Ecologia - A2 Flashcards
Qual a importância do ciclo lunar e as suas influências na maré?
A Lua exerce uma influencia gravitacional sobre a Terra, resultando em movimentações nas marés: tais como maré morta e maré viva
O que aconteceria com as marés se a Lua não existisse?
Se a Lua não existisse, as marés seriam muito menos pronunciadas e previsíveis em comparação com o que vemos hoje.
O que é a atmosfera da Terra e para que ela serve?
A atmosfera é uma camada de gases que envolve o planeta, mantendo-se presa à Terra pela força gravitacional. Ela é essencial na proteção contra radiação (raios UV), na regulação da temperatura (cobertor que retém calor do sol) etc.
O que aconteceria se a Terra não tivesse atmosfera?
Se a Terra não tivesse uma atmosfera, as condições em sua superfície seriam extremamente hostis e inabitáveis para a maioria dos seres vivos.
A temperatura seria extrema, de dia temperaturas altas e a noite, sem a capacidade de retenção de calor, a temperatura cairia drasticamente.
A radiação solar seria muito nociva causando danos graves à vida exposta.
A atmosfera também contem oxigênio, sem ela, não existiria a respiração aeróbica.
O que é o Efeito Estufa e para que ele serve?
O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para a vida na Terra. Ele refere-se ao processo pelo qual certos gases presentes na atmosfera (CO2, metano e vapor d’água) retêm parte do calor do Sol na atmosfera, ajudando a manter a temperatura da Terra em níveis adequados para a vida.
O que aconteceria se o Efeito Estufa não existisse?
Sem o efeito estufa, a temperatura seria extrema por não existir a retenção de calor. A água, estaria em sua maioria, congelada. Ocorreria colapso dos ecossistemas e impactos na vida humana.
Pelo que a inclinação da Terra é responsável?
A obliquidade da Terra permite a distribuição distinta da luz solar no planeta, definindo assim: as estações do ano, variação do dia e noite, a permissibilidade e definição de um clima regional. Ou seja, a inclinação é responsável por uma série de fenômenos climáticos e astronômicos que afetam as condições de vida no planeta.
O que ocorreria se a Terra não tivesse obliquidade?
Se o eixo da Terra fosse perpendicular ao plano de órbita em redor ao Sol, as estações do ano não seriam notáveis. Já que a incidência de luz solar seria a mesma em todas as regiões do planeta.
Muitos ciclos naturais seriam afetados, como o de floração de plantas, migração de animais que estão ligados às estações do ano.
O clima seria muito mais estável em todo o planeta, ou seja, não haveria climas extremos, como ondas de calor ou de frio intensas.
O que é o Solstício?
O solstício marca o momento que o Sol atinge sua maior altura aparente no céu em relação a linha do horizonte (sendo mais alta ou mais baixa).
Solstício de verão: O Sol atinge sua posição mais alta no céu.
Solstício de inverno: O Sol atinge sua posição mais baixa no céu.
O que é o Equinócio?
Um equinócio ocorre quando o dia e a noite têm aproximadamente a mesma duração em todos os lugares da Terra.
Equinócio de primavera
Equinócio de Outono
Por que ocorre o solstício e o equinócio?
Esses eventos astronômicos ocorrem devido à combinação da órbita da Terra ao redor do Sol e à inclinação de seu eixo de rotação.
Para que serve a circulação de ar nas células de Hadley?
A circulação de ar desempenha um papel fundamental na redistribuição do calor e na formação de padrões climáticos em todo o mundo.
São responsáveis pelo transporte de calor e umidade das regiões equatoriais em direção aos trópicos e polos.
O que acontece se as células Hadley não existissem?
Sem essas células, as áreas subtropicais se tornariam mais secas devido à falta de umidade transportada dos trópicos. Ao mesmo tempo, os trópicos se tornariam mais úmidos devido à retenção de umidade nessas regiões.
O que é o Efeito Coriolis?
O Efeito Coriolis é um fenômeno físico que ocorre devido à rotação da Terra sobre seu próprio eixo. Ele causa a deflexão de objetos em movimento, como vento e correntes oceânicas, em relação a superfície da Terra.
