Diagnóstico Precoce E Principais Cânceres Infantis Flashcards
Lactente, sexo feminino, 18 meses, é levada ao hospital pela mãe, que observou há 3 meses aumento do volume abdominal, pelos pubianos e acne em face. Exame fisico: BEG. Acne facial, PA: 90x50mmHg, pelos pubianos encaracolados e hipertrofia de clítoris. Abdome: massa palpável em loja renal esquerda. A hipótese diagnóstica é:
Tumor do córtex da suprarrenal
Qual a manifestação mais comum em crianças com LLA?
Dor óssea
Os tumores torácicos mais comuns na população pediátrica são os:
Tumores neurogênicos/neuroblastoma
Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de LLA. Com relação a esta doença pode-se afirmar:
Doença disseminada com severo comprometimento da medula óssea, pode ser encontrada em muitos pacientes no momento do diagnóstico
Escolar de 8 anos, com LLA, apresenta hemorragia e hepatoesplenomegalia. Exames laboratoriais: 90.000 leucócitos/mm3, predomínio de blastos; Hb 8g/dl e PLQ 15.000/mm3. Após quimioterapia, o paciente apresenta hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Síndrome da lise tumoral
Ataxia cerebelar, hipertensão intracraniana (cefaleia) e massa cerebelar na linha média é:
Meduloblastoma
Os tumores mais comuns na parede torácica são:
Lipomas
Em relação aos tumores sólidos na infância:
O tumor do SNC é o mais frequente na população pediátrica
A síndrome de Hutchinson se caracteriza por:
Metástases retroorbitais
Um paciente de 5 anos, assintomático, está em consulta de puericultura. Ao exame fisico, é identificado um linfonodo supraclavicular palpável. Nesse caso, está indicada a biópsia de linfonodo?
Sim, independente das características do linfonodo
Criança com história de febre persistente associada a bicitipenia (anemia e Plaquetopenia) e leucocitose com predomínio de blastos, deve se pensar na hipótese de:
Leucemia ou linfoma
A mãe nota durante o banho no seu filho com 1 ano e 6 meses, uma massa abdominal, indolor, palpável. Durante a consulta, foi observada a presença de algumas malformações como hipospádia, hemihipertrofia do corpo. Foi solicitado um ultrassom que revelou rim em ferradura. Qual o diagnostico para o caso?
Tumor de Wilms
Paciente com 12 anos de idade, apresentando histórico de adenomegalia cervical lateral à direita com crescimento progressivo, evolução de 10 meses, associado a febre, perda de peso e sudorese. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Linfoma Hodgkin
Os cânceres pediátricos mais frequentes são:
As leucemias, os tumores do SNC e os linfomas
Considerando as características dos tumores sólidos na populaçao pediátrica. O tumor do SNC é o mais frequente na população pediátrica.
Verdadeiro, considerando todas as faixas etárias os tumores cerebrais são as segunda causa mais comum de câncer em crianças.