Economia e Sociedade Internacional Flashcards
A _____ pode ser entendida como o processo de integração entre povos, empresas, governos e mercadorias ao redor do planeta.
Globalização
Os primeiros passos rumo à conformação de um mercado mundial e de uma economia global (globalização) remontam que período?
Os séculos XV e XVI (15 e 16)
Com a expansão ultramarina europeia
Que marco deu início ao que alguns historiadores chamam de primeira globalização?
A chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492
A globalização não é um processo acabado. É um processo em curso, comandada pelos países ricos e por grandes empresas transnacionais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O desmantelamento do sistema socialista foi um importante fator que contribuiu para a globalização e a expansão mundial do capitalismo. CERTO ou ERRADO?
CERTO! A derrocada dos regimes do socialismo real, a partir de 1989, fez com que os antigos países socialistas se integrassem ao mercado global capitalista nos anos subsequentes.
Que mercado se tornou o centro da economia globalizada?
O Mercado Financeiro
A atual mobilidade do mercado mundial permite também que grandes empresas façam a relocalização de suas fábricas. O que isso significa?
Fechamento de unidades de produção em um local e sua abertura em outra região ou outro país. Esse mecanismo é globalmente usado para cortar gastos com mão de obra, encerrando a produção em países nos quais os salários são maiores, para organizar a produção onde há menos custos.
À medida que as nações aumentam suas barreiras comerciais no contexto da globalização, a fabricação em qualquer ponto do mundo e a exportação para outros mercados tornam-se cada vez mais rentáveis. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Para as exportações para outros mercados tornar-se cada vez mais rentáveis, deve-se diminuir as barreiras comerciais
Dentre as características da fase atual da globalização está:
O aumento do poder dos Estados nacionais em detrimento às grandes corporações multinacionais/transnacionais. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Há uma diminuição do poder dos Estados nacionais em virtude do grande poder econômico dessas empresas.
Umas das características da atual fase da globalização é a Multipolaridade.
No que consiste essa característica?
Nos distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar mundial (Estados Unidos, União Europeia, China, Japão…)
Umas das características da atual fase da globalização é Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Como se dá essa divisão em relação aos países subdesenvolvidos industrializados (incluindo os emergentes)?
Esses países, em geral, fornecem:
Produtos primários, produtos industrializados, capitais, remessas de lucros e royalties para as sedes das multinacionais e juros da dívida.
Umas das características da atual fase da globalização é Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Como se dá essa divisão em relação aos países desenvolvidos?
Esses países, em geral, fornecem:
Produtos industrializados (em geral de tecnologia superior), tecnologia e capitais (empréstimos, investimentos produtivos e especulativos nos mercados financeiros).
A Nova DIT, característica da atual fase da globalização,
pode ser vista de forma absoluta ou estanque?
NÃO! O Brasil, por exemplo, é um exportador
de aviões de alta tecnologia, mas não é a característica predominante da sua participação na DIT, que é a dos países emergentes.
Umas das características da atual fase da globalização é o predomínio do capitalismo financeiro.
No que consiste essa característica?
O grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
Umas das características da atual fase da globalização é o predomínio de práticas neoliberais.
No que consiste essa característica?
Práticas que visam a uma maior liberdade econômica e a menor participação possível do estado nas atividades econômicas e na regulação da economia.
Umas das características da atual fase da globalização é a integração mundial do mercado financeiro.
No que consiste essa característica?
A revolução nas telecomunicações propiciou a realização online de operações financeiras e a interdependência do segmento financeiro que opera de forma unificada pelo mundo.
Umas das características da atual fase da globalização é o aumento do comércio mundial, que cresce em níveis maiores do que o PIB mundial. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Umas das características da atual fase da globalização é a proliferação de blocos econômicos
No que consiste essa característica?
Sob a economia globalizada, esses grupos reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações ao livre fluxo de mercadorias e capitais, ao reduzir barreiras alfandegárias e coibir práticas protecionistas e regulamentações nacionais.
Umas das características da atual fase da globalização é a seletividade das migrações
No que consiste essa característica?
Com muitos obstáculos, a migração de trabalhadores de baixa renda em direção aos países ricos e uma facilidade de ingresso e residência de mão de obra altamente qualificada, como cientistas e reconhecidos professores universitários, bem como de pessoas ricas que vão investir nesses países.
A atual etapa da globalização, proporcionou uma diminuição das desigualdades entre países e desigualdades sociais. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Houve um AUMENTO das desigualdades entre países e desigualdades sociais.
