Dor Flashcards
Em quais formas a dor pode ser classificada ?
Nociceptiva;
Neuropática;
Psicogênica;
Quais os dois tipos de dor nociceptiva ?
Somática ou visceral;
O que é a dor nociceptiva ?
Clássica dor aguda relacionada por exemplo trauma ou a síndrome de abdômen agudo.
O que é a dor neuropática ?
Na maioria das vezes se origina da dor aguda não tratada ou tratada de forma insuficiente, passando a ser crônica. Na dor neuropática a dor é a própria doença.
Caracteriza-se também como forma de estresse.
Porque a dor nos animais também é um componente emocional importante ?
Pois boa parte das fibras que transmitem impulsos nervosos relacionados à dor conectam-se diretamente ao sistema límbico, que é o centro das emoções. Desta forma a dor em animais apresenta além do aspecto físico, um componente emocional importante.
Quais são tradicionalmente os 5 sinais vitais ?
Frequência cardíaca (pulso): número de batimentos do coração por minuto.
Frequência respiratória: número de respirações por minuto.
Temperatura corporal: medida do equilíbrio térmico do corpo.
Pressão arterial: força que o sangue exerce contra as paredes das artérias.
Saturação de oxigênio: porcentagem de oxigênio no sangue.
Qual é o 6° sinal vital ?
O sexto sinal vital pode variar dependendo da fonte, mas em muitos contextos médicos, ele se refere à dor. A dor é considerada o sexto sinal vital porque é uma medida subjetiva importante do estado de saúde do paciente, especialmente em termos de sofrimento físico e qualidade de vida.
Os profissionais de saúde frequentemente perguntam aos pacientes para que classifiquem sua dor em uma escala, o que ajuda no manejo clínico e no planejamento do tratamento. Em outros casos, a capnografia (monitoramento de CO2 expirado) ou a glicemia (nível de açúcar no sangue) também são considerados como o sexto sinal vital, dependendo do ambiente de atendimento.
Porque a dor é biologicamente danosa ?
Por dificultar a cura de lesões, devido à resposta de estresse; causar emagrecimento, tanto pela redução do apetite, como pelo aumento do consumo de energia; risco de automutilação; possibilidade de se tornar crônica; depressão da função imune e em casos de pós cirúrgico, aumento do tempo de recuperação e maior risco de complicações pós-operatórias.
Como exemplo, ratos portadores de câncer e submetidos a analgesia apresentaram 80% menor incidência de lesões de metástase que os que cuja dor não foi tratada (Page et al 1993).
É verdade que o manejo de dor em paciente ortopédicos deve ser menor pois o animal sem dor força mais o membro ?
Ainda é comum o argumento de que o tratamento da dor em animais submetidos a procedimentos ortopédicos deve ser limitado dada à possibilidade do animal “forçar” o membro e interferir na recuperação da cirurgia. Entretanto, cães submetidos à correção de fratura de fêmur apresentaram melhor recuperação do ponto de vista cirúrgico, em termos de melhor cicatrização, consolidação da fratura mais rápida e menor edema, infecção e migração de pino, quando tratados com analgésicos antiinflamatórios do que os não tratados
Como é a experiência da dor ?
A dor é uma experiência que envolve um componente objetivo (físico – nocicepção), relacionado à percepção e resposta ao estímulo nociceptivo e um componente subjetivo, relacionado à dimensão afetiva e emocional, ou seja o sofrimento.
Quais são os três pilares da dor ?
Os três pilares da dor são o sensorial-discriminativo, relacionado às propriedades mecânicas, térmicas e espaciais, ou seja a localização e qualificação da dor, o cognitivo-avaliativo, rlacionada às experiências prévias que podem modificar a resposta ao estímulo doloroso e o motivacional-efetivo, que envolve o sofrimento, medo, tensão e ansiedade que relacionados à dor, as respostas neurovegetativas e alterações comportamentais.
A dor é uma experiência multifatorial ?
a dor é uma experiência multifatorial que envolve o sensorial (físico-nociceptivo), o afetivo/emocional, que expressa o que aquele animal em particular sente e o funcional, por exemplo, o quanto as suas funções ficam prejudicadas.
e nos animais isto não é possível e a experiência da dor é subjetiva,
complexa e multidimensional.
A dor também se estabelece pelas influências do meio ambiente e do aspecto psicológico do animal, daí ser considerada como um fenômeno biopsico-social, que envolve os aspectos biológico, psíquico e social do indivíduo.
Os veterinários podem dar escores de dor diferentes ?
As atitudes com relação ao uso de analgésicos em animais variam de acordo com o sexo e idade dos veterinários. As mulheres são mais sensíveis na avaliação da dor e normalmente estabelecem escores de dor mais altos que os homens, da mesma forma que veterinários com menor tempo de graduação em relação aos graduados há mais tempo
Qual é o componente principal na avaliação da dor ?
O comportamento é o componente principal na avaliação, já que normalmente está alterado. Entretanto, no caso de animais exóticos, diversas vezes sequer se conhece o que é o comportamento normal da espécie em questão.
Deve-se levar em conta a variabilidade inter-individual tanto de tolerância a dor, como da resposta aos analgésicos (farmacogenética).
Fatores opioides em felinos
efeitos analgésicos doos opioides em felinos é em parte determinado geneticamente.