, denominado como funcionamento humano, e às competências vinculadas a esse objeto . Essa formação permite-lhe um olhar específico e diferenciado sobre os processos subjetivos, sociais e individuais que se expressam no cotidiano escolar e, consequentemente…

A

Capacita o psicólogo escolar para o delineamento de formas de atuação diferenciadas nesse contexto.

129
Q

A discussão referente à temática das políticas públicas em Educação é recente na Psicologia Escolar/Educacional, surgindo somente nos últimos 20 anos. Nesse período, iniciou-se um conjunto de questionamentos sobre o papel social da Psicologia Escolar, juntamente com as discussões sobre suas finalidades em relação à escola e àqueles que dela participavam. Nesse contexto, é correto afirmar que:

A

É necessário que o psicólogo escolar conheça as políticas públicas educacionais vigentes para não analisar um único aspecto do processo educativo.

130
Q

No cotidiano escolar, tem se tornado constante notícias sobre agressões físicas e psicológicas entre aluno-aluno, aluno-professor, aluno-direção etc. Embora a violência configure-se como um fenômeno complexo, tem se buscado uma série de intervenções especificas para inibir esse fenômeno crescente. O psicólogo escolar tem um papel fundamental dentro do combate à violência na escola, desenvolvendo ações, como:

A

A valorização dos integrantes da comunidade escolar, possibilitando a abertura de um canal de expressão para alunos, professores, pessoal técnico e família.

131
Q

Na atuação da psicologia escolar, é necessário que o psicólogo tenha conhecimentos que possam favorecer de forma significativa seu trabalho. Dentre esses temas, é essencial para a atuação do psicólogo escolar conhecer:

A

As políticas educacionais e os projetos pedagógicos da instituição.

132
Q

O psicólogo escolar atua em diversas situações cotidianas no âmbito da escola. Considere as situações 1 e 2 em que esse profissional atuou. Situação 1 O psicólogo propôs um plano de incentivo à qualidade de vida para os funcionários do colégio X. Situação 2 Em um colégio da zona norte da cidade, o psicólogo escolar, a partir das demandas da instituição, foi instado a elaborar um plano para fortificar a articulação entre as teorias da aprendizagem e as práticas de ensino utilizadas, além de implementar reuniões visando à orientação de pais e familiares sobre a dinâmica escolar. A partir da análise das situações, verifica-se que o foco da intervenção na situação

A

1 recai sobre a escola como administração.

133
Q

A aprendizagem provoca mudanças relativamente permanentes no comportamento, resultantes da prática e decorrentes das capacidades humanas. No contexto educacional, o resultado da aprendizagem envolve operações cognitivas, psicomotoras e afetivas. O fator que irá demonstrar que um resultado foi adquirido, sendo incorporado pela primeira vez ao padrão de comportamento do aprendiz, segundo Klausmeier (1977), é o seguinte:

A

Retenção e transferência.

134
Q

Para Coll (1996), as vias de acesso na concretização das intenções educativas demandam a ação dos processos de ensino e aprendizagem, com a presença de três elementos básicos, sendo que um deles mostra o que ocorre entre o input e o output e é conhecido por:

A

Atividades.

135
Q

A orientação profissional tem por objetivo ajudar o indivíduo a escolher e a se preparar para entrar e progredir numa ocupação. Por sua vez, os adultos devem tomar decisões profissionais que, na atualidade, dependem de vários fatores já não mais atrelados a uma orientação profissional, o que torna a função do orientador bastante complexa, levando-o a trabalhar não somente com indivíduos e grupos. Segundo Super (1975), o orientador deve compreender e manipular, entre outros, as…

A

Estruturas sociais.

136
Q

A essência da terapia centrada no cliente proposta por Carl Rogers encontra-se sintonizada aos ideais fundamentais da psicologia humanística. O autor rejeitou a ideia de que era preciso mergulhar no passado do cliente para que a terapia surtisse efeito e acreditava que, se o terapeuta conseguisse criar o adequado ambiente terapêutico (que incluía o olhar positivo incondicional e postura empática), o cliente poderia assumir o controle da própria vida e crescer rumo à autoatualização. Autoatualizar-se significa:

A

Atingir seu potencial de vida em toda a sua plenitude.

137
Q

Dentre as abordagens terapêuticas familiares, as colaborativas são as que se organizam em torno da definição dos sistemas humanos como sistemas linguísticos. Com uma prática definida como relacional e dialógica, as abordagens colaborativas se diferenciam dos outros enfoques por:

A

Convidar o terapeuta a tornar público seus pensamentos e a deixar-se transformar junto com os clientes, visto que a mudança decorrerá da própria conversação.

138
Q

Sobre uma intervenção adequada para problemas com álcool, por meio do modelo da psicoterapia breve, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.
( ) É necessária a identificação da visão do paciente acerca do álcool, sua função e atividades a ele relacionadas.
( ) É preciso a identificação das circunstância de uso excessivo, ou seja, as situações de risco.
( ) É essencial a identificação de pensamentos automáticos e crenças básicas, erros cognitivos, redução de substâncias e controle do comportamento.
( ) É importante o desenvolvimento de estratégias para a manutenção da abstinência ou consumo reduzido.

