Diarreia Flashcards
Quais são os sinais de desidratação?
- Primeiro sinal é letargia/ comatoso
- Segundo sinal é olhos fundos
- Terceiro sinal são lagrimas ausentes
- Quarto sinal é polidipsia ou incapacidade de ingerir H2O
- Quinto sinal é pulso fraco ou ausente
Quando é oriental o plano A?
Quando o paciente apresenta diarreia sem sinal de desidratação
Quando orientar o plano B ?
Quando o paciente apresentar sinais de desidratação leve ou moderada
Quando orientar o plano C?
Quando o paciente apresentar sinais de desidratação grave (comatoso e não é capaz de beber água).
**Quais são as orientações do plano A **
O plano terapêutico domiciliar tem como finalidade prevenir a desidratação em pacientes acometidos por diarreia. Recomenda-se a ingestão de líquidos caseiros ou soluções de reidratação oral (SRO) a cada evacuação diarreica e episódios de vômito. É importante salientar a relevância da manutenção do hábito alimentar.
**Quais são as orientações do plano B **
O plano terapêutico hospitalar/saúde é indicado para pacientes com quadros de diarreia acompanhados de desidratação leve a moderada. Recomenda-se a administração de soluções de reidratação oral (SRO) em volumes que variam entre 50 a 100ml/kg a cada 4 a 6 horas. Caso haja a ocorrência de vômitos, faz-se necessário o uso de um antiemético, como a ondansetrona.
Quais são as orientações do plano C?
Realizar a fase de expansão e de manutenção
**Quais são as orientações da fase de expansão? **
O paciente acometido por diarreia com desidratação grave é tratado no ambiente hospitalar, onde é indicada a hidratação por via endovenosa. Em pacientes com idade inferior a um ano, recomenda-se uma infusão de 30 ml/kg de solução salina fisiológica a cada hora ou de 70 ml/kg a cada cinco horas. Já em pacientes com idade superior a um ano, a recomendação é uma infusão de 30 ml/kg de solução salina fisiológica a cada 30 minutos ou de 70 ml/kg a cada duas horas e trinta minutos.
Quais são as orientações do plano C da fase de manutenção do tratamento da diarreia ?
O tratamento da desidratação grave por diarreia inclui a administração de soluções intravenosas contendo glicose e sódio, como o soro glicosado e o soro fisiológico. Em pacientes com peso corporal de até 10 kg, a dose recomendada é de 10 ml/kg. Já em pacientes com peso entre 10 kg e 20 kg, a dose é calculada com base em 1000 ml/kg mais 50 ml/kg para cada kg de peso corporal que exceda os 10 kg. Para pacientes com peso acima de 20 kg, a dose recomendada é de 1500 ml/kg mais 20 ml/kg para cada kg de peso corporal que exceda os 20 kg, administrados a cada 24 horas.