EMBRAPA Flashcards
A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gêneroAbortus.
A brucelose é uma doença infectocontagiosa provocada por bactérias do gênero Brucella.
As únicas proteínas que tem seus níveis aumentados durante o cortisol alto são as proteínas hepáticas que fazem deaminação e transaminação.
Correto.
Retiram o grupo amina dos AAs, transformando-os em ácido carboxílico, composto similar ao piruvato, oxalacetato, citrato, entre outros, que podem ser utilizados para gerar energia.
Em cães, as concentrações de quilomícrons reduzem entre 1 e 2 horas após a dieta, já em quadros de hiperlipidemia, evidencia-se a permanência dessas moléculas mesmo após 6 horas de jejum.
Errado.
Em cães, as concentrações diminuem entre 6 e 10 horas após a dieta. Já em quadros de hiperlipidemia, essas moléculas permanecem mesmo após 12 horas.
Todos os animais necessitam de uma fonte dietética de Vitamina A. Os vegetais possuem o precursor da Vitamina A ou seja, a pró-vitamina A, também chamada de caroteno. Na mucosa intestinal e no fígado, os monogástricos transformam o caroteno em Vitamina A e parte do caroteno e Vitamina A são armazenados no fígado e tecido adiposo.
Certo
São exemplos de bactérias amilolíticas o Ruminococcus albus, Ruminococcus aveciens e Fibrobacter succinogenes.
Errado.
São bactérias FIBRILÍTICAS ou CELULOLÍTICAS.
O abate de lotes de frangos e perus de corte e de galinhas e perus de reprodução positivos para Salmonella spp., inclusive Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium, será realizado em separado dos demais lotes, seguido de imediata higienização das instalações e equipamentos.
Errado.
O abate de lotes de frangos e perus de corte e de galinhas e perus de reprodução positivos para Salmonella spp., EXCETO Salmonella Enteritidis e Salmonella Typhimurium, será realizado em separado dos demais lotes, seguido de imediata higienização das instalações e equipamentos.
Quando ocorrer a violação de um ciclo oficial, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate, entre outras ação, deve solicitar de seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
Errado.
QUANDO OCORRER A VIOLAÇÃO DE DOIS CICLOS OFICIAIS CONSECUTIVOS, após ser notificado pelo SIF, o estabelecimento de abate além de atender ao disposto no art. 58 desta Instrução Normativa deve solicitar de seus fornecedores intensificação das ações de biosseguridade.
Para os estabelecimentos produtores de ovos e aves SPF e ovos controlados para produção de vacinas inativadas, as análises microbiológicas da água devem ser realizadas bimestralmente.
Errado.
Trimestralmente.
Para núcleos com aves que apresentem sinais clínicos compatíveis com Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum, serão coletados imediatamente fragmentos de aproximadamente um centímetro cúbico de órgãos de quinze aves doentes, sendo um pool de quinze fígados, um pool de quinze corações, um pool de quinze baços, um pool de quinze cecos com tonsilas cecais por galpão.
Errado.
Conforme a IN 20/2016, serão fragmentos de aproximadamente um centímetro cúbico de órgãos de DEZ aves doentes, sendo um pool de DEZ fígados, um pool de DEz corações, um pool de DEZ baços, um pool de DEZ cecos com tonsilas cecais por galpão.
Em caso de suspensão da certificação sanitária internacional, quando o estabelecimento de abate considerar que o controle de salmonela tenha se restabelecido, poderá solicitar ao SIF que as amostras do ciclo oficial sejam coletadas em um intervalo de tempo menor; porém, não poderá ser inferior a duas amostras semanais.
Errado.
Conforme a IN 20/2016, não poderá ser inferior a UMA AMOSTRA SEMANAL. .
Gênero e família da Peste Suína clássica.
RNA de fita simples, pertence ao gênero Pestivirus e da família Flaviviridae. PESTEFLAVINA
Gênero e família da Anemia infecciosa equina.
RNA vírus envelopado e diploide da Família Retroviridae, do Gênero Lentivirus.
RETROQUILE
Família e gênero da Febre aftosa.
família Picornaviridae, gênero Aphthovirus. PICO DE AFTA
Considerando a patogenia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
Após capturado por macrófagos, caso não sejam eliminados, os bacilos multiplicar-se-ão dentro dessas células sem destruí-las.
ERRADO
Até destruí-las.
Em relação ao diagnóstico da Febre Aftosa, para identificação do agente utiliza-se testes laboratoriais como ELISA, prova direta de fixação de complemento ou isolamento em cultivo celular.
Certo.
A vacinação de emergência deverá ser utilizada como parte das estratégias para contenção de focos de febre aftosa no país, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Errado.
A critério do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a vacinação de emergência PODERÁ ser utilizada como parte das estratégias para contenção de focos de febre aftosa no país, conforme previsto em manuais e planos disponibilizados pelo Departamento de Saúde Animal no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
Considerando a patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
Nos machos, em alguns casos, o testículo pode apresentar um aspecto amolecido e cheio de pus.
Certo.
Para a manutenção da condição sanitária de país livre ou de zonas livres de febre aftosa no país, o SVO nas UF deverá de forma continuada coibir a existência de bovinos, bubalinos, ovinos, equinos e suínos em lixões ou aterros sanitários e impedir o uso de resíduos neles contidos para alimentação de animais.
Errado.
coibir a existência de espécies animais suscetíveis à febre aftosa em lixões ou aterros sanitários e impedir o uso de resíduos neles contidos para alimentação de animais
No Brasil, são considerados materiais especificados de risco – MER em bovinos e bubalinos as seguintes estruturas:
1) Tonsilas (palatinas e linguais); 2) Íleo distal de bovinos e bubalinos (70 cm); 3) Encéfalo; 4) Medula espinhal; 5) Olhos.
Para fins de trânsito interestadual de bovinos e bubalinos destinados à reprodução, os testes de diagnóstico para tuberculose são obrigatórios para animais de idade igual ou superior a seis meses, excetuando-se os animais com origem em estabelecimento de criação certificado como livre de tuberculose.
ERRADO.
Os testes de diagnóstico para tuberculose são obrigatórios para animais de idade igual ou superior a 6 SEMANAS excetuando-se os animais com origem em estabelecimento de criação certificado como livre de tuberculose.
O ingresso e incorporação de animais susceptíveis à febre aftosa em zona livre sem vacinação fica autorizado para animais procedentes de zona livre de febre aftosa com vacinação, inclusive bovinos e bubalinos, desde que, entre outras condições, tenham nascido ou permaneceram em zona livre de febre aftosa com vacinação por período mínimo de 3 meses imediatamente antes de seu ingresso.
Errado.
Animais procedentes de zona livre de febre aftosa com vacinação, exceto bovinos e bubalinos.
Ou
Tenham nascido ou permaneceram em zona livre de febre aftosa SEM vacinação por período mínimo de 3 meses imediatamente antes de seu ingresso.
Poderão ser dispensadas da realização de um dos dois testes diagnósticos, para obtenção do certificado de estabelecimento de criação livre de tuberculose, propriedades sem bovinos ou bubalinos que venham a ser povoadas exclusivamente com animais provenientes de propriedade certificada livre de tuberculose.
Errado.
Poderão ser dispensadas da realização DOS TESTES diagnósticos, propriedades sem bovinos ou bubalinos que venham a ser povoadas exclusivamente com animais provenientes de propriedade certificada livre de tuberculose, segundo condições definidas pelo DSA.
A Colina é encontrada em praticamente todos os ingredientes utilizados para a elaboração de rações para aves e suínos. As fontes proteicas de origem animal são pobres nesta vitamina.
ERRADO
As fontes proteicas de origem animal são RICAS nessa vitamina.
A célula recebe em seu citoplasma tanto T4 quanto T3, porém enquanto o T4 vai direto ao núcleo exercer sua função, o T3 precisa passar por um processo catalisado por uma enzima presente na célula (iodinase), em que é adicionada uma molécula de iodo, transformando-o em T4.
Errado
A célula recebe em seu citoplasma tanto T4 quanto T3, porém enquanto o T3 vai direto ao núcleo exercer sua função, o T4 precisa passar por um processo catalisado por uma enzima presente na célula (iodinase), em que é RETIRADA uma molécula de iodo, TRANSFORMANDO-O EM T3, que segue sua trajetória. Existem receptores intracelulares com atividade específica para o T3, esses hormônios agem de forma semelhante a hormônios lipossolúveis, apesar de não serem classificados como tal.
O controle e a profilaxia da deficiência de fósforo baseiam-se na suplementação fosfórica para os animais e/ou adubação fosfatada para as pastagens. Os animais recuperam-se quando o aporte suficiente de fósforo é oferecido, e até as deformações mais grosseiras usualmente voltam ao normal.
Errado
As deformações mais grosseiras usualmente persistem.
O paratormônio é produzido pela glândula paratireoide e atua aumentando a excreção de Ca e P pelos rins e estimula a reabsorção óssea com a finalidade de reduzindo os níveis sanguíneos destes elementos.
Errado
O paratormônio atua REDUZINDO a excreção de Ca e P e estimula a reabsorção óssea com a finalidade de AUMENTAR os níveis sanguíneos destes elementos.
Trabalhos realizados confirmaram a preferência do equino pelo feno em relação à silagem (preferência por alimentação seca).
Errado
Trabalhos realizados confirmaram a preferência do equino pela SILAGEM em relação ao FENO (preferência por alimentação ÚMIDA).
Gênero e família da doença de Aujeszky?
Gênero varicellovirus é família herpesviridae.
VALJESPEHR
Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:
A vacinação com vacinas inativadas não são passíveis de aplicação em estabelecimentos interditados.
Certo.
Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:
Tratando-se do enterramento dos suídeos, deve-se efetuar, diariamente, a inspeção das valas e áreas vizinhas, até o repovoamento do estabelecimento de criação.
Errado.
A inspeção das valas e áreas vizinhas é semanalmente.
Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:
Proceder à visita, em caráter prioritário, no máximo em 12 (doze) horas após a notificação, visitando primeiro o estabelecimento de criação com a suspeita, dirigindo-se diretamente à sede, escritório ou administração, para colher informações junto ao proprietário ou responsável, além de evitar o ingresso do veículo oficial na propriedade.
Certo.
Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:
Prescrever a nebulização das instalações com uma solução de um dos desinfetantes descritos no Plano de Contingência, uma vez por semana, como forma de diminuir a pressão de infecção dentro do estabelecimento de criação.
Errado
a nebulização deve ser realizada uma vez ao dia.
A colheita de material para exames laboratoriais, inoculação de tuberculina e sua leitura com o fim de monitoria sanitária das granjas para certificação e recertificação deverá ser executada pelo Serviço Oficial, sendo os custos dos exames às expensas do proprietário.
Errado
Sob supervisão direta e não executada pelo serviço oficial.
O hormônio luteinizante estimula a produção de estrógeno que, em alta concentração, sensibiliza a hipótese a liberar hormônio liberador de gonadotrofina em alta freqüência.