A

Verdadeiro
Verdadeiro
Falso
Verdadeiro

139
Q

O objetivo da Terapia Cognitiva é reestruturar e corrigir os pensamentos distorcidos utilizando as abordagens colaborativa e psicoeducativa para desenvolver soluções pragmáticas para produzir mudanças e melhorar os transtornos emocionais.

A

Verdadeiro

140
Q

Para a Terapia Cognitiva a maneira com que os indivíduos percebem e processam a realidade tem influência direta na maneira como cada pessoa se comporta e se sente.

A

Verdadeiro

141
Q

Para a Terapia Cognitiva os esquemas de indivíduos mal ajustados podem levar à distorção da realidade e com isso gerar um transtorno psicológico.

A

Verdadeiro

142
Q

A psicanálise freudiana foi bastante modificada por parte de seus discípulos ou seguidores e se desenvolveu em várias direções, por exemplo, a psicoterapia psicodinâmica é, em geral, mais…

A

Breve que a psicanálise clássica e, dentre outras táticas, põe o foco sobre o afeto e a expressão das emoções do paciente e a ênfase em experiências passadas.

143
Q

Em psicanálise, a grosso modo, podemos afirmar que cada estágio do desenvolvimento durante os primeiros cinco anos de vida é definido em termos dos modos de reação de uma zona específica do corpo. Diante do exposto…

A

O ressurgimento da dinâmica na adolescência reativa os impulsos pré-genitais. Se eles forem satisfatoriamente deslocados e sublimados pelo ego, a pessoa passa para o estágio final da maturidade, o estágio genital.
Os estágios ? oral, anal e fálico ? são chamados de estágios pré-genitais. A criança, então, atravessa um prolongado período de latência, os chamados anos de tranquilidade, dinamicamente falando; durante esse período, os impulsos tendem a ser mantidos em um estado de repressão.
Durante o primeiro estágio, que dura cerca de um ano, a boca é a principal região de atividade dinâmica. O estágio oral é seguido pelo desenvolvimento de catexias e de anticatexias em relação às funções eliminativas, o chamado estágio anal, que acontece no segundo ano de vida e é seguido pelo estágio fálico, em que os órgãos sexuais se tornam as zonas erógenas mais importantes.

144
Q

Uma importante ferramenta no âmbito das intervenções psicológicas é o aconselhamento psicológico, o qual é considerado também uma disciplina básica da formação do psicólogo, sendo utilizado, portanto, como forma de aproximar o aluno do universo clínico e dos atendimentos nos estágios específicos supervisionados. É interessante notar que essa ferramenta tende a ser pouco consensual entre os profissionais devido à variabilidade das formas de defini-la. Independente da variabilidade de definições, o aconselhamento psicológico, genericamente, consiste em:

A

Uma experiência que visa a ajudar as pessoas a planejar, tomar decisões, lidar com a rotina de pressões e crescer, com a finalidade de adquirir uma autoconfiança positiva.

145
Q

De acordo com Cordioli (2008), as psicoterapias de apoio possuem entre seus objetivos, utilizar intervenções que visem diminuir a ansiedade, pelo aumento do autoconhecimento, ou pela influência direta exercida pela pessoa do terapeuta e, com isso, mais aumentando do que desfazendo as defesas. Considerando essas informações a respeito das psicoterapias de apoio, relacione adequadamente as colunas a seguir.

  1. Aconselhamento/sugestão/persuasão/reafirmação.
  2. Controle ativo.
  3. Confrontação.
  4. Ventilação.
A

(2) Consiste no restabelecimento do controle de situações de emergência e de afastamento de situações estressantes.
(4) Tem por finalidade o alívio dos sintomas e a melhora da relação terapeuta-paciente, pautados no controle de afetos intensos e reprimidos mediante sua expressão verbal.
(3) Consiste no aumento da capacidade de discriminar a realidade interna da externa, e na redução de afetos e condutas inadequadas ou incongruentes, visando à promoção do autoconhecimento e do juízo de realidade.
(1) Tem por finalidade a redução dos sintomas, tais como insegurança e ideias de desvalia, promovendo a autoestima por meio do uso dos aspectos não racionais da relação para influenciar o paciente, inclusive, mediante o apoio externo.

146
Q

Dobson e Block (2006), em texto sobre as bases teóricas e filosóficas das terapias cognitivo-comportamentais, salientam que essa modalidade de psicoterapia representa uma inovação frente às abordagens comportamentais radicais em relação aos problemas humanos. Essa inovação consiste em uma mistura de processos cognitivos e estratégias comportamentais tendo em vista alcançar mudanças cognitivas e comportamentais, o que culminou no desenvolvimento de formas diversificadas conforme a diversidade de orientações teóricas de seus seguidores. De acordo com essa diversidade, sobre a terapia racional emotiva, é correto afirmar que:

A

Evidencia um conjunto de distorções sistemáticas nos padrões de pensamento, os quais incluem inferência arbitrária, abstração seletiva, super generalização, maximização e minimização.

