Discurso Alheio: Apreensão E Polifonia Flashcards

Discurso Alheio, polifonia, discursos direto, indireto, indireto livre (g.n.), discurso narrativizado, discurso direto livre, moralização em discurso segundo, ilhotas textuais, discurso indireto analisador de conteúdo, discurso indireto analisador de expressão,

1
Q

Porque foi necessária a criação de uma classificação complementar a dos discursos das gramáticas normativas?

A

Porque foi considerado que a classificação dos discursos das gramáticas normativas era insuficiente para o aparato do discurso alheio. Causando alguns erros como o discurso relatado aparecer em outros tipos de texto além doa literários. Como textos jornalísticos, conversas do dia-a-dia, etc. Ou não abordar o fato de o discurso relatado/alheio há outro ato de enunciação. O que traz complicações para a dêixis enunciativa.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
2
Q

O que é o discurso relatado?

A

Associado ao discurso literário como forma de o narrador dar a conhecer pensamentos ou falas de seus personagens, fictícios ou reais. O narrador dispõe de 3 modos linguísticos diversos: discurso direto, indireto e indireto livre. (Definição da gramática normativa).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
3
Q

O que é discurso direto?

A

O narrador cede a palavra as personagens, reproduzindo o seu estilo e conteúdo. Para isso, a personagem/enunciador é identificada e sua fala e, normalmente, caracterizada por meio dos verbos de elocução - também chamados de declarativos ou dicendi (falar, dizer, argumentar, etc) e de recursos gráficos como aspas e travessão. A estrutura sintática é justapositiva. “Deu tudo certo”, Cakoff disse aliviado no fim da reunião para discutir o prêmio da crítica, ontem de manhã.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
4
Q

O que é discurso indireto? O que o caracteriza?

A

O narrador incorpora a fala de uma personagem, a fim de transmitir o seu conteúdo e não a forma linguística que a caracteriza. Ele é marcado pela presença do verbo dicendi ao qual se liga uma oração subordinada substantiva. (Ex: Ele disse que estava certo que ela viria).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
5
Q

O que é discurso indireto livre? O que o caracteriza?

A

Os limites entre os discursos do narrador e da personagem são atenuados , por meio da presença de dois períodos, das transposições características do discurso indireto (pretérito imperfeito no lugar do presente, terceira pessoa no lugar da primeira, etc) e da presença de interrogações, exclamações, palavras e frases pela personagem. Estão ausentes o verbo dicendi e ligação subordinativa. Mistura a fala do narrador e do personagem. (Ex: Tinha dado tudo certo! Cakoff esperou aliviado no fim da reunião para discutir o prêmio de crítica, ontem de manhã).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
6
Q

O que é o discurso narrativizado? O que o caracteriza?

A

Uma variante do discurso indireto, porém, a eliminação da oração subordinada substantiva em favor das formas reduzidas do infinitivo e mesmo da normalização, apresenta uma incorporação do discurso alheio pelo contexto transmissor, mais estreita do que o discurso indireto. (Ex: No fim da reunião para discutir o prêmio da crítica ontem de manhã, Cakoff disse aliviado ter dado tudo certo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
7
Q

O que é discurso direto livre? O que o caracteriza?

A

(Authier-Revuz) Semelhante ao discurso indireto livre, exceto pela ausência das transposições enunciativa. Enunciado vem depois. (Ex: Deu tudo certo! Cakoff disse aliviado no fim da reunião para discutir o prêmio da crítica ontem de manhã).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
8
Q

O que é a moralização em discurso segundo? O que a caracteriza?

A

(Authier-Revuz) Uma forma de representação do discurso alheio que, usa expressões como “segundo”, “de acordo”, “para” e inscrevem-se em um paradigma de elementos modalizadores diversos (obviamente, de certo…) onde sua especificidade é moralizar ou comentar a própria fala ao proferí-la pelo envio a um outro discurso. Transferência da responsabilidade enunciativa. Distância entre enunciador e enunciado. Muito vista em artigos acadêmicos, discursos jurídicos… (Ex: Segundo Cakoff, deu tudo certo na reunião para discutir o prêmio crítica - Obviamente deu tudo certo - Provavelmente deu tudo certo).

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
9
Q

O que são as ilhotas textuais? O que as caracteriza?

A

(Authier-Revuz) Elementos que resistem a reformulação-tradução do discurso relatante. (Ex: Segundo Próceres petistas, o governo Lula “jogará tudo” para manter…). Corresponde ao discurso analisador de expressão, de Bahktin.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
10
Q

O que é discurso indireto analisador de conteúdo? O que o caracteriza?

A

Preocupação exclusiva com a apreensão do conteúdo temático. O discurso alheio é preservado na sua integridade semântica, despersonalizado no estilo e conservado a distância. Encontrado em contextos epistemológicos ou retóricos (ciência, filosofia, politica). Onde o autor expõe a opinião do outro a fim de delimitá-la e opô-la a outras. (Ex: Para a ciência - embora abrirá a experiência concreta de cada um - não há dor). Corresponde a moralização em discurso segundo, da Revuz.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly
11
Q

O que é discurso indireto analisador de expressão? O que o caracteriza?

A

Integra na maioria das vezes, entre aspas, palavras e estilo do discurso alheio, a fim de caracterizar sua configuração subjetiva enquanto expressão. Discurso direto preparado pelo discurso indireto enquandra-se nessa tendência. Corresponde às ilhotas textuais, da Revuz.

How well did you know this?
1
Not at all
2
3
4
5
Perfectly