ERRADA.
O hormônio luteinizante (LH) é secretado pela adeno-hipófise e promove a ovulação e formação do corpo lúteo, consequentemente estimulando a secreção de progesterona. A alternativa também afirma equivocadamente que o estrógeno estimula a hipófise a secretar o hormônio liberador de gonadotrofina, quando na verdade é o hipotálamo que libera este hormônio, sendo que a hipófise (na região da adeno-hipófise) na realidade libera os hormônios FSH e LH.
O hormônio folículo estimulante estimula a produção de estrógeno que, em alta concentração, sensibiliza o hipotálamo a liberar hormônio liberador de gonadotrofina em alta freqüência, favorecendo a liberação de hormônio luteinizante.
Correto.
A duração de cios considerados normais na vaca ocorre a cada 21 dias, podendo ter um intervalo de 19 a 23 dias. O cio tem duração de 12 a 36 horas, sendo mais longo no inverno que no verão.
Errado.
A duração da fase de cio é em média 6 a 18 horas.
A expressão “apesar de” tem o mesmo sentido da preposição malgrado.
Certo.
preposição: apesar de, não obstante.
Gênero e família da Doença de Newcastle?
Gênero Avulavirus e família paramyxoviridae.
AVULANEWPARAMYXO
Quais as 2 espécie reconhecidas no gênero Salmonella?
S. enterica e S. bongori
Quando ocorrer violação do ciclo oficial, o SIF deve tomar ações com objetivo de restabelecer a conformidade em termosdo controle de Salmonella spp.
Errado
VERIFICAR as ações adotadas pelo estabelecimento.
Para os estabelecimentos avícolas comerciais, as análises microbiológicas da água devem ser realizadas anualmente.
Certo
Quando se tratar de sistemas de criações ao ar livre, não será permitida a utilização de piquetes sem telas na parte superior.
Errado.
será permitida a utilização de piquetes sem telas na parte superior, desde que a alimentação e água de bebida estejam obrigatoriamente fornecidas em instalações providas de proteção ao ambiente externo…
Um programa de alimentação controlada pode resultar em um consumo adicional de água, o que afeta significativamente o bem estar das aves. Por esse motivo, é impossível aceitar restrições no consumo da mesma.
Errado.
É POSSÍVEL ACEITAR.
Recomenda-se observar os sinais de eficiência da insensibilização: pescoço levemente arqueado, batimento coordenado de asas, ausência de vocalização e ausência de respiração rítmica.
Errado
Ausência de batimento coordenado de asas.
Os ácidos graxos podem ser classificados em simples e compostos.
Errado
São classificados em SATURADOS e INSATURADOS.
Para a alimentação de animais as três principais fontes de Ca são: Calcário Calcítico, Farinha de Ostras e Farinha de Carne e Ossos. Atualmente a fonte mais usada é a farinha de carne e ossos, que apresenta cerca 35% de Ca, dependendo do fabricante e do local que foi extraída.
Errado
A fonte mais utilizada é o Calcário Calcítico! A farinha de carne e ossos não é recomendada devido a ocorrência da Doença da Vaca Louca.
No caso de gatos com deficiência de LPL, a dieta pode normalizar a lipidemia em até 12 dias, ou seja, muitas vezes esses problemas podem ser controlados apenas manejando a dieta do animal.
Errado
A dieta pode normalizar em até 12 SEMANAS.
Com a deficiência de sódio prolongada ocorre perda do apetite, crescimento retardado, má aparência, diminuição na produção de leite, lesões na córnea, problemas reprodutivos (infertilidade nas fêmeas e atraso no amadurecimento sexual dos machos).
Errado
Ocorre infertilidade NOS MACHOS e atraso no amadurecimento sexual DAS FÊMEAS.
A vitamina K é a precursora da protrombina.
Errado
Na verdade, ainda não há consenso se a vitamina K é precursora ou catalisa a síntese de protrombina.
A ausência da enzima acetil-CoA carboxilase no tecido adiposo dos ruminantes é um mecanismo de proteção da glicemia, pois se essa enzima estivesse presente, grande parte das moléculas de glicose produzidas a partir dos 10% de propionato seria direcionada para lipogênese, que é uma via muito requerida no metabolismo dos ruminantes, principalmente para produção de leite.
Errado
A enzima acetil-CoA carboxilase está ausente no FÍGADO dos ruminantes. No tecido adiposo ela está presente.
Para o restabelecimento dos tecidos secretores e do endométrio, é necessário um período de descanso da glândula mamária.
Errado
O período de descanso da glândula mamária está associado a regeneração dos tecidos e células mamárias. Para a regeneração do endométrio e dos tecidos secretores (involução uterina) outros fatores estão envolvidos, como uma nutrição adequada e a concentração de hormônios sexuais que levam ao cio. Quanto mais cedo a vaca entrar no cio após o parto, mais rápido será a involução uterina, pois temos aumento de estrógeno, que leva ao aumento dos mecanismos celulares de defesa do órgão reprodutor feminino e proporciona a produção de muco e abertura da cérvix, levando a um mecanismo de limpeza.
Os principais micro-organismos causadores da mamite são bactérias gram-positivas dos gêneros Pseudomonas, Achromobacter e Alcaligenes.
Errado
Pseudomonas, Achromobacter e Alcaligenes. Corrigindo: são gram-negativas e não são os principais.
Mais de 80 diferentes espécies de microorganismos foram identificadas como agentes causadores de mastite bovina, sendo que as espécies mais frequentemente isoladas são Staphylococcus aureus, Streptococcus agalactiae, Streptococcus dysgalactiae, Streptococcus uberis, Escherichia coli e Corynebacterium bovis.
A ordenha deve ser feita diariamente, adotando o espaço mínimo de 8 horas no regime de duas ordenhas.
Errado
A ordenha deve ser feita com regularidade e diariamente adotando-se o espaço mínimo de 10 (dez) horas no regime de duas ordenhas e de 8 (oito) horas no de três ordenhas”.
No regime de três ordenhas, deve-se adotar o espaço mínimo de 8 horas.
Certo
Gênero e família da estomatite vesicular?
Família Rhabdoviridae, gênero Vesiculovirus.
RABDOVESICULAR
Em bovinos, entre outros, são sinais clínicos da Febre Aftosa: pirexia, hiperfagia, calafrios, redução da produção de leite durante 2 a 3 dias.
Errado
ANOREXIA NAO HIPERFAGIA
Apesar de ser uma doença de evolução muito lenta, os sinais clínicos são frequentes em bovinos e bubalinos.
Errado
Sendo uma doença de evolução muito lenta, os sinais clínicos são pouco frequentes em bovinos e bubalinos. Em estágios avançados, e dependendo da localização das lesões, os bovinos podem apresentar caquexia progressiva, hiperplasia de linfonodos superficiais e/ou profundos, dispnéia, tosse, mastite e infertilidade, entre outros.
Na impossibilidade de abate sanitário em estabelecimento sob serviço de inspeção oficial, os animais reagentes positivos serão submetidos à eutanásia no estabelecimento de criação, conforme normatizado pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Certo
O egresso de animal susceptível à febre aftosa deve estar acompanhado da Guia de Trânsito Animal - GTA, porém as informações constantes das GTA não são de uso exclusivo para fins de defesa sanitária animal.
Errado.
O serviço de inspeção oficial participa do Controle e Erradicação da Brucelose e da Tuberculose. Entre suas atribuições específicas deve comunicar ao estabelecimento de origem dos animais achados post mortem, em carcaças e vísceras, sugestivos de tuberculose e de brucelose.
Errado
comunicar ao serviço de saúde animal achados post mortem, em carcaças e vísceras, sugestivos de tuberculose e de brucelose.
A técnica de inseminação artificial vem contribuindo fortemente com o melhoramento genético bovino ao longo de décadas, mas para ser bem empregada, esta deve cumprir todas as etapas corretamente, como por exemplo o momento de realização da inseminação, que deve ser realizada em um instante específico, devido à necessidade de aproximação com o momento da ovulação, que em bovinos ocorre?
Em bovinos, a duração média do estro é de, aproximadamente, 12 horas, e a ovulação ocorre de 12 a 18 horas após o término do cio.
Portanto, como no campo não é possível visualizar o momento da ovulação, mas sim o período do cio (início do estro), recomenda-se que a inseminação seja realizada 30 a 32 horas após o início do ciclo estral, garantindo que a ovulação já tenha ocorrido.
Ovulação corresponde à ação do ______ sobre o folículo que passa a sintetizar enzimas hidrolíticas capazes de desintegrar a matriz do tecido conjuntivo fragilizado a parede do folículo e permitindo o seu rompimento.
LH
O desenvolvimento folicular é induzido pelos elevados níveis de FSH (hormônio folículo estimulante) no sangue e, em sinergismo com as concentrações de LH (hormônio Iuteinizante) estimulam a maturação folicular. A medida que o folículo se desenvolve há um acréscimo na produção de estradiol pelos folículos, que, após determinada concentração, estimula a liberação massiva do LH que promove a liberação do óvulo pelo folículo.
A duração do cio da vaca é de 10 a 12 horas.
Errado
10 a 18 horas
Família é fere o da Micoplasmose Aviária?
Família Micoplasmatales e gênero Mollicutes (ausência de parede celular)
Tanto a forma “assobiava”, empregada no último parágrafo do texto, quanto a forma assoviava são admitidas pela ortografia oficial em vigor, tendo ambas o mesmo significado.
Certo.
O que é um adversário e um adjetivo?
O advérbio é uma classe gramatical constantemente confundida com a classe dos adjetivos; há porém uma diferença fundamental entre ambas: enquanto o advérbio modifica verbos, adjetivos e outros advérbios, o adjetivo modifica nomes.
Nos casos de estresse térmico pelo frio, onde as aves apresentem sinais como ajuntamento e tremores, o acionamento de ventiladores e nebulizadores não são recomendados e o abate preferencial deve ser considerado.
Certo
A umidade ideal para a granja de suínos é de 40 a 50%.
A umidade ideal é de 50% a 70%!
A pecuária é uma das atividades mais importantes do Brasil e está presente em todos os estados brasileiros. Essa atividade envolve desde a criação de gado bovino até a criação de aves e búfalos. Os dois principais rebanhos brasileiros dessa atividade correspondem respectivamente à criação de?
AVES E BOVINOS
Darwin, em 1868, já observava os efeitos da consanguinidade. Por consanguinidade entende-se o acasalamento de ________________, isto é, indivíduos que têm entre si ________________ comuns.
indivíduos aparentados – ascendentes
No período pré-parto, a fêmea deve receber a mesma dieta que irá receber após o parto, inclusive sem restrição do sal mineral. É muito importante que nesse período isso ocorra, pois permite que os microrganismos do rúmen se adaptem à dieta que vai ser ingerida durante a lactação.
FALSA, pois no período pré-parto ocorre restrição do consumo de sal mineral.
O fator que permite o surgimento de variabilidade genética é:
Mutação
O peso de animais adultos é quase ou nada influenciado pelo uso de antibióticos.
