Doenças Tubulointersticiais Flashcards

1
Q

Qual função renal está predominantemente alterada nas doenças tubulointersticiais em relação às glomerulopatias?

A

Reabsorção&raquo_space; filtração

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é a síndrome de Falconi? Qual é uma das suas principais causas?

A

Falha na reabsorção tubular proximal de glicose, aminoácidos, fosfato e bicarbonato
Nefropatia do mieloma múltiplo

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

Em que situações devemos suspeitar de doenças tubulointersticiais?

A
  • Disturbios de concentração da urina

- Disturbios do equilíbrio ácido basico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

Quais as 5 síndromes tubulointersticiais?

A
Necrose tubular aguda
Nefrite intersticial aguda
Nefrite intersticial crônica
Necrose de papila
Distúrbios tubulares específicos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

Em ordem de maior frequência pra menor frequência, diga as causas de insuficiencia renal aguda.

A

Pre-renal
NTA
Pos-renal

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

Como a nta é definida em termos histopatológicos?

A

Perda do epitélio tubular em vários pontos do parênquima renal BILATERALMENTE

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

Quais os locais do tubulo mais acometidos pela nta?

A
Tubulo proximal (parte reta)
Alça de henle
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que as células epiteliais da nta formam quando descamam?

A

Plugs obstrutivos

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

V ou F: a nta é uma sd de natureza AUTOLIMITADA.

A

V

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

Como é o curso natural da nta?

A

Pct melhora com 7 a 21 dias após início

Quando está se recuperando, observa-se poliúria e redução paulatina das escórias nitrogenadas

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

Quais as 7 principais causas de nta?

A
Choque
Sepse/sirs
Pós-op de cirurgias
Medicamentos nefrotoxicos
Pigmentos nefrotoxicos
Venenos
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
12
Q

Os rins começam a sofrer com PAM abaixo de qto? Quais os fatores que podem levar o choque a causar nta ao invés de IRA pré-renal?

A

Abaixo de 80mmhg

Se for prolongada ou muito intensa ou tiver fatores desencadeantes prévios (IRC p.e.)

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
13
Q

Qual tipo de choque costuma preservar mais a função renal? Por quê?

A

Cardiogênico

Reflexo cardiorrenal
Liberação de peptídeo natriuretico

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
14
Q

O que é SIRS? Quais as 2 principais causas?

A

Síndrome de resposta inflamatória sistêmica

Pancreatite aguda necrosante e grande queimado

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
15
Q

Quais as 3 principais cirurgias que podem cursar com nta no pós-operatorio? Por quê?

A
Cirurgia cardíaca - CEC (+2h aumenta risco)
Reparo de aneurisma de aorta abdominal (princ se for suprarrenal)
Cirurgia hepatobiliar (falta de sais biliares aumentam a translocação bacteriana de gram-negativos no pós op - endotoxemia)
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
16
Q

Quais os dois principais grupos que causam a nta por medicamentos? Em que se diferenciam? Quais são 2 exemplos de cada grupo.

A
  • lesao por toxicidade direita -> ira não oligurica - aminoglicosídeos, anfotericina B e aciclovir
  • lesao por vasoconstrição renal e isquemia secundária -> ira oligurica - contraste iodado, ciclosporina e tacrolimus
How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
17
Q

Como é o curso de evolução da ira por contraste iodado?
Quais 5 fatores de risco?
É comum o desenvolvimento de oliguria?

A

Início com 24-48h após ADM de contraste -> pico de escórias nitrogenadas em 3-5 dias -> recuperação em 1 semana

IRC prévia
Insuficiencia cardíaca
Diabetes mellitus
Hipovolemia
Mieloma múltiplo

Não é comum o desenvolvimento de oligurica, só em pcts mais graves

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
18
Q

Quais as 3 principais causas de nta por hemólise?

Qual mecanismo?

A

Reação transfusional hemolítica
Crises hemolíticas da deficiência de g6pd
Malária por plasmodium falciparum

Efeito tóxico direto

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
19
Q

Quais as 3 espécies de peçonhentos mais comuns de causarem nta? Qual mecanismo?
Quais duas medidas interessantes em algumas situações para minimizar os efeitos renais desses venenos?