147
Q

Como os psicólogos humanistas avaliaram o sentido do self:

A

(Falso) Os psicólogos humanistas nunca investigaram a personalidade pedindo às pessoas que respondessem a questionários para avaliar seu autoconceito.
(Verdadeiro) Um questionário inspirado por Carl Rogers pedia que as pessoas se descrevessem como realmente eram e como gostariam de ser.
(Falso) Quando o self ideal e o self real são muito parecidos, o autoconceito é negativo.
(Verdadeiro) Quando avaliava o crescimento pessoal de seus pacientes durante a terapia, Rogers procurava classificações sucessivamente mais próximas entre o self real e o self ideal.
(Verdadeiro) Alguns psicólogos humanistas acreditavam que qualquer avaliação padronizada da personalidade, até um questionário, é ?despersonalizante?, em vez de força a pessoa a responder as categorias restritas, esses psicólogos consideram que entrevistas e conversas íntimas possibilitam uma compreensão melhor das experiências únicas de cada pessoa.

148
Q

O processo denominado intervenção breve, para abordagem do uso do álcool e de outras drogas, tem ganhado espaço entre os profissionais de diferentes formações, como assistentes sociais, educadores, agentes comunitários e profissionais de saúde. Os elementos essenciais do processo de intervenção breve são:

A

Feedback, responsabilidade, aconselhamento, menu de opções, empatia e autoeficácia.

149
Q

O modelo integrativo de tratamento psicoterápico para dependentes de substâncias psicotrópicas elaborado por Marlatt e Gordon prevê que o indivíduo reestruture suas crenças a respeito do uso de substâncias, bem como a respeito de si próprio, de modo a permitir o desenvolvimento da autoeficácia com vistas à manutenção do novo comportamento (abstinência). Esse tratamento é denominado:

A

Prevenção da recaída.

150
Q

De acordo com a abordagem cognitivo-comportamental, os delírios na esquizofrenia são compreendidos como:

A

Crenças, ou interpretação da realidade, assumidas como fatos, mesmo quando há fortes evidências contrárias.

151
Q

O grupo de encontro criado por Carl Rogers tem se destacado entre as alternativas de grupo terapêutico existentes no âmbito da saúde pública. Dentre suas características está a:

A

Ausência de pauta prévia, enfatizando a liberdade e autenticidade dos participantes.

152
Q

As modalidades terapêuticas adequadas ao tratamento dos transtornos alimentares e da obesidade são:

A

A hospitalização, o hospital-dia e as psicoterapias grupais.

153
Q

sobre à terapia sistêmica familiar é correto…

A

O genetograma é utilizado pelo clínico para visualizar tanto a família quanto um de seus membros que tem um problema e que passa a ser identificado como um componente do sistema disfuncional, que é o gerador do problema.

154
Q

No que concerne ao aconselhamento psicológico, é correto:

A

Trata-se de um processo em que o profissional utiliza competências específicas a fim de auxiliar o indivíduo a lidar com as vivências e as experiências da vida.

155
Q

Tilman Furniss aponta que no momento em que os profissionais intervêm em uma família com abuso sexual da criança, que a família deixa de ser autônoma, pois os deveres legais e de proteção à criança fazem com que as agências externas sejam responsáveis por intervir, uma vez que o abuso sexual da criança foi revelado. Furniss arrola três tipos básicos de intervenção e denominou a intervenção que inclui todas as intervenções que objetivam tratar o trauma psicológico individual e modificar os relacionamentos familiares, dirigindo-se primariamente aos aspectos circulares e relacionais do abuso sexual da criança, de Intervenção:

A

Terapêutica Primária − ITP.

156
Q

A hospitalização involuntária ou tratamento determinado judicialmente de indivíduos mentalmente doentes que precisam de cuidados porque apresentam tendências perigosas em relação a si e aos outros, corresponde…

A

À restrição civil.

157
Q

Em Franz Alexander (1891-1964) encontram-se diversas contribuições para a técnica terapêutica. Um de seus conceitos centrais defende que re-experimentar o passado não resolvido, mas com a possibilidade de um novo final é a chave do resultado terapêutico, acontecendo na situação transferencial ou em sua vida cotidiana, possibilitando a integração dos novos padrões de comportamento em sua personalidade.
Essa contribuição ficou conhecida como?

A

Experiência emocional corretiva.

158
Q

A Terapia Cognitivo-Comportamental baseia-se na premissa de que tanto no funcionamento normal do ser humano quanto no funcionamento patológico existe a inter-relação entre cognição, emoção e comportamento. De acordo com esse modelo de terapia:

A

Para alcançar mudanças duradouras, as crenças nucleares disfuncionais devem ser identificadas e então questionadas e modificadas.

159
Q

Em relação às técnicas utilizadas na terapia cognitiva, é correta…

A

Tanto o relaxamento muscular progressivo quanto o relaxamento autógeno são aconselháveis como parte da dessensibilização sistemática.