Certo
Os aditivos aglutinantes são substâncias usadas na preparação de rações granuladas, porque permitem, com maior facilidade, a reunião das partículas. Conferem maciez aos grânulos, facilitam o trabalho das máquinas por sua ação lubrificante e prejudicam minimamente o valor nutritivo da ração. Os aditivos aglutinantes mais usados são a Bentoína de Sódio e o Caulin.
Os agentes aglutinantes conferem DUREZA aos grânulos e NÃO prejudicam o valor nutritivo da ração.
O excesso de hormônios tireoidianos acarreta a elevação extrema da atividade anabólica, resultando em efeitos adversos no sistema cardiovascular, por exemplo.
ATIVIDADE CATABÓLICA
Urolitíase é mais comum nas fêmeas numa proporção de 50:1, ou seja, para cada macho que sofre do problema, 50 fêmeas também sofrem. Sendo que essa diferença é devido ao tamanho da uretra, que por ser maior nas fêmeas, dificulta a passagem do urólito, aumentando exponencialmente os riscos de obstrução.
A urolitíase é mais comum nos MACHOS, que têm a uretra MAIOR.
As enzimas são usadas porque os ruminantes não produzem algumas enzimas necessárias para a digestão de alguns alimentos de origem vegetal. Além disso, nos primeiros dias de vida o aparelho digestivo não funciona de forma satisfatória produzindo enzimas para a digestão dos carboidratos, lipídeos e proteínas.
As enzimas são usadas porque os MONOGÁSTRICOS não produzem algumas enzimas necessárias…
Em relação à patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
O período de incubação é diretamente proporcional ao tempo de gestação, ou seja, quanto mais adiantada a gestação, maior será o período de incubação.
o período de incubação é inversamente proporcional ao tempo de gestação, ou seja, quanto mais adiantada a gestação, menor será o período de incubação.
Em diversas partes do mundo a resistência a antibióticos usados para tratar salmonelose em humanos e animais vem ocorrendo, incluindo a fluoroquinolonas e cefalosporinas de terceira geração.
Certo
A certificação das Granjas de Reprodutores Suídeos (GRSC) terá validade de seis meses.
Certo
Em relação à patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
O período de incubação é diretamente proporcional ao tempo de gestação, ou seja, quanto mais adiantada a gestação, maior será o período de incubação.
Inversamente proporcional
Considera-se Grau de vulnerabilidade o conjunto de normas destinadas a evitar a introdução de agentes patogênicos na granja de reprodutores.
Certo
Família é gênero da raiva?
Rhabdoviridae é Lyssavirus
Em relação ao Bem-Estar Animal, julgue a assertiva:
Durante a muda, o período de luz deve ser reduzido a 8 horas ou permanecer no período natural de luz diário e de acordo com o sistema de criação.
Certo
Em relação ao Bem-Estar Animal, julgue a assertiva:
No caso de mortalidade, a ave deve ser retirada do lote o mais rápido possível. É proibido manter aves mortas nas gaiolas por mais de 12 horas.
Errado
Por mais de 24 horas!
No Brasil, a principal espécie animal transmissora da raiva ao ser humano é o morcego hematófago Desmodus rotundus.
Errado
No Brasil, a principal espécie animal transmissora da raiva ao ser humano continua sendo o cão
Em relação ao Bem-Estar Animal, julgue a assertiva:
Observar o manejo dos leitões no escamoteador para que não fiquem mais de 60 minutos sem mamar.
Errado
Mais de 30 minutos
Considerando o diagnóstico da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
O PPD bovino apresenta-se sob a forma líquida com coloração vermelho claro e o PPD aviário, sob a forma líquida incolor.
Errado
O PPD bovino apresenta-se sob a forma líquida incolor e o PPD aviário, sob a forma líquida com coloração vermelho claro.
A “Salmonella” spp. é classificada em sorovares (sorotipos) de acordo com a sua capacidade de causar hemólise em meio de ágar sangue.
Errado
A “Salmonella” spp. é classificada em sorovares (sorotipos) baseados no lipopolissacarídeo (O), proteína flagelar (H), e às vezes os antígenos capsulares (Vi).
O tratamento específico para a doença de Aujeszky é realizado principalmente com antibioticoterapia e hidratação. Poderá ser necessário tratamento de suporte para infecções secundárias.
Errado
Não há tratamento específico para a doença de Aujeszky, exceto por tratamento de suporte e para infecções secundárias.
Prurido é um sinal comum na Encefalite Espongiforme Bovina.
Errado
Em relação ao diagnóstico laboratorial da raiva, no teste de inoculação em camundongo, um grupo de camundongos com idade entre 3 e 4 semanas ou neonatos de 2 a 5 dias de idade são inoculados intracerebralmente. Os camundongos adulto-jovens são observados por 60 dias e todo camundongo morto é examinado por meio da IFD.
Errado
Os camundongos adulto-jovens são observados por 30 dias e todo camundongo morto é examinado por meio da IFD. Para apressar o resultado da inoculação de camundongos neonatos, recomenda-se o sacrifício de um camundongo por vez, aos 5, 7, 9 e 11 dias pós-inoculação, seguidos da realização da IFD.
A vacinação contra a Brucelose deve-se seguir as boas práticas de manejo para vacinação, divulgadas pela Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do Conselho Federal de Medicina Veterinária.
Errado
Deve-se seguir as boas práticas de manejo para vacinação divulgadas pela Comissão Técnica Permanente de Bem-Estar Animal do MAPA.
O prazo para apresentação dos testes para manutenção do certificado de estabelecimento de criação livre de tuberculose poderá ser prorrogado por um período máximo de noventa dias quando da necessidade de realizar novo teste de diagnóstico para tuberculose em animais que apresentem resultado inconclusivo.
Certo.
Considerando a IN 19/2002, que dispõe normas a serem cumpridas para a Certificação de Granjas de Reprodutores Suídeos, julgue o seguinte item.
Para a brucelose, devem ser realizadas provas sorológicas, com intervalo de três meses, utilizando o 2-mercaptoetanol ou outro aprovado pelo MAPA e indicado para o caso, devendo os soros reagentes ser submetidos a provas complementares do antígeno acidificado tamponado ou fixação de complemento.
Errado
Para a brucelose, devem ser realizadas provas sorológicas, com intervalo de seis meses, utilizando o antígeno acidificado tamponado ou outro aprovado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e indicado para o caso, devendo os soros reagentes ser submetidos a provas complementares do 2-mercaptoetanol ou fixação de complemento;
O agente da Doença de Aujeszky é um RNA-vírus que contém em sua estrutura um envelope glicoproteico.
Errado
A doença é causada por um herpesvírus (DNA-vírus)
Doença de Aujeszky:
Sinais clínicos não ocorrem em humanos, apesar de a soroconversão ter sido relatada, não há evidências que o vírus seja replicado significantemente ou seja transmitido a partir de pessoas.
Certo
Os lotes de aves produtoras de ovos controlados para produção de vacinas inativadas deverão ser monitorados a cada 30 dias, devendo ser realizados em pelo menos 30 aves, entre outros testes diagnósticos, o isolamento do agente para Vírus da Leucose Aviária A.
Errado
Conforme o inciso V do art. 25 da IN 56/2007, os testes diagnósticos para Vírus da Leucose Aviária A serão SN (soroneutralização e ELISA).
No Boletim Sanitário de abate de galinhas e perus de reprodução, entre outras informações referentes à certificação sanitária do núcleo de origem das aves, constarão o número de certificado sanitário e negativo para Salmonella sp., quando da detecção de sorovares diferentes de Salmonella Enteritidis, Salmonella Typhimurium, Salmonella Gallinarum e Salmonella Pullorum.
Errado
Conforme a IN 20/2016, nesse caso, constará a informação: Positivo para Salmonella sp.
Laboratório oficial é definido como o laboratório público ou privado, homologado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para realizar ensaios e emitir resultados em atendimento aos programas e controles oficiais.
Errado
laboratório oficial: laboratório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Laboratório Nacional Agropecuário - Lanagro).
Diante de caso suspeito de mormo, o Serviço Veterinário Oficial deverá realizar investigação clínica e epidemiológica do caso suspeito. Caso seja confirmado como positivo, a investigação clínica e epidemiológica deverá abranger os demais equídeos do estabelecimento.
Errado
Conforme o inciso I do art. 11 da IN 06/2018, a investigação clínica e epidemiológica abrange o caso suspeito e demais equídeos do estabelecimento, sem necessidade de confirmação.
A imunidade é predominantemente mediada por anticorpos (imunidade humoral)
Errado
A imunidade no Mormo é predominantemente celular! Vale lembrar da Maleinização (utilização de um extrato proteico de maleína que gera uma hipersensibilidade tipo 4 – retardada – baseada por reações celulares).
Nos muares e asininos, mais susceptíveis, a doença se manifesta geralmente sob a forma aguda e, nos equinos, mais resistentes, sob a forma crônica
Certo
Considerando a IN nº 45/2004, que trata das Normas para a Prevenção e o Controle da Anemia Infecciosa Equina - A.I.E, julgue o seguinte item.
Ao médico veterinário compete proceder à colheita do material para exame e requisitar a laboratório credenciado pelo DDA o exame para diagnóstico, em modelo oficial confor IN nº 45/2004
Certo
Ionóforos são usados como coccidiostáticos em ruminantes.
Errado
São antibióticos que têm sido usados como coccidiostáticos para as aves, mas que para ruminantes funcionam como promotores de crescimento.
A gliconeogênese é uma via metabólica que permite a conversão de aminoácidos em glicose.
Certo.
Os ruminantes, como bovinos e caprinos, têm um trato gastrointestinal mais curto e menos complexo devido à sua dieta baseada em fibras vegetais.
Errado
Os ruminantes têm um trato gastrointestinal longo e complexo, especialmente adaptado para digerir fibras vegetais através da fermentação pré-gástrica.
A dieta de baixa densidade energética permite que carnívoros tenham longos períodos entre refeições.
Errado
A alta densidade energética da dieta dos carnívoros permite que eles suportem longos períodos entre as refeições, adaptando-se ao consumo esporádico de grandes quantidades de alimento.
O acetato é o principal AGV retido no epitélio ruminal para a síntese de energia.
Errado
O butirato é mais retido pelo epitélio ruminal para a síntese de energia, não o acetato.
Acetato, um dos principais AGVs, não é amplamente utilizado para a produção de glicose no fígado devido à baixa atividade da acetil-CoA sintetase neste órgão.
Certo
A maior parte do butirato produzido no rúmen é convertido em glicose pelo fígado.
Errado
O butirato é mais retido pelo epitélio ruminal e não é o principal AGV utilizado para a gliconeogênese; o propionato é.
A insulina aumenta a entrada de aminoácidos nas células e inibe o catabolismo de proteínas e a gliconeogênese.
Certo
Onde o arraçoamento é à vontade, sempre verificar se não está faltando ração e os sistemas automáticos devem ter seu funcionamento monitorado.
