Diagnóstico Precoce E Principais Cânceres Infantis Flashcards
Lactente, sexo feminino, 18 meses, é levada ao hospital pela mãe, que observou há 3 meses aumento do volume abdominal, pelos pubianos e acne em face. Exame fisico: BEG. Acne facial, PA: 90x50mmHg, pelos pubianos encaracolados e hipertrofia de clítoris. Abdome: massa palpável em loja renal esquerda. A hipótese diagnóstica é:
Tumor do córtex da suprarrenal
Qual a manifestação mais comum em crianças com LLA?
Dor óssea
Os tumores torácicos mais comuns na população pediátrica são os:
Tumores neurogênicos/neuroblastoma
Um menino de 3 anos de idade está internado na enfermaria de pediatria com diagnóstico de LLA. Com relação a esta doença pode-se afirmar:
Doença disseminada com severo comprometimento da medula óssea, pode ser encontrada em muitos pacientes no momento do diagnóstico
Escolar de 8 anos, com LLA, apresenta hemorragia e hepatoesplenomegalia. Exames laboratoriais: 90.000 leucócitos/mm3, predomínio de blastos; Hb 8g/dl e PLQ 15.000/mm3. Após quimioterapia, o paciente apresenta hiperuricemia, hipercalemia, hiperfosfatemia. A hipótese diagnóstica mais provável é:
Síndrome da lise tumoral
Ataxia cerebelar, hipertensão intracraniana (cefaleia) e massa cerebelar na linha média é:
Meduloblastoma
Os tumores mais comuns na parede torácica são:
Lipomas
Em relação aos tumores sólidos na infância:
O tumor do SNC é o mais frequente na população pediátrica
A síndrome de Hutchinson se caracteriza por:
Metástases retroorbitais
Um paciente de 5 anos, assintomático, está em consulta de puericultura. Ao exame fisico, é identificado um linfonodo supraclavicular palpável. Nesse caso, está indicada a biópsia de linfonodo?
Sim, independente das características do linfonodo
Criança com história de febre persistente associada a bicitipenia (anemia e Plaquetopenia) e leucocitose com predomínio de blastos, deve se pensar na hipótese de:
Leucemia ou linfoma
A mãe nota durante o banho no seu filho com 1 ano e 6 meses, uma massa abdominal, indolor, palpável. Durante a consulta, foi observada a presença de algumas malformações como hipospádia, hemihipertrofia do corpo. Foi solicitado um ultrassom que revelou rim em ferradura. Qual o diagnostico para o caso?
Tumor de Wilms
Paciente com 12 anos de idade, apresentando histórico de adenomegalia cervical lateral à direita com crescimento progressivo, evolução de 10 meses, associado a febre, perda de peso e sudorese. Qual a hipótese diagnóstica mais provável?
Linfoma Hodgkin
Os cânceres pediátricos mais frequentes são:
As leucemias, os tumores do SNC e os linfomas
Considerando as características dos tumores sólidos na populaçao pediátrica. O tumor do SNC é o mais frequente na população pediátrica.
Verdadeiro, considerando todas as faixas etárias os tumores cerebrais são as segunda causa mais comum de câncer em crianças.
Adolescente 14 anos, com história de linfonodomegalia há 3 meses, em região de pescoço e de crescimento progressivo, associada a febre e perda de 15% de seu peso. Exame fisico: linfonodos palpáveis em região cervical baixa e supraclavicular com cerca de 5cm de diâmetro, indolor a palpação e endurecido. A conduta é:
Biopsia excisional do linfonodo e estudo histopatologico
Um pai traz sua filha de 3 anos à consulta por adinamia, perda de apetite e aumento progressivo de abdômen há algumas semanas. Apresenta vômitos há 1 dia. Exame fisico com palidez, proptose, descoloração periorbital e massa abdominal grande e irregular ao longo do flanco esquerdo, cruzando a linha média. Sinais vitais e restante do exame fisico normal. Qual o diagnostico mais provável?
Neuroblastoma. MASSA ABDOMINAL PALPÁVEL/GRANDE EM CRIANÇA DE 3 anos = pensar em neuroblastoma
História tipica de Tumor de Wilms?
Paciente em bom estado geral que tem uma massa abdominal encontrada incidentalmente pela mãe, pode ser acompanhado de hematúria e hipertensão, não é frequente que provoque outros sintomas