doenças gastrointestinais Flashcards
(INCA, 2023) Quanto à dieta pobre em FODMAPs indicada para pacientes com síndrome do intestino irritável, assinale a alternativa INCORRETA:
A) As deficiências nutricionais que podem originar-se com a dieta pobre em FODMAPs incluem vitamina D, cálcio, ácido fólico, tiamina e vitamina B6.
B) A dieta pobre em FODMAPs limita os alimentos que contêm lactose, frutose e fruto-oligossacarídeos.
C) Algumas frutas como maçã, pera, pêssego, ameixa, manga e melancia devem ser evitadas por serem ricas em FODMAPs.
D) Na dieta pobre em FODMAPs deve-se aumentar os alimentos que contêm galacto-oligossacarídeos e polióis.
D) Na dieta pobre em FODMAPs deve-se aumentar os alimentos que contêm galacto-oligossacarídeos e polióis.
ASSERTIVA D: Frase está incorreta. Na dieta pobre em FODMAPs deve-se reduzir os alimentos que contêm galacto-oligossacarídeos e polióis.
(UERJ/RJ, 2023) A Síndrome do Intestino Irritável é caracterizada por desconforto ou dor abdominal recorrente e hábitos intestinais alterados. Atualmente, teoriza-se que uma dieta com restrição de FODMAP leva a uma melhora significativa dos sintomas dessa doença. Essa conduta é pobre nos seguintes compostos:
A) polipeptídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e etanol.
B) polipeptídeos, dipeptídeos, fruto-oligossacarídeos e etanol.
C) oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.
D) oligossacrídeos, dipeptídeos, fruto-oligossacarídeos e polióis.
C) oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis.
RESPOSTA: C
COMENTÁRIOS: O termo “FODMAP” se refere à uma sigla em inglês, que significa: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis fermentáveis. assim, agrupa tipos específicos de carboidratos de cadeia curta que são lentamente absorvidos ou não digeridos no intestino delgado.
(PSU-RESMULTI/CE, 2023) A úlcera péptica tem evolução crônica, com períodos de ativação e fases de remissão. Sobre o gerenciamento alimentar na úlcera péptica, marque a alternativa correta.
A) Frutas ácidas, em geral, causam dispepsia, devendo ser excluídas.
B) É recomendado reduzir consumo de álcool e alimentos fontes de cafeína.
C) Alimentos ricos em fibras devem ser evitados por contribuírem para o aumento da distensão abdominal.
D) Reduzir o consumo de massas e farináceos ajudará no controle dos sintomas quando houver presença de infecção por H. Pylori.
B) É recomendado reduzir consumo de álcool e alimentos fontes de cafeína.
RESPOSTA: B
COMENTÁRIOS:
ASSERTIVA A: Incorreta. Segundo Cuppari, 2019, em relação às frutas ácidas, não precisam ser excluídas e deve-se respeitar a tolerância individual.
ASSERTIVA B: Correta. O álcool é potente irritante da mucosa gastrointestinal e o café aumenta a produção de ácido gástrico, resultando em irritação da mucosa (Cuppari, 2019).
ASSERTIVA C: Incorreta. A fibra apresenta efeitos benéficos, age como tampão, reduz a concentração de ácidos biliares no estômago e diminui o tempo de trânsito intestinal, o que leva à menor distensão (Cuppari, 2019).
ASSERTIVA D: Incorreta. Não existe esta relação entre o consumo de massas e farináceos e o controle dos sintomas na presença de infecção por H. Pylori.
(UFPB, 2022) A esofagite aguda pode ser causada por:
A) Refluxo.
B) Ingestão de agente corrosivo.
C) Infecção viral ou bacteriana.
D) Intubação.
E) Todas as alternativas estão corretas.
ESPOSTA: E
COMENTÁRIOS: Cafeína, álcool, xantinas e teobromina são substâncias alimentares capazes de relaxarem o EEI, já a gastrina é um hormônio que aumenta a pressão no EEI, contraindo o mesmo.
(ENARE, 2024) Imagine que um nutricionista, iniciando sua experiência hospitalar, é chamado pela equipe médica para avaliar um caso de uma criança de 8 anos recentemente diagnosticada com doença inflamatória intestinal. Ela apresenta perda de peso significativa, diarreia crônica, dor abdominal e deficiências nutricionais. Em discussão do caso com a equipe de saúde, após avaliação, verifica-se que a paciente tem dificuldade em tolerar alguns alimentos, incluindo lactose e glúten. Com base no caso, avalie a atitude do profissional perante esse paciente e assinale a alternativa correta.
A) O profissional deve prescrever uma dieta rica em alimentos processados e industrializados para fornecer calorias extras ao paciente
B) O profissional deve recomendar a exclusão total de alimentos lácteos e glúten da dieta do paciente, sem considerar a avaliação nutricional completa.
