Doenças Transmitidas por Alimentos Flashcards
As infecções por Vibrio parahaemolyticus são exemplos clássicos de toxinfecções.
Certo
A maioria dos surtos de DTAs tem sido relacionada à ingestão de alimentos com boa aparência, sabor e odor normais, sem qualquer alteração organoléptica visível. Isso ocorre porque a dose infectante de patógenos alimentares geralmente é menor que a quantidade de micro-organismos necessária para degradar os alimentos.
Certo
As infecções por Clostridium perfringens e Bacillus cereus (cepa emética) são exemplos clássicos de toxinfecções.
Errado
A multiplicidade de agentes causais e as suas associações a alguns dos fatores citados resultam em um número significativo de possibilidades para a ocorrência das DTA, infecções ou intoxicações que podem se apresentar de forma crônica ou aguda, com características de surto ou de casos isolados, com distribuição localizada ou disseminada e com formas clínicas diversas.
Certo
Dados disponíveis de surtos apontam como agentes mais frequentes responsáveis pelas DTAs são os de origem bacteriana, dentre eles a Salmonella spp.
Certo
Os sintomas digestivos que geralmente ocorrem nas DTAs não são as únicas manifestações dessas doenças, podem ocorrer ainda afecções extra intestinais, em diferentes órgãos e sistemas como: meninges, rins, fígado, sistema nervoso central e outros.
Certo
Atualmente, considera-se possível o risco de infecção pelo consumo de carne bovina que apresente a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), que no homem se apresenta como a síndrome de Creutzfeld-Jacobs, caracterizada como uma encefalopatia degenerativa espongiforme, progressiva e fatal.
Errado
A presença de agentes tensoativos (bile) e de enzimas diversas fazem do meio ambiente do aparelho digestivo um local impossível de ser povoado para muitos dos agentes infecciosos.
Errado
Micotoxinas são metabolizadas no fígado por um processo chamado de “biotransformação”. Todavia, a biotransformação pode tornar um composto mais tóxico. Por exemplo, aflatoxina B1 é convertida em um epóxido reativo, o qual reage com o DNA nuclear, causando danos que podem levar a câncer de fígado.
Certo
A ocorrência de surtos de DTA é de notificação compulsória imediata. Sendo assim, a ação de investigação epidemiológica de um surto de DTA é de responsabilidade de quem?
Órgão Municipal de Saúde
O período de incubação é o intervalo entre a exposição efetiva do hospedeiro suscetível a um agente e o início dos sinais e sintomas clínicos da doença nesse hospedeiro. Varia conforme o agente etiológico, podendo ser de frações de hora a meses.
Certo
Interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal são facilitadas pelo glicocálix, uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos.
Certo
O glicocálix é uma complexa camada mucoide que recobre os enterócitos e ela facilita as interações entre as membranas celulares e o conteúdo luminal.
Certo
Para doenças raras ou não usuais, a ocorrência de apenas um caso já pode ser considerada como surto.
Certo
O sistema imune elimina toxinas de alto peso molecular. Entretanto, compostos de baixo peso molecular e não polares, como micotoxinas, não são eliminados e, portanto, são rapidamente absorvidos no trato intestinal.
Certo