A

Bothrops jararaca -> efeito tóxico direto, hemoglobinuria e trombose vascular
Crotalus durissimus -> rabdomiólise
Loxoscelus (aranha marrom) -> veneno hemolítico e nefrotoxico

Hidratação vigorosa (diminuir concentração deles na urina) e alcalinização da urina

20
Q

Para quanto a TFG costuma diminuir na nta?

A

5-10 ml/min

21
Q

Qual padrão-ouro na diferenciação entre IRA pré-renal e nta?
Quais exames pedir e como diferenciar as duas situações?
Qual marcador mais confiável dentre os aferidos por esses exames? Em que situação tenho que mudar esse marcador?

A

Prova terapêutica - fzr no min 1000 ml de cristaloides
Colher sumário de urina e bioquímica urinária

Na NTA, o sumário apresentará uma urina diluída e com cilindros granulosos e epiteliais. Na bioquímica, apresentará sódio urinário elevado, fração de excreção de sódio elevada e baixa osmolaridade.

Fração de excreção de sódio. Em pcts que usam diuréticos, pedir fração de excreção de uréia, que também estará aumentada na NTA.

A relação Ur/Cr está aumentada na IRA pré-renal (>40) e na NTa <20-30

22
Q

V ou F: há tto eficaz para NTA

V ou F: a letalidade da NTA é de 50%

A

F. NÃO HÁ!!!

F. 80%!!!!!!!!!!!

23
Q
Em que consiste o tto da NTA?
Fale sobre furosemida.
-em que tipo de IRA usar?
-ate quanto tempo usar?
-como usar?
-quais seriam os 2 benefícios?
-há comprovação de que melhora?
A

Mais a prevenção

  1. Deixar o pct euvolemico (hidratar se hipo e restringir liq se hiper)
  2. Dialisar se necessário (sinais de uremia - encefalopatia, pericardite, hipertensão grave, EAP, sangramento, hipercalemia, acidose metabólica)
  3. Furosemida se IRA oligurica na fase inicial (primeiras 48h) -> fazer prova terapêutica até 200mg IV - se responder, deixar 20-40mg em BIC
    Benefícios: tiraria a pressão sobre a alça de henle porque inibe o NaK2Cl e aumentaria fluxo urinário “lavando” plugs obstrutivos
    Não há comprovação de que melhora nem sobrevida nem tempo de evolução da IRA
24
Q

Quando suspeitar de necrose cortical aguda? Qual a tríade clássica?
Como é a epidemio e o prognóstico?
Quais são os fatores de risco?

A

Pct com anúria + lombalgia + hematúria (tríade), com um dos fatores de risco (sepse ou complicações obstétricas) e gravemente hipotenso
Mais rara e mais grave que a NTA