C) O profissional deve solicitar uma avaliação nutricional completa, incluindo exames laboratoriais, para identificar deficiências nutricionais específicas e necessidades individuais do paciente.
D) O profissional deve indicar suplementos de vitaminas e minerais, semelhantes aos encontrados em alimentos lácteos e glúten, como substituição adequada.
E) O profissional deve aconselhar a família a buscar tratamento alternativo como terapias complementares, sem intervenção nutricional adequada.
RESPOSTA: C
COMENTÁRIOS: No tratamento de doença inflamatória intestinal não faz sentido prescrever uma dieta rica em alimentos processados e industrializados, que não deve ser orientada em nenhuma situação. Para excluir leite e alimentos com glúten, seria necessária uma avaliação completa para averiguar a necessidade. E a intervenção nutricional adequada é necessária ao paciente. Portanto, o correto é fazer avaliação nutricional completa, avaliando exames bioquímicos e identificando as necessidades individuais.
(ENARE, 2024) É uma bebida produzida a partir da fermentação de grãos integrais como trigo, aveia, amaranto, quinoa, arroz, centeio ou cevada. O processo de fermentação confere à bebida uma grande quantidade de lactobacilos. Por ser uma bebida naturalmente probiótica, seu consumo é um aliado para o sistema digestório. O enunciado refere-se à bebida denominada:
A) Rejuvelac.
B) Kombucha.
C) Kefir.
D) Levain.
E) IBS.
RESPOSTA: A
COMENTÁRIOS: A questão foi retirada do site:
https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2019/02/23/receita-rejuvelac/#:~:text=Rejuvelac%20%C3%A9%20uma%20bebida%20produzida,uma%20grande%20quantidade%20de%20lactobacilos.
Onde está escrito: “Rejuvelac é uma bebida produzida a partir da fermentação de grãos integrais como trigo, aveia, amaranto, quinoa, arroz, centeio ou cevada. O processo de fermentação confere à bebida uma grande quantidade de lactobacilos. Por ser uma bebida naturalmente probiótica, seu consumo é um aliado para o sistema digestório”.
(SES-PE, 2023) Avalie as afirmativas abaixo sobre a fisiopatologia e a dietoterapia da pancreatite aguda.
I. Os critérios de classificação da gravidade na admissão do paciente incluem a idade maior que 55 anos, aumento da contagem de leucócitos, da atividade da desidrogenase láctica e da aspartato aminotransferase.
II. Em episódios de pancreatite aguda menos graves, pode-se oferecer uma dieta de líquidos claros.
III. A nutrição enteral, com o posicionamento da ponta da sonda a uma distância de mais de 40cm depois do ligamento de Treitz, reduz ao máximo a secreção pancreática.
IV. As infusões de fórmulas poliméricas na alimentação enteral estimulam o pâncreas mais do que as fórmulas elementares hidrolisadas.
Estão CORRETAS:
A) I, II, III e IV.
B) I, II e IV.
C) I, e IV, apenas.
D) I, II e III, apenas.
E) II, III e IV, apenas.
ALTERNATIVA CORRETA: A
COMENTÁRIOS:
ASSERTIVA I: Os critérios de gravidade utilizados na pancreatite são os CRITÉRIOS DE RANSON 3, APACHE II > 8 e PROTEÍNA C-REATIVA > 210 MG/L.
Critérios de Ranson:
Até admissão ou diagnóstico:
idade > 55 anos
Contagem de leucócitos: > 16.000 m 3
Nível de glicose do sangue > 200 mg/100 ml
Desidrogenase láctica > 350 unidades/L
Aspartato transaminase > 250 unidades /L
Durante as 48hrs iniciais:
Redução do hematócrito de >10mg/dL
Aumento da ureia nitrogenada no sangue >5 mg/dL
PO2 Arterial PO2 <60 mm Hg
Déficit de base > 4 mEq/L
Sequestro de líquido > 6.000 mL
Nível de cálcio sérico <8 mg/ML
(INCA, 2023) São recomendações nutricionais nas Doenças Inflamatórias Intestinais (DII), EXCETO:
A) Dieta hipolipídica.
B) Dieta isenta de lactose na fase aguda das DII.
C) Dieta rica em fibras insolúveis e pobre em fibras solúveis na fase aguda das DII.
D) Dieta antifermentativa evitando alimentos como ovo cozido, doces concentrados e sementes oleaginosas.
