Embriologia Humana Flashcards
Quais têm sido as principais dificuldades para o estudo do desenvolvimento embrionário de mamíferos?
O estudo do desenvolvimento embrionário dos mamíferos é dificultado pelo ___ tamanho dos zigotos desses animais. O zigoto humano, por exemplo, é cerca de 100 vezes menor que o zigoto de um anfíbio. Outra dificuldade é a __ dos zigotos para estudo; fêmeas de mamíferos produzem um número de óvulos incomparavelmente menor do que fêmeas de sapo e de ouriço-do-mar, por exemplo, animais classicamente usados em estudos embriológicos. Além disso, os embriões da maioria dos mamíferos se desenvolvem __ do organismo materno, o que torna mais difícil seu estudo.
Pequeno;
Obtenção;
Dentro.
Quais são as três subclasses de mamíferos quanto aos principais aspectos do desenvolvimento embrionário?
As três subclasses de mamíferos são: Prototheria (___), Metatheria (___) e Eutheria (___).
Dica: Menos minha parceira!
Monotremados;
Marsupiais;
Placentários.
Os monotremados (subclasse Prototheria) são representados pelos __ e equidnas.
Ornitorrincos.
Os monotremados têm ovos telolécitos e são __.
Ovíparos.
Os monotremados tem fecundação ___.
Interna.
O desenvolvimento embrionário dos monotremados assemelha-se muito ao de __ e de aves, com formação de anexos embrionários semelhantes
Répteis.
Os marsupiais, representados pelos __, coalas e gambás, entre outros.
Cangurus.
Os marsupiais apresentam ovo do tipo ___, com segmentação total e igual.
Oligolécito.
O saco vitelínico embrionário dos marsupiais entram em contato com a parede uterina, formando uma placenta rudimentar, pela qual o embrião se __, respira e elimina as excreções durante os primeiros dias de vida.
Nutre.
Os filhotes dos marsupiais nascem ainda ___ e se deslocam até o marsúpio, uma bolsa de pele no ventre da fêmea, onde completam o desenvolvimento embrionário.
Incompletos.
Os placentários (subclasse Eutheria) compreendem __ das espécies de mamíferos: cães, gatos, girafas, cavalos, elefantes, coelhos, camundongos, além de nossa própria espécie.
95%.
O ovo dos mamíferos placentários quase ___ tem vitelo, sendo por isso chamado de alécito (do grego a, não, e lecitos, referente ao vitelo).
Não.
A segmentação dos mamíferos é ___ e todo o desenvolvimento embrionário ocorre no interior do útero materno.
Holoblástica.
Os embriões dos mamíferos em desenvolvimento ligam-se à parede uterina por meio da ___, um órgão formado pela conjugação de tecidos maternos e embrionários.
Placenta.
Pela placenta do mamífero, o embrião recebe nutrientes e gás oxigênio do sangue da mãe e nele __ gás carbônico e as excreções resultantes do seu metabolismo.
Elimina.
A segmentação nos mamíferos é ____ e igual (o zigoto divide-se totalmente e os blastômeros formados têm aproximadamente o mesmo tamanho).
Holoblástica.
A orientação das segmentações nos mamíferos é ____.
Rotacional.
Os blastômeros __ se dividem sincronicamente, como ocorre na maioria dos vertebrados.
Não.
Os blastômeros que vão surgindo das segmentações originam uma bola compacta de células, a __.
Mórula.
O estágio de blástula tem início com o aparecimento de uma cavidade cheia de líquido no interior do embrião, a ___..
Blastocela.
No estágio de blástula, o embrião é chamado de ___ e encontra-se envolvido por uma membrana pelúcida, constituída por glicoproteínas.
Blastocisto.
A camada de células que reveste o blastocisto é o ___, e a massa interna de células constitui o embrioblasto ou botão embrionário.
Trofoblasto.
Os embriões de mamíferos placentários apresentam desenvolvimento embrionário semelhante ao de répteis e aves. Qual é a explicação para esse fato, tendo em vista que seus ovos são pobres em vitelo?
Uma explicação é a herança evolutiva: muitas das características embrionárias dos mamíferos foram ___ dos répteis ancestrais que tinham ovos ___ com desenvolvimento ___, semelhante aos dos répteis e aves atuais.
Herdadas;
Telolécitos;
Externo.
O hipoblasto (ou endoderma primitivo) é uma camada celular originada do ___ na região voltada para a blastocela.
Embrioblasto.
As células do hipoblasto crescem e revestem completamente a ___, formando o saco vitelínico.
Blastocela.
O epiblasto é a porção de células entre as bolsas que revestem a cavidade ___ e o saco vitelínico. É a partir do epiblasto que se originará o corpo do embrião.
Amniótica.
Nidação é o processo de ___ do embrião dos mamíferos placentários no útero materno.
Implantação.
Descreva brevemente como o embrião de mamífero se liberta da zona pelúcida.
Parte 1
A saída do blastocisto de seu envoltório de glicoproteínas (zona pelúcida) ocorre a partir de dois processos: ___ da pressão osmótica do fluido que preenche a ___ e digestão de parte da rede de glicoproteínas.
Aumento;
Blastocela.