25
Sobre a rabdomiólise: Quais 6 causas importantes? Qual medicamento associado à estatina aumenta muito o risco de rabdomiólise? Qual limite superior de cpk para a manutenção do uso de estatina? V ou F: se o pct apresentar rabdomiólise, a única estatina que poderá ser usada é a pravastatina.
``` Trauma por esmagamento Intoxicação por álcool Intoxicação por medicamentos Distúrbios eletrolíticos Decúbito prolongado Miosites infecciosas ``` Fibratos!!! De 0,05 pra 6% Suspender estatina se cpk ultrapassar 10x o normal F. Não pode usar mais nenhuma estatina
26
Em relação à rabdomiólise: Qual quadro clínico? Quais as alterações laboratoriais? Quais as complicações precoces e tardias?
Mialgia generalizada Fraqueza Muscular Enzimas Musculares Mioglobulinuria (urina escura) Complicações precoces (primeiras 24h): hipercalemia e hiperfosfatemia (liberação do músculo) Hipocalcemia (precipitação de fosfato de cálcio do músculo) Acidose metabólica com ânion gap aumentado Disfunção hepática Complicações tardias (24-48h): IRA por NTA CIVD (só laboratorial) Síndrome compartimental (panturrilha)
27
Quais as 3 formas patogênicas da IRA pela rabdomiólise? Qual a principal causa de morte por rabdomiólise? Como tratar a rabdomiólise? -os 3 principios
Hipovolemia (perda muscular) Vasoconstrição arteriolar renal Efeito tóxico direto PCR por hipercalemia associada a IRA e acidose metabólica - nas primeiras 24-48h, devo hidratar vigorosamente até atingir débito urinário de 3ml/kg/h - depois, faço manitol + bicarbonato de sódio com salina 0,45% - corrigir os distúrbio hidroeletroliticos (hipercalemia, hiperfosfatemia e acidose metabólica)
28
Sobre a síndrome de lise tumoral: O que é? Quais as 4 características mais marcantes? Quais os 2 principais cânceres envolvidos? Por que causa IRA? Como fazer a prevenção? Quais as 5 indicações de hemodiálise de urgência?
É a hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia e hipocalcemia (2 dos 4) causados pela rápida destruição de células tumorais neoplásicas devido, geralmente, à quimioterapia e surge em até 7 dias depois desse tto. Linfoma de Burkitt e leucemia linfoide aguda Pela precipitação de cristais de ácido úrico no sistema tubular renal - IRA oligurica - hidrataçao vigorosa (2-3L/d) com soro fisiológico + diurético de alça (tlvz) em TODOS - terapia hipouricemiante com alopurinol (MEDIO risco) ou rasburicase (ALTO risco) iniciados 48h antes da QT e mantidos até 7 dias dps - oliguria/anúria - hipercalemia persistente - hiperfosfatemia persistente - hiperuricemia persistente - hipocalcemia persistente
29
V ou F: a targeted therapy tem diminuído a incidência de sd de lise tumoral V ou F: a sd de lise tumoral tende a ser autolimitada
F. Aumentado V
30
``` Sobre a NIA: O que é? Por que a IRA ocorre? Quais são os 5 principais grupos de NIA? Qual quadro clínico? Quais as alterações laboratoriais? E de imagem? Qual tto ? ```
É uma lesão causada por infiltração de mononucleares no interstício e, principalmente, no cortex. Causa um tipo de nefropatia obstrutiva intrarenal, formando uma IRA oligurica por compressão extrínseca tubular devido ao edema intersticial. Farmacoinduzida; infecção direta; infecção secundária; associada a doenças; idiopática IRA oligurica súbita geralmente poucos dias dps de iniciar ou trocar um medicando; pode ter dor lombar e Rash cutâneo (se alergia) Proteinúria subnefrotica, hematúria não dismorfica, cilindros leucocitarios, eosinofiluria, fração de excreção de sódio >1% Rim de tamanho aumentado com hiperecogenicidade cortical Retirada do fator causal -n melhora em 7 dias-> corticoide e biopsia
31
Quais os medicamentos mais comumente causam NIA?
``` Beta lactamicos (penicilina, sulfa) Sulfonamidas AINEs Rifampicina Alopurinol ```
32
Sobre a necrose de papila: O que é? Quais suas 5 principais causas? Qual a epidemiologia e os principais sintomas? É comum o desenvolvimento de IRA? Como fazer o diagnóstico? Qual principal exame complementar e seu achado? Qual tto?