O que aconteceria se o Efeito Coriolis não funcionasse?
A circulação oceânica seria afetada, assim como o padrão dos ventos globais seria diferente. Os padrões de precipitação que são determinados, praticamente, pelo padrão do vento e da circulação atmosférica seriam alterados.
O que é a ressurgência oceânica?
A ressurgência é um fenômeno oceânico em que águas profundas e frias são trazidas para a superfície em áreas específicas dos oceanos. Isso ocorre devido à interação de ventos, topografia do fundo do mar e movimento das correntes oceânicas.
O que aconteceria se a ressurgência não existisse?
Ocorreria redução da produtividade biológica, já que não seria ofertado nutrientes essenciais para seres basais da cadeia alimentar.
Se 99% de todos os gases na atmosfera (excluindo o vapor de água) são nitrogênio e oxigênio, por que os climatologistas não enfocam as alterações de concentração desses gases?
Embora sejam os mais abundantes na atmosfera, as concentrações deles são relativamente estáveis ao longo do tempo e não são afetadas significativamente pela atividade humana. Portanto, a mudança nessas concentrações não são uma preocupação primária quando se trata de mudanças climáticas antropogênicas.
Como a produção humana de gases de efeito estufa levou ao aquecimento global?
As atividades humanas, como queima de combustível fóssil para energia, desmatamento e monoculturas intensivas liberam grande quantidade de gases de efeito estufa na atmosfera. Com o aumento de gases de efeito estufa, mais calor será retido na atmosfera, resultando em um aumento geral da temperatura média da superfície da Terra.
Quais são os passos envolvidos no efeito estufa?
- Radiação solar - a radiação solar atravessa a atmosfera e atinge a superfície terrestre.
2 - Absorção de calor - assim que ela atinge a Terra, ela é absorvida pela superfície terrestre, aquecendo-a. Parte dessa radiação absorvida é então reemitida de volta à atmosfera pela forma de radiação infravermelha.
3 - Absorção pelos gases de efeito estufa - a radiação infravermelha é absorvida por certos gases na atmosfera, conhecido como gases do efeito estufa (CO2, metano e vapor d’água).
4 - Retenção de calor - Após a absorção, parte desse calor é reemitido de volta para a superfície terrestre, contribuindo para o aquecimento adicional da superfície.
Por que a energia solar por unidade de área é mais intensa próximo ao Equador do que perto dos polos?
A intensidade solar é mais intensa devido à inclinação da Terra em relação ao Sol.
Próximo ao equador, os raios solares atingem a superfície de forma mais direta, pois a inclinação é menor. Isso significa que a energia solar é mais concentrada em uma área menor, aumentando a intensidade por unidade da área
O que é o efeito albedo?
É a capacidade de uma superfície refletir a radiação solar que incide sobre ela.
É uma medida da quantidade de radiação solar que é refletida de volta para o espaço em relação à quantidade total de radiação solar que incide sobre essa superfície.
Quais são as quatro propriedades do ar que são importantes na determinação das correntes de convecção atmosféricas?
Diferenças de temperatura - fundamentais para a formação das correntes de convecção atmosférica
Diferença de densidade - a densidade do ar - o ar quente tende a subir, o frio sendo mais denso tende a afundar.
Umidade - o ar úmido é menos denso que o ar seco, pois a presença de vapor d’água reduz a densidade do ar. Portanto, regiões onde o ar está mais úmido, tendem a ter correntes de convecção mais ativas.
Pressão atmosférica - quando o ar sobe em uma região de baixa pressão, ele se expande e resfria, formando nuvens. Por outro lado, em uma região de alta pressão o ar tende a se aquecer e secar, levando a condições estáveis e céus mais claros
Considerando que a posição do equador solar muda ao longo do ano, qual é a implicação dessa alteração na localização da ZCIT ao longo do ano?
Essas mudanças na posição da ZCIT ao longo do ano têm implicações significativas nos padrões de chuvas e na distribuição de precipitação ao redor do equador e em regiões próximas a ele. O movimento sazonal da ZCIT é um dos fatores que influenciam os padrões climáticos tropicais e a ocorrência de estações chuvosas em muitas regiões equatoriais e tropicais.