Dispepsia Flashcards
O que é a dispepsia?
É caracterizada como dor ou desconforto crônico, persistente ou recorrente em andar superior do abdômen (epigastralgia e mesogastralgia), podendo ou não estar associado a outros sintomas do TGI. Geralmente se associa ou é induzida pela ingestão de alimentos.
Qual é a importância epidemiológica da dispepsia?
É uma doença de alta prevalência. Cerca de 25% da população ocidental todo ano é acometida. 5 a 10% das consultas clinicas ambulatoriais, 20 a 40% das consultas com gastroenterologistas. É uma patologia que gera altos custos na saúde pública. É mais frequente em mulheres, tabagistas e em uso de AINH. Alguns estudos mostram que quanto maior o nível socio econômico da população, maior a procura ao médico.
Como é dividida a dispepsia?
É subdivida em dispepsia orgânica (25%) e funcional (75%).
Quais são os subtipos de dispepsia orgânica?
Úlcera péptica, DRGE (doença do refluxo gastroesofágico), malignidades gástricas (CA e TU) e uso crônico e automedicação com AINES (anti-inflamatórios não esteroidais).
Qual é o câncer gástrico mais comum nas malignidades gástricas?
Adenocarcinoma gástrico.
Qual é a causa mais comum de adenocarcinoma gástrico?
Infecção por H. Pylori.
Quais são as causas secundárias mais prevalentes de adenocarcinoma gástrico?
Obesidade, tabagismo, alcoolismo e dieta.
Qual é o sexo e a idade de maior acometimento das dispesias orgânicas de carácter maligno como o adenocarcinoma gástrico?
Homens > 50 anos,
O que é o H. Pylori?
É um bactéria do tipo bastonete gram (-), de transmissão oral-fecal e está intimamente relacionado a doenças gástricas graves.
Qual é a relação da úlcera péptica e a H. Pylori?
O H. Pylori quando em altas concentrações promove o aumento da produção de HCl (ácido clorídrico) pelas células oxínticas ou parietais.
Qual é a relação da úlcera péptica com o uso de AINES?
Alguns AINES (anti-inflamatórios não esteroidais) inibem a enzima COX-1 responsável pela cascata de produção de prostaglandinas e prostaciclinas que atuam como fatores de proteção tecidual e desbalanceada a secreção de HCl pela mucosa gástrica.
Quais são as causas de dispepsia orgânica, em especial aquelas que se manifestam por meio do DRGE (doença do refluxo gastresofágico) ?
São eles alimentos gordurosos e copiosas que promovem distensão gástrica, cítricos, carbonatados, chocolates, cafés, bebidas alcóolicas, hortelã, tomate e derivados. Além disso temos medicações de risco como tricíclicos, bloqueadores dos canais de cálcio, agonistas beta adrenérgicos e IRSS. Outrossim temos obesidade e, por fim, deitar após refeições, sedentarismo e tabagismo.
Quais são as ditas outras dispepsias orgânicas?
São elas, doença celíaca, pancreatite crônica, doença de Crohn, Sarcoidose, Esteatose hepática e colelitíase.
Quais são os sintomas mais comuns de dispepsia funcional
Sensação de “inchaço” pós prandial, saciedade precoce, dor epigástrica e queimação epigástrica. Lembre-se essas alterações podem se mostrar presentes sem alteração de estruturas secundárias.
Qual é a fisiopatologia da dispepsia funcional?
Ela se dá pela dor ocasionada pela lesão local, geralmente associado a fatores genéticos, que gera um processamento central (SNC), ocasionando sofrimento psicológico e ansiedades concomitantes.1