``` Lesão do parênquima renal com isquemia da região medular que ocorre como complicação de doença sistêmica Pielonefrite Hemoglobinopatia S Obstrução urinária Diabetes Analgésico ``` Acima de 50a. Bilateral, início súbito de cólica renal e febre associado a hematúria e proteinúria. Só ocorre IRA se mts papilas bilateralmente acometidas - mts pcts morrem por infecção e sepse sem ter desenvolvido IRA. O pct pode flagrar a papila descamada na urina. Urografia retrógrada - ring shadows Retirar causa - ctl infecção TU!!! Grave - nefrectomia
33
Sobre a acidose tubular renal do tipo II: O que é? Como se apresenta laboratorialmente? Como diferenciar de outras acidoses metabólicas? Qual o tto?
É um defeito de reabsorção do bicarbonato no nefron proximal. Acidose metabólica (bicarbonato menor que 22) hipercloremica (anion gap normal) hipocalemica (potássio jogado pra fora junto do bicarbonato no nefron distal) com alta excreção bicarbonato ao se realizar o teste de administração de bicarbonato intravenoso. Administração de citrato de potássio em altas doses
34
``` Sobre a sd de Bartter: O que é? Quando suspeitar? Qual a clínica? Quais 3 diagnósticos diferenciais? Ql tto? ```
É um defeito hereditário na porção ascendente da alça de henle pela perda do transportador NaK2Cl Em crianças menores de 6 anos com retardo do crescimento, poliúria e polidipsia, alcalose metabólica (?), hipercalciuria e hipocalcemia (fraqueza muscular, cãibras), hipocalemica Vômitos recorrentes Intoxicação por furosemida Depleção de magnésio AINEs (há um aumento de PGE2) e diuréticos poupadores de potássio
35
``` Sobre a sd de Gitelman: O que é? Qual epidemiologia? E clínica? Como tratar? Ql medicamento causa efeito parecido? ```
Distúrbio hereditário de defeito no transportador NaCl no tubulo contorcido distal Adolescentes com hipocalemia, hipomagnesemia e alcalose metabólica (tetania, cãibras e parestesias) Reposição de potássio e fosfato Tiazidico
36
``` Sobre a acidoses tubular renal distal clássica (tp 1): Como ocorre? Por quê? Qual clínica e laboratório? Qual teste pra diferenciar da ATR 2? Ql tto? ```
É um defeito da H-ATPase das células intercaladas no nefron distal. Há um consumo do bicarbonato com consequente acidose. Por conta da acidose, há um aumento do cloro plasmático para compensar - hipercloremica (anion gap normal) Devido a falta de H+ pra trocar com o Na no nefron distal, K+ é espoliado - hipocalemica Não tem H pra combinar com a amônia e produzir amônio, entao o Gap urinário é positivo ou neutro Acidose metabólica hipercloremica hipocalemica com pH urinário >5,3 e Gap urinário positivo ou neutro Nefrolitíase e nefrocalcinose!!!!!! Diferencia por teste do cloreto de amônia - se pH urinário n aumentar Cloreto de potássio em baixas doses
37
Sobre a acidose tubular renal distal (tipo IV): Como surge? Por quê? Quais as possíveis causas de hipoaldosteronismo? Quando suspeitar? Qual tto?
Surge com o hipoaldosteronismo. A aldosterona não estimula a reabsorção de sódio pela celula principal, assim, há a retenção de H+ e potássio (pq n são trocados com o Na). Isso causa uma nefropatia perdedora de sal, acidose metabólica e HIPERCALEMIA. Hiperreninemico -> sd de Addison (insuficiencia adrenal) ou ieca Hiporreninemico -> lesão cels justaglomerulares - DM ou lesão cels macula densa - nefrite intersticial crônica Pseudohipoaldosteronismo -> lesão do tubulo coletor cortical onde age a aldosterona por nefropatia obstrutiva ou anemia falciforme Acidose metabólica hipercloremica HIPERCALEMICA em DM crônico ou nefropata crônico Controlar a HIPERCALEMIA -> restrição da dieta e furosemida
38
``` Sobre o diabetes insipidus nefrogenico: Por que acontece? Quais os sintomas? Como ele se diferencia do central? Qual tto? ```
Resposta inadequada do tubulo coletor ao ADH Poliúria aquosa e polidipsia Não responde à desmopressina Diminuição da ingesta de sal e tiazidicos
39
Sobre a estenose de artéria renal: Quando ela é considerada hemodinamicamente significativa? É mais comum acometer qntos rins? Há diferença clínica? Quais as duas causas mais comuns? Diferencie qto a prevalência, epidemiologia e localização.
