Ecossistemas Flashcards
Definição de ecossistemas
são as inter-relações entre os organismos vivos e o meio abiótico em que vivem, lidando com os fluxos de energia e materiais e como estes são influenciados pelo clima é demais fatores físicos.
Níveis de organização dentro de um ecossistema
Organismo: formado por um conjunto de sistemas (conjuntos de órgãos com funções determinadas) e sendo a unidade da seleção natural
População: conjunto de organismo da mesma espécie sendo a unidade da evolução
Comunidade: conjunto de populações que habitam a mesma área geográfica. (Lerenjes e benenes) sendo a unidade da biodiversidade.
Ecossistema: são as inter-relações entre os organismos vivos e o meio abiótico em que vivem, lidando com os fluxos de energia e materiais e como estes são influenciados pelo clima é demais fatores físicos. Fluxos de energia e ciclame de nutrientes
Biosfera: conjunto de ecossistemas da terra. processos globais
O que é um sistema
Um sistema é um conjunto de elementos em interação que seguem regras pra alcançar um objetivo. A função do sistema é converter insumos em produtos e precisa manter um grau de estabilidade frente a alterações. Em um sistema biológico esse equilíbrio essencial é a homeostasia
Definição de sistema aberto, sua função, etapas e exemplo.
O que é homeostase
Um sistema aberto recebe influências do meio externo e a sua função ainda é pegar os insumos d transformar em produtos. Ele faz isso através de mecanismo como:
Entrada: reunião dos insumos para entrada no sistema
Processamento: conversão do insumo em produto
saída: transferência dos produtos produzidos para seu destino final.
Feedback: parte da saída que é utilizada para regulamentar os processos e garantir que eles continuem ocorrendo.
A homeostase é o autocontrole do sistema para que ele se mantenha estável e constante.
Termodinamica
Primeira e segunda lei
A termodinâmica estuda a absorção, transformação e transferências de energias para realização de algum tipo de trabalho.
A primeira lei da termodinâmica é a de conservação da energia que estabelece que a energia não pode ser criada nem destruída, apenas transformada.
A segunda lei da termodinâmica é a da entropia, que estabelece uma desordem crescente, assim em processos espontâneos a tendência é um aumento no grau da desordem. Em biologia a entropia foca na quantidade de energia que pode ser obtida nessas transferências de energia já que todo processo de transformação implica a degradação da energia, nenhum processo espontaneonocorre sem a degradação.
A entrada de energia fótica no sistema terra e absorção (albedo)
De 100% de luz solar que entra no sistema da terra, 19% é absorvido pela atmosfera e nuvens. 51% é absorvido pela superfície, 20% reflete nas nuvens, 6% reflete na atmosfera, 4% reflete na superfícies.
O albedo é o cálculo da porção de luz que é refletida por oceanos, neve e gelo, quando mais nebuloso o local maior o albedo. A média do planeta é de 30%
Tipos de radiação
Os dois principais tipos de radiação que a terra recebe são os Raios Uktravioletas com fração de onda de 400nm e Raios infravermelhos com extensão de 799nm.
Circulação atmosferica; ar frio e ar quente
É o movimento das massas de ar e como o calor é distribuído pela terra. O primeiro fazer que permite esse movimento acontecer é a diferença de incidência solar e diferentes lugares do mundo, assim: quanto maior a latitude menor a temperatura. O sol em ângulos maiores atinge áreas menores enquanto em ângulos menores atinge áreas maiores(?????), se a área é menor ela se torna mais quente e úmida. Em latitudes maiores se torna mais seco e frio.
Por fim a movimentação ocorre também por conta das diferenças nas pressões das massas de ar, sendo que massas de ar frias são mais pesadas e tendem a descer enquanto massas de ar quente são mais leves e tendem a subir. Quando essas duas se encontram o que ocorre é a precipitação, isso ocorre principalmente na zona de convergência intertropical onde a precipitação ocorre nela e os ventos chegam nas demais partes e ciclam com menor velocidade
Células de Hadley, Ferrel e Polar
Células de Hadley ocorrem em baixas latitudes e se movimentam em direção aos polos (na região norte vão de Oeste a leste).
As celulas de ferrel ocorrem em latitudes médias e em direção aos polos, but opostas as células de hadley.
As celulas polares são advindas das outras células e o ar que chega desce criando pressão polar, a pressão polar vai para zonas de menor pressão e para as zonas tropicais.
Zona de convergência intertropical e Cinturões de alta pressão
As zona de convergência intertropical é o local onde as células de hadley se encontram e ocorre a precipitação (nessa região a ciclagem ocorre mais rápido) e os ventos que seguem para as regiões de maior latitude (regiões temperadas
Efeito Coriolis na circulação atmosferica e marítima.
Atmosférica no hemisfério norte: sentido anti-horário. No hemisfério sul: sentido horário.
Ventos alísios
Os ventos alisios são originandos do deslocamento das massas de ar frio das zonas de alta pressão (trópicos) para as zonas de baixa pressão (equador) ou seja dos trópicos para o equador.
Correntes de jato
encontro de ferrel e hadley em altas altitudes. pode ser encontro de ferrel e polares também.
Correntes oceânicas superficiais, circulação termoalina e zonas de ressurgência
y
Correntes oceânicas profundas
T