Certo
Considerando a patogenia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
A generalização da infecção pode assumir duas formas: aguda, quando ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação; ou miliar, mais comum, que se dá por via linfática ou sanguínea, acometendo o próprio pulmão, linfonodos, fígado, baço, úbere, ossos, rins, sistema nervoso central, disseminando-se por, praticamente, todos os tecidos.
Errado
A generalização da infecção pode assumir duas formas:
1) miliar, quando ocorre de maneira abrupta e maciça, com entrada de um grande número de bacilos na circulação;
2) protraída, mais comum, que se dá por via linfática ou sanguínea, acometendo o próprio pulmão, linfonodos, fígado, baço, úbere, ossos, rins, sistema nervoso central, disseminando-se por, praticamente, todos os tecidos.
O vírus da PSC (VPSC) apresenta vários sorotipos, mas somente um genótipo e subgenótipo.
Errado
O vírus da PSC (VPSC) é um RNA fita simples, pertence ao gênero Pestivirus e da família Flaviviridae. Existe somente um sorotipo, mas vários genótipos e subgenótipos.
A vacinação contra o APMV-1 pode proteger as aves dos sinais clínicos e pode diminuir a eliminação viral e transmissão, entretanto, alguns vírus podem disseminar-se e/ou manterem-se em lotes vacinados.
Certo
Nos bovinos e bubalinos, a brucelose acomete, de modo especial, o trato urinário e digestório, gerando perdas diretas devido, principalmente, perda de peso, diminuição da produção de leite, morte de bezerros e interrupção de linhagens genéticas.
Errado
Nos bovinos e bubalinos, a brucelose acomete, de modo especial, o trato reprodutivo, gerando perdas diretas devido, principalmente, a abortos, baixos índices reprodutivos, aumento do intervalo entre partos, diminuição da produção de leite, morte de bezerros e interrupção de linhagens genéticas
O Teste do Anel em Leite (TAL) foi idealizado para ser aplicado em misturas de leite de vários animais, uma vez que a baixa concentração celular do antígeno (4%) torna-o bastante sensível.
Certo
Eucalyptus grandis Hill (ex Maiden) e Brachiaria brizantha (Hochst.) Stapf são combinações teóricas de um Sistema Silvipastoril, que envolvem um componente lenhoso e um componente de espécie forrageira de pastagem exótica, respectivamente e ambos componentes são capazes de realizar fixação biológica de Nitrogênio.
Errado
Os exemplos eram Leucaena leucocephala (Lam.) de Wit e Trifolium vesiculosum Savi.
Ao nascerem, as bezerras não possuem anticorpos suficientes, desta forma ficam sensíveis a diversas doenças. Se uma bezerra nasce com 50 kg de peso vivo, ela deve tomar 5 litros de leite no mínimo até 12 horas após o seu nascimento.
Certo
Há uma correlação das necessidades alimentares com o peso ao nascimento, sendo 10% do peso vivo em leite. Portanto, se uma bezerra nasce com 50 kg de peso vivo, ela deverá tomar 5 litros de leite (10% de 50 = 5) nas primeiras 12 horas após o nascimento.
Nos casos de suspeita de brucelose bovina coleta-se cérebro e feto (estômago) como material para exame laboratori.
Errado
O cérebro não é o material de escolha para diagnóstico laboratorial de brucelose bovina. O agente etiológico não possui tropismo por sistema nervoso central e seu ciclo de vida não nos permite detectar o agente neste tecido
O estômago dos fetos não é o material de escolha com a finalidade de diagnóstico da brucelose bovina. Uma opção preferível são as membranas fetais.
Nutrição de bovinos:
O efeito substitutivo da suplementação não ocorre no período das águas.
Errado
O efeito substitutivo da suplementação ocorre no período das águas e não como elencado na questão. Nesse caso o animal deixa de consumir parte da pastagem para consumir concentrado que é mais aceitável por ele. Outro efeito importante relativo a suplementação é o efeito aditivo que ocorre no período seco do ano, onde o animal consome determinada quantidade de concentrado a fim de estimular o crescimento de sua microbiota ruminal e consequentemente poder aumentar a capacidade de digestão da fibra presente nas pastagens.
Na metodologia de erradicação da DA por despovoamento gradual, o rebanho deve sofrer abate sanitário dentro de um período máximo de 90 (noventa) dias, a contar do diagnóstico inicial, seguindo-se os seguintes preceitos: o abate sanitário deve ser efetuado em abatedouro de suídeos reconhecido pelo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal.
Certo
As bactérias causadoras da tuberculose pertencem à família Mycobacteriaceae, gênero Mycobacterium.
Certo
No Teste Cervical Comparativo, após quarenta e oito horas, mais ou menos seis horas, da inoculação, será realizada nova medida da dobra da pele, no local de inoculação das tuberculinas PPD aviária e bovina.
Errado
após setenta e duas horas, mais ou menos seis horas, da inoculação, será realizada nova medida da dobra da pele, no local de inoculação das tuberculinas PPD aviária e bovina
Considerando a IN nº 48/2020, que trata das Diretrizes Gerais para a Vigilância da Febre Aftosa, julgue o seguinte item.
O SVO da UF deve fazer o controle e a análise dos dados de cada etapa de vacinação, seguindo os procedimentos e prazos estabelecidos em plano estratégico previamente aprovado por comitê com participação obrigatória de representantes da iniciativa privada.
Errado
O SVO da UF deve fazer o controle e a análise dos dados de cada etapa, seguindo os procedimentos e prazos estabelecidos em manual específico disponibilizado no endereço eletrônico do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O trânsito interestadual de aves e ovos férteis para estabelecimentos de exploração de outras aves, ornamentais ou não, consideradas exóticas ou não, destinadas à reprodução e à produção comercial de carnes, ovos, ou penas, como perus, codornas, galinhas d’angola, avestruzes, emas, emus, será autorizado, desde que os espécimes sejam provenientes de estabelecimentos certificados como livres de Micoplasma e Salmonella.
Certo
Quanto o estabelecimento avícola possuir núcleo com 6 galpões, será realizada a coleta, destinada à realização de ensaios laboratoriais para detecção de salmonelas, em 3 galpões.
Errado
De 1 a 3: todos
4: 3 galpões
De 5 a 10: 4 galpões
11 em diante: 5 galpões
Atualmente, encontra-se proibido o registro de estabelecimentos de postura comercial que alojam aves em galpões do tipo californiano clássico ou modificado sem telas construídos após publicação da IN 56/2007.
Certo
Os órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Animal, das UF que aderirem ao plano, entre outras atribuições, atualizará o cadastro georreferenciado, em formato eletrônico, de todos os estabelecimentos avícolas de reprodução e produtores de ovos livres de patógenos específicos (SPF) ou controlados.
Errado
essa atribuição é da Superintendências Federais de Agricultura – SFA.
Considerando as biotécnicas reprodutivas in vitro, que incluem procedimentos como fertilização in vitro (FIV), cultivo de embriões e transferência de embriões, avalie os itens a seguir:
Durante a fertilização in vitro, é preferível que múltiplos espermatozoides fertilizem um único oócito para aumentar as chances de desenvolvimento embrionário.
Errado
Durante a FIV, processos celulares específicos são ativados para evitar a fertilização por mais de um espermatozoide, prevenindo a polispermia e garantindo o desenvolvimento embrionário adequado.
Embriões produzidos in vitro são de qualidade superior aos produzidos in vivo, apresentando menos anomalias cromossômicas.
Errado
Geralmente, os embriões produzidos in vitro têm qualidade inferior aos produzidos naturalmente, com tendência a apresentar mais anomalias cromossômicas e outros problemas de desenvolvimento.
A congelação lenta é a técnica mais eficaz para a criopreservação de embriões produzidos in vitro.
Errado
Essa afirmação é incorreta. A técnica de vitrificação tem reemergido como uma alternativa mais eficaz para a criopreservação de embriões produzidos in vitro.
Detectado foco de A.I.E., deverá ser realizada, entre outras medidas, investigação epidemiológica de todos os animais que reagiram ou não ao teste de diagnóstico de A.I.E., incluindo histórico do trânsito.
Errado
a investigação epidemiológica contempla apenas os animais que reagiram ao teste de diagnóstico de A.I.E.
O teste complementar para o diagnóstico laboratorial do mormo é o Fixação de Complemento.
Errado
É o Western Blotting! O FC é um teste de triagem!
O isolamento e identificação bacteriana é definido como a obtenção de diagnóstico positivo para Burkholderia mallei, empregando-se métodos adequados provas sorológicas e testes moleculares.
Errado
As provas utilizadas são as bioquímicas e moleculares, não sorológicas.
Mormo:
O prazo de validade do resultado negativo deve ser contado a partir da data de colheita da amostra e o resultado diferente de negativo não tem prazo de validade e o campo correspondente à validade deve ser inutilizado.
Certo
O estabelecimento de normas de bem-estar animal deve ter como base o conhecimento científico e não conceitos antropomórficos. Este é um conceito perfeitamente aceito pela OIE, no Documento Preparatório da Conferência Mundial sobre Bem-estar Animal realizado em 2004.
Certo
Em relação ao Bem-Estar Animal aves poedeiras:
No momento da inspeção, o nível de iluminação deve ser adequado para que a pessoa que observa as aves possa visualizá-las apropriadamente. Recomenda-se realizar a inspeção dos lotes ao menos uma vez ao dia.
Errado
Ao menos duas vezes ao dia!
Um sistema de registro zoosanitário deve ser estabelecido para cada unidade de produção, proporcionando documentação permanente da atividade avícola e todos os registros realizados na unidade de produção devem estar acessíveis e guardados por, no mínimo cinco anos.
Errado
No mínimo dois anos!
Em relação ao Bem-Estar Animal, julgue a assertiva:
A temperatura recomendada para a água de bebida das aves poedeiras é de 15°C.
Errado
É de 20ºC!
Os registros do programa de bem-estar dos frangos devem ser auditáveis e devem ser mantidos por pelo menos 24 meses.
Errado
Por pelo menos 12 meses!
Da mesma forma que os demais procedimentos realizados com o leitão, a castração cirúrgica dos leitões deve ser feita o mais precoce possível (até o vigésimo dia de vida).
Errado
Até o sétimo dia de vida
Saneamento de estabelecimento de criação com pecuária de leite ou sem especialização com foco de tuberculose?
Teste de rebanho com intervalo de 60 a 90 dias, sendo o primeiro até 90 dias do abate sanitário.
O teor de cálcio nas forrageiras diminui com a idade da planta.
Errado
O teor de cálcio nas forrageiras varia conforme a fase de crescimento das plantas, sendo menor em plantas jovens e mais alto em plantas maduras e secas, o que afeta diretamente a disponibilidade de cálcio para os animais.
A principal função da vitamina B12 é no metabolismo dos lipídios e proteínas.
Errado
Embora a vitamina B12 participe de vários processos metabólicos, sua principal função está relacionada à formação de sangue e ao metabolismo da homocisteína.