Quando causa isquemia renal crônica, acometimento de 70-80% do lumen (rapidez e qtd de colaterais influencia clínica) Um só rim (mais comum) -> hipertensão renovascular Dois rins -> nefropata isquêmica Aterosclerose: mais comum, acima de 50a, próx a aorta Displasia fibromuscular: mais jovens, feminino (5:1) distal a aorta
40
Sobre a estenose unilateral da artéria renal: É possível causar IRA e necrose de parênquima? Por quê? A hipertensão decorrente tem o que como principal etiologia? É reversível?
Não. Porque tem dois rins. Porque somente 10% do fluxo é destinado à nutrição do parênquima. Vasoconstrição > retenção hídrica (o outro rim bota p fora) Geralmente a causada por displasia fibromuscular sim, mas se passar de mais de 5 anos de doença, provavelmente n. Se for por aterosclerose, não, pq mts pcts tb têm hipertensão essencial.
41
Sobre a estenose bilateral ou em rim único: Ql mecanismo preponderante da hipertensão? Quais drogas podem causar insuficiência renal aguda? IRA é reversível?
Retenção de volume iECA, BRA, AINE É mais provável se creatinina abaixo de 3
42
Quais os 4 critérios para alto risco de hipertensão renovascular?
- hipertenso grave (PAd > 120mmHg) + IRA progressiva ou refratariedade ao tto clínico combinado + história de tabagismo ou aterosclerose em outros sítios - hipertensao acelerada maligna (principalmente em brancos) - retinopatia grau III ou IV - hipertensao moderada/grave com aumento súbito de creatinina secundária a iECA ou BRA - hipertensao moderada/grave com assimetria renal ao ultrassom
43
Quais os 6 métodos diagnósticos para estenose renovascular? - quais não posso fazer se insuficiência renal - complicações mais temidas - quando o padrão ouro está indicado
Cintilografia renal com captopril -> perde valor em insuficiência renal Doppler-scan de aa. renais Tomografia com contraste iodado Angioressonancia com gadolínio -> NÃO pode fzr em insuficiência renal crônica com TFG <30 - esclerose sistêmica nefrogenica Arteriografia renal - OURO!!! - duvida diagnóstica após realização desse exames de imagem n invasivos - em pcts com indicação de revascularização (angioplastia ou cirurgia) Dosagem de renina nas veias renais
44
Quanto ao tto da estenose de a. renal: Quando é considerado que a revascularização curou ou melhorou a clínica do pct? Qual a escolha de tto para HAS por displasia fibromuscular? E p aterosclerose renal? Quais 3 técnicas posso usar na cirurgia de revascularização? É o método mais comum? Qual tto definitivo e medicamentoso na nefropatia isquemica?
Cura: PA se mantém menor ou igual a 140x90 sem remédio Melhora: PA reduz em torno de 15% mas ainda precisa de medicamento Displasia fibromuscular: angioplastia convencional sem stent Aterosclerose: iECA ou BRA Cirurgia: bypass esplenorrenal, hepatorrenal ou aorta supraceliaca; endarterectomia; autotransplante (transferência do rim pra fossa ilíaca direita com anastomose de a. hipogastrica Nefropata isquêmica: medicamento o antagonista de canal de cálcio Tto definitivo é revascularização
45
``` Sobre a oclusão arterial aguda: Quais as 2 principais causas? Qual a mais comum? Quais as etiologias mais comuns dessas causas? Qual a clínica? Como diagnosticar? Qual tto? ```
``` Embolia renal (+comum) -> estenose mitral com FA, endocardite infecciosa, trombos murais recobrindo infartos do miocárdio e aterosclerose ulcerativa da aorta Trombose -> complicação de placa de ateroma ou traumática ``` Dor discreta e constante, HAS, aumento de LDH, febre baixa, hematúria microscópica Cintigrafia, TC, urografia excretora e angiografia renal (ouro) Unilateral -> anticoagulação Bilateral -> revascularização
46
``` Sobre o ateroembolismo renal: O que é? O que causa? Qual a clínica? -no rim -na pele -na retina -nas extremidades Qual laboratório? Qual achado na biópsia? Qual tto? ```
É uma complicação da ateromatose ulcerativa de aorta abdominal Rim - insuficiência renal Pele - livedo reticular Retina - placas de Hollenhorst (patognomonico) Extremidades - isquemia, dedos azuis Eosinofilia, elevação de CPK Biópsia - fissuras biconvexas Tto de suporte