Divisão Político-Administrativa e Regional II Flashcards
A região intermediária com maior número de municípios é Gurupi, com 65.
A região intermediária com maior número de municípios é Araguaína, com 65.
A região intermediária de Gurupi é a menor em municípios e com os menores fluxos, mas possui alta centralidade.
A região intermediária de Gurupi é a menor em municípios (32) e com os menores fluxos, e possui baixa centralidade.
A região de influência de Goiânia apresenta grande extensão territorial (11,3% do Território Nacional) e abrange totalmente Tocantins.
A região de influência de Goiânia apresenta grande extensão territorial (11,3% do Território Nacional) e abrange quase totalmente Tocantins.
A rede urbana das Regiões Norte e Centro-Oeste, com médias de deslocamento igualmente elevadas (256 km no Norte e 256 km no Centro-Oeste), são marcadas pelo fluxo direcionado às Capitais, quase sem existência de polos secundários.
A rede urbana das Regiões Norte e Centro-Oeste, com médias de deslocamento igualmente elevadas (276 km no Norte e 256 km no Centro-Oeste), são marcadas pelo fluxo direcionado às Capitais, quase sem existência de polos secundários.
No Tocantins, as cidades são atraídas tanto por Palmas (TO) quanto por Gurupi (TO), e ainda pelo Arranjo Populacional de Xique-Xique/BA, cuja influência alcança o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sudeste do Pará.
No Tocantins, as cidades são atraídas tanto por Palmas (TO) quanto por *Araguaína *(TO), e ainda pelo Arranjo Populacional de Imperatriz/MA, cuja influência alcança o sudoeste do Maranhão, norte do Tocantins e sudeste do Pará.
Região Intermediária de Araguaína
- Principal município
- É servido por quais meios?
O principal município é Araguaína, servido por aeroporto e pela Ferronorte.
Região Intermediária de Araguaína
- Como ocorreu a ocupação de Araguaína?
- Como essa ocupação foi impulsionada?
- A sua ocupação ocorreu com a abertura da BR-153 na década de 1960.
- A região teve sua ocupação impulsionada pela Guerrilha do Araguaia.
Região Intermediária de Araguaína
- Como Araguaína se tornou foco de intervenção federal?
- Se tornou foco de intervenção federal com a criação do Grupo Executivo de Terras Araguaia-Tocantins (GETAT), responsável por promover a regularização fundiária e a ocupação da região.
[Região Intermediária de Araguaína]
Araguaína, Araguatins, Tocantinópolis, Gurupi e Augustinópolis estão num lugar conhecido como o Rabo do Papagaio, na confluência do Tocantins e do Araguaia.
Araguaína, Araguatins, Tocantinópolis e Augustinópolis estão num lugar conhecido como Bico do Papagaio, na confluência do Tocantins e do Araguaia.
[Região Intermediária de Araguaína]
Qual é o histórico de ocupação, conflitos e disputas na região do Bico do Papagaio?
È uma área de ocupação recente, que possui um histórico de conflitos fundiários e disputas conhecido nacionalmente em função de eventos como a Guerrilha do Araguaia na década de 1970 e, posteriormente, a atuação do Grupo Executivo de Terras Araguaia-Tocantins (GETAT).
[Região Intermediária de Araguaína]
O Bico do Papagaio é um lugar de forte atuação de grupos sociais, com destaque para a atuação da Comissão Pastoral da Terra.
O Bico do Papagaio é um lugar de forte atuação de grupos sociais, com destaque para a atuação da Comissão Pastoral da Terra.
Porto Nacional é uma das cidades mais antigas do Tocantins e foi extremamente importante para a ocupação do território tocantinense.
Certo.
A área de Porto Nacional foi uma das primeiras a ser povoada no território tocantinense. Por quê?
A área de Porto Nacional foi uma das primeiras a ser povoada no território tocantinense, devido à descoberta de ouro no início do século XVIII.
O que contribuiu para a primeira ocupação da região de Porto Nacional?
A descoberta de ouro na região Sudeste do Estado, no início do século XVIII, foi o principal fator para a ocupação da área.