Os protozoários no rúmen armazenam nutrientes na forma de glicose pura para uso futuro.
Errado
Os protozoários ruminais armazenam carboidratos assimilados na forma de amilopectina ou amido, e não como glicose pura.
Leptina é produzida principalmente no tecido adiposo e inibe a ingestão alimentar.
Certo
Nos carnívoros, a absorção de aminoácidos ocorre predominantemente no intestino grosso.
Errado
Nos carnívoros, a absorção de aminoácidos ocorre no intestino delgado, não no grosso.
A Salmonella spp. é resistente a nitritos.
Certo
Encefalopatias Espongiformes Transmissíveis tem períodos de incubação de dias a meses.
Errado
Encefalopatias espongiformes transmissíveis tem períodos de incubação de meses a anos. Scrapie, EEB, EEF e EDC usualmente se tornam aparentes após 2 anos ou mais nos seus hospedeiros naturais. Casos clínicos podem ocorrer antes desse tempo, mas são incomuns.
O tratamento específico para infecções do vírus influenza em animais realizado com oseltamivir e controle de infecções secundárias.
Errado
Considerando controle da Brucelose Bovina e Bubalina, julgue o seguinte item.
No Brasil, é obrigatória a vacinação de bezerras com idade entre 3 e 8 meses, exceto em áreas livres sem vacinação.
Certo
Os sinais clínicos da forma aguda da AIE geralmente específicos. O principal sinal é a febre, seguida por inapetência passageira.
Errado
Os sinais clínicos da forma aguda da AIE são frequentemente inespecíficos. Alguns casos em equinos, o único sinal é a febre, a qual é acompanhada algumas vezes por inapetência passageira.
A resposta humoral de bovinos infectados por B. abortus ou vacinados com B19, caracteriza-se pela síntese dos quatro isotipos principais de imunoglobulinas (IgG1, IgG2, IgM e IgA). A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgG1 e, logo após, o IgM.
A resposta sorológica pós-infecção ou vacinação produz-se a partir da primeira semana, aparecendo, em primeiro lugar, o isotipo IgM e, logo após, o IgG1.
Primeiro Matheus e depois Gabriela
Scrapie clássico pode ser diagnosticado em animais vivos através de biópsias de tecidos linfoides. Os locais padronizados de amostragem incluem o tecido linfoide associado à mucosa retoanal e a tonsila palatina em ambas doenças, e a membrana nictitante (terceira pálpebra) no Scrapie.
Certo
Considerando a morbidade e a mortalidade da doença de Newcastle, julgue o seguinte item.
De acordo com os dados da OIE, as últimas ocorrências registradas da enfermidade no Brasil foram em 2016, em criações não industriais de aves, no estado do Paraná.
Errado
De acordo com os dados da OIE as últimas ocorrências registradas da enfermidade no Brasil foram em 2006 em aves de fundo de quintal, no estado do Mato Grosso (27 casos em um total de 78 aves), Rio Grande do Sul (17 casos em um total de 44 aves) e quatro surtos no Amazonas (6 casos em um total de 128 aves).
A Micoplasmose Aviária é causada por bactérias diminutas, pertencentes à família Micoplasmatales e classe Mollicutes (mollis = macio e cútis = pele), isto é, sem parede celular.
Certo
Lesões macroscópicas geralmente são poucas ou ausentes em cães, embora o achado clássico seja encefalite supurativa no tronco cerebral.
Errado
Lesões macroscópicas geralmente são poucas ou ausentes em cães, embora alopecia facial e edema (devido ao prurido), enfisema e edema leve a difuso alveolar, petéquias e equimoses endocárdicas e epicárdicas e conteúdo intestinal sanguinolento tenham sido relatados em alguns animais. O achado microscópico clássico em cães com doença de Aujeszky é encefalite não supurativa no tronco cerebral, porém inflamação também é comum nos nervos ganglionares (nervo trigeminal) e há relatos de lesões microscópicas afetando os gânglios do coração e intestinais, e também pequenas áreas de necrose hepática.
O vírus da anemia infecciosa equina é transmitido primariamente por picadas de tabanídeos (Tabanus sp.) e moscas dos estábulos (Stomoxys calcitrans) sendo estes apenas vetores mecânicos.
Errado
As lesões da doença crônica são mais graves, podendo ainda sofrer agravamento por infecções secundárias. Focos necróticos ou úlceras de botão podem ser encontradas na mucosa intestinal, epiglote e laringe.
Errado
As lesões da doença crônica são menos graves
Saneamento de estabelecimento de criação com pecuária de corte com foco de tuberculose?
1 teste nas fêmeas acima de 24 meses e machos reprodutores em até 90 dias do abate sanitário.
A partir de 6 semanas de idade.
Saneamento de estabelecimento de criação com foco de brucelose?
Testes de rebanho com intervalo de 30 a 90 dias, sendo o primeiro até 90 dias do abate sanitário.
Validade dos atestados negativos de brucelose e tuberculose?
60 dias
Retorno à condição de livre de tuberculose após detecção?
2 testes negativos com intervalo de 90 a 120 dias, sendo o primeiro de 60 a 90 dias após o abate sanitário.
Retorno à condição de livre de brucelose após detecção?
2 testes negativos com intervalo de 30 a 90dias, sendo o primeiro de 30 a 90 dias após o abate sanitário.
O Teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME) deve ser executada sempre em paralelo com a prova lenta em tubos.
Certo
O PNEFA tem como objetivo a erradicação da febre aftosa no Brasil, por meio do fortalecimento dos mecanismos de prevenção e detecção precoce da doença.
Errado
O PNEFA tem como objetivo criar e manter condições necessárias para garantir a condição de livre da febre aftosa, por meio do fortalecimento dos mecanismos de prevenção e detecção precoce da doença.
A granja de reprodutores será considerada livre de Pleuropneumonia Suína se não for constatada a presença de quaisquer sorotipos de Actinobacillus pleuropneumoniae em 3 exames consecutivos iniciais, com intervalo de 30 dias, pelo teste de ELISA polivalente, em 30 leitões com 13 ou mais semanas, ou ainda não tenha sido constatada a presença de lesões de PPS em 3 exames consecutivos iniciais, com intervalo mínimo de 30 dias, em 30 suínos entre 5 e 6 meses.
Errado
Não são quaisquer sorotipos, e sim sorotipos patogênicos de A. pleuropneumoniae.
Entende-se por Estabelecimento de Linha Pura a granja ou núcleo de seleção genética de reprodutoras primárias, importadora, exportadora e produtora de ovos férteis para produção de bisavós.
Certo
O estabelecimento avícola participante do PNSA não poderá utilizar qualquer droga, para a qual exista evidência científica, que possa interferir nos resultados dos testes sorológicos ou dificultar o isolamento dos micoplasmas, no período de quatro semanas antecedentes às provas laboratoriais.
Errado
4 semanas -> não utilizar qualquer vacina preparada com adjuvante oleoso;
3 semanas -> qualquer droga, para a qual exista evidência científica, que possa interferir nos resultados dos testes sorológicos ou dificultar o isolamento das micoplasmas.
Os núcleos de matrizes que forem considerados sob vigilância e acompanhamento para Mycoplasma synoviae não poderão ser comercializados internacionalmente, devendo a produção e a incubação do núcleo ficar sob vigilância e acompanhamento, até o final do ciclo produtivo.
Certo
Será considerado caso suspeito de mormo o equídeo que apresentar quadro clínico compatível com o mormo ou diagnóstico clínico inconclusivo de doença respiratória ou cutânea, refratária a tratamentos prévios ou com recidivas.
Errado
Caso suspeito de mormo: animal susceptível com sinais clínicos ou patológicos compatíveis com mormo; ou existência de vínculo epidemiológico com foco/caso confirmado.
Os ruminantes não precisam de suplementação dietética de vitaminas do complexo B devido à capacidade de síntese pela microbiota ruminal.
Certo
Prebióticos como frutooligosacarídeos (FOS) e inulina não são digeridos pelas enzimas do sistema digestivo.
Certo
A temperatura do rúmen varia amplamente ao longo do dia, permitindo a adaptação dos microrganismos a diferentes condições térmicas.
A temperatura no rúmen é mantida constante, variando entre 35 a 42ºC, o que é crucial para a eficiência e crescimento da microbiota ruminal.
Nos gatos, a maior parte da digestão e absorção de nutrientes ocorre no intestino grosso, semelhante aos cães.
Errado
Nos gatos, assim como nos cães, a maior parte da digestão e absorção de nutrientes ocorre no intestino delgado, não no grosso.
A presença de fungos no rúmen não é essencial, mas traz benefícios ao sistema de digestão ruminal.
Certo
A oxidação da glicose é um processo endergônico que consome energia.
Errado
As reações de oxidação da glicose são exergônicas, o que significa que liberam energia, uma parte dessa energia é usada para a síntese de ATP.
O Vírus da Estomatite Vesicular (VSV) possui forma de um projétil, é formado por 5 polipeptídeos principais, denominados L, G, N, NS e M, com o ácido nucleico formado por uma única molécula linear de ácido ribonucleico de fita simples com polaridade negativa.
Certo
O ciclo aéreo da raiva refere-se à raiva dos herbívoros, que envolve principalmente os bovinos e equinos, e na qual o principal vetor é o morcego hematófago.
Errado
- Raiva urbana: refere-se à raiva em cães e gatos domésticos. Tem sido controlada por meio de vacinação de animais de companhia.
- Ciclo aéreo: refere-se à raiva em morcegos, sendo os demais ciclos denominados ciclos “terrestres”
- Ciclo rural (desmondina): refere-se à raiva dos herbívoros, que envolve principalmente os bovinos e equinos, e na qual o principal vetor é o morcego hematófago.
- Ciclo silvestre: refere-se à raiva associada a espécies silvestres, e pode englobar o ciclo aéreo.
Os bacilos da lesão tuberculosa do parênquima pulmonar propagam-se ao linfonodo satélite, no qual desencadeiam a formação de novo granuloma, constituindo, assim, o complexo secundário.
Errado
Complexo primário!
Em relação à patogenia da Brucelose bovina, julgue o seguinte item.
A porta de entrada mais importante é o trato digestivo, sendo que a infecção se inicia quando um animal suscetível ingere água e alimentos contaminados ou pelo hábito de lamber as crias recém-nascidas.
Certo
O sorogrupo e Indiana (VSIV) do Vírus da Estomatite Vesicular (VSV) possui subtipos antigenicamente distintos: Indiana I (VSIV-1-amostra clássica), Indiana II (VSIV-2 Cocal e Argentina) e Indiana III (VSIV-3 - Alagoas).
Certo
Durante o desenvolvimento da enfermidade ocorre resposta imune mediada por células e reação de hipersensibilidade retardada. Nessa fase, em decorrência da reação de hipersensibilidade retardada, o hospedeiro destrói seus próprios tecidos por meio da necrose de coagulação para conter o crescimento intracelular das micobactérias.