Por que com a globalização, houve um aumento das desigualdades sociais e entre países?
Pois a distância que separa os países ricos dos países pobres aumentou e há uma maior concentração de riqueza em um número muito pequeno de pessoas no mundo.
Umas das características da atual fase da globalização é a emergência de uma sociedade civil global.
No que consiste essa característica?
Os problemas passam a ser vistos globalmente, o que leva a atuação em rede e com pautas globais por organizações da sociedade civil.
Qual o pilar econômico da atual fase da globalização?
O neoliberalismo
O que é o neoliberalismo?
Conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Segundo seus defensores, a presença do Estado na economia inibe o setor privado e freia o desenvolvimento.
Em relação ao Neoliberalismo, o que é a Liberdade de Mercado?
Consiste na eliminação de todos os dispositivos que atrapalhem o livre funcionamento dos investimentos e do comércio, tais como excesso de impostos, de leis e de regras que inibam as transações financeiras ou limitem fusões e incorporações de empresas.
Em relação ao Neoliberalismo, o que é a Mínima participação do Estado na economia?
Traduz a crença de que o Estado é ineficiente, atrapalha o funcionamento dos mercados, administra mal os recursos e, ao não se moderniza no mesmo ritmo das empresas privadas, suas empresas geram menos lucros e ofertam produtos de pior qualidade. Por isso, essas empresas devem ser privatizadas (vendidas para particulares), incentivando a concorrência, barateando preços e melhorando a qualidade dos serviços e das mercadorias.
Em relação ao Neoliberalismo, o que é a Redução de subsídios e gastos sociais por parte dos governos?
O Estado desperdiça muito dinheiro com direitos sociais, como saúde, educação, aposentadorias, amparo aos desempregados, entre outros. Isso provoca aumento de impostos, que serão pagos pela sociedade a fim de gerar recursos destinados à assistência aos mais pobres. Na visão neoliberal, a manutenção desses gastos do Estado significa premiar os fracassados e punir com impostos os competentes.
Em relação ao Neoliberalismo, o que é a Livre circulação de capitais?
Visa garantir a livre entrada e saída de capitais em qualquer país e permitir que o mesmo dinheiro seja aplicado e remunerado em operações financeiras, como, por exemplo, na bolsa de valores, e não somente na produção ou na geração de empregos.
Em relação ao Neoliberalismo, o que é a Flexibilização do mercado de trabalho?
A doutrina neoliberal entende que essa medida dinamiza a economia e possibilita que os empresários invistam na produção e ampliem a oferta de empregos. Com a flexibilização, pode-se contratar e demitir livremente os empregados e reduzir o dispêndio das empresas com seus funcionários.
Em relação ao Neoliberalismo, o que é a Abertura dos mercados internos para produtos estrangeiros?
Significa a eliminação de qualquer protecionismo econômico. Em outras palavras, nenhum país deve coibir a livre concorrência, e a melhor maneira para garanti-la é preservar a competição entre as empresas, independentemente de sua origem nacional ou estrangeira. Quem vai definir qual a melhor mercadoria a ser adquirida é o próprio consumidor, que ainda será beneficiado com uma maior variedade de artigos ofertados e a preços cada vez mais baixos e acessíveis.
O que é o livre-comércio?
Um sistema em que bens e serviços são comercializados sem restrições tarifárias.
O comércio internacional nunca foi tão intenso, como nas décadas recentes, mas as exportações dos países
ricos cresceram muito mais do que as dos países pobres. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Qual o objetivo da criação da Organização Mundial do Comércio (OMC), em 1995?
- Abrir as economias nacionais;
- Eliminar o protecionismo; e
- Facilitar o livre trânsito de mercadorias.
Em síntese, como funciona a Organização Mundial do Comércio (OMC)?
A OMC funciona com rodadas de discussão sobre temas, que chegam ao final quando se fecham os acordos.
A Rodada Doha na OMC, aberta em 2001 (com prazo previsto até 2006), entrou num impasse não resolvido até hoje. Qual esse impasse?
Os países ricos querem maior acesso de seus produtos aos países em desenvolvimento.
Esses, por sua vez, buscam restringir as vantagens econômicas, como os subsídios (auxílio financeiro) que os países ricos dão a seus agricultores.
O que são os blocos econômicos?
Grupos de países que reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações ao livre fluxo de mercadorias, ao reduzirem barreiras alfandegárias e coibir práticas protecionistas e regulamentações nacionais.
