dorgas Flashcards
Quais são os 3 principais alvos da maioria das drogas e fármacos? e qual deles é o mais comum.
Neurotransmissores (os mais comuns), transportadores e recetores
Exemplos de drogas que têm como alvos transportadores?
Cocaine, Ecstasy (MDMA), Amphetamines
Exemplos de drogas que têm como alvos recetores?
Alcohol, Nicotine, Heroin, Hash, Marijuana, Caffeine
Explica o processo de vício no cérebro (molecularmente)
Existe um equilíbrio de excitação/inibição -> a droga altera um desses -> o cérebro sobreexpressa o outro para compensar - a droga pára de atuar , desequilibrando o sistema -> a pessoa sente a falta da droga devido ao desequilíbrio porque os sistemas endógenos são lentos a atuar (para restaurar o equilíbrio).
Quais os 3 neurotransmissores mais envolvidos na relação cognição/humor/emoções?
Dopamina, noradrenalina, serotonina
Qual o neurotransmissor envolvido no mecanismo de recompensa (e por consequente associado a vício)?
Dopamina
Como são afetados os neurónios durante o uso intenso e prolongado de drogas (como Ecstasy?
Muitos neurónios morrem, mas passado algum tempo parte da função é regenerada. No entanto nunca volta ao seu estado inicial
Quando é que a densidade sinática está no seu pico?
Por volta dos 6 anos, daí ser importante exercitar o cérebro para manter /criar conexões.
Lista alguns efeitos benéficos e prejudiciais do alcool
Benéficos: (moderação) Benefícios associados ao sangue - menor risco de tromboses, mais HDL, aumenta a circulação coronária, menor risco de infarte; menor risco de pedras no rim e na vesícula biliar; menor risco de diabetes
Prejudiciais: Danos neuronais generalizados - falta de memória, irritabilidade, ansiedade e prejudica o desenvolvimento.
Qual é o efeito do álcool ao nível das sinapses?
Liga-se a vários recetores mas a sua principal forma de atuação é a ligação a recetores de GABA (que são inibitórios). Ao ligar-se ao rector, este fica aberto durante mais tempo, deixando entrar mais Cl-. Isto vai diminuir a atividade do neurónio, que está associado aos seus efeitos sedativos.
Qual é o efeito de opioides (como a heroína e morfina)?
Eles imitam as substâncias opioides que produzimos naturalmente. Os opioides, por mensageiros secundários, diminuem a quantidade de GABA libertado (que tem um efeito inibitório). Com a diminuição deste sinal inibitório há mais dopamina a ser libertada pelo neurónio pós-sináptico -> origina sensação de prazer.
Qual é o efeito da cocaína?
Bloqueia o reuptake de neurotransmissores como a dopamina, norepinefrina e serotonina -> aumenta a sua concentração -> causa sensação de prazer(dopamina), confiança(serotonina) e energia(norepinefrina).
Qual é o efeito da nicotina?
Imita o modo de ação da acetilcolina ligando-se aos rectores nicotínicos. Quando a nicotina (ou a acetilcolina) se liga os canais abrem, sinalizando para a libertação de dopamina (sensação de prazer). Depois de abrirem ficam “desensitized”. Fumadores têm muita estimulação destes recetores por isso os canais ficam mais desensitized levando ao neurónio a produzirem mais recetores. Durante a noite a nicotina desaparece e como há muitos recetores gera uma sensação de nervosismo/ansiedade.
qual é o efeito da cafeína?
Adenosina (produto da hidrólise de ATP) liga-se a recetores específicos, baixando a atividade neuronal e induzindo sonolência. A cafeína é um antagonista, ligando-se a estes recetores sem os ativar (inibição por competição). Também tem o efeito secundário de aumentar a produção de adrenalina (que faz com que fiques mais atento).
Qual é o efeito das anfetaminas?
As anfetaminas têm uma estrutura semelhante à dopamina. Ao entrarem no neurónio pré sináptico, vão fazer com que os transportadores de dopamina a libertem para a fenda em vez de fazerem o seu reuptake -> estimula os recetores de dopamina.