Errado
por meio da necrose de caseificação
Proteção de zonas livres mediante vacinação de todos os animais susceptíveis e controle da movimentação de animais nas fronteiras incluem-se nas ações de profilaxia sanitária para a Febre Aftosa.
Errado
Proteção de zonas livres mediante controle e vigilância da movimentação de animais nas fronteiras.
O leite de vacas reagentes ao teste de Tuberculinização poderá ser aproveitado caso seja destinado ao tratamento térmico.
Errado
Deve-se abolir a utilização do leite de vacas reagentes para qualquer finalidade, e em quaisquer circunstâncias.
Considerando os métodos indiretos de diagnóstico da Brucelose Bovina e Bubalina, julgue o seguinte item.
No Teste do Anel em Leite (TAL), não havendo anticorpos presentes, o anel de creme terá a coloração azulada, e a coluna de leite permanecerá branca (reação negativa).
Errado
Não havendo anticorpos presentes, o anel de creme terá a coloração branca, e a coluna de leite permanecerá azulada (reação negativa).
Entre outras situações, as análises bacteriológicas completas serão necessárias para estudo de animais positivos ao teste tuberculínico, nos quais não se observaram lesões macroscópicas sugestivas de tuberculose. Nesses casos, a pesquisa bacteriológica será feita especialmente em amostras de linfonodos da cabeça.
Errado
Nesses casos, a pesquisa bacteriológica será feita especialmente em amostras de linfonodos do trato respiratório e intestinal.
Considerando a patogenia da Tuberculose Bovina, julgue o seguinte item.
As lesões macroscópicas têm, em geral, coloração esbranquiçada em bovinos, apresentam-se na forma de nódulos de 1 a 3 cm de diâmetro, ou mais, que podem ser confluentes, de aspecto purulento ou caseoso, com presença de cápsula fibrosa, podendo apresentar necrose de caseificação no centro da lesão ou, ainda, calcificação nos casos mais avançados.
Errado
coloração amarelada em bovinos, e ligeiramente esbranquiçadas em búfalos
Considerando a IN 10/2017, que estabelece o Regulamento Técnico do PNCEBT, julgue o seguinte item.
A marcação das fêmeas vacinadas entre três e oito meses de idade é obrigatória, utilizando-se ferro candente ou nitrogênio líquido, no lado direito da cara.
Errado
Lado esquerdo
As principais estratégias de adaptação para bovinos incluem evitar múltiplas dietas ou a adaptação gradual à dieta rica em carboidratos não fibrosos.
Contrariamente, as principais estratégias de adaptação mencionadas na literatura incluem a utilização de múltiplas dietas ou um protocolo de escada e a adaptação gradual aos carboidratos não fibrosos para evitar distúrbios digestivos.
Em relação à Instrução Normativa nº 6, de 9 de março de 2004, em que aprova as normas para a erradicação da peste suína clássica (PSC) a serem observadas em todo o território nacional:
O repovoamento do estabelecimento de criação somente será autorizado após duas sorologias negativas dos suídeos sentinelas, com intervalo de 15 e 30 dias, respectivamente. Após este período, o estabelecimento de criação será desinterditado.
Certo
Em relação à Instrução Normativa nº 8, de 3 de abril de 2007, em que aprova as normas para o Controle e a Erradicação da Doença de Aujeszky (DA) em suídeos domésticos, a serem observadas em todo o território nacional:
Em relação à operacionalização do sacrifício sanitário, os suídeos deverão ser sacrificados preferencialmente no interior das valas, e terão suas cavidades abdominais abertas. Além disso, deve-se evitar qualquer movimento desnecessário dos suídeos e tomar precauções para impedir que escapem durante a condução às valas.
Certo
Considerando a Norma Interna IN 17/2006, que aprova o Plano Nacional de Prevenção da Influenza Aviária e de Controle e Prevenção da Doença de Newcastle em todo o território nacional, julgue o seguinte item.
Fica proibido o trânsito interestadual de esterco e de cama de aviário, bem como de resíduos de incubatórios e abatedouros, para qualquer finalidade.
Errado
ITEM REVOGADO PELA PORTARIA SDA Nº 565 DE 20 DE ABRIL DE 2022
Os lotes de aves produtoras de Ovos SPF devem estar livres dos agentes patogênicos e anticorpos específicos para, entre outros, Salmonella Pullorum, S. Gallinarum, S. Enteritidis, Salmonella sp., e Vírus da Bouba Aviária.
Certo
A fim de participar do PNSA, o estabelecimento avícola não poderá utilizar vacina de qualquer natureza contra a micoplasmose aviária, em estabelecimentos de controles permanentes e também não poderá utilizar qualquer vacina preparada com adjuvante aquoso, durante as quatro semanas que antecedem as provas laboratoriais.
Adjuvante oleoso
Entende-se por Estabelecimento Incubatório de Granjas de Linha Pura o estabelecimento importador, exportador e produtor de aves de 10 dias para produção de bisavós.
Aves de 1 dia
O Bicudo-do-algodoeiro (Anthonomusgrandis) pertence à ordem Hemiptera, sendo uma praga importante para a cultura do algodão.
Errado
O Bicudo-do-algodoeiro pertence à ordem Coleoptera e não Hemiptera. Ele ataca os botões florais e as maçãs do algodão, comprometendo a produção.
O ciclo de vida do bicudo-do-algodoeiro completa-se em aproximadamente dois meses, completando até seis gerações por ano, dependendo das condições climáticas.
Errado
A afirmativa é falsa, pois o ciclo de vida do bicudo-do-algodoeiro completa até sete gerações por ano, não dois meses como mencionado.
Inseticidas neurotóxicos no MIP atuam principalmente afetando os canais de sódio nas membranas celulares dos insetos.
A afirmação é falsa porque, além de afetar os canais de sódio, os inseticidades neurotóxicos podem também inibir a enzima acetilcolinesterase, causando efeitos variados no sistema nervoso dos insetos.
O monitoramento é uma prática obrigatória no Manejo Integrado de Pragas, consistindo na contagem do número de insetos para estimar o nível de infestação de pragas.
Certo
A ocorrência de um caso de mormo em uma zona considerada livre, acarretará na suspensão temporária desta condição até que se cumpram, entre outros requisitos, a suspensão de qualquer movimentações de equídeos na UF.
Errado
A suspensão das movimentações de equídeos será apenas a partir dos focos ou das unidades epidemiológicas com vínculo epidemiológico até a eliminação e encerramento do último foco.
Nos casos em que sejam solicitados ensaios para Anemia Infeciosa Equina e Mormo para o mesmo animal, o Relatório de Ensaio deve ser único e emitido com os resultados dos ensaios realizados para as duas doenças.
Certo
O equídeo, com idade inferior a 3 meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 dias e, após este período, ser submetido a exame para diagnóstico de A.I.E. e apresentar resultado negativo antes de ser incorporado ao rebanho negativo.
O equídeo, com idade inferior a 6 (seis) meses, filho de animal positivo, deverá ser isolado por um período mínimo de 60 (sessenta) dias e, após este período, ser submetido a 2 (dois) exames para diagnóstico de A.I.E
O médico veterinário responsável pela assistência veterinária da propriedade controlada deverá encaminhar ao Serviço de Sanidade Animal da respectiva UF, até o quinto dia útil do mês subsequente, relatório mensal de suas atividades.
Certo
Considerando a IN nº 06/2018, que trata das Diretrizes Gerais para Prevenção, Controle e Erradicação do Mormo, julgue o seguinte item.
A colheita de amostras para os testes com finalidade de trânsito de equídeos será realizada somente por médico veterinário habilitado.
Certo
A contraprova deverá ser solicitada ao Serviço de Sanidade Animal da DFA da respectiva UF, no prazo máximo de 8 (oito) dias, contados a partir do recebimento da notificação do resultado e será efetuada em laboratório oficial, com amostra colhida pelo serviço oficial, para fins de perícia.
Primeira parte está correta, são 8 dias para solicitar ao SS, no entanto a contraprova (a partir da amostra original) será efetuada no laboratório que realizou o primeiro exame.
Todo estabelecimento que cultiva ou mantém animais aquáticos para qualquer finalidade deverá estar cadastrado no Órgão Fiscalizador de Sanidade Agropecuária
Órgão EXECUTOR de Sanidade Agropecuária - OESA.
De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:
O Responsável Técnico deverá elaborar protocolo para desinfecção de objetos e utensílio
Errado
O estabelecimento quarentenário deverá elaborar protocolo para desinfecção de objetos e utensílios
Diante de resultados laboratoriais positivos para scrapie, o estabelecimento será considerado como Propriedade Foco e as seguintes medidas, entre outras, deverão ser adotadas pelas Instâncias Intermediárias ou Locais do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária: no caso de os animais positivos estarem vivos, estes devem ser submetidos ao processo de abate sanitário
Errado
SACRIFÍCIO sanitário
De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:
O material inorgânico deverá ser removido de forma apropriada, com a utilização de pás, enxadas, vassouras e outros meios de remoção física de sujidades
Errado
O material inorgânico deverá ser DESINFETADO e DESCARTADO de forma apropriada, com a utilização de produto desinfetante registrado no órgão competente.
A vigilância sanitária é a investigação contínua e sistemática sobre os dados de saúde de uma população determinada (coleta, análise e interpretação), com vistas a caracterizar a ocorrência de doença, essencial ao planejamento, implementação e avaliação das medidas sanitárias para o seu controle ou erradicação.
O conceito apresentado é de vigilância epidemiológica e não de vigilância sanitária.
“XXII - VIGILÂNCIA SANITÁRIA: conjunto de medidas que visam a eliminar, diminuir ou prevenir os riscos à saúde de uma população, bem como controlar e fiscalizar o cumprimento de normas e padrões de interesse sanitário”.
De acordo com a Instrução normativa nº 15, de 2 de abril de 2008, que aprova os procedimentos para a atuação em caso de suspeita ou ocorrência de paraplexia enzoótica dos ovinos (scrapie), julgue o seguinte item:
Os animais expostos que resultarem negativos ao exame de tecido linfoide deverão ser alvo de vigilância pela competente Instância do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária
Certo
De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:
O MAPA, em conjunto com a Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários, definirá o modelo de vigilância epidemiológica a ser observado nos sistemas de produção de animais aquáticos e implementado pelo SVO e setor produtivo
Errado
O MAPA em conjunto com a Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária - AquaEpi
De acordo com a Instrução Normativa nº 4, de fevereiro de 2015, que institui o Programa Nacional de Sanidade de Animais Aquáticos de Cultivo - ‘‘Aquicultura com Sanidade’’, julgue o item seguinte:
O MAPA poderá exigir comprovação de manejo sanitário para autorizar a importação de material de multiplicação animal e animais aquáticos vivos destinados à reprodução
Errado
O MAPA poderá exigir comprovação de estudos prévios de ganho zootécnico por melhoramento genético
A circovirose suína, uma doença com um período de incubação longo, é caracterizada por uma fase aguda de rápida progressão em suínos adultos.