Quais os quatro modelos básicos de bloco econômico?
- Área de livre-comércio;
- União aduaneira;
- Mercado comum
- União econômica e monetária.
O que é o modelo de bloco econômico “Área de livre-comércio”?
Um grupo de países concorda em eliminar ou em reduzir os impostos e taxas de importação, quotas e
preferências que recaem sobre a maior parte das (ou todas as) mercadorias importadas e exportadas entre esses países.
O que é o modelo de bloco econômico “União aduaneira”?
É uma área de livre comércio, na qual, além de abrir o mercado interno, os países membros definem regras para o comércio com nações de fora do bloco.
No modelo de bloco econômico do tipo União aduaneira, além de abrir o mercado interno, os países membros definem regras para o comércio com nações de fora do bloco. Qual a base dessas regras?
Uma tarifa externa comum (TEC), que é adotada para boa parte – ou a totalidade – das mercadorias provenientes de outros países, ou seja, todos cobram os mesmos impostos de importação de terceiros.
O que é o modelo de bloco econômico “Mercado comum”?
É uma união aduaneira na qual, além de mercadorias, serviços, capitais e trabalhadores também podem circular livremente.
O que é o modelo de bloco econômico “União econômica e monetária”?
É o estágio final de integração econômica entre países. Além do livre-comércio, da tarifa externa comum e da livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e trabalhadores, os países-membros adotam uma moeda comum e a mesma política de desenvolvimento.
Que bloco econômico representa o estágio mais avançado do processo de formação de blocos no contexto da globalização?
A União Europeia
Quantos países compõem a união econômica e monetária europeia (União Europeia)?
27 Países
Quais as origens da União Europeia?
À Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA), criada em 1951, por Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo.
Esses países criaram a Comunidade Econômica Europeia (CEE), em 1957
O _____, assinado em 1992, que entrou em vigor em 1993, instituiu a denominação atual de União Europeia.
Tratado de Maastricht
O Euro, moeda única da União Europeia, é adotada por todos os países. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Alguns países não adotam o euro (Bulgária, Croácia, Dinamarca, Hungria, Polônia, Romênia, República Checa e Suécia)
Os cidadãos do bloco econômico da União Europeia têm o direito de residir noutro país para procurar emprego e trabalhar, bastando que possua uma autorização para trabalhar. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Sem necessitar de uma autorização de trabalho.
Os cidadãos do bloco econômico da União Europeia têm o direito de permanecer noutro país da UE mesmo após ter deixado trabalhar e de usufruir do mesmo tratamento que os nacionais do país em questão no que se refere ao acesso ao emprego, condições de trabalho e todos os outros benefícios sociais e fiscais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Os controles de passaporte foram abolidos no âmbito
da UE. Um cidadão europeu pode entrar e sair livremente de um país do bloco, ali residir e trabalhar. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O que é o Espaço Schengen?
É uma convenção entre países europeus sobre uma política de abertura das fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países signatários.
Quantos países forma o Espaço Schengen?
26 países
No Espaço Schengen foram abolidos os controles de passaporte. Os cidadãos de Schengen podem viajar livremente sem ter que se submeter a controles nas fronteiras. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O fim dos controles das fronteiras internas da União Europeia e de Schengen foi acompanhado por um reforço das fronteiras externas. CERTO ou ERRADO?
CERTO! Os Estados-membros que se localizam na linha de frente têm a responsabilidade de realizar rigorosos controles em suas fronteiras e fornecer, dependendo do caso, vistos de curta permanência.
Quais os principais fatores que fazem crescer o discurso de partidos nacionalistas de extrema direita eurocéticos, com resistências a várias das políticas comuns da União Europeia?
A crise econômica mundial de 2008; e
O grande afluxo de migrantes vindo da África e da Ásia, a partir de 2014.
Crise MIGRATÓRIA e ECONÔMICA
Quais países compõem o Reino Unido?
Inglaterra;
Escócia;
País de Gales; e
Irlanda do Norte.
Em junho de _____, em um _____, os britânicos decidiram _____ da União Europeia, no que é denominado de “_____”.
2016 / plebiscito / sair / Brexit
Na votação, os eleitores tinham de responder a apenas uma pergunta: “Deve o Reino Unido permanecer como membro da União Europeia ou sair da União Europeia?” 52% dos eleitores votaram por sair, 48% por permanecer.
O que alegam os defensores da saída do Reino Unido da União Europeia?