160
Q

De acordo com a terapia cognitiva de Beck, começando na infância, as pessoas desenvolvem determinadas crenças sobre si mesmas, outras pessoas e seus mundos. Suas crenças mais centrais ou crenças centrais são entendimentos tão fundamentais e profundos que as pessoas frequentemente não os articulam, sequer para si mesmas. Analise as seguintes categorias de crenças centrais:
- eu sou impotente.
- eu sou inadequado.
- eu sou incompetente.
- eu sou desrespeitado.
As categorias mencionadas sugerem crenças centrais típicas de:

A

Desamparo.

161
Q

Acerca das características e elementos comuns a todas as psicoterapias:

A

As psicoterapias ocorrem no contexto de uma relação de confiança emocionalmente carregada em relação ao terapeuta.
Existe um esquema conceitual ou um mito que provê uma explicação plausível para o desconforto (sintoma ou problema) e um procedimento ou ritual para ajudar o paciente a resolvê‐lo.

162
Q

Dentre as teorias e técnicas de psicoterapias (Fiorini, 1978), a psicoterapia dinâmica breve tem sido a mais adequada para as instituições de grande demanda de atendimentos. Nesse caso, as ações do terapeuta compreendem uma grande diversidade de modelos e de abrangências, como no caso em que se procura dirigir a atenção do paciente para pontos nodais de sua comunicação, tratando-se de:

A

Intervenções de esclarecimento.

163
Q

Considerando o histórico anterior sobre a psicoterapia breve psicodinâmica, corresponde a uma das características das técnicas desta abordagem.

A

Atenção dirigida para as experiências atuais do paciente, inclusive os sintomas.
Focalização em conflitos específicos ou temas definidos previamente no início da terapia.
Ênfase na situação transferencial da dimensão do “aqui e agora”, que não necessariamente é correlacionada ao passado.

164
Q

São indicações para psicoterapia de grupo:

A

I. Padrões de relacionamento interpessoal considerados desadaptativos.
II. Estresse pós-traumático.

165
Q

A psicoterapia, que tem como embasamento teórico, além da psicodinâmica, os princípios da aprendizagem da teoria comportamental, a correção de crenças e pensamentos disfuncionais, e que também considera os recursos e as pressões do meio social em que o paciente vive e a necessidade de mobilizá-los ou afastá-los, denomina-se:

A

De Apoio.

166
Q

“As psicoterapias são métodos de tratamento realizados por profissionais treinados com o objetivo de reduzir ou remover um problema, uma queixa ou um transtorno de um paciente ou cliente, utilizando, para tal fim, meios psicológicos.” (Cordioli, 2009.) Em relação às psicoterapias, é correto afirmar que:

A

Constituem-se em importante recurso para o tratamento dos transtornos mentais, considerando que, na maioria dos transtornos, costumam manter seus resultados por mais tempo.

167
Q

Zimerman aponta que a formação de um grupo terapêutico analítico, com fins de insight, quer seja em instituição ou em clínica privada, passa por 4 etapas sucessivas: planejamento, encaminhamento, seleção e composição do grupo. Segundo este autor, dentre os critérios de seleção é importante considerar se o paciente está motivado para um tratamento pelo método analítico, isto é, que ele reconheça que está necessitando de tratamento e, sobretudo, que está disposto a:

A

Fazer mudanças psíquicas, para adquirir melhores condições de qualidade de vida.

168
Q

A psicoterapia de grupo tem sido considerada uma técnica altamente produtiva no acompanhamento de pacientes com problemáticas físicas. A esse respeito, é correto:

A

No grupo operativo, o foco está na discussão da tarefa proposta pelo grupo.

169
Q

A Psicoterapia Interpessoal (PIT) é muito bem estruturada e raramente dura mais do que 15 a 20 sessões, em geral programadas uma vez por semana. Após identificar os estressores que parecem precipitar a depressão, terapeuta e paciente trabalham de forma colaborativa em relação aos problemas interpessoais atuais do paciente. Esses problemas, geralmente, incluem uma ou mais das quatro características interpessoais: lidar com disputas em papéis interpessoais, ajustar a perda de um relacionamento, desenvolver habilidades sociais e…

A

Identificar e corrigir as deficiências nas habilidades sociais.

170
Q

Duas áreas majoritárias de incerteza interna determinam o fluxo de atividades grupais: a dependência, que se expressa nas relações de autoridade, e a interdependência, que se expressa…

A

Nas relações pessoais.

171
Q

Entre 1920 e 1923, Freud remodela a teoria do aparelho psíquico e introduz os conceitos de id, ego e superego para referir-se aos três sistemas da personalidade. Podemos afirmar, então, em relação ao aparelho psíquico:

A

Para compreender a constituição do superego é necessário introduzir a ideia de sentimento de culpa.
O ego é o sistema que estabelece o equilíbrio entre as exigências do id, as exigências da realidade e as ?ordens? do superego.
O superego origina-se com o Complexo de Édipo, a partir da internalização das proibições, dos limites e da autoridade. A moral, os ideais são funções do superego. O conteúdo do superego refere-se às exigências sociais e culturais.

