Economia e Sociedade Internacional Flashcards
A _____ pode ser entendida como o processo de integração entre povos, empresas, governos e mercadorias ao redor do planeta.
Globalização
Os primeiros passos rumo à conformação de um mercado mundial e de uma economia global (globalização) remontam que período?
Os séculos XV e XVI (15 e 16)
Com a expansão ultramarina europeia
Que marco deu início ao que alguns historiadores chamam de primeira globalização?
A chegada de Cristóvão Colombo à América, em 1492
A globalização não é um processo acabado. É um processo em curso, comandada pelos países ricos e por grandes empresas transnacionais. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
O desmantelamento do sistema socialista foi um importante fator que contribuiu para a globalização e a expansão mundial do capitalismo. CERTO ou ERRADO?
CERTO! A derrocada dos regimes do socialismo real, a partir de 1989, fez com que os antigos países socialistas se integrassem ao mercado global capitalista nos anos subsequentes.
Que mercado se tornou o centro da economia globalizada?
O Mercado Financeiro
A atual mobilidade do mercado mundial permite também que grandes empresas façam a relocalização de suas fábricas. O que isso significa?
Fechamento de unidades de produção em um local e sua abertura em outra região ou outro país. Esse mecanismo é globalmente usado para cortar gastos com mão de obra, encerrando a produção em países nos quais os salários são maiores, para organizar a produção onde há menos custos.
À medida que as nações aumentam suas barreiras comerciais no contexto da globalização, a fabricação em qualquer ponto do mundo e a exportação para outros mercados tornam-se cada vez mais rentáveis. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Para as exportações para outros mercados tornar-se cada vez mais rentáveis, deve-se diminuir as barreiras comerciais
Dentre as características da fase atual da globalização está:
O aumento do poder dos Estados nacionais em detrimento às grandes corporações multinacionais/transnacionais. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Há uma diminuição do poder dos Estados nacionais em virtude do grande poder econômico dessas empresas.
Umas das características da atual fase da globalização é a Multipolaridade.
No que consiste essa característica?
Nos distintos centros de poder, exercendo influência no campo político, econômico e militar mundial (Estados Unidos, União Europeia, China, Japão…)
Umas das características da atual fase da globalização é Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Como se dá essa divisão em relação aos países subdesenvolvidos industrializados (incluindo os emergentes)?
Esses países, em geral, fornecem:
Produtos primários, produtos industrializados, capitais, remessas de lucros e royalties para as sedes das multinacionais e juros da dívida.
Umas das características da atual fase da globalização é Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT).
Como se dá essa divisão em relação aos países desenvolvidos?
Esses países, em geral, fornecem:
Produtos industrializados (em geral de tecnologia superior), tecnologia e capitais (empréstimos, investimentos produtivos e especulativos nos mercados financeiros).
A Nova DIT, característica da atual fase da globalização,
pode ser vista de forma absoluta ou estanque?
NÃO! O Brasil, por exemplo, é um exportador
de aviões de alta tecnologia, mas não é a característica predominante da sua participação na DIT, que é a dos países emergentes.
Umas das características da atual fase da globalização é o predomínio do capitalismo financeiro.
No que consiste essa característica?
O grande comércio e a grande indústria são controlados pelo poderio econômico dos bancos comerciais e outras instituições financeiras.
Umas das características da atual fase da globalização é o predomínio de práticas neoliberais.
No que consiste essa característica?
Práticas que visam a uma maior liberdade econômica e a menor participação possível do estado nas atividades econômicas e na regulação da economia.
Umas das características da atual fase da globalização é a integração mundial do mercado financeiro.
No que consiste essa característica?
A revolução nas telecomunicações propiciou a realização online de operações financeiras e a interdependência do segmento financeiro que opera de forma unificada pelo mundo.
Umas das características da atual fase da globalização é o aumento do comércio mundial, que cresce em níveis maiores do que o PIB mundial. CERTO ou ERRADO?
CERTO!
Umas das características da atual fase da globalização é a proliferação de blocos econômicos
No que consiste essa característica?
Sob a economia globalizada, esses grupos reforçam a tendência de abrir as fronteiras das nações ao livre fluxo de mercadorias e capitais, ao reduzir barreiras alfandegárias e coibir práticas protecionistas e regulamentações nacionais.
Umas das características da atual fase da globalização é a seletividade das migrações
No que consiste essa característica?
Com muitos obstáculos, a migração de trabalhadores de baixa renda em direção aos países ricos e uma facilidade de ingresso e residência de mão de obra altamente qualificada, como cientistas e reconhecidos professores universitários, bem como de pessoas ricas que vão investir nesses países.
A atual etapa da globalização, proporcionou uma diminuição das desigualdades entre países e desigualdades sociais. CERTO ou ERRADO?
ERRADO! Houve um AUMENTO das desigualdades entre países e desigualdades sociais.
Por que com a globalização, houve um aumento das desigualdades sociais e entre países?
Pois a distância que separa os países ricos dos países pobres aumentou e há uma maior concentração de riqueza em um número muito pequeno de pessoas no mundo.
Umas das características da atual fase da globalização é a emergência de uma sociedade civil global.
No que consiste essa característica?
Os problemas passam a ser vistos globalmente, o que leva a atuação em rede e com pautas globais por organizações da sociedade civil.
Qual o pilar econômico da atual fase da globalização?
O neoliberalismo
O que é o neoliberalismo?
Conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. Segundo seus defensores, a presença do Estado na economia inibe o setor privado e freia o desenvolvimento.