- O crescimento da União Europeia diminuiu a importância e a soberania britânica. (O país tem que seguir regulações nas áreas de economia, política, migrações, entre outras, decididas pelo bloco econômico.)
- O Reino Unido enviaria mais dinheiro para a União Europeia do que recebe de volta em investimentos. Saindo, sobraria mais dinheiro para ser investido no país.
- Os imigrantes tiram o emprego dos britânicos e têm acesso ao sistema de proteção social, prejudicando a qualidade dos serviços para os nacionais.
O que alegam os defensores da permanência do Reino Unido da União Europeia?
- Sair do bloco vai trazer prejuízos econômicos, como a exigência de novas taxas, regulações e acordos comerciais.
A vitória do sair, no plebiscito do Brexit, levou à renúncia do então primeiro ministro _____. _____ assumiu como primeira-ministra.
David Cameron / Thereza May
O artigo 50 do Tratado de Lisboa, um dos tratados constitutivos da União Europeia, regulamenta o processo de saída de um país do bloco econômico. O país que quer sair do bloco tem que notificá-lo formalmente. A partir daí, iniciam-se negociações sobre os termos da saída, que podem durar até quanto tempo?
2 anos
No processo de saída da UE, o Reino Unido fez a notificação em 29 de março de 2017. A saída estava programada para ocorrer em _____, mas isso não ocorreu.
29 de março de 2019
No processo de saída do Reino Unido da UE, os termos da negociação foram muito criticados por _____ do Brexit. Altos funcionários do governo britânico, inclusive ministros, renunciaram por discordarem de alguns termos da negociação final.
Defensores
No processo de saída do Reino Unido da UE, após a negociação, a União Europeia e o Reino Unido deveriam aprovar o acordo. O que ocorreu, entretanto?
O Conselho da União Europeia aprovou o acordo em novembro de 2018.
O Parlamento britânico rejeitou o acordo em janeiro de 2019. (432 votos contra e 202 a favor)
No processo de saída do Reino Unido da UE, o Conselho da União Europeia aprovou o acordo em novembro de 2018. Já o Parlamento britânico rejeitou o acordo em janeiro de 2019. Foram 432 votos contra e 202 a favor. O que ocorreu a partir daí?
Thereza May reapresentou a proposta em 12 de março, sendo reprovada com 391 votos contra e 242 a favor.
A primeira-ministra apresentou a proposta pela
terceira vez em 29 de março, sendo novamente recusada, com 344 votos contra e 286 a favor.
Como fracassou em aprovar a proposta do Brexit, que negociou com a União Europeia, no parlamento britânico, Thereza May deixou o cargo de primeira-ministra. No seu lugar, assumiu em julho de 2019, _____, ex-ministro de Relações Exteriores e ex-prefeito de Londres.
Boris Johnson
Boris Johnson prometeu que o Reino Unido sairia do bloco europeu até o final de outubro de 2019, com acordo ou sem acordo, o que não ocorreu. Boris Johnson negociou com a União Europeia um ajuste no acordo de saída e o submeteu a aprovação do parlamento britânico, que não o aprovou. Além de não ter aprovado, a Câmara dos Comuns determinou ao primeiro-ministro que solicitasse um novo adiamento da saída do Reino Unido do bloco europeu, até 31 de janeiro de 2020. A solicitação foi feita e o novo prazo foi concedido. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O impasse do Brexit no parlamento (por não conseguir aprovação) fez com que Boris Johnson tentasse três vezes sem sucesso convocar eleições parlamentares antecipadas. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Após as tentativas de Boris Johnson de convocar eleições parlamentares antecipadas, a oposição resistiu à ideia até que o parlamento aprovou uma lei que impediu a retirada do país da UE sem um acordo.
Em 29 de outubro de 2019, a Câmara dos Comuns aprovou a realização de eleições gerais em 12 de dezembro de 2019. O Partido _____, do premiê Boris Johnson, foi o grande vencedor das eleições conquistando 365 assentos de um total de 650 no Parlamento e avançando sobre tradicionais redutos do Partido _____.
Conservador / Trabalhista
Após a vitória eleitoral do Partido Conservador, o acordo do Brexit foi finalmente aprovado pelo parlamento britânico e o Reino Unido saiu da União Europeia, COM ACORDO, em que data?
31 de janeiro de 2020
O Brexit é um episódio inédito?
SIM! É a primeira vez que um país membro sai do bloco econômico.
O Reino Unido deixou de fazer parte das instituições políticas europeias, como o Parlamento Europeu e a Comissão Europeia, não tendo mais direito a voto.