A afirmação é incorreta, pois a circovirose suína geralmente afeta leitões após o desmame, com sinais clínicos que incluem crescimento retardado e fraqueza, não uma fase aguda rápida em suínos adultos.
A circovirose suína é uma doença causada pelo circovírus suíno tipo 2 (PCV2), um vírus pequeno da família Circoviridae.
A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)
disciplina a proteção de dados pessoais com fundamento na inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem.
Certo
Com relações às licitações e aos contratos
celebrados por empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias no âmbito da União, dos estados, do Distrito Federal e dos
municípios, a Lei n.º 13.303/2016 veda a
celebração de contrato por prazo indeterminado.
Ceto
De acordo com a Lei n.º 13.303/2016,
experiência profissional de pelo menos dez anos na área de atuação da empresa pública ou da sociedade de economia mista é um dos requisitos exigíveis para o cargo de Membros do Conselho de Administração e os indicados para os cargos de diretor, inclusive presidente, diretor-geral e diretor-presidente.
Certo
O Conselho Fiscal é órgão temporário de
fiscalização, de atuação colegiada e coletiva, será composto de 3 (três) membros efetivos e respectivos suplentes, sendo um indicado pelo Ministro de Estado da Fazenda, como representante do Tesouro Nacional, que deverá ser servidor público com vínculo permanente com a Administração Pública Federal e dois
indicados pelo Ministro de Estado da Agricultura e Pecuária.
Errado
O Conselho Fiscal é órgão permanente de fiscalização, de atuação colegiada e individual.
Os empregados da EMBRAPA estarão
sujeitos ao regime jurídico da CLT, à legislação complementar e aos regulamentos internos da empresa, com a admissão sendo realizada
mediante aprovação em concurso público. Os requisitos para provimento de cargos, funções e salários serão estabelecidos em um Plano de Cargos e Salários e Plano de Funções, enquanto os cargos em comissão de livre nomeação e exoneração serão aprovados pelo Conselho de Administração e submetidos à aprovação da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), que também
determinará o limite de seu quantitativo.
Certo
A Embrapa depende das parcerias com
outros atores do sistema de Pesquisa,
Desenvolvimento e Inovação Agropecuária para garantir a efetividade das soluções tecnológicas geradas, envolvendo setores público, privado, instituições de pesquisa e sociedade civil organizada.
Certo.
No que diz respeito à segurança alimentar,
conforme o mapa estratégico do Plano Diretor da Embrapa, o objetivo é fortalecer a segurança alimentar e a Saúde Única, incentivando a produção de alimentos saudáveis por meio de sistemas agrícolas sustentáveis. Para alcançar essa meta, a Embrapa busca estabelecer parcerias públicas e privadas, promovendo a
agricultura predominantemente rural garantindo o acesso equitativo a tecnologias, especialmente
para mulheres e comunidades tradicionais, e apoiando a defesa agropecuária.
Errado
Agricultura urbana e periurbana
Considera-se biomassa o insumo ou produto de origem animal, microbiana ou vegetal, destinado ao uso em prática, processo ou tecnologia com aplicação agropecuária, ambiental e/ou industrial e bioinsumo qualquer matéria orgânica derivada de plantas e animais, como madeira, plantas diversas, algas e resíduos
de animais, que pode ser utilizada como fonte renovável de energia e outros
Bioinsumo: Insumo ou produto de origem animal, microbiana ou vegetal, destinado ao uso em prática, processo ou tecnologia com aplicação agropecuária, ambiental e/ou industrial.
Biomassa: Qualquer matéria orgânica derivada de plantas e animais, como madeira, plantas diversas, algas e resíduos de animais, que pode ser utilizada como fonte renovável de energia e outros produtos.
Economia verde é aquela economia de baixo carbono, eficiente em termos de recursos e socialmente inclusiva. O crescimento do emprego e da renda é impulsionado pelo investimento público e privado em atividades econômicas, infraestruturas e ativos que permitem a redução das emissões de carbono e da poluição, maior eficiência energética e de recursos e a prevenção da perda de biodiversidade e de serviços ecossistêmicos.
Certo
A insensibilização dos suínos é uma etapa
que visa tornar os animais inconscientes antes do abate, evitando sofrimento desnecessário e melhorando a qualidade da carne. No Brasil, o método mais comum é o choque elétrico (eletronarcose) de baixa voltagem e alta amperagem, aplicado atrás das orelhas, nas fossas temporais.
Errado
ALTA voltagem e BAIXA amperagem
Lembrar que o A é ao contrário.
O pedilúvio é uma estrutura usada para
desinfetar os cascos dos animais e prevenir
doenças. Deve ser instalado nas entradas e saídas do Centro de Manejo, apriscos ou chiqueiros, com 2 metros de comprimento, 10-15 cm de profundidade e largura igual à da porteira. A solução desinfetante deve ter nível superior a 7 cm para garantir a desinfecção completa dos cascos. Pode ser usado formol 10%, sulfato de cobre 10% ou cal virgem diluída em água, sendo a cal uma opção mais econômica, mas que exige cuidados para evitar acidentes
Certo.
O ectima Contagioso, conhecido
popularmente como boqueira, é uma
enfermidade contagiosa e viral, afetando
principalmente animais jovens. Ela causa pústulas e crostas nos lábios, gengivas, úbere das fêmeas lactantes, entre os dedos e nos cascos. Os animais ficam com dificuldade para se alimentar devido à dor das lesões, e essas lesões devem ser
limpas e tratadas com uma solução de iodo a 10% e glicerina (na proporção 1:1). Os animais doentes devem ser isolados e destinados ao abate/sacrifício.
Errado
Os animais doentes devem ser isolados do restante do rebanho até que as feridas estejam completamente cicatrizadas para prevenir a propagação da doença.
Todas as notificações de suspeita da ocorrência de PSC ou doenças com quadro clínico similar deverão ser investigadas pelo médico veterinário oficial, no máximo até horas após a notificação, observados os 24 procedimentos técnicos de biossegurança.
12 horas
controle de Salmonella spp.:
051. O gerenciamento dos procedimentos de coletas de amostras dos lotes de frangos e perus de corte estará sob responsabilidade do médico veterinário que realiza o controle sanitário do estabelecimento avícola.
Certo
A adesão das UF’s às normas previstas no plano tem caráter voluntário. Os critérios descritos nesta Instrução Normativa servirão para avaliação dos sistemas locais de atenção veterinária e, consequentemente, para classificação das UF’s por status sanitário em relação à Influenza Aviária e Doença de Newcastle.
Certo
O custo de produção é um fator essencial na gestão de uma empresa, refletindo todos os recursos financeiros, humanos e materiais empregados na criação de bens e serviços. Ele se divide em custos primários, como o custo dos fatores (insumos, mão de obra, energia) e o custo de uso (desgaste de bens duráveis), e custos suplementares, como o custo de obsolescência (perda de valor de equipamentos) e o custo
fortuito (perdas inesperadas como roubos ou incêndios). O custo de produção influencia diretamente na formação de preços, rentabilidade e viabilidade de novos investimentos, além de servir como um indicador estratégico para melhorar a eficiência e reduzir desperdícios.
Certo
De acordo com o Instituto Brasileiro de
Governança Corporativa (IBGC), a governança corporativa nas cooperativas deve ser pautada por quatro princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.
Certo
Associações são regidas pelo Código Civil, são criadas para fins não econômicos, como assistência social, educação e representação política. Os associados não são considerados donos e muitas vezes não são os beneficiários diretos das ações da organização.
Cooperativas são regidas pela Lei no 5.764/71 e complementadas pelo Código Civil, têm finalidade essencialmente econômica. Seus associados são proprietários do patrimônio e se beneficiam diretamente dos ganhos, como na distribuição de sobras. Apesar de não visar lucro, as cooperativas exercem atividades comerciais.
Certo
● Preparo convencional: Caracteriza-se por um revolvimento intensivo. Neste preparo, são utilizados métodos como aração e gradagem em toda área, para reduzir a compactação das camadas superficiais, remover ervas daninhas e, incorporar resíduos de culturas. Embora tais práticas possam facilitar o plantio e controlar pragas inicialmente, elas também podem levar a consequências negativas a longo prazo, como a degradação do solo, aumento da erosão e a perda de nutrientes essenciais.
● Preparo conservacionista: Busca uma abordagem sustentável na agricultura, e por isso incorpora técnicas como o cultivo mínimo no qual as operações mecanizadas são reduzidas ao mínimo necessário e, o plantio direto no qual a mobilização do terreno só ocorre localizadamente, ou seja, apenas na fileira de semeadura. Estes métodos, buscam minimizar o revolvimento do solo, diminuindo assim os processos erosivos e criando condições favoráveis para o desenvolvimento das plantas sem alterar excessivamente a sua estrutura.
Certo
A Embrapa foi responsável por clonar o
primeiro bovino da América Latina, a bezerra “Vitória da Embrapa”, da raça Simental, que nasceu em março de 2001 como parte de um experimento científico. Desde 2022, o Brasil possui uma legislação específica para a clonagem de animais domésticos, abrangendo todas as etapas de pesquisa, produção e comercialização.
Embora o Brasil tenha regulamentações para a pesquisa, produção e comercialização de animais domésticos clonados desde 2022, ainda não existe uma legislação abrangente e específica para a clonagem de animais domésticos no país.
São consideradas tecnologia de reprodução assistidas a Inseminação artificial, IATF (inseminação artificial em tempo fixo), produção in vivo e in vitro de embriões, criopreservação de gametas e embriões, clonagem e transgênese.
Certo
Em granjas de frango de corte, a qualidade
da cama, medida por parâmetros como umidade e presença de contaminantes, não possui relação significativa com a ocorrência de lesões de pele, queimaduras e problemas locomotores nas aves
Errado
O sistema de ventilação tipo túnel é eficaz no controle da temperatura em instalações avícolas, sendo adequado para regiões quentes, mas também pode ser usado em regiões úmidas.
A localização estratégica de bebedouros em pastagens para bovinos deve priorizar o uso de açudes, por serem mais acessíveis e permitirem que os animais se dessedentem em grandes volumes de água, reduzindo os riscos de contaminação e o desenvolvimento de doenças como leptospirose e botulismo.
Errado
A recomendação das boas práticas de manejo é evitar o uso de açudes como fonte de água para bovinos, pois o acesso a água parada pode levar à contaminação e ao desenvolvimento de doenças como leptospirose e botulismo. Os bebedouros devem ser localizados estrategicamente e dimensionados de acordo com o número de animais, considerando um consumo de 50 a 60 litros por animal adulto por dia.