CORRETA: C
(PSU-RESMULTI/CE, 2023) A Cirurgia Bariátrica é considerada um método efetivo para o controle da obesidade. Porém, as técnicas cirúrgicas podem incorrer em alterações nutricionais causadas por déficits na ingestão, digestão e absorção de macro e micronutrientes. Após a cirurgia, qual micronutriente deve ter sua deficiência avaliada nos pacientes que apresentam perda ou quebra de cabelo, lesões na pele e dificuldade de cicatrização de feridas?
A) Ferro
B) Zinco.
C) Vitamina A.
D) Vitamina B12.
RESPOSTA: B
COMENTÁRIOS: O zinco, pois é importante para síntese proteica e sua carência pode ocasionar perda ou quebra de cabelo, lesões na pele e dificuldade de cicatrização de feridas.
(ENARE, 2023) Paciente de 33 anos, ao ser diagnosticada com Síndrome do Intestino Irritável, foi orientada a adotar uma dieta baixa em FODMAPs por período determinado. Nesse caso, assinale a alternativa correta.
(A) O objetivo é aumentar o consumo de carboidratos de cadeia longa que são lentamente absorvidos no intestino delgado.
(B) Frutas como abacate, amora, ameixa, caqui, damasco, figo, maçã, manga e melancia são classificadas como alimentos com baixos teores de FODMAPs.
(C) Do grupo dos grãos, sementes e cereais, excluir arroz, chia, gergelim, tapioca da dieta por serem alimentos com altos teores de FODMAPs.
(D) A dieta proposta tem como objetivo ajudar a controlar os sintomas e, posteriormente, identificar os desencadeadores alimentares específicos.
(E) Cream cheese, coalhada, iogurte e leite são classificados como alimentos com baixos teores de FODMAPs, portanto estão incluídos na dieta.
ASSERTIVA D: CORRETA. O objetivo da dieta baixa em fodmap é ajudar os pacientes a controlar seus sintomas e, posteriormente, identificar os desencadeadores alimentares específicos. a dieta consiste num processo de três etapas:
Eliminação (fase inicial) – os pacientes devem ser educados sobre formas de reduzir os alimentos ricos em fodmap na dieta, geralmente por um período de 2 a 8 semanas. O objetivo é melhorar os sintomas.
Determinação das sensibilidades (fase de nova provocação) – introdução gradual de fodmaps na dieta para determinar o tipo e quantidade que podem ser tolerados antes de sentir sintomas. O objetivo é identificar os alimentos desencadeadores específicos para o indivíduo.
Personalização (fase de manutenção) – reintrodução máxima de fodmaps na dieta conforme tolerado, mantendo um bom controle dos sintomas. Alimentos que são moderadamente tolerados podem ser reintroduzidos ocasionalmente, enquanto alimentos que são mal tolerados devem continuar sendo evitados.
Com essa abordagem, baseada em restrições dietéticas personalizadas demonstradas pela tolerância do paciente, é mais provável que sejam compensados os efeitos adversos da dieta (inadequação nutricional, constipação, redução da fibra alimentar, etc).
(ENARE, 2023) A respeito do glúten, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) É uma mistura de proteínas que contém, principalmente, gliadinas e gluteninas.
(B) As gluteninas ajudam na característica de viscosidade e extensibilidade da massa, e as gliadinas são responsáveis pela força e elasticidade.
(C) Está presente naturalmente no trigo, na cevada e no centeio.
(D) Desempenha funções determinantes para a qualidade de produtos alimentícios, dando, por exemplo, a característica elástica de massas, como pães e bolos.
(E) Pode ser utilizado como aditivo em alimentos processados, dando textura, sabor e umidade para diversos alimentos, como os biscoitos.
RESOLUÇÃO:
As gluteninas conferem viscosidade e elasticidade, enquanto que as gliadinas são responsáveis pela extensibilidade da massa. A gliadina, solúvel em solução alcoólica, é uma proteína monomérica responsável pela extensibilidade de glúten, ficando dispersa entre a glutenina, desenvolvendo um filme elástico forte envolvendo os grânulos de amido.
RESPOSTA: B
Gluteninas: conferem viscosidades e elasticidades.
Gliadinas: são responsáveis pela extensibilidade da massa.
(ENARE, 2023) Marco, empresário, 39 anos, sedentário, IMC 28 kg/m2, há 5 anos, realizou cirurgia bariátrica. Ele compõe o grupo de pessoas com deficiência de vitamina D por apresentar níveis séricos:
A) < 50 ng/mL.
B) < 45 ng/mL.
C) < 30 ng/mL.
D) < 25 ng/mL.
E) < 20 ng/mL.
COMENTÁRIOS:
Níveis séricos de vitamina d abaixo de 20ng/ml são consideradas deficiência de vitamina D. Se fosse insuficiência de vitamina d, seria abaixo de 30ng/ml.