No entanto, durante o período de transição, continua
contribuindo para o orçamento da União Europeia, precisa continuar seguindo suas regras e está sujeito às determinações da Corte Europeia de Justiça em caso de disputas legais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Dentre os principais pontos do acordo do Brexit, está o Período de transição.
Em síntese, até quando vai e esse período e o que será discutido?
Irá até 31 de dezembro de 2020.
As duas partes vão negociar pontos como a circulação de cidadãos europeus e britânicos entre Reino Unido e
União Europeia (incluindo regras de habilitação e passaportes de animais), permissões de residência e trabalho para europeus no Reino Unido e britânicos na UE, comércio entre Reino Unido e União Europeia,
tarifas de importação, livre circulação de mercadorias, questões de segurança e compartilhamento de dados, licenciamento e regulamentação de medicamentos e circulação de alimentos.
Qual a questão mais importante a ser discutida durante o período de transição, no acordo do Brexit?
A questão a comercial, já que a UE respondeu por 49% das exportações do Reino Unido em 2019.
Durante o período de transição, da saída da UE, o Reino Unido continuará participando e seguindo as regras do livre comércio e da união aduaneira?
SIM!
Enquanto membro da União Europeia, o Reino Unido faz parte do orçamento do bloco, recebendo investimentos e contribuindo financeiramente para o cofre geral. A União Europeia possui um orçamento comum e fundos setoriais. Atualmente está em vigor o orçamento do período de 2014-2020.
O Reino Unido terá que cumprir com todos os compromissos de aporte financeiro já assumidos, mesmo que alguns aportes tenham que ser realizados após o país já estar fora do bloco europeu. Qual o valor desses aportes?
O valor destes compromissos foi calculado em 30 bilhões de libras esterlinas (R$ 172 bilhões) que o Reino Unido terá de pagar como uma compensação financeira à União Europeia.
Os cidadãos europeus que já estejam no Reino Unido antes do Brexit e do fim do período de transição poderão manter os atuais direitos de residência e acesso a serviços públicos?
SIM! O mesmo vale para britânicos que moram em países europeus.
Qual foi o principal ponto de divergência no parlamento britânico e que emperrou a aprovação do acordo do Brexit durante a gestão de Theresa May?
Fronteira entre a Irlanda e a britânica Irlanda do Norte
Qual a única ligação terrestre entre a União Europeia e o Reino Unido?
A Irlanda do Norte
A Irlanda tornou-se independente do Reino Unido em 1922, após três anos de conflito armado. A ilha da Irlanda foi dividida em duas, a maior parte formou a República da Irlanda, independente. A parte norte, denominada de Irlanda do Norte ficou sob controle do Reino Unido. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
A Irlanda do Norte é um país majoritariamente
católico. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! A Irlanda sim!
A Irlanda do Norte é 75% protestante
Como os protestantes eram maioria no norte, decidiam candidaturas políticas e plebiscitos, entre outros, acabavam impedindo que a vontade católica se manifestasse, além de discriminá-los. Por isso, o Exército Republicano Irlandês (IRA) continuou a lutar pela independência da região e a sua reanexação a República da Irlanda. Em 2005, o IRA anunciou o fim da luta armada e a entrega de armas.
Em 1998, foi assinado o Acordo de Belfast, pelos governos britânico e irlandês, e apoiado pela maioria dos partidos políticos norte-irlandeses. O acordo tinha por finalidade acabar com os conflitos entre nacionalistas (separatistas) e unionistas (pró-Reino Unido) sobre a questão da união da Irlanda do Norte com a República da Irlanda, ou sua continuação como parte do Reino Unido. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Uma das medidas determinantes para o término do conflito foi o fim do controle da fronteira entre a Irlanda do Norte e a República da Irlanda, permitindo a livre circulação de pessoas, o que propiciou uma maior integração entre os irlandeses da ilha. Atualmente, milhares de pessoas atravessam a fronteira irlandesa
todos os dias, e bens e serviços passam entre as duas jurisdições sem restrições.
A saída do Reino Unido da União Europeia implicará um controle de fronteiras entre a Irlanda e a Irlanda do Norte. Qual o temor em relação a isso?
Há um temor de que este controle de fronteira na ilha da Irlanda possa reavivar o movimento separatista na Irlanda do Norte.
Na negociação, o Reino Unido se comprometeu a não estabelecer uma “fronteira dura” (com postos de controle) entre a República da Irlanda e a Irlanda do Norte. CERTO ou ERRADO?
CERTO!