Em um mercado competitivo, um aumento
na demanda por um produto agrícola tende a reduzir a margem de comercialização, enquanto um aumento nos custos dos insumos de comercialização, como transporte e armazenamento, tende a aumentar essa mesma margem
Certo
O controle da reprodução é um fator chave para o sucesso da produção suinícola. O sucesso da reprodução suína está intrinsecamente ligado ao conhecimento das suas características reprodutivas, tais como ser plurípara do tipo poliestral levemente estacional, apresentar cios com intervalos médios de 21 dias, ovulação espontânea nos dois ovários, e alta prolificidade, podendo produzir até 30 leitões por porca por ano, em 2 a 2,5 partos anuais. Adicionalmente, a atividade reprodutora precoce, que ocorre entre 7 e 8 meses de idade ou com 110 - 120 kg de peso vivo, é uma característica relevante para o manejo reprodutivo.
Certo
A análise de mercados oligopolizados apresenta desafios específicos, devido à interdependência entre as empresas. Os modelos de variações conjeturais são uma ferramenta útil nesse contexto, permitindo que os analistas avaliem como as empresas reagem às decisões de seus concorrentes. Esses modelos consideram que as empresas tomam decisões com base em conjeturas sobre como seus rivais responderão a suas ações, o que possibilita uma análise mais realista do comportamento dos preços e das margens nesses mercados. Diferentes modelos, como os de Cournot e Bertrand, podem ser considerados dentro da abordagem de variações conjeturais. Ao contrário do modelo de competição perfeita, o modelo de oligopólio incorpora as decisões estratégicas das empresas e seus impactos sobre o mercado.
Certo
O manejo reprodutivo de marrãs envolve um processo de seleção que se inicia no nascimento e se estende até os 140 a 150 dias de idade. Após a seleção, as marrãs são alojadas em baias com densidade entre 1,3 a 1,6 fêmeas por metro quadrado, com a necessidade de manter as baias limpas e secas. Um período de quarentena de no mínimo 28 dias é essencial para a aclimatação e verificação do status sanitário, juntamente com um programa de medicação de 14 dias e vacinação para doenças respiratórias. A aquisição de marrãs deve ser planejada com uma margem de segurança de 20-25% a mais que o programado.
Certo
O ciclo estral em suínas tem uma duração de 2 a 3 dias e uma periodicidade de cerca de 21 dias. A ovulação ocorre no terço final do cio, aproximadamente 36 a 40 horas após o início dos sintomas em fêmeas adultas e 24 horas em marrãs. A vida útil dos óvulos é de 8 a 10 horas, enquanto a dos espermatozoides é de aproximadamente 30 horas.
Certo
O manejo nutricional de poedeiras é crucial para garantir alta produtividade e uniformidade do lote. O desenvolvimento das aves é dividido em fases, desde a fase inicial até a fase de poedeiras comerciais, e cada fase exige atenção nutricional específica. A fase de maior velocidade de ganho de peso, que ocorre entre a 4ª e 6ª semanas, requer níveis mais altos de proteína bruta (PB) na ração para suportar o rápido crescimento. Na fase final de recria, o ajuste dos níveis de energia metabolizável (EM) é essencial para garantir a uniformidade do lote, buscando um peso adequado para o início da postura.
Certo
Durante a fase de pré-postura, cerca de 10 dias antes do início da postura, as frangas experimentam uma redução no consumo de ração, combinada com um aumento no estresse metabólico devido ao início da produção de ovos. Para lidar com essa demanda metabólica, é crucial aumentar a densidade nutricional da dieta. Um cuidado especial é direcionado ao nível de cálcio (Ca) na ração, que deve ser mantido em um nível intermediário até que as aves atinjam no máximo 5% de produção. Isso é essencial para evitar o comprometimento da reserva medular, que é fundamental para a produção de ovos com casca de qualidade.
Certo
A legislação brasileira permite a reutilização de animais em diferentes projetos de pesquisa, desde que estes não apresentem sinais de sofrimento ou estresse, e que o pesquisador
responsável garanta que os animais não serão submetidos a procedimentos invasivos em um curto intervalo de tempo, buscando sempre o máximo aproveitamento dos animais utilizados em pesquisa
Errado
A legislação brasileira, especificamente a Lei nº 11.794 (Lei Arouca), proíbe a reutilização do mesmo animal após o término do objetivo principal do projeto de pesquisa.
O credenciamento das instituições junto ao CONCEA é um requisito essencial para a criação e utilização de animais em atividades de ensino e pesquisa científica. A criação de uma CEUA é uma condição indispensável para o credenciamento. As instituições que realizam experimentos com animais devem seguir as normas estabelecidas pelo CONCEA e outras legislações pertinentes, garantindo a ética e o bem-estar animal, além da qualidade dos estudos realizados.
Certo
A disciplina da proteção de dados pessoais
tem como fundamentos, entre outras cosias, a liberdade de expressão, de informação, de comunicação e de opinião.
Certo
A Lei Geral de proteção de Dados Pessoais
não se aplica ao tratamento de dados pessoais realizado para fins exclusivos de segurança pública, defesa nacional, segurança do Estado ou atividades de investigação e repressão de infrações penais.
Certo
O tratamento de dados pessoais sensíveis
somente poderá ocorrer quando o titular ou seu responsável legal consentir, de forma específica e destacada, para finalidades Específicas.
Errado
Não é somente nesse caso.
O estatuto social da empresa estatal deverá conter as seguintes, entre outras regras, constituição do Conselho de Administração, com, no mínimo, sete e, no máximo, onze membros.
Certo
Segundo o PDE 2024-2030, os objetivos
estratégicos não devem ser vistos e compreendidos sobre uma perspectiva de
independência e verticalidade entre eles, ou seja, classificados em ordem de importância.
Certo
Devido a sua repercussão negativa, a
demanda por metodologias para monitoramento das reduções das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEEs) aumenta ano após ano.
Certo
De acordo com o Plano Diretor da EMBRAPA 2024–2030, a visão da EMBRAPA é ser protagonista e parceira essencial na geração e no uso de conhecimentos para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira até 2030.
Errado
Essa é a MISSÃO da Embrapa!
Tornar-se referência global em pesquisa,
inovação e desenvolvimento tecnológico, visando a sustentabilidade e a competitividade da agricultura brasileira é a missão apresentada pelo Plano Diretor da EMBRAPA 2024-230.
Errado
Essa é a VISÃO
A doença de Glässer é causada por um vírus que afeta principalmente os sistemas cardiovascular e renal dos suínos.
Esta afirmação é incorreta, pois a doença de Glässer é causada por uma bactéria, não um vírus, e é conhecida por causar polisserosite, meningite e artrite, não condições cardiovasculares ou renais.
A caprinocultura e ovinocultura referem-se à criação de cabras e ovelhas, respectivamente, práticas que desempenham um papel importante na agricultura e economia rural. Avalie os seguintes aspectos:
A raça Saanen é conhecida por sua alta adaptabilidade às condições climáticas quentes e secas do semiárido brasileiro, o que a torna ideal para regiões áridas.
Errado
a raça Saanen, de origem Suíça, possui reduzida rusticidade e uma baixa adaptabilidade às condições adversas do nordeste brasileiro, especialmente devido à sua pele despigmentada.
O programa de luz para indução do cio envolve 14 horas de luz artificial diárias. Em caprinos e ovinos.
: O programa de luz para indução do cio envolve fornecer 16 a 18 horas diárias de luz artificial, não 14 horas.
A raça Dorper é altamente adaptada às condições do nordeste brasileiro e é reconhecida por sua precocidade e excelente produção de carne.
Certo
A linfadenite caseosa em caprinos e ovinos é tratada por meio da abertura e drenagem de abscessos, seguida da aplicação de desinfetante e medidas para evitar contaminação ambiental.
Certo
Em sistemas de pastagem de boa qualidade, recomenda-se que os machos recebam ração adicional de 400 a 500 g/dia para alcançar um ganho de peso médio de 150 a 200g/dia.
Certo
Solos argilosos tendem a ter menor densidade do que os solos arenosos, devido à maior formação de agregados porosos.
Certo
A matéria orgânica compõe cerca de 30% da fase sólida do solo em condições ideais para o crescimento das plantas.
De forma geral, a maior parte dos solos apresenta uma predominância de minerais (≥ 45% da fase sólida), enquanto a fração orgânica ocupa uma porção menor (≤ 5% da fase sólida).
Os membros da Diretoria-Executiva da Embrapa têm um prazo de gestão de três anos.
Errado
O prazo de gestão dos membros da Diretoria-Executiva será unificado de 2 (dois) anos, sendo permitidas, no máximo, 3 (três) reconduções consecutivas.
A produção brasileira de leite diminuiu ao longo das últimas décadas, caindo para 7 bilhões de litros em 2022.
Errado
A produção de leite cresceu 4,4 vezes, passando de 7 bilhões de litros em 1975 para quase 35 bilhões de litros em 2022, e a produtividade aumentou 3,4 vezes no mesmo período (IBGE, 2023b).
O Conselho Fiscal da Embrapa pode convocar a Assembleia Geral Ordinária se houver atraso de mais de um mês na sua convocação pelos órgãos da administração.
Certo
O Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração da Embrapa é composto por 3 membros que são simultaneamente integrantes do Conselho de Administração e do Comitê de Auditoria.
Certo
O censo agropecuário de 2017 revelou que mais de 50% das mulheres estão na gestão ou codireção de propriedades rurais no Brasil.
Errado
Em termos de gênero, o Censo Agropecuário de 2017 revelou que 1,7 milhão de mulheres estão na gestão ou codireção de propriedades rurais, cerca de 34% do total de estabelecimentos.
O exercício social da Embrapa coincide com o ano civil, e as demonstrações financeiras trimestrais devem ser divulgadas em seu sítio eletrônico.
Certo
Informações contratuais de natureza estratégica ou que envolvam segredos industriais podem ter sua confidencialidade mantida para preservar a segurança e integridade da informação, não sendo essas restrições aplicáveis aos órgãos de controle interno e ao tribunal de contas.
Certo
Segundo a Lei, considera-se dado pessoal sensível a informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável.
Errado
I - dado pessoal: informação relacionada a pessoa natural identificada ou identificável;
II - dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
A transferência internacional de dados pessoais só é admitida na legislação pátria quando a transferência for necessária para a proteção da vida ou da incolumidade física do titular ou de terceiros.
Errado
Essa é uma das hipóteses
O Comitê de Auditoria Estatutário deve ser composto por no mínimo três membros e no máximo cinco membros.
Certo
Na hipótese em que o consentimento é requerido, esse será considerado anulável caso as informações fornecidas ao titular tenham conteúdo enganoso ou abusivo ou não tenham sido apresentadas previamente com transparência, de forma clara e inequívoca.
Nesta hipótese o consentimento será considerado nulo, e não anulável.
O Comitê de Auditoria Estatutário pode ter membros que ocupam cargos públicos efetivos ou comissionados na administração pública federal.
Errado
É vedado
À Autoridade Nacional de Proteção de Dados compete comunicar aos órgãos de controle externo o descumprimento do disposto na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais por órgãos e entidades da administração pública federal.
Errado
Controle interno
O mandato dos membros do Comitê de Auditoria Estatutário deve ser de dois ou três anos, com possibilidade de reeleição.
Certo