RESPOSTA: E
(ENARE, 2023) Camila, 25 anos, apresenta deficiência de lactase secundária, ou seja, quando ocorre em função de alterações histológicas da mucosa intestinal, do tipo permanente, decorrente de:
(A) parasitose.
(B) doença celíaca.
(C) gastroenterite.
(D) rotavírus.
(E) virose.
RESOLUÇÃO:
Das patologias acima, a que leva à alterações celulares (histológicas) permanentes, é a doença celíaca. As outras são transitórias.
RESPOSTA: B
(ENARE, 2024) Dores e inchaços abdominais, gases e diarreia são alguns sintomas da intolerância à lactose, deficiência do organismo na produção da lactase – enzima capaz de quebrar e digerir a lactose. Existem três tipos de intolerância à lactose, sendo que a condição mais rara é a:
A) congênita.
B) adquirida.
C) secundária.
D) primária.
E) transitória.
A) congênita.
RESPOSTA: A
COMENTÁRIOS: A deficiência de lactose congênita é uma herança genética que acomete recém-nascidos, nos primeiros dias de vida após a ingestão da lactose, levando à intolerância à lactose. É considerada uma patologia rara, porém extremamente grave e, se não for identificada no início, pode levar a óbito.
Segundo a SBP, 2017, existem três tipos de intolerância à lactose de causas diferentes:
1) Hipolactasia do “tipo adulto”. Ocorre na maioria da população mundial adulta, com incidência variável dependendo da localização e raça. Apenas 2% apresentam sintomas graves de intolerância à lactose. No Brasil estima-se em 40% das pessoas apresentam hipolactasia do “tipo adulto” que se inicia após os 3 anos de idade. Manifestações clínicas mais graves pode ser observada progressivas nas pessoas mais velhas. A intolerância à lactose em pessoas com hipolactasia do tipo adulto é uma doença de natureza genética e ocorre em pessoas com predisposição.
2) Intolerância congênita à lactose. Muito rara, impede o aleitamento materno exclusivo e manifesta-se logo após o nascimento. O recém-nascido tem que ser alimentado com uma fórmula para lactentes sem lactose. Trata-se de uma doença genética muito rara.
3) Intolerância secundária à lactose. Doença adquirida, se deve a algumas entidades que causam lesões ao intestino delgado. Ocorre deficiência temporária de lactase que após períodos de tempo variáveis retorna aos valores normais uma vez controlados os fatores desencadeantes. Diarreia causada por gastroenterite viral, giardíase, alergia ao leite bovino, doença celíaca e doença de Crohn são as principais. Também pode ocorrer em bebês prematuros, ainda incapazes de produzir lactase em quantidade suficiente.
(ENARE, 2023) Em relação à associação entre probióticos e fibras para o tratamento da constipação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( ) Os componentes das fibras alimentares, principalmente das solúveis, não são absorvidos no intestino grosso e são fermentados por bactérias intestinais.
( ) As fibras insolúveis auxiliam principalmente o trânsito intestinal, aumentando o peristaltismo.
( ) Alguns tipos de fibras insolúveis como inulina e FOS (fruto-oligossacarídeos) são denominados prebióticos.
( ) Dentre os benefícios da associação entre fibras e probióticos, encontram-se a redução do crescimento de bifidobactérias e o estímulo da proliferação dos lactobacilos no cólon.
( ) Dentre os benefícios da associação entre fibras e probióticos na dieta, estão a redução na permeabilidade intestinal e a melhora da função de barreira imunológica intestinal.
(A) V – V – F – V – F.
(B) V – V – F – F – V.
(C) V – V – V – F – V.
(D) F – V – F – F – V.
(E) V – F – V – F – V.
CORRETA: B
COMENTÁRIOS:
ASSERTIVA 1: VERDADEIRA. As fibras não são absorvidas pelo intestino humano, pois não temos enzimas capazes de digeri-las. as fibras, principalmente as solúveis, são fermentadas pelas bactérias boas do intestino formando ácidos graxos de cadeia curta (acetato, propionato e butirato).
ASSERTIVA 2: VERDADEIRA. As fibras insolúveis possuem um efeito esponja capaz de reter água em seu interior amolecendo e aumentando o volume das fezes, aumentando o peristaltismo e possuindo ação laxante.
ASSERTIVA 3: FALSA. Inulina e fos são prebióticos, mas são fibras solúveis. não são insolúveis.
ASSERTIVA 4: FALSA. Ocorre aumento no crescimento de bifidobactérias e lactobacilos, que são bactérias benéficas que, ao fermentarem as fibras, vão se proliferar.
ASSERTIVA 5: VERDADEIRA. Quando São Ofertadas Fibras E Probióticos (Bactérias Benéficas) Fortalece A Barreira Intestinal, Diminuindo A Permeabilidade E Melhorando A Imunidade.
RESPOSTA: B