172
Q

George Kelly propõe uma teoria na qual um dos conceitos centrais é o de constructo pessoal. Esse conceito fez com que a teoria de Kelly se diferenciasse das demais teorias de personalidade, sendo referenciada, por vezes, como teoria cognitiva, teoria comportamental e, em outros momentos, como teoria existencial ou teoria fenomenológica. Sobre a teoria de personalidade proposta por George Kelly, é correta:

A

Todas as pessoas antecipam acontecimentos devido ao fato de todos serem capazes de interpretar ou atribuir significados a esses acontecimentos, eventos e experiências vivenciadas

173
Q

Um dos pilares iniciais da teoria de personalidade proposta por Freud é o conceito de repressão. Esse conceito conduz ao entendimento de que um indivíduo possui menos probabilidade de lembrar material proveniente ou associado à ansiedade. Diante do exposto, é correto sobre esse conceito:

A

Consiste no principal mecanismo de defesa de um indivíduo, protege-o contra ansiedade, sobretudo quando compreendido em associação a outros mecanismos para reforçar a barreira do recalque.

174
Q

Durante um atendimento psicológico, uma paciente feminina, que se encontrava hospitalizada para tratamento de uma pneumonia, fez o seguinte comentário: Eu disse a minha filha que não deveria fazer caminhadas ao ar livre, mas ela insistia e dizia que eram recomendações médicas. Veja o que me aconteceu! Seu eu tivesse ficado em casa como gostaria, não teria ficado doente. Quando receber alta médica, não vou mais dar ouvidos a minha filha. Assinale a alternativa que apresenta, corretamente, o mecanismo defensivo descrito.

A

Deslocamento.

175
Q

A perspectiva humanista enfatizou o potencial inerente à autorrealização do ser humano. Não é de estranhar que os terapeutas humanistas almejem alavancar a autorrealização, ajudando as pessoas a crescer na autoconsciência e autoaceitação. Como a psicanálise, as terapias humanistas tentaram reduzir os conflitos internos que impedem o desenvolvimento natural, munindo os clientes com novos insights. De fato, com frequência, nos referimos às duas vertentes como terapias de insight. No entanto, os terapeutas humanistas diferem dos psicanalistas por focarem:

A

I. O presente e o futuro mais que o passado. Eles exploram os sentimentos à medida que ocorrem, em vez de obter insights sobre as origens infantis dos mesmos.
II. Pensamentos conscientes ao invés de inconscientes.
III. Assumir responsabilidade imediata por seus sentimentos e suas ações, em vez de desvelar determinantes ocultos.
IV. Promover crescimento em vez de curar uma doença. Assim, a pessoa em terapia torna-se cliente em vez de paciente.

176
Q

Ao avaliar a perspectiva humanista, podemos afirmar que ela influenciou a Psicologia como:

A

I. Algo que se diz a respeito de Freud também pode ser dito sobre os psicólogos humanistas, ou seja, seu impacto tem sido generalizado. As ideias de Maslow e de Rogers influenciaram o aconselhamento, a educação, a criação das crianças e a administração.
II. Para Myers, em seu livro, na página 431, a perspectiva humanista também influenciou, às vezes de modo não intencional, muito da Psicologia popular de hoje. Um autoconceito positivo é a chave para a felicidade e o sucesso A aceitação e a empatia ajudam a nutrir sentimentos positivos sobre si mesmo As pessoas são basicamente boas e capazes de se aperfeiçoar Muitas pessoas respondem sim, sim, sim. Respondendo a uma pesquisa de opinião do Instituto Gallup e da Newsweek, feita em 1992, nove em cada dez americanos classificaram sua autoestima como um fator muito importante para motivar uma pessoa a trabalhar com afinco e ser bem-sucedida. A mensagem da psicologia humanista foi ouvida.
III. Os psicólogos humanistas alegam que o primeiro passo para amar os outros é, na verdade, uma autoaceitação segura e não defensiva. De fato, pessoas que se sentem intrinsecamente amadas e aceitas pelo que são e não apenas por suas realizações exibem atitudes menos defensivas (Schimel et al., 2001).

177
Q

Na perspectiva de Freud, a personalidade humana incluindo suas emoções e seus esforços origina-se de um conflito entre moção (impulso) e restrição entre nossos impulsos biológicos agressivos em busca do prazer e nossos controles sociais internalizados sobre esses impulsos. Freud sustentava que a personalidade era o resultado de nossos esforços no sentido de resolver esse conflito básico para expressar essas moções (impulses) de modo a produzir satisfação sem trazer também culpa e punição. Freud teorizou que os conflitos estão centrados em três sistemas que interagem: id, ego e superego.

A

(Verdadeiro) Id contém um reservatório de energia psíquica inconsciente que, de acordo com Freud, luta para satisfazer impulsos sexuais e agressivos básicos. O id opera com base no princípio do prazer, exigindo gratificação imediata.
(Verdadeiro) Ego é a parte executiva e consciente da personalidade que, de acordo com Freud, serve de mediadora entre as exigências do id, do superego e da realidade. O ego opera com base no princípio da realidade, satisfazendo os desejos do id de maneira a obter o prazer de maneira realista, em vez de dor.
(Verdadeiro) Superego é a parte da personalidade que, de acordo com Freud, representa ideais internalizados e fornece padrões para julgamento (a consciência) e futuras aspirações.
(Verdadeiro) Como as demandas do superego quase sempre são opostas às do id, o ego luta para reconciliar os dois. É o executivo da personalidade, mediando as demandas impulsivas do id, as demandas restritivas do superego e as demandas da vida real do mundo exterior.

178
Q

O psicodiagnóstico é procedimento científico de investigação e intervenção clínica, limitado no tempo, que emprega técnicas e/ou testes psicológicos com o propósito de avaliar uma ou mais características psicológica visando um diagnóstico psicológico (descritivo e/ou dinâmico), construída à luz de uma orientação teórica que subsidie a compreensão as situação avaliada, gerando uma ou mais indicações terapêuticas e encaminhamentos. Diante do enunciado quais as maneira e quais objetivos do psicodiagnóstico?

A

A avaliação da demanda indicará qual aspecto avaliativo deverá ser priorizado em cada caso. Segundo Cunha (2000) os objetivos podem priorizar: a) a classificação; b) a descrição; c) a classificação nosológica; d) o diagnostico diferencial; e) a avaliação compreensiva; f) a prevenção; g) o prognostico; e h) a perícia forense.
Na perícia forense, o objetivo, na maioria das vezes, é responder a quesitos legais, solicitados pelo juiz. Conforme Rovinski (2010, p. 95), “…a avaliação forense, mais especificamente, quando exercida como atividade pericial, diferencia em muitos aspectos daquela realizada no contexto clinico. A não diferenciação de tais padrões de avaliação acaba por gerar conflitos de papéis e, consequentemente, conduta antiética.”
No contexto clinico uma pessoa que busca o profissional para lidar com o sofrimento – geralmente estabelece com o profissional para uma relação de cooperação e aliança de trabalho diferente daquele sujeito que é encaminhado para uma perícia em contexto jurídico.

179
Q

A anamnese geralmente é feita em forma de entrevista semi-estruturada, ou seja, há um roteiro prévio contendo aspectos essenciais a serem abordados para orientar algumas perguntas, e esse roteiro vai sofrendo adaptações durante as entrevista. Na literatura encontramos a “entrevista de anamnese para crianças, adolescentes e adultos/idosos”…

A

A entrevista de anamnese não segue a mesma estrutura para pessoas de diferentes grupos etários. Alguns aspectos são sempre examinados, independentemente da idade, como a configuração e as relações familiares, o número de pessoas da família imediata e a ocupação de cada membro, as características do ambiente doméstico, a rede de apoio do avaliando e as questões referentes à queixa.

180
Q

Dentro da Psicologia organizacional existem os grupos, equipes de trabalhos. Entender como acontece a interação desses grupos é importante para convívio da empresa. Descreva os estágios de desenvolvimentos das equipes:

A

A-Formação: inicia os contatos entre os membros, identificação, forma de contribuir com os objetivos da equipe.
B-Conflito: se dá através do processo de ajuste ou negociação. O que depende das características de personalidade de cada um.
C-Normatização: é um termo utilizado para revelar as relações mais próximas entre os componentes, o diálogo espontâneo, troca de informações e tolerância diante de opiniões opostas.
D-Desempenho: é o quarto estágio que indica a evolução da equipe nas suas tarefas e objetivos alcançados. A forma que encontraram para sobreviver a todas as adversidades e chegar ao sucesso.
E-Desintegração: se dá quando as equipes formadoras alcançaram seus objetivos e não existe mais razão para que os membros continuem juntos ou ligados.

181
Q

O desenvolvimento humano deve ser entendido com uma globalidade, mas para efeito de estudos tem sido abordado a partir de quatro aspectos.

A

Aspecto físico-motor: refere-se ao crescimento orgânico, à maturação neurofisiológica, à capacidade de manipulação de objetos e de exercício do próprio corpo. EX: a criança leva a chupeta à boca ou consegue tomar a mamadeira sozinha, por volta dos 7 meses, porque já coordena os movimentos das mãos.
Aspecto intelectual: é a capacidade de pensamento, raciocínio. EX: a criança de 2 anos que usa um cabo de vassoura para puxar um brinquedo que está embaixo de um móvel.
Aspecto Social: é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.
Aspecto afetivo-emocional: é o modo particular de o indivíduo integrar suas experiências. É o sentir. A sexualidade faz parte desse aspecto.

182
Q

Quais tipos de liderança podemos encontrar dentro de uma organização?

A

Autocrática: Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo; O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho; O líder é Dominador e é “pessoal” nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
Democrática: As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder; O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates; A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho; O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas; O líder é “objetivo” e limita-se aos “fatos” em suas críticas e elogios.
Liberal: Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder; A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem; Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder; O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos; O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.

183
Q

Quais foram as contribuição Wundt e James para história da psicologia?

A

A psicologia foi proposta como ciência no final do século XIXpor Wilhelm Wundt (1832- 1920) e William James (1842-1910). Eles elaboraram de modo sistemático o projeto da psicologia científica e deram início, desse modo, à psicologia moderna. A história da ciência psicológica é contada a partir da concepção de ciência que Wundt e James usam para distinguir a psicologia como ciência da psicologia como metafísica.

184
Q

Embora Wundt e James tenham concepções distintas de ciência psicológica, concordam que, como ciência, a psicologia deve ser afastada de doutrinas e temas metafísicos. Descreva a concepção de cada autor sobre a psicologia.

A

Para Wundt psicologia como ciência é psicologia empírica. E, como tal, interpreta a experiência psíquica a partir da própria experiência psíquica; deduz os processos psíquicos de outros processos psíquicos; faz uma interpretação causal de processos psíquicos com base em outros processos psíquicos; não recorre a substratos diferentes desses processos, tais como uma mente-substância ou processos e atributos da matéria, para explicá-los. A psicologia empírica é focada na causalidade psíquica, e isso significa analisar a experiência a partir da própria experiência, fechando as portas às explicações metafísicas espiritualistas ou materialistas.
Para James a psicologia como ciência é ciência natural. Melhor: a psicologia é como uma ciência natural. Ele não acredita que a psicologia seja ciência: “é somente a esperança de uma ciência” (1962, p. 463). E mais, ao tratá-la “como uma ciência natural, eu desejo ajudá-la a tornar-se uma”.

185
Q

De acordo com Maria Esther Garcia Arzeno estudiosa do Psicodiagnóstico o que pode ser a estereotipia nos testes gráficos?

A

A estereotipia nos gráficos indica uma falha em aspectos estruturais da personalidade. Não indica estabilidade e sim rigidez. A estereotipia pode ser total ou parcial. Por exemplo, desenhar todas as figuras humanas seguindo o mesmo esquema sem diferença de idades, sexos, papéis, etc. Ou então, pode acontecer a inclusão dessas diferenças mas sempre omitindo os rostos ou então desenhando três dedos nas mãos em todas as figuras. Nesses casos, os problemas registram-se no nível da própria identidade (sem rosto) ou de sentimentos de castração (três dedos em desenhos de pessoas com mais de 6 anos). Se, no entanto, desenha a sua família e omite o rosto da mãe, está demonstrando mais um transtorno no seu vínculo com ela, e nesse caso não falaríamos de estereotipia.

186
Q

Dentre as técnicas de seleção de pessoal, a entrevista é a mais empregada, que pode ser estruturada ou livre. Durante a entrevista, dois aspectos são essenciais para uma avaliação mais eficiente dos resultados.

A

O conteúdo da entrevista e o comportamento do candidato. O conteúdo da entrevista é formado pelo conjunto de dados que o candidato relata a seu respeito, referentes à formação escolar, profissional, conhecimentos e interesses, entre outros; já o segundo aspecto constitui a maneira como o candidato age durante a situação de entrevista, isto é, as qualificações pessoais demonstradas no processo.

187
Q

Em Psicodiagnóstico, bateria de testes é a expressão empregada para indicar um conjunto de dois ou mais testes ou técnicas utilizadas para fornecer subsídios que permitam ratificar ou invalidar hipóteses, atendendo o objetivo da avaliação. A bateria de testes é utilizada por duas razões principais:

A

Uma avaliação suficientemente abrangente do avaliado não é possível ser obtida com nenhum teste isolado; além disso, a utilização de uma série de testes implica em uma tentativa de validação intertestes dos dados obtidos, minorando a margem de erro e fundamentando melhor as inferências clínicas.

188
Q
  1. Clarificar
  2. Recapitular
  3. Assinalar
  4. Interrogar
A

( 4) Pedir ao paciente dados precisos, ampliações e aclarações do relato.
( 2) Resumir pontos essenciais que aparecem no processo exploratório de cada sessão e do conjunto do tratamento.
( 3) Marcar relação entre dados, sequências, constatações significativas, capacidades manifestas e latentes do paciente.
( 1) Reformular o relato do paciente de maneira que certos conteúdos e relações dele adquiram maior relevância.

189
Q

Instrumento de avaliação psicológica indicado para avaliação individual ou coletiva de personalidade de adolescentes e adultos de ambos os sexos com idades entre 18 e 60 anos, através de 15 fatores. Este instrumento se fundamenta nas teorias das necessidades básicas de Henry Murray. Ele visa avaliar o indivíduo na expressão de 15 necessidades: assistência, realização, intracepção, denegação, ordem, exibição, apoio, mudança, heterossexualidade, dominância, persistência, agressão, deferência, autonomia e afiliação. Este instrumento na forma brasileira foi acrescido ainda à escala de desejabilidade social (Comrey - CPS). Qual instrumento psicológico está descrito no texto acima:

A

IFP - Inventário Fatorial de Personalidade.

190
Q

Segundo CUNHA (2003), a entrevista clínica é um conjunto de técnicas de investigação que busca descrever e avaliar os aspectos pessoais, relacionais ou sistêmicos do indivíduo. esta correto:

A

Realiza-se um diagnóstico, ao se examinar e analisar a condição apresentada pelo indivíduo, no sentido de compreendê-la, buscando avaliar, relacionar e inferir, tendo em vista a modificação daquela condição.

191
Q

Diferentes estratégias podem ser utilizadas em um processo de avaliação psicológica. ?O teste psicológico é considerado como um dispositivo ou procedimento de medida?(COHEN, 2014). Uma avaliação psicológica pode incluir testes de diferentes domínios. Sobre os testes psicológicos é correto:

A

São considerados testes para a avaliação da personalidade: As Pirâmides Coloridas de Pfister, Teste de Apercepção Temática, Teste de Zulliger, HTP e Neo PI-R.

192
Q

Sobre as propriedades psicométricas dos instrumentos de avaliação psicológica, é correto:

A

A validade de uma medida pode ser verificada sob diferentes perspectivas, entre elas encontram-se a validade de construto, a validade de conteúdo e a validade de critério.

193
Q

Uma avaliação psicológica pode apresentar diferentes objetivos, dependendo dos motivos alegados ou reais do encaminhamento. Sobre os diferentes objetivos de uma avaliação psicológica, é correto:

A

Um exemplo de avaliação psicológica com objetivo de classificação simples é a avaliação do nível intelectual, em que o resultado quantitativo obtido pelo avaliando é comparado com os resultados de outros sujeitos da população.

194
Q

Sobre os conhecimentos de avaliação psicológica, é correto:

A

São considerados passos essenciais para a realização de uma avaliação psicológica: levantamento dos objetivos; coleta de informações; integração das informações e desenvolvimento das hipóteses iniciais; indicação das respostas à situação que motivou o processo de avaliação e comunicação cuidadosa dos resultados.

195
Q

Jane iniciou um psicodiagnóstico por indicação de seu médico, que identificou em seu relato, indícios de episódios depressivos e ideação suicida. O psicólogo incluiu em seu plano diagnóstico, além do teste projetivo T.A.T., um inventário de depressão e uma Escala de Ideação Suicida, conhecidos, respectivamente, por:

A

BDI e BSI.

196
Q

Quanto às técnicas projetivas utilizadas no psicodiagnóstico, é correto afirmar que elas permitem:

A

Averiguar, de modo mais coeso, diversas variáveis em interação e, assim, ascender à singularidade do paciente, e sua utilização permanece restrita à indicação dos níveis de integridade das funções egoicas, ou seja, à adaptação do indivíduo à realidade.

197
Q

A atividade diagnóstica destaca-se na psicologia por duas principais razões: garantia do status científico, por empregar instrumentos que atendem às exigências de padronização, e constitui:

A

O marco distintivo da identidade profissional do psicólogo, pelo caráter privativo do uso de testes psicológicos.

198
Q

A entrevista psicológica é uma ferramenta importante em diferentes áreas e momentos de atuação do profissional da psicologia. Uma das finalidades dessa entrevista é propiciar a compreensão do motivo do psicodiagnóstico, auxiliando o planejamento dos procedimentos de avaliação requeridos nesse processo, sobretudo por meio das entrevistas iniciais. A respeito das entrevistas iniciais, é correto:

A

Pode seguir diferentes modelos e mesmo na forma livre deve ter algum tipo de direcionamento por parte do avaliador.
Trata-se de um tipo de entrevista em que o paciente é quem constrói a forma como as informações são trazidas; primeiramente definindo dados e sinalizando quais outros serão inseridos no contexto de avaliação.
As entrevistas de livre estruturação guiam o curso das informações fornecidas pelo paciente; esse tipo de entrevista se inicia com questionamentos acerca do motivo da busca ou do encaminhamento pelo atendimento e, como isso, é possível encaminhar e direcionar as demais perguntas

199
Q

Considerando o uso de recursos na avaliação psicológica das dificuldades de aprendizagem relacionadas aos processos avaliativos, à evasão e à repetência escolar, é correto:

A

Na avaliação psicológica, a entrevista psicológica, livre ou aberta, pode oferecer aspectos de natureza qualitativa e subjetiva capazes de complementar dados quantitativos sobre a repetência e evasão escolar.

200
Q

O processo de avaliação clínica e diagnóstico é essencial para o estudo da psicopatologia e, em última análise, para o tratamento dos transtornos psicológicos. A partir desse conceito, é correto:

A

A avaliação clínica refere-se à avaliação e à medição sistemáticas dos fatores psicológicos, biológicos e sociais em um indivíduo que apresenta um possível transtorno psicológico.
O diagnóstico é o processo a partir do qual se determina se um problema em particular que esteja afetando o indivíduo satisfaz todos os critérios de um transtorno psicológico, como definido no DSM.
A avaliação clínica busca utilizar o raciocínio científico para interpretar o comportamento.
A avaliação clínica permite descrever exemplos de aplicações práticas e relevantes dos princípios